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Tenho um compressor Badger Aspire TC908 que começou a apresentar um comportamento meio estranho ultimamente: liga e desliga com frequência a medida que a pressão cai. Ele deve desligar automaticamente quando não está em uso, e ficar assim, mesmo com a pressão reduzida na válvula. Mas abaixo de uma certa pressão, dá uns "espasmos", ligando e desligando por um breve período. Pode ser vazamento de ar comprimido em algum lugar ou talvez a chave que liga/desliga automaticamente esteja com problemas. Ainda não investiguei a causa mais a fundo. Funciona, mas talvez eu precise substituí-lo em breve, já que, até onde sei, não há suporte técnico para ele aqui no Brasil.

Na opinião dos colegas aqui da WK, qual é o melhor compressor compacto disponível atualmente aqui no Brasil? Não tenho interesse em compressores grandes, com cilindros , por exemplo, pois não tenho espaço no meu quarto de modelismo para eles. O ideal para mim seria um pequeno, sem óleo, similar aos da linha Badger 180 ou Aspire.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P
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Replies sorted oldest to newest

@pak43 posted:

Olha já ouvi falar dos Microjet,conheço uma pessoa que tem faz aviação na 1/72 e ele diz que é ótimo.

Obrigado, Renato. Parecem interessantes, mas lidar com tanque de ar comprimido embaixo da bancada me deixa meio preocupado. Entendo que são silenciosos, mas um pouco de barulho não é problema para mim pois há anos que só pinto durante o dia. Além disso, entendo que os cuidados no uso e manutenção em dia são importantes neste tipo de compressor, para não causar algum entupimento em válvula de segurança. Enfim, não descarto comprar um, mas antes gostaria de ouvir mais opiniões a respeito e se minha procupação é infundada.

Pesquisando na internet, encontrei este aqui que parece ser uma cópia do Badger Aspire que tenho. Se for, atenderia o que quero. Alguém aqui da WK tem este compressor e poderia dizer se recomenda?

https://produto.mercadolivre.c...lt-ferimte-22247-_JM

Abs, Ivan

Ivan a escolha é sua,eu se fosse comprar compraria o microjet se não tivesse espaço,até hoje nunca vi noticia que tal equipamento tenha dado problema ou acidente grave,como moro em casa uso compressor maior ,tenho dois um faz menos e o outro parece uma motoserra quando liga,um deve ter us 18 litos de ar o outro 20 ou 25,para aerografar é bom já que tem suprimento de ar constante e não precisa de algo sofisticado para ligar ou desligar o compressor no caso de não haver reservatorio. Eu não sei onde este Badger que voê tem é feito,mas a maioria dos compressores do mercado são chineses e ai  o problema pode ser peças de reposição.

Com a devida licença dos presentes...

Compressores como o Microjet não causam acidentes, são totalmente seguros.
O que pode acontecer é, após algum tempo de uso, dependendo da parede do reservatório, aparecerem pequenos furos por corrosão interna. Mas isto ocorre com qualquer compressor que tenha reservatório, é natural.

Explodir?? Este é o seu receio??

Pode ficar tranquilo que um compressor feito para aerografia não explode... só se fosse feito para explodir e, mesmo assim... as mangueiras se romperiam antes da suposta explosão.

O copo do filtro regulador pode explodir se for usado para ultrapassar o limite de sua resistência estabelecido... aí, sim vira uma granada na sua canela.
Mas, que modelista faria tal absurdo de mexer na regulagem já estabelecida pelo fabricante??
Plastimodelista quer pintar e não ficar inventando!!

Ivan, pensa melhor na mecânica e física da coisa relacionada ao compressor compacto á base de motor de geladeira, seja Microjet, Manzara, REIS, Fênix, Aeromax ou qualquer outro ativo no mercado.
Releia a postagem do PAK43, quem faz pra vc aqui no Brasil pode lhe atender rapidamente ate em situações simples e de fácil resolução.

Boa pesquisa.

Vinicius Roland

Olá, Roland. Tudo bem? Obrigado pelos seus comentários.

O meu receio não é o tanque "explodir". Aliás, eu não mencionei isto nas minhas mensagens. No entanto, lidar com ar sob pressão é algo que, a meu ver, naturalmente requer alguma atenção. Em uma vida passada, há mais de três décadas, fui engenheiro de campo de uma prestadora de serviços na área exploração de petróleo, trabalhando em plataformas e terra firme. Umas das coisa que aprendi nesta época foi a respeitar gás sob pressão preso em algum lugar, não importa quantos psi. Se algo dá errado com o equipamento, por falta de atenção ou manutenção, por exemplo, no mínimo Você pode levar um susto.

