Skip to main content

A WingNuts está correndo sério risco de fechar.

Seguem notícias postadas nos fóruns do exterior.

Postagem no Facebook do Roy Sutherland:
“Some very disturbing news is being reported about the fate of Wing Nut Wings. Apparently they have been shut down do the the current Covid 19 crisis affecting the world right now, but there are reports that the company may be closing its doors permanently. A comment I've read on another site by Richard Alexander, president of WNW, seems to suggest the future is still unknown but that the situation is "grim".

Wishing only the best to Richard and the crew at Wing Nut Wings. They have done incredible work and established themselves as a leader in quality and accuracy. Losing WNW would be a blow to the hobby as a whole, but a huge loss for 1/32 WWI I modelers, who don't get all that much great new stuff from other sources.

I'll keep you informed when I hear something concrete and reliable. Crossing my fingers...”

Esperemos que não, mas as notícias definitivamente não são boas.

Sidney

 
 

Attachments

Images (1)
  • mceclip0
Last edited by Sidney
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Aí vai ser ver qual empresa comprará os moldes, como aconteceram com os excelentes kits 1/48 da Accurate. Aliás a Accurate quebrou quando deu um passo grande demais com o lançamento do B-25, enquanto lançava monomotores da Segunda Guerra estava bem. A Wingnut também tem se arriscado demais com kits gigantes e caros.

“I have some advice for WNW kit owners. If you've not done so already, copy or download as much information as possible from their web site. Especially hints, tips, and corrections for any kits you own. We have no idea how long the site will remain up so don't delay too long.”

“Tenho alguns conselhos para os proprietários de kits WNW. Se você ainda não o fez, copie ou baixe o máximo de informações possível do site deles. Especialmente dicas e correções para todos os kits que você possui. Não temos idéia de quanto tempo o site permanecerá ativo, portanto, não demore muito. "

 

Pessoal,

Sinto um alarmismo meio exagerado nesta questão.

Praticamente todo serviço não essencial do mundo está de quarentena em Home Office, em certos países quem sai leva multa, então não há nada demais da WNW ou outra empresa do mesmo porte, suspenderem temporariamente suas atividades.

Além dos achismos, de oficial temos Isto, publicado recentemente no site da empresa:
http://www.wingnutwings.com/ww/news

A grande questão é quanto significa este "temporário" e dependendo do caso,  como iremos nos recuperar, isto vale para WNW e tudo mais.

É conveniente baixar o site deles para referência? Se for fácil, faça, seguro morreu de velho, agora comprar kits no Ebay e estocar, antes dos preços explodirem, como muitos estão falando na Internet, já não me parece coerente. 

Como disse o Rogério, na pior das hipóteses, é questão de tempo para alguém comprar os moldes e realmente eles andavam dando passos largos demais, o Lancaster anunciado e mostrado há um bom tempo, não se materializou,  um investimento imenso, ainda não recuperado.

Seria uma pena, mas faz parte, não será a primeira nem a última a quebrar.

PlastiAbraços

Rubão, a WingNuts é uma das maiores e melhores novidades surgidas no plastimodelismo nos últimos anos no hobby, e existe uma possibilidade de 99% de que feche de vez. De acordo com as informações de diversos fóruns de modelismo / aviação, a pandemia foi apenas a gota d'água, em um problema que envolveu, entre outras coisas, um golpe financeiro dado por um de seus ex-diretores.

Me permita o comentário, mas acho que você não está sentindo tanto porque não é bem sua praia. Para quem curte (como o Johnny, que você conhece), é uma perda muito sentida.

Fica a esperança de que alguém fique com os moldes, mas seu próximo lançamento anunciado, o Lancaster 1/32, provavelmente nunca verá a luz do dia. Idem para outros lançamentos WWI 1/32 que estavam sendo aguardados.

[  ]s

Sidney

 

Italeri e Academy mantêm no mercado praticamente toda a linha da Accurate, e por preços melhores que os do fabricante original. Caso o fechamento se concretize, a questão é saber se a linha da Wingnut tem o mesmo apelo comercial para seduzir algum grande fabricante a investir nela. São produtos caros e destinados a um nicho que, mesmo tendo crescido nos últimos anos, não sei se chega a ser tão significativo. A Roden, que investia bastante nessa categoria, já não lança nada novo há anos. É claro que a qualidade não se compara, mas o custo-benefício ainda deve garantir a eles uma fatia desse mercado. Por que será que eles puxaram o freio?

Xeriff,

Eu sei, tenho acompanhado esta empresa, torcendo para eles abrirem um Track Nuts Armour ou algo assim... Tem reviews muito positivos em todos os lugares e já tive oportunidade de ver alguns montados e na caixa, são realmente um espetáculo.

Provas injetadas do Lancaster foram apresentadas em diversos eventos, é um que provavelmente será lançado, nem que pela sua sucessora.

