Senhores, informo que o 20 BIB atualmente dispÕe em carga um M113BR com lagartas de borracha, vindas, salvo o melhor juÍzo, de Israel. A principio o teste É para uma possÍvel missão de paz no Oriente MÉdio.
Replies sorted oldest to newest
SE PUDER :
que tem a ver ter lagarta de borracha com ir para o oriente - seria a mesma lógica de eu comer um kibe na saara e ir para a Syria combater.........
Notem que as rodas tratoras deste M113 do vídeo são diferentes das usuais.
Na ultima ou penúltima LAAD tinha a apresentação desse programa para os M113 do EB.
Os M3 meia lagartas usavam um sistema semelhante.
Bonito de ver. Fico imaginando qual foi a mudança no sistema de ajuste da tensão da lagarta. No M113 isso talvez se torne um problema. Além disso, gastou joga fora. No sistema original, trocava-se o patim, mas mesmo com ele gasto podia rodar ainda muito. Não sei o tempo de vida delas. Vai ser engraçado ver M113 indisponível por falta de conjuntos de lagartas.
Valls
Aí compra umas da Friul!!
A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.
Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.
Pode ser uma experiencia do EB.
Mas não é indicada para o solo rochoso do oriente médio.
Qualquer duvida observem os blindados atuais de israel.
Mais especificamente o período de transição que foi na ultima guerra no Líbano em 82, a Operação "Paz para a Galileia", Lá vocês poderão ver o estado que ficava as lagartas dos M60 de israel (que utilizava uma lagarta igual as dos nossos M60).
[]s
JEP
A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.
Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.
Pode ser uma experiencia do EB.
Mas não é indicada para o solo rochoso do oriente médio.
Qualquer duvida observem os blindados atuais de israel.
Mais especificamente o período de transição que foi na ultima guerra no Líbano em 82, a Operação "Paz para a Galileia", Lá vocês poderão ver o estado que ficava as lagartas dos M60 de israel (que utilizava uma lagarta igual as dos nossos M60).
[]s
JEP
Na Guerra do Yom Kippur, Israel teve que usar tudo o que tinha, e usaram os Centurions em Golan e os Super Shermans na Península do Sinai, em parte por conta das lagartas de cada um, já que as do Centurion eram mais adequadas ao terreno rochoso de Golan, e as de borracha do Sherman se davam melhor nas areias do Sinai.
Centurion num terreno típico das colinas de Golan.
E Super Shermans nas areias do Sinai.
Álias, olha que barato a cama que esse soldado achou.
A lagarta de borracha é indicada para o solo pavimentado.
Ela dá mais firmeza ao carro e não danifica o asfalto.
Pode ser uma experiencia do EB.
JEP
Por isso todas as lagartas modernas utilizam tacos removíveis de borracha, mas não elas integralmente em borracha.
Valls
Na ultima ou penúltima LAAD tinha a apresentação desse programa para os M113 do EB.
Os M3 meia lagartas usavam um sistema semelhante.
Bonito de ver. Fico imaginando qual foi a mudança no sistema de ajuste da tensão da lagarta. No M113 isso talvez se torne um problema. Além disso, gastou joga fora. No sistema original, trocava-se o patim, mas mesmo com ele gasto podia rodar ainda muito. Não sei o tempo de vida delas. Vai ser engraçado ver M113 indisponível por falta de conjuntos de lagartas.
Valls
Valls, o ajuste é na polia tensora mesmo, o encaixe dela é que é um porre. pois a roda da polia censora nesse caso ela é dividida em 2 metades! monta-se a segunda metade depois de encaixado o resto! Só temos 1 exemplar conforme o video.
que tem a ver ter lagarta de borracha com ir para o oriente - seria a mesma lógica de eu comer um kibe na saara e ir para a Syria combater.........
O engraçado foi o teste de flutuação com a lagarta de borracha, como não há patins, não há nadadeiras!! então o bicho ficou lá... à deriva!
Qual sua opinião sobre essas lagartas?
![](https://webkits.hoop.la/static/images/graemlins/icon_thumbsup.gif)
que tem a ver ter lagarta de borracha com ir para o oriente - seria a mesma lógica de eu comer um kibe na saara e ir para a Syria combater.........
O engraçado foi o teste de flutuação com a lagarta de borracha, como não há patins, não há nadadeiras!! então o bicho ficou lá... à deriva!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ja viu que em um pais cheio de rios e com TO diferente do orienteque não vai pra frente rsrsrsrs se bem que SP tá quase virando o SAARA rsrs
Qual sua opinião sobre essas lagartas?
Fernando, eu citei a operação Paz para a Galileia de 1982, não a Guerra do Yon Kippur de 1973.
Tem 9 anos entre elas. E uma força de reserva de blindados foi consideravelmente renovada.
Na guerra do Yon Kippur os ISherman foram alocados no Sinai porque foi lá a maior perda de blindados por parte de Israel. Cerca de 75% dos blindados perdidos por Israel foi perdido no Sinai, e no inicio da Guerra. Fruto dos ataques sem coordenação com o apoio aéreo realizados por Ariel Sharon. A maioria foi presa das unidades anti carro egipsias.
