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Faaala pessoal!!!

Estou querendo inciar a montagem de um Bf-109, e estou querendo fazer um que tenha sido pilotado por Werner MÖlders durante a batalha da Inglaterra (ou atÉ da FranÇa, mas de preferencia da Inglaterra).

Se puderem me ajudar com referencias de pinturas, marcaÇÕes e numerais agradeÇo muito!! E me tirem esta duvida, ele usou o 109 F-1 durante a batalha da Inglaterra?? e o F-2, chegou a utilizar tbm??

Abaixo uma das referencias que achei, mas se tiverem outras interessantes me mostrem por favor !!!!

 

Obrigado pessoal, abraÇos!!!

Original Post

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Esse Bf 109E-3 foi o que ele usou na Batalha da França voando pelo III./JG 53 no qual foi derrubado em Junho de 1940 e capturado pelos Franceses. Nesse dia Werner Mölders foi quase linchado.

 

PS: Nenhum Bf 109F foi utilizado durante a Batalha da Grã Bretanha.

Last edited by Muto

Carlos, vão ajudar sim, principalmente a 1º, já me deu umas ideias para a base ... vc sabe me dizer se é no período de inverno??, pq parece neve na foto...

Muto, obrigado pela ajuda, esse E-3 eu não tinha visto ainda, gostei muito da pintura e do desenho no bico.... se conseguir um kit do E-3 já sei qual pintura fazer... obrigadão

 

Acontece pessoal, que tenho um F-2 para montar (e estou louco para começar), será que se eu fizer o 2º daquela referencia que eu postei da certo?? (o que só tem meio leme pintado de amarelo)

Pq não tenho os decais específicos do Mölders, no caso o pássaro que vai no bico... as marcações na fuselagem ainda da para fazer, mas o pássaro fica difícil.... alguém tem alguma alternativa?? kkkk

Obrigado gente, abraços!!!

Originally Posted by Carlos Ogaki:

 

 

 

Apenas um esclarecimento sobre essa aeronave.

Esse foi o segundo "Frederick" voado pelo Werner Mölders e era um Bf109 F-2 W.Nr.9704 (SG+MR).

Mölders recebeu essa máquina no início de junho de 1941, para vôo do Canal da Mancha ao aeródromo de Siedlce na Polônia. Isso foi realizado em 15 do mesmo mês. Nesse período quase todas as aeronaves JG 51 e JG 53 tinham os capôs e os lemes amarelos. 

Mölders esteve nos controles do W.Nr.9704 até o final de julho de 1941 - depois a aeronave foi entregue ao novo "Kommandeur" do JG 51, Major Beku, recebendo nova pintura.

No dia 16 de setembro daquele ano foi atingida pelo fogo a baixa altitude, Beku foi ferido e fez um pouso de emergência. Em outubro de 1941 a aeronave foi enviada ao JG 3 do Major Günther Lutzow, que foi nomeado comandante do JG 51. A aeronave foi repintada novamente, e o leme recebeu as marcas de vitórias de Lutzow que vemos no leme.

Esse F-2 esteve com Lutzow até dezembro de 1941, quando foi transferido de volta para o Major F.Beku.

Essa Harpia esteve em ação até agosto de 1942. Que destino levou, não faço a menor ideia. 

Qualquer comentário será bem-vindo!

 

Sobre o 109F que você quer fazer, era um Bf 109F-1 W.Nr.5628 (SG+GW)que teve o Stamm raspado.

http://www.airpages.ru/eng/lw/bf109f_5.shtml

 

 

Last edited by Brettas

Gabriel,

A imagem abaixo das trés aeronaves representam o mesmo avião, Bf 109F-1 W.Nr. 5628, voado pelo Mölders em épocas diferentes e com pinturas diferentes.

 

 

O W.Nr. 5628 (SG+GW)  foi o primeiro "Friedrich" que Werner Mölders voou. Foi entregue a ele no início de outubro de 1940 fabricado pela "Messerschmitt" em Regensburg em setembro.