A pior teoria da conspiração que ouvi, foi da empresa Chinesa que injetava os kits da WNW ter falido, tendo todos seus bens confiscados, inclusive os moldes, que seriam posteriormente destruídos pelo Governo.

Particularmente esta história de Pandemia me parece mais uma desculpa deles para fechar, mas com tanta informação na Internet, só saberemos mesmo com o tempo.

PlastiAbraços

Algo que sempre chamou a minha atenção foram os preços colocados nos produtos dessa empresa.

Altos e, como foi colocado acima, para um nicho muito reduzido. Plastimodelismo é lazer, passatempo, não tem caráter fundamental nas nossas vidas.

Além disso, estamos em um mundo onde a ordem, há mais de 30 anos, é baixar custos e aumentar qualidade, pois sem isso, o fabricante não tem chance alguma de longevidade.

Ao longo da minha vida, tenho visto esses acontecimentos repetirem-se e ainda verei muitas vezes mais, empresas indo à falência ou sendo engolidas por outras, por atitudes comerciais que estão em descompasso com a realidade do mercado.

Isso acontece em todos as áreas econômicas, e quem não se adapta, desaparece.

Tenho certeza de que todos aqui, sejam da área da indústria, comércio e, como no meu caso, serviços, passaram boa parte do seu tempo profissional, procurando otimizar custos e despesas para auferir o melhor lucro possível, sem perder qualidade. É parte importante do trabalho do setor privado.

Mas esperemos um pouco mais para ver se não é alguma jogada de marketing, para desovar o estoque, aproveitando o momento de caos na cadeia produtiva do mundo.

Pelas notas oficiais, é o que está parecendo.

Last edited by artemius111

Artemius,

Desculpe discordar, US$ 90 dólares num caça monoplace 1/32 WW I Wingnut com uma qualidade e detalhe realmente assombrosa, quando qualquer tanque 1/35 Dragon está uns US$ 60, ou mesmo de outras marcas, na faixa de US$ 40, não me parece tão inviável assim.

Não sei se já viu um Wingnut ao vivo na caixa, é impressionante, se eu montasse WW I 1/32 provavelmente comprava um, de fato fiquei tentado em comprar, mesmo não montando, como acho que não tenho mais paciência para isso desisti, mas se aparecer algum em oferta, talvez mude de ideia.

Já passaram muitos kits nas minhas mãos e poucos estão no nível dos Wingnuts, talvez o Dragon Wagon ou Famo Tamiya, no ano de seu lançamento, tenham me dado uma impressão parecida, ambos foram inovadores e caros, aliás mesmo hoje não são exatamente baratos.

Concordo que Plastimodelismo é lazer, passatempo, não tem caráter fundamental nas nossas vidas, mas infelizmente hoje, não é um Hobby barato... Lógico que a gente até se esforça num antigo Italeri, ou algo assim e vários ficam bons.

Enfim, o mercado 1/35 anda mais animado com uma concorrência mais equilibrada, pois ninguém tem nada no nível da Wingnut, já o mercado de aviação, sempre foi mais exigente e consequentemente caro.

Se a Trumpeter lança um Tiger 1/35, ninguém se incomoda pelo padrão errado do Zimmerit, mas na aviação 1/32, ai se houver uma linha ou painel fora do lugar, especialmente quando existe um Tamiya (caríssimo) correto.

Mercado tem, houve talvez má gestão na Wingnut, agravada pelo lançamento de muitos kits e uma enormidade de versões, muito depressa e relativamente caros... Salvo pela gestão, isto é exatamente o que tem feito a Dragon em 1/35, já há alguns anos.

E se a Dragon quebrar, será principalmente pela concorrência de uma Meng ou Takom, já a Wingnut, simplesmente não tem concorrência.

PlastiAbraços

Rubens, o problema é apenas financeiro, ou seja, custo-benefício.

O nicho disposto a pagar o que eles querem por seus kits é pequeno e compete com produtos de menor qualidade, mas mais baratos, de outros fabricantes.

Lembra-me a década de 1990 quando os sapatos chineses entraram no brasil e quase acabaram com a indústria calçadista. O que fizeram os fabricantes brasileiros? Melhoram a qualidade de seus produtos e subiram de patamar e de preço, ferrando, por sua vez, os italianos, que passaram a fazer produtos mais sofisticados e caros, subindo também de patamar. Nesse processo, tive clientes que faliram e saíram do mercado e outros que se adaptaram, cresceram e hoje estão indo muito bem.

 

Não discuto a qualidade da Wingnut, pois já tive nas mãos kits deles. Mas os preços e a sua política de comercialização...

Pagar 90 dólares ou até 269 dólares por um modelo com menos de 400 peças de plástico, sem propiciar ao comprador, facilidades de aquisição, em pleno século XXI, é suicídio comercial.