Voltando ao nosso hobby, como Você mesmo diz, "plastimodelista quer pintar e não ficar inventando" e eu vou nessa linha, como uma adaptação no texto: quero gastar o meu pouco tempo disponível nos finais de semana montando kits e não mexendo em compressor. Portanto, para mim compressor é ligar e usar, de preferência por vários anos sem eu ter que me preocupar com procedimentos de manutenção e segurança do equipamento. Os meus (dois Badger), por exemplo, ficam embaixo da bancada e só uso. O máximo que faço é regular a pressão e trocar a mangueira quando junta umidade e o filtro não dá mais conta.

Como um deles, o mais novo na verdade, que tem uns 5 anos, começou a dar o problema que descrevi, pode ser que eu tenha que trocá-lo. Por que não por um com tanque, nacional? Pode ser. No entanto, como eu não conheço bem este tipo de compressor, tenho algumas dúvidas das vantagens e desvantagens deste tipo de equipamento. As principais são:

- Qual é a vida útil deste tipo de compressor, se eu for utilizá-lo basicamente nos finais de semana? Depois de quanto tempo os problemas que Você descreve (ferrugem no tanque) começam a aparecer? Gosto de usar equipamento em bom estado e a esta altura o trocaria.

-  Quais procedimentos devo seguir para prolongar a vida do equipamento e fazer um uso seguro dele? Preciso esvaziar o tanque sempre que não for utilizar o compressor por alguns dias, como de um final de semana para outro, por exemplo?

- Quais são os problemas mais comuns neste tipo de equipamento?

O meu raciocínio para comprar o novo compressor é o seguinte: posso comprar um mais simples, de diafragma, que custa X, que talvez dure só Y anos, sabendo que se der problema vou ter que comprar outro, pois não tem manutenção. Com ele não vou ter ar contínuo no aerógrafo e pode fazer algum ruído quando usá-lo, o que para mim não é um grande problema. Como  alternativa posso comprar um com tanque de fabricação nacional, que daria ar contínuo e zero ruído, além do contato direto com o fabricante, para suporte. Pelo que vi, custam 2X ou mais. Se ele durar o dobro do tempo e, neste tempo, eu não precisar ter que fazer este ou aquele procedimento, ou me preocupar com o estado do equipamento (por exemplo, ferrugem no tanque ou entupimento de válvula) tá valendo a pena.

Agradeço a sua ajuda para tomar esta decisão e, quem sabe, descobrir um outro tipo de equipamento.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P

Ivan, deixa eu resumir bem resumido para você ter um compressor bom e que vai te acompanhar até a morte com manutenção fácil: compra um do Roland.

Depois que você começa a usar um motor de geladeira mesmo que seja com reservatório pequeno você não vai mais querer usar os barulhentos e pulsadores tuc-tuc. E mesmo com sua experiência na área, vou dar meu "tistimunho": com mais de 20 anos usando compressor com reservatório e motor de geladeira (um que o Nilton da Challenger montou e durou mais de 10 anos, e outro que o Roland montou e está em uso) nunca nada explodiu com perigo - apenas uma vez uma mangueira começou a "chiar". Como foi dito, explode antes a mangueira ou o filtro. E se você tem medo, nada que um anteparo de MDF 18 entre você e o compressor não resolvam.

Obrigado pelas dúvidas, Ivan.
Obrigado, Jean Fabrício...

Permitam-me um "Work shop"

1 -- Qual é a vida útil deste tipo de compressor, se eu for utilizá-lo basicamente nos finais de semana? Depois de quanto tempo os problemas que Você descreve (ferrugem no tanque) começam a aparecer? Gosto de usar equipamento em bom estado e a esta altura o trocaria.

a- Vida útil - Tenho feito reformas em compressores dos precursores em montagens de compressores à base de motor hermético... alguns tinham mais de 10 anos, outro tinha mais de 18 anos!!

b- Prazos para ocorrências... isto não é matéria exata!!
--Um filtro de ar pode dar problema por causa da mola que não é de aço inoxidável. Às vezes, o mesmo filtro, de outro lote, de outro chinês vem com mola de ferro... como dizer quanto isso vai regular pressão???
--Já usei uma válvula de retenção que veio usinada de fábrica, mas pela metade... por conta disto perdi 2 motores!!
As válvulas de segurança não abrem quando devem!! Tenho de aferir e conferi-las. Aprendi a conferir as peças que uso.
--Um pressostato pode "engasgar" no desligamento!!! Sim, pode, sim. A válvula de segurança corretamente aferida te alerta deste problema!! Duas ocorrências com pressostatos ocorreram semana passada, uma semana após a entrega do compressor. Fui chamado, orientei e após compreensão da ocorrência e da devida solução, todos ficamos tranquilos.
-- Os tanques que produzi que sofreram por furos e foram trocados por novos se deram após uns 3 anos. Antes que eu tivesse este "feed" eu já estava cismado com a possibilidade do ataque da corrosão que eu já estava percebendo nas reformas que recebia!! Parti para a busca da solução!! Eu não quero compressor de volta a mim por conta de apenas 3 anos de uso!! Hoje meus compressores são tratados internamente com 2 produtos que aumentam a vida útil. Em quanto tempo?? Não sei mas, acredito que vou conseguir alguma boa diferença.