 

Foi voando o W.Nr. 5628 que Mölders obteve a primeira vitória na BoB da versão F no dia 28 de outubro.

 

Essa aeronave tinha o armamento padrão, uma MGFF/M passando pelo motor e mais duas MG 17 sobre a carenagem, mas o mais interessante é que foi equipada com um par de armas MGFF/M nas asas. Aeronaves semelhantes também foram entregues a Adolf Galland, Walter Oesau e vários pilotos do JG 51 e JG 26. Devido os testes obtidos, Mölders abandonou as armas nas asas e seu avião passou a usar apenas o armamento padrão. Isso ocorreu por volta de novembro de 1940. Seu exemplo foi seguido pelo Oesau, mas Galland, manteve seu F com cinco pontos de opção. 

É isso aí. Boa montagem!

 

Segue aí algumas imagens W.Nr. 5628:

 

Stamm pintado de preto.

 

Stamm raspado.

 

Com a carenagem do motor pintado de amarelo.


Fonte das fotos: http  / www.bf-109.com

 

 

Last edited by Brettas
Originally Posted by Muto:

Esse Bf 109E-3 foi o que ele usou na Batalha da França voando pelo III./JG 53 no qual foi derrubado em Junho de 1940 e capturado pelos Franceses. Nesse dia Werner Mölders foi quase linchado.

 

PS: Nenhum Bf 109F foi utilizado durante a Batalha da Grã Bretanha.

Dê uma olhada no link abaixo; achei bem interessante!

 

http://forum.warthunder.com/in...-add-the-bf-109-f-1/

Abs.

 

Edu Hutter

Last edited by Hutter

Excelente pesquisa e detalhamento Brettas! Contar com todos os colegas entendidos, e saber que temos verdadeiros estudiosos aqui no forum é legal demais. As demais colaborações dos colegas também, muito boas. 

 

Abs!

Brettas, cara, obrigado pela referencia, e pela aula de historia!!! É sempre bom conhecer um pouco mais do kit que estamos montado kkkk

meu esse W. Nr. 9704 é rodado ein, se ao invés de pilotos, fossem aviões, com certeza esse seria um Ás dos BFs kkkkkk!!!

E gostei bastante daquele um com o Stamm raspado, será que fica legal fazer no aerógrafo?

 

Bem, dei inicio a montagem hoje de manhã e vou colocar algumas fotos aqui só para ilustrar melhor as ideias... me ajudem e deem opiniões por favor!!kkkk

O kit é da ICM na 1/48 (é detalhado.... mas tem umas rebarbas e tal, mas é legalzinho...) por enquanto a pintura que escolhi é esta:

 

No modelo não fiz muita coisa, montei o motor algumas partes do interior e estou trabalhando na pintura... o que fiz bastante hoje foram as figuras para o diorama, segue algumas fotos de como estão e como vão ficar mais ou menos... aceito sugestões!!  (aaah não reparem muito no modelo, é um véinho que meu pai montou a algum tempo, mas da pra usar como base kkkk)

 

Mölder (com o kep) e algum outro piloto do JG 51

 

O mecânico pintando mais uma risca no leme, e o Mölder só de olho kkkk

 

Uma geral da parte de traz

 

Na parte da frente, um mecânico só observando

 

Um dando uma geral no Daimler Benz (no kit q estou montando o capo vai estar aberto deste lado)

 

E por fim estes dois, que não sei se faço mecânicos ou pilotos (deem opiniões por favor )bem de boa só trocando uma ideia sobre dogfight kkkk

 

E pra fechar uma geralzinha da frente...

 

É isso... que que vcs acham, da pro gasto??? kkkk

Abraços pessoal!!!

 

Last edited by Gabriel Lahr

Gabriel
Sobre o Bf 109F-1 W.Nr.5628 do Mölders o Claes Sundin fêz um profile bacana dele.