 

Para teres um comparativo de uma forma diferente de ver o mercado, a Mercedes Benz, aqui no RS, está oferecendo o modelo MB E300, zero km, completo, com R$60.000 de desconto, pouco mais de 19% do preço. E para um grupo de pessoas onde não há falta dinheiro...

 

Existem nichos de consumo que aceitam preços astronômicos e compram. Malas, perfumes, vinho, carros, jóias, aviões, iates e por aí afora.

Mas, meu caro, modelos de plastimodelismo não são produtos de ostentação. O único que pode vibrar, apreciar realmente, é a pessoa que compra e monta para, posteriormente, deixá-lo empoeirado numa prateleira ou encapsulado em um armário.

 

Tudo indica que foi erro de gestão e desconhecimento do mercado. Ou uma grande armação...

Mas essa é a minha opinião numa área onde só especulo...

 

Grande abraço a todos.

@lcsmiranda posted:

Traduzindo de forma bem ligeira...

Tristes notícias vindas da Nova Zelândia hoje indicam que a empresa Wingnut Wings foi fechada permanentemente e seus ativos serão vendidos.

Os detalhes ainda não foram divulgados publicamente, mas os funcionários foram informados de que não têm mais empregos na Wingnuts e que todos os ativos - os moldes etc. - devem ser descartados (disposed of - provavelmente o termo correto é desfeitos, ou seja, vão se desfazer deles).

A Wingnuts, iniciada por Sir Peter Jackson em 2009, como muitas empresas da Nova Zelândia, havia fechado recentemente devido à quarentena imposta pelos coronavírus.

Os problemas de negócios que levaram à decisão de encerrar os negócios permanentemente ainda não são conhecidos, mas acredita-se que não sejam inteiramente devidos ao problema do Covid 19.

O fórum entrou em contato ontem com o gerente geral da Wingnuts, Richard Alexander, e pediu comentários. Ele respondeu que uma declaração oficial seria apresentada.

Quando o abordamos hoje (quinta-feira) sobre esse assunto, o e-mail foi direcionado para uma mensagem informando que todos os assuntos futuros de Wingnut Wings seriam tratados com Clare Olssen e Kate Leppard.

Clare Olssen é CEO da WingNut Films e Kate Leppard é diretora financeira da empresa.

Procuramos comentários oficiais de Clare Olssen e Kate Leppard. Perguntamos sobre o status dos negócios da Wingnut Wings, o status de emprego da equipe e a situação pendente de pedidos por correio em seu sistema.

Não houve resposta dos contatos designados para Wingnut Wings. Significativamente, o nome de Richard agora não aparece mais nas respostas de seu endereço de e-mail oficial.

Atualização: no final da quinta-feira, Richard Alexander confirmou ao fórum que não está mais no Wingnut Wings. Questionado sobre a situação lá, ele disse: "Não posso comentar no momento".

Confirmação adicional veio de Bryan Wall, um dos designers do Wingnuts, que postou na página do Wingnut Wings Fans no Facebook: "Gente, estamos fechados para sempre. Lamento dizer que toda a equipe foi despedida na quarta-feira".

Na manhã de sexta-feira, o site do Wingnuts, que ainda aceitava pedidos on-line, foi alterado e todos os pedidos on-line foram suspensos. A mensagem do site alude a problemas do Covid-19 e ainda não trata do fechamento do negócio, mas garante aos clientes que os pedidos pendentes atuais serão processados "o mais rápido possível".

Entendeu-se que também há grandes cortes de empregos no Vintage Aviator (TVAL), com toda a produção de aeronaves interrompida, a maioria dos funcionários redundantes e a empresa recolocada em uma equipe de manutenção para a coleção de aeronaves existente.

Sir Peter Jackson não fez nenhum comentário sobre as decisões de fechamento.

Mais detalhes serão publicados quando forem conhecidos.

 

Aposto que é bem capaz de alguma empresa chinesa comprar tudo (inclusive contratando alguns técnicos que foram demitidos) por um preço beeeem em conta!!

Na China a participação do estado nos negócios acaba amenizando as depressões do setor "privado"...

Como andam dizendo alguns economistas, vamos ter que imprimir dinheiro para manter algumas cadeias produtivas importantes em funcionamento por causa dessa pandemia...

Last edited by BoxM@n

Seria muito bom se algum grande fabricante tivesse relançado os modelos da Wingnut por  preços melhores. Tudo indica que, se essa Kotare os relançar (não está claro pra mim se pretendem fazer isso), ressurgirão tão caros quanto eram pela Wingnut Wings. Mas, pelo menos, ainda estarão disponíveis, se acontecer.

Last edited by lcsmiranda

Pra mim esse moldes vão para um fabricante chinês. Os kits da falida Wingnut já eram injetados lá na China. Se vc olhar a Meng lançou o Fokker DrI que era um projeto da Wingnut. E Está mais barato.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×