c - Tá em mal estado? Ah... prefiro trocar por um novo!!

Se for o caso, compro de você e faço outro novo, com peças todas novas.
Aliás, estou pegando de volta um compressor de 10 litros, com 4 aos de uso, onde o proprietário não quer trocar o motor por um motor mais potente, passar de 1/4 para 1/3 de hp, e trocar o tanque já com uns furinhos. Como eu sei o que estou comprando, fica fácil dar um up e vendê-lo a outrem... e com garantia total, como o motor será "novo"(recon) terá garantia dos 3 meses l!! Até hoje nunca troquei motor em garantia!!

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2 -- Quais procedimentos devo seguir para prolongar a vida do equipamento e fazer um uso seguro dele? Preciso esvaziar o tanque sempre que não for utilizar o compressor por alguns dias, como de um final de semana para outro, por exemplo?

a- Se é um compressor para modelismo, para baixa pressão... use-o para tal!!
Quando você extrapola no uso da pressão de saída e não monitora este procedimento:
PRIMEIRO - Super aquecimento do motor, o motor trabalha sem ser desligado automaticamente. O óleo afina... depois, com o aumento da temperatura, vem a vaporização. Após isto vem a perda de óleo para o reservatório... aí o óleo vaporizado, que não fica no reservatório, vai direto pro filtro regulador, pois o óleo está em vapor!!! Se o filtro suportar tal demanda de óleo, você verá no copinho do filtro!!!!
A perda de óleo no motor afeta a parte elétrica, em pouco tempo o motor passa a não ligar corretamente pois, o protetor térmico do motor entra em ação para evitar graves ocorrências.
SEGUNDO - Se você não observa o estado em que se encontra o elemento filtrante no filtro regulador e não faz limpeza do mesmo em tempo hábil; se você não observa vazamentos e procura saná-los... tudo isto conspira contra você mesmo!

b- Quando o usuário desenvolve o hábito de drenar, ou pelo menos saber se tem água acumulada no reservatório, estará fazendo um procedimento rápido e salutar para um bem que ele pagou por ele!!
Adote o seu critério para drenagem mas, faça!

Desenvolvi um sistema que torna o compressor um equipamento limpo e seco, sem sujeira.
Não uso válvula de retenção, nem válvula de alivio e isto torna o compressor mais silencioso ainda, livre de respingos e cuspidas de água, característica da maioria dos compressores!!
Toda máquina exige manutenção, de alguma forma. O próprio verniz no ar pode atacar o compressor... proteja-o com, pelo menos, um plástico enrolado nos manômetros, é simples!!!
Tem gente que adota critérios de manutenção, critérios próprios! Sendo saudável, tá valendo.
Atualmente minha esposa produz capas para compressores. Pensei nesta ideia após receber um compressor para revisão e atualização. Coitado do compressor, ele não merecia este tratamento!!!

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3 - Quais são os problemas mais comuns neste tipo de equipamento?

1 - Liguei o motor, ele funciona mas o ponteiro do manômetro de conteúdo não se mexe, não está enchendo o reservatório!! O que pode ser??
Resposta - O usuário esqueceu a válvula dreno aberta!

2 - Liguei o motor, o cooler funciona, a lâmpada piloto, no botão liga desliga, está acessa mas o motor não funciona!
Resposta - O usuário mexeu na alavanca liga desliga mecânica e a esqueceu desligada.
Resposta - Engasgo na alavanca liga desliga mecânica (ocorrência muito difícil de acontecer)

3 - Abri o ar e quando fui usar o aerógrafo não tinha ar no reservatório, o ponteiro do manômetro caiu a zero quando abri o ar.
Resposta - O usuário abriu o dreno em vez de abrir o filtro regulador!! Impossível ter ar para o aerógrafo se a válvula dreno é aberta!!

4 - Tem ar no reservatório mas não sai ar no aerógrafo!
Resposta - O usuário deu apenas 1/4 de volta na manopla do filtro regulador, não abrindo-a totalmente a ponto de sair ar e ele poder fazer a devida regulagem da pressão de saída.