Quanto a idéias para F-2s Meus esquemas favoritos são estes, que foram voados pelo Oberleutnant Hans-Ekkehard Bob, quando pertencia ao 9./JG 54.

O problema é claro vai ser encontrar os decais

 

Com relação ao uso do F durante a Batalha da Grã Bretanha. Concordo com a analise que define como período da Batalha as datas de 10 de Julho de 1940 quando a Luftwaffe tenta ganhar o controle aéreo do Estreito de Dover, e termina em 17 de Setembro quando Hitler em ordem escrita adia indefinidamente a (Unternehmen Seelöwe/Operação Leão Marinho) invasão da Grã Bretanha. Deve se ter em mente uma coisa: Qual era o objetivo estratégico para os alemães na Batalha da Grã Bretanha e este sempre foi o de obter a superioridade aérea, eliminando a RAF. Em 3 de Setembro ficou claro para o alto comando da Luftwaffe que os caças da RAF controlavam os céus da Grã Bretanha e que a batalha já estava perdida em Setembro. Adolf Galland analisando a Luftwaffe como arma sempre deixou claro isso. Ele afirmava que a Luftwaffe foi concebida como arma tática e que ela sempre fracassou quando foi usada como arma estratégica.

Isso não significa é claro que tudo tinha parado e os alemães voltaram pra casa. Os grandes bombardeios noturnos pela Luftwaffe se iniciam em 23 de Agosto e terminam em 6 de setembro de 1940. Eles continuariam posteriormente a partir de 7 de Setembro de 1940 com a denominação de "Blitz" indo até Maio de 1941.
 Porque se formos analisar sem parâmetros, a Batalha da Grã Bretanha então só terminaria em 6 de junho de 1944.

  As vitórias de Mölders em outubro ocorrem no período que marca a segunda etapa do que os pilotos alemães passaram a chamar de "Kanalkampf" desde 4 de Julho de 1940. Não do mesmo modo do que foi em Julho, mas similar. Eram combates de atrito entre as duas forças aéreas sem um objetivo estratégico maior.

31 de Outubro é a data em que os ingleses (RAF) concluem que não vai haver a invasão da Grã Bretanha. Isso é claro porque na época, o serviço de inteligencia deles não sabia da desistência estratégica dos alemães. Esse período de de 10 Julho a 31 de Outubro 1940 foi escolhido arbitrariamente, então por alguns historiadores Ingleses em publicações posteriores a guerra reproduzindo o que foi concluído pela RAF. Obviamente vai haver outros historiadores que discordam, ao analisarem os fatos de uma forma mais abrangente.

 

Originally Posted by Hutter:
Originally Posted by Muto:

Esse Bf 109E-3 foi o que ele usou na Batalha da França voando pelo III./JG 53 no qual foi derrubado em Junho de 1940 e capturado pelos Franceses. Nesse dia Werner Mölders foi quase linchado.

 

PS: Nenhum Bf 109F foi utilizado durante a Batalha da Grã Bretanha.

Dê uma olhada no link abaixo; achei bem interessante!

 

http://forum.warthunder.com/in...-add-the-bf-109-f-1/

Abs.

 

Edu Hutter

Só sei de uma coisa, essa versão é bonita demais.

Originally Posted by RodrigoBM:
Originally Posted by Hutter:
Originally Posted by Muto:

Esse Bf 109E-3 foi o que ele usou na Batalha da França voando pelo III./JG 53 no qual foi derrubado em Junho de 1940 e capturado pelos Franceses. Nesse dia Werner Mölders foi quase linchado.

 

PS: Nenhum Bf 109F foi utilizado durante a Batalha da Grã Bretanha.

Dê uma olhada no link abaixo; achei bem interessante!

 

http://forum.warthunder.com/in...-add-the-bf-109-f-1/

Abs.

 

Edu Hutter

Só sei de uma coisa, essa versão é bonita demais.