O Centuriom, da primeira imagem, é mais provável uma unidade de 67 do que 73.
Observa a os faróis: a ausência de faróis IR. E o farol central, tipico de 67.
Varias unidades utilizaram centurions no sinai assim como outras tantas utilizaram os Isherman na front da Jordânia e Síria.
Imagens de centurions no Sinai, em 73. Observa os faróis IR.
Observa os faróis deste carro de uma unidade de reserva, ainda com a .50 .
Um ISherman no front da Síria. Só não sei se 67 ou 73. Não da para ver a lateral.
[]s
JEP
Qual sua opinião sobre essas lagartas?
Ten. Rocha, pergunta de leigo: o que é GLO?
E uma sugestão: escreva a resposta adiante (abaixo) da pergunta, fica mais intelegível...
GLO- Garantia da Lei e da ordem. É o emprego das Forças Armadas para combate ao crime. Ocupação das favelas por exemplo, greve das forças policiais.
Pra mim é a explicação mais senata!
[]s
JEP
No caso do Centurion, não acredito que tenha sido uma opção dos israelenses, eles usaram as lagartas originais, uma vez que a colocação dos tacos de borracha é coisa relativamente recente e o Centurion é do fim da 2GM. Essa lagarta, se não for igual é muito parecida com a do Churchill.
Já o Sherman tinha a opção de lagartas emborrachadas (a borracha era sinterizada na estrutura de aço e não removível) e a inteiramente em aço.
Certamente, pelo tipo de terreno, qualquer borracha, se desgasta muito rápido.
Valls
Ten. Rocha,
Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.
Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?
Valls
A ideia me parece ser esta Valls.
Eu trabalhei na fazenda da família com um trator da Caterpilar , eram os antecessores da serie Challenger, que utilizava estes tipos de esteira.
A tenção do conjunto era reduzido para a troca da esteira e depois voltava ao normal. Tudo feito por uma especie de braço, que tambem mantinha o conjunto alinhado.
Este equipamento, apesar de um pouco mais caro (na época) tinha a vantagem de causar uma menor compactação do solo. O que no plantio do milho é um quesito muito apreciável!
[]s
JEP
Ten. Rocha,
Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.
Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?
Valls
Afirmativo! usa-se graxa no braço da polia tensora para colocar esvazia-se, depois de colocada aplica-se graxa no conjunto e ele tensiona a lagarta.
A ideia me parece ser esta Valls.
Eu trabalhei na fazenda da família com um trator da Caterpilar , eram os antecessores da serie Challenger, que utilizava estes tipos de esteira.
A tenção do conjunto era reduzido para a troca da esteira e depois voltava ao normal. Tudo feito por uma especie de braço, que tambem mantinha o conjunto alinhado.
Este equipamento, apesar de um pouco mais caro (na época) tinha a vantagem de causar uma menor compactação do solo. O que no plantio do milho é um quesito muito apreciável!
[]s
JEP
JEP se você verificar o sistema do M3 half track, a tensão das lagartas era mantida por um par de molas bem parrudas. Na troca deveria ter algum dispositivo que afrouxasse a tensão.
Esse seu sistema também foi usado na 2GM pelos russos no Gaz.
Para equipamentos agrícolas como esse, a lagarta de borracha é uma alternativa, mas qualquer sistema que aumente a área de contato funciona igual. A ENGESA mesmo tinha tratores agrícolas com rodagem dupla em cada roda com pneus de baixa pressão.
Valls
Ten. Rocha,
Pela foto dá para ver que a roda tensora deve ter três partes: a roda interna (que me pareceu fixa) e a roda externa, em duas metades.
Entendi que para colocar a esteira de borracha, por não ter emendas, precisa desmontar a roda externa, mas, depois de montada, ele precisa ter alguma tensão, e que deve ser feita no conjunto, não ?
Valls
Afirmativo! usa-se graxa no braço da polia tensora para colocar esvazia-se, depois de colocada aplica-se graxa no conjunto e ele tensiona a lagarta.
Parece uma coisa improvisada. Se tiver um vazamento, adeus lagarta !
Valls
Então deve precisar de uma bomba de graxa potente. Coisa de quarto escalão pra cima. Serviço para BLog. ou Parque ?
Pelo visto, se pifar no campo, adeus.
Valls
Então deve precisar de uma bomba de graxa potente. Coisa de quarto escalão pra cima. Serviço para BLog. ou Parque ?
Pelo visto, se pifar no campo, adeus.
Valls
Pasme, não é coisa de quarto escalão! é de segundo mesmo! tensionar a lagarta com a engraxadora não é difícil! claro, se mesmo com toda a pressão a lagarta ainda esteja frouxa, tira-se um patim, mas no caso da de borracha, dai é chamar a turma do Parque mnt para resolver a bronca.
pelo que vi, a lagarta de borracha não vai vingar, até porque com a modernização, o que nós mais precisávamos foi resolvido: recebemos lagartas novas em folha, originais americanas. Um baba cada uma mas ao menos são muito duráveis e evita-se o deslocamento em asfalto.
AÇO!