Alguem ja tinha visto , qual seria o Tipo de Lagarta
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Buhler, bom dia.
Essa extensão, e não uma lagarta propriamente dita, foi muito utilizada na IIGM por veículos que tinham que melhor tracionarem em ambiente com muita neve ou muita lama, incluindo aí os veículos de tração ou tratores.
Já na IGM tais dispositivos foram usados nos tanques ingleses
conforme se vê no kit em montagem abaixo.
Os alemães, em vista das condições de combate no fronte russo, criaram dois sistemas para fornecer melhor tração aos seus veículos.
Winterketten
Foi desenvolvida para o inverno russo em 1942. Era basicamente uma lagarta normal com extensões nas laterais. Eram reconhecidas pelas longas extensões triangulares. Eram mais utilizadas nos Pz Kpfw III, IV e Stug III,
podendo ser também serem usadas no Hummel,
Ostketten
Desenvolvidas em 1944 para as condições de lama de Primavera e Outono no fronte russo. Era basicamente uma lagarta mais larga que a padrão a qual era adaptada. Sem extensões triangulares era apenas uma lagarta mais larga. Mais utilizadas nos Pz Kpfw IV
e Stug III e Stug IV,
, podendo ser vistas em outros veículos. Quando usadas em um Pz IV, dão ao veículo a aparência de estar usando lagartas de Pz Kpfw V Panther.
A montagem abaixo de um Pz IV J Early mostra bem o sistema.
Confuso? A foto abaixo explica melhor.
Os ingleses também usaram tais extensões e
os americanos foram atrás usando no M4 Sherman
e em alguns experimentos.
Quanto ao sistema utilizado pelo Dragon, ele visava aumentar a tração do veículo em ambiente lamacento ou como neve.
O sistema de tração do Dragon era muito vulnerável justamente nessa área
pois era aí que ficava toda a geração de força, via correntes,para os eixos traseiros que suportavam a plataforma de transporte.
Esses grousers eram adaptados e davam ao veículo, via aumento da área, maior capacidade de tração do conjunto traseiro ao trator, apesar de que, com pneus tão largos e a distribuição de peso uniforme, poucas vezes no teatro europeu, as lagartas tinham seu uso indicado.
Desculpe-me a extensão do texto, mas eu acredito em respostas com o máximo de dados possíveis.
Abs e um bom fim de semana para nós e nossas famílias.
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Grato amigo sobre Lagartas foi uma livre divagação, ja vi fotos de caminhões Russos , usando este sistema tem até PE para isso Jeep prototipo, mas o M26 com este dispositivo para aumento de Tração?????????
Buhler,
Também nunca tinha visto um M26 com este dispositivo, parece baseado em correntes!
Muito interessante, obrigado por compartilhar
PlastiAbraços
Buhler.
Similar usada pelos Scammell ingleses na WWII
na minha opinião houve um mix de duas coisas.
a primeira, das ostketten e dos grousers, que tinham a finalidade de aumentar a área de contato da lagarta com o solo, distribuindo melhor o peso do veiculo e evitando o atolamento, a exemplo das lagartas mais largas dos T34, comparadas com as estreitas dos Pz IV e sua família de veículos.
e nesse caso se encaixa esse dispositivo do DW, para aumentar a área de contato com o solo, distribuindo melhor o peso e evitando que as rodas afundem. havia um sistema semelhante para os GMC 2,5T, inclisive com rodagem dupla na dianteira. Os Gaz , BA 3 e BA6 russos também usavam dispositivo semelhante nas rodas traseiras.
outra coisa são dispositivos para aumentar o "grip" das rodas no solo, como correntes nas rodas ou os insertos que eram usados na lagarta do Panther e do Pz IV, para uso na neve/gelo, e nos dias atuais nas lagartas dos Leos I e II, com forma de X que entra no lugar do taco de borracha.
Valls
na foto, as duas coisas combinadas. a ostketten com o ice cleat.
Valls
Valls é o cara !
Valls, esse tipo de arranjo, colocando dois pneus em cada roda frontal, também era um jeito de aumentar a tração na lama?
fernando frota melzi posted:Valls, esse tipo de arranjo, colocando dois pneus em cada roda frontal, também era um jeito de aumentar a tração na lama?
Fernando,
O "agarrar" mais no solo tem a ver com o tipo do pneu. por isso existem os pneus "lameiros", indicados para isso. um pneu comum serve melhor em terreno firme, e vice versa.
imagino que esse arranjo duplo era para distribuir melhor o peso. duplicando a rodagem, duplica a área de contato, exercendo menos pressão no solo e melhorando o movimento em terreno macio (lembra sempre do T 34).
Repara que na ultima foto ele esta sendo puxado por um cabo para sair da lama. Não melhorou a tração, mas evita de afundar.
Valls
Essas "esteiras" em pneus são um conceito bem antigo até
E são usadas até hoje, principalmente Bobcats (de onde eu lembrava ter visto recentemente)
Numa pesquisa rápida descobri que se chamam OTT (Ovet Tyre Tracks)
+1
Valls posted:fernando frota melzi posted:Valls, esse tipo de arranjo, colocando dois pneus em cada roda frontal, também era um jeito de aumentar a tração na lama?
Fernando,
O "agarrar" mais no solo tem a ver com o tipo do pneu. por isso existem os pneus "lameiros", indicados para isso. um pneu comum serve melhor em terreno firme, e vice versa.
imagino que esse arranjo duplo era para distribuir melhor o peso. duplicando a rodagem, duplica a área de contato, exercendo menos pressão no solo e melhorando o movimento em terreno macio (lembra sempre do T 34).
Repara que na ultima foto ele esta sendo puxado por um cabo para sair da lama. Não melhorou a tração, mas evita de afundar.
Valls
Fernando,
Naturalmente, e com os pneus apropriados, há também aumento do "grip". Isso é comum em tratores agrícolas, por exemplo. Mas usando pneus típicos para essa função. Chegam a usar três.
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Valls