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Senhores, informo que o 20 BIB atualmente dispÕe em carga um M113BR com lagartas de borracha, vindas, salvo o melhor juÍzo, de Israel. A principio o teste É para uma possÍvel missão de paz no Oriente MÉdio.

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Na ultima ou penúltima LAAD tinha a apresentação desse programa para os M113 do EB.

 

Os M3 meia lagartas usavam um sistema semelhante.

 

Bonito de ver. Fico imaginando qual foi a mudança no sistema de ajuste da tensão da lagarta. No M113 isso talvez se torne um problema. Além disso, gastou joga fora. No sistema original, trocava-se o patim, mas mesmo com ele gasto podia rodar ainda muito. Não sei o tempo de vida delas. Vai ser engraçado ver M113 indisponível por falta de conjuntos de lagartas.

 

Valls

 

Last edited by Valls

A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.

Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.

Pode ser uma experiencia do EB.

Mas não é indicada para o solo rochoso do oriente médio.

Qualquer duvida observem os blindados atuais de israel.

Mais especificamente o período de transição que foi na ultima guerra no Líbano em 82, a Operação "Paz para a Galileia", Lá vocês poderão ver o estado que ficava as lagartas dos M60 de israel (que utilizava uma lagarta igual as dos nossos M60).

[]s

JEP

Originally Posted by JEP Annoni:

A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.

Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.

Pode ser uma experiencia do EB.

Mas não é indicada para o solo rochoso do oriente médio.

Qualquer duvida observem os blindados atuais de israel.

Mais especificamente o período de transição que foi na ultima guerra no Líbano em 82, a Operação "Paz para a Galileia", Lá vocês poderão ver o estado que ficava as lagartas dos M60 de israel (que utilizava uma lagarta igual as dos nossos M60).

[]s

JEP

 

Na Guerra do Yom Kippur, Israel teve que usar tudo o que tinha, e usaram os Centurions em Golan e os Super Shermans na Península do Sinai, em parte por conta das lagartas de cada um, já que as do Centurion eram mais adequadas ao terreno rochoso de Golan, e as de borracha do Sherman se davam melhor nas areias do Sinai.

 

Centurion num terreno típico das colinas de Golan.

 

 

 

 

E Super Shermans nas areias do Sinai.

 

 

 

Álias, olha que barato a cama que esse soldado achou.

 

 

 

 

 

Last edited by fernando frota melzi
Originally Posted by JEP Annoni:

A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.

Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.

Pode ser uma experiencia do EB.

 

JEP

Por isso todas as lagartas modernas utilizam tacos removíveis de borracha, mas não elas integralmente em borracha.

 

Valls

 

Originally Posted by Valls:

Na ultima ou penúltima LAAD tinha a apresentação desse programa para os M113 do EB.

 

Os M3 meia lagartas usavam um sistema semelhante.

 

Bonito de ver. Fico imaginando qual foi a mudança no sistema de ajuste da tensão da lagarta. No M113 isso talvez se torne um problema. Além disso, gastou joga fora. No sistema original, trocava-se o patim, mas mesmo com ele gasto podia rodar ainda muito. Não sei o tempo de vida delas. Vai ser engraçado ver M113 indisponível por falta de conjuntos de lagartas.

 

Valls

 

Valls, o ajuste é na polia tensora mesmo, o encaixe dela é que é um porre. pois a roda da polia censora nesse caso ela é dividida em 2 metades! monta-se a segunda metade depois de encaixado o resto! Só temos 1 exemplar conforme o video. 

faça o questionamento ao DMat...
 
Originally Posted by jgap:

 

que  tem a ver  ter  lagarta  de  borracha  com  ir  para o  oriente  - seria a mesma lógica de  eu  comer  um  kibe  na saara e  ir  para a Syria combater.........

 

 
kkkkkkkkkkkkk sugestão aceita rsrsr
Originally Posted by Ten.Rocha:
faça o questionamento ao DMat...
 
Originally Posted by jgap:

 

que  tem a ver  ter  lagarta  de  borracha  com  ir  para o  oriente  - seria a mesma lógica de  eu  comer  um  kibe  na saara e  ir  para a Syria combater.........

 

 

Originally Posted by Ten.Rocha:

O engraçado foi o teste de flutuação com a lagarta de borracha, como não há patins, não há nadadeiras!! então o bicho ficou lá... à deriva!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

ja viu que em um pais cheio de rios e  com TO diferente  do orienteque não vai pra frente  rsrsrsrs se bem que  SP tá quase virando o SAARA rsrs

O que nós achamos é que ele serve para ser usada para GLO, como foi feito na Operação São Francisco no Complexo da Maré. Mas sabemos que é descartável. Para dirigir ela assusta um pouco pois a resposta aos comandos é muito mais rápida que as lagartas de aço, a rolagem é mais macia, sustenta maior velocidade (pouca coisa) mas no barro ela apanha e na água mais ainda. Mas já ficamos felizes só de receber os M113BR com lagartas novas, as que nós tinhamos eram da década de 90, já não tinham mais condições de uso. E não adianta, lagarta boa é a original americana. As tentativas de fabricar embuchamento para elas aqui no Brasil não deu certo, a durabilidade é infinitamente menor...Originally Posted by Faisca:

Qual sua opinião sobre essas lagartas?

 

 

 

Fernando, eu citei a operação Paz para a Galileia de 1982, não a Guerra do Yon Kippur de 1973. 

Tem 9 anos entre elas. E uma força de reserva de blindados foi consideravelmente renovada. 