5 - O motor não desliga e a válvula de segurança faz escapar ar.
Resposta - Falha do pressostato. Foi indicado ao usuário girar 1/4 de volta num parafuso dentro do pressostato. Problema semelhante a um engasgo do pressostato,... resolvido!

6 - Após ligar o motor, ouve-se um estalo, o motor funciona mas não há pressão na saída de ar do motor para o reservatório.
Resposta - Dano na câmara de compressão do motor - Falta de uso do compressor.

7 - Ao ligar o motor, o mesmo não funcionou.
Resposta - Falha minha, falta de solda em um contato elétrico na fiação, na ligação de energia ao motor. O compressor foi trocado por outro.

8 - Após 6 meses de uso o motor parou.
Resposta - Troquei o motor sem analisar qualquer falha. Após 6 meses o mesmo problema ocorreu... fui pessoalmente verificar em que condições o compressor estava sendo usado. Sem entrar em detalhes pois, foi tanta coisa errada pelo usuário que não cabe aqui relatar.
O usuário não sabia usar o compressor, pintava muito bem mas não sabia usar a ferramenta nova. O sistema foi refeito e o usuário exortado a entender todo funcionamento e está super contente, me pedindo outro modelo para usar fixo no carro de trabalho!!

9 - A mangueira que liga o motor ao reservatório explodiu!!
Resposta - O usuário mexeu onde não devia, retirou a válvula de retenção e na hora de coloca-la de volta, colocou-a de forma invertida!

10 - Mangueira ressecada, rompeu-se.
Resposta - A partir desta ocorrência troquei o tipo de mangueira em meus compressores. Quem entra em contato, recebe total suporte e alguns aproveitam e pedem uma revisão geral, verificação de nível de óleo, limpeza de filtro regulador etc.

Estes são problemas que me foram informados, alguns foram tão simples que nem me recordo. E estes problemas foram pontuais após eu iniciar as montagens de compressores em 2013.
A maioria deles foi causado pelo próprio usuário.

Agradeço a paciência por lerem tudo isto!! Se esqueci de algo, é só perguntar.

Forte abraço

Vou postar um pitaco. Até mês passado usava um mini wimpel de ar direto, menor de todos, usei por 3 anos. Cansei do barulho que faz e dá falta de capacidade de pintar por um tempo mais longo, aquece precisa desligar esperar 1 ou 2 minutos. Daí pesquisei. Um de ar direto sugerido acima é o que vc postou fazem quase o mesmo barulho e também tem limitações. Eles tem mais ou menos 30x35x40 cm de não me engano.

Optei por um microjet com reservatório de 2lts. Bem compacto mesma medida acima, apenas pesado cerca de 17kg. Fica embaixo da minha bancada que é mesa de escritório durante a semana. Silencioso que até irrita kkk.

Qual o cuidado: drenar a umidade do cilindro ao menos 1 X por semana ou se achar que não vai usar ele por um tempo maior drenar assi  que parar de usar. Procedimento que leva no máximo 2 minutos.

Uma vez por ano trocar o óleo se for o caso

O custo é realmente maior mas ele vai te atender por muitos anos, tem colegas aqui que possuem  um a mais de 10 anos.

Investi e não me arrependo, como minha maior questão era o silêncio pois gosto de fazer a noite e ouvindo música e muitas vezes minha esposa está no mesmo cômodo no computador valeu muitíssimo.

Roland,

Super obrigado por esclarecer minhas dúvidas e pela explicação detalhada dos problemas que este tipo de compressor pode ter.  Está claro que muitos deles poderiam ser evitados com alguns cuidados básicos, que eu não teria dificuldade em seguir.

No momento, continuo refletindo se devo adquirir tal equipamento, possivelmente um C-Jet da Microjet, que parece ter um reservatório suficiente para um uso contínuo e deve caber ao lado da minha bancada. Vou continuar me informando um pouco mais sobre este tipo de compressor, para tomar a decisão nos próximos dias. Mas, no geral, as opiniões que tenho lido são favoráveis.

Abs, Ivan

Nas fotos abaixo o Super Compacto Básico e o Super Compacto Plus, os menores que faço.
Mostrou-se a mais escolhida opção pelos plastimodelistas que me procuraram.
Possui tanque de 1,2 litros ou 2,2 litros, na vertical ou na horizontal.
Motor de 1/4(Básico) ou 1/3(Plus) de hp, o cliente define.
Depende do espaço disponível, cada um acaba tendo sua dificuldade de espaço e procuro adequar a montagem de acordo com a solicitação.


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