Eu gosto com o nariz amarelo.

Originally Posted by Muto:

Gabriel
Sobre o Bf 109F-1 W.Nr.5628 do Mölders o Claes Sundin fêz um profile bacana dele.

Quanto a idéias para F-2s Meus esquemas favoritos são estes, que foram voados pelo Oberleutnant Hans-Ekkehard Bob, quando pertencia ao 9./JG 54.

O problema é claro vai ser encontrar os decais

 

Com relação ao uso do F durante a Batalha da Grã Bretanha. Concordo com a analise que define como período da Batalha as datas de 10 de Julho de 1940 quando a Luftwaffe tenta ganhar o controle aéreo do Estreito de Dover, e termina em 17 de Setembro quando Hitler em ordem escrita adia indefinidamente a (Unternehmen Seelöwe/Operação Leão Marinho) invasão da Grã Bretanha. Deve se ter em mente uma coisa: Qual era o objetivo estratégico para os alemães na Batalha da Grã Bretanha e este sempre foi o de obter a superioridade aérea, eliminando a RAF. Em 3 de Setembro ficou claro para o alto comando da Luftwaffe que os caças da RAF controlavam os céus da Grã Bretanha e que a batalha já estava perdida em Setembro. Adolf Galland analisando a Luftwaffe como arma sempre deixou claro isso. Ele afirmava que a Luftwaffe foi concebida como arma tática e que ela sempre fracassou quando foi usada como arma estratégica.

Isso não significa é claro que tudo tinha parado e os alemães voltaram pra casa. Os grandes bombardeios noturnos pela Luftwaffe se iniciam em 23 de Agosto e terminam em 6 de setembro de 1940. Eles continuariam posteriormente a partir de 7 de Setembro de 1940 com a denominação de "Blitz" indo até Maio de 1941.
 Porque se formos analisar sem parâmetros, a Batalha da Grã Bretanha então só terminaria em 6 de junho de 1944.

  As vitórias de Mölders em outubro ocorrem no período que marca a segunda etapa do que os pilotos alemães passaram a chamar de "Kanalkampf" desde 4 de Julho de 1940. Não do mesmo modo do que foi em Julho, mas similar. Eram combates de atrito entre as duas forças aéreas sem um objetivo estratégico maior.

31 de Outubro é a data em que os ingleses (RAF) concluem que não vai haver a invasão da Grã Bretanha. Isso é claro porque na época, o serviço de inteligencia deles não sabia da desistência estratégica dos alemães. Esse período de de 10 Julho a 31 de Outubro 1940 foi escolhido arbitrariamente, então por alguns historiadores Ingleses em publicações posteriores a guerra reproduzindo o que foi concluído pela RAF. Obviamente vai haver outros historiadores que discordam, ao analisarem os fatos de uma forma mais abrangente.

 

Mutto, esse profile vai ajudar bastante, bem melhor do que o que eu tenho, obrigado!!

e muuito obrigado pelas informações... ajudam muito 

Originally Posted by Hutter:
Originally Posted by RodrigoBM:
Originally Posted by Hutter:
Originally Posted by Muto:

Esse Bf 109E-3 foi o que ele usou na Batalha da França voando pelo III./JG 53 no qual foi derrubado em Junho de 1940 e capturado pelos Franceses. Nesse dia Werner Mölders foi quase linchado.

 

PS: Nenhum Bf 109F foi utilizado durante a Batalha da Grã Bretanha.

Dê uma olhada no link abaixo; achei bem interessante!

 

http://forum.warthunder.com/in...-add-the-bf-109-f-1/

Abs.

 

Edu Hutter

Só sei de uma coisa, essa versão é bonita demais.

Eu gosto com o nariz amarelo.

Com ou sem nariz amarelo, esse E3 com essa pintura era mesmo muito bonito!!! Maaaaas, os BFs de bico amarelo não ficam pra traz kkkkk!!!!

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