 

Na guerra do Yon Kippur os ISherman foram alocados no Sinai porque foi lá a maior perda de blindados por parte de Israel. Cerca de 75% dos blindados perdidos por Israel foi perdido no Sinai, e no inicio da Guerra. Fruto dos ataques sem coordenação com o apoio aéreo realizados por  Ariel Sharon. A maioria foi presa das unidades anti carro egipsias.

 

O Centuriom, da primeira imagem, é mais provável uma unidade de 67 do que 73.

 

Observa a os faróis: a ausência de faróis IR. E o farol central, tipico de 67.

 

 

Varias unidades utilizaram centurions no sinai assim como outras tantas utilizaram os Isherman na front da Jordânia e Síria.

Imagens de centurions no Sinai, em 73. Observa os faróis IR.

Observa os faróis deste carro de uma unidade de reserva, ainda com a .50 .

 

Um ISherman no front da Síria. Só não sei se 67 ou 73. Não da para ver a lateral.

[]s

JEP

 

Last edited by JEP Annoni
Originally Posted by Ten.Rocha:
O que nós achamos é que ele serve para ser usada para GLO, como foi feito na Operação São Francisco no Complexo da Maré. Mas sabemos que é descartável. Para dirigir ela assusta um pouco pois a resposta aos comandos é muito mais rápida que as lagartas de aço, a rolagem é mais macia, sustenta maior velocidade (pouca coisa) mas no barro ela apanha e na água mais ainda. Mas já ficamos felizes só de receber os M113BR com lagartas novas, as que nós tinhamos eram da década de 90, já não tinham mais condições de uso. E não adianta, lagarta boa é a original americana. As tentativas de fabricar embuchamento para elas aqui no Brasil não deu certo, a durabilidade é infinitamente menor...Originally Posted by Faisca:

Qual sua opinião sobre essas lagartas?

 

 

Ten. Rocha, pergunta de leigo: o que é GLO?

E uma sugestão: escreva a resposta adiante (abaixo) da pergunta, fica mais intelegível...

No caso do Centurion, não acredito que tenha sido uma opção dos israelenses, eles usaram as lagartas originais, uma vez que a colocação dos tacos de borracha é coisa relativamente recente e o Centurion é do fim da 2GM. Essa lagarta, se não for igual é muito parecida com a do Churchill.

Já o Sherman tinha a opção de lagartas emborrachadas (a borracha era sinterizada na estrutura de aço e não removível) e a inteiramente em aço.

Certamente, pelo tipo de terreno, qualquer borracha, se desgasta muito rápido.

 

Valls

Ten. Rocha,

Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.

Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?

 

Valls

A ideia me parece ser esta Valls.

Eu trabalhei na fazenda da família com um trator da Caterpilar , eram os antecessores da serie Challenger, que utilizava estes tipos de esteira.

A tenção do conjunto era reduzido para a troca da esteira e depois voltava ao normal. Tudo feito por uma especie de braço, que tambem mantinha o conjunto alinhado.

Este equipamento, apesar de um pouco mais caro (na época) tinha a vantagem de causar uma menor compactação do solo. O que no plantio do milho é um quesito muito apreciável!

[]s

JEP

Originally Posted by Valls:

Ten. Rocha,

Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.

Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?

 

Valls

Afirmativo! usa-se graxa no braço da polia tensora para colocar esvazia-se, depois de colocada aplica-se graxa no conjunto e ele tensiona a lagarta.

Originally Posted by JEP Annoni:

A ideia me parece ser esta Valls.

Eu trabalhei na fazenda da família com um trator da Caterpilar , eram os antecessores da serie Challenger, que utilizava estes tipos de esteira.

A tenção do conjunto era reduzido para a troca da esteira e depois voltava ao normal. Tudo feito por uma especie de braço, que tambem mantinha o conjunto alinhado.

Este equipamento, apesar de um pouco mais caro (na época) tinha a vantagem de causar uma menor compactação do solo. O que no plantio do milho é um quesito muito apreciável!

[]s

JEP

JEP  se você verificar o sistema do M3 half track, a tensão das lagartas era mantida por um par de molas bem parrudas. Na troca deveria ter algum dispositivo que afrouxasse a tensão.

Esse seu sistema também foi usado na 2GM  pelos russos no Gaz.

 

Para equipamentos agrícolas como esse, a lagarta de borracha é uma alternativa, mas qualquer sistema que aumente a área de contato funciona igual. A ENGESA mesmo tinha tratores agrícolas com rodagem dupla em cada roda com pneus de baixa pressão.

 

Valls

Last edited by Valls
Originally Posted by Ten.Rocha:
Originally Posted by Valls:

Ten. Rocha,

Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.

Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?

 

Valls

Afirmativo! usa-se graxa no braço da polia tensora para colocar esvazia-se, depois de colocada aplica-se graxa no conjunto e ele tensiona a lagarta.

Parece uma coisa improvisada. Se tiver um vazamento, adeus lagarta !

 

Valls

Originally Posted by Valls:

Então deve precisar de uma bomba de graxa potente. Coisa de quarto escalão pra cima. Serviço para BLog. ou Parque ? 

 

Pelo visto, se pifar no campo, adeus.

 

Valls

Pasme, não é coisa de quarto escalão! é de segundo mesmo! tensionar a lagarta com a engraxadora não é difícil! claro, se mesmo com toda a pressão  a lagarta ainda esteja frouxa, tira-se um patim, mas no caso da de borracha, dai é chamar a turma do Parque mnt para resolver a bronca.

pelo que vi, a lagarta de borracha não vai vingar, até porque com a modernização, o que nós mais precisávamos foi resolvido: recebemos lagartas novas em folha, originais americanas. Um baba cada uma mas ao menos são muito duráveis e evita-se o deslocamento em asfalto.

AÇO!

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