Obrigado pelas dúvidas, Ivan.
Obrigado, Jean Fabrício...
Permitam-me um "Work shop"
1 -- Qual é a vida útil deste tipo de compressor, se eu for utilizá-lo basicamente nos finais de semana? Depois de quanto tempo os problemas que Você descreve (ferrugem no tanque) começam a aparecer? Gosto de usar equipamento em bom estado e a esta altura o trocaria.
a- Vida útil - Tenho feito reformas em compressores dos precursores em montagens de compressores à base de motor hermético... alguns tinham mais de 10 anos, outro tinha mais de 18 anos!!
b- Prazos para ocorrências... isto não é matéria exata!!
--Um filtro de ar pode dar problema por causa da mola que não é de aço inoxidável. Às vezes, o mesmo filtro, de outro lote, de outro chinês vem com mola de ferro... como dizer quanto isso vai regular pressão???
--Já usei uma válvula de retenção que veio usinada de fábrica, mas pela metade... por conta disto perdi 2 motores!!
As válvulas de segurança não abrem quando devem!! Tenho de aferir e conferi-las. Aprendi a conferir as peças que uso.
--Um pressostato pode "engasgar" no desligamento!!! Sim, pode, sim. A válvula de segurança corretamente aferida te alerta deste problema!! Duas ocorrências com pressostatos ocorreram semana passada, uma semana após a entrega do compressor. Fui chamado, orientei e após compreensão da ocorrência e da devida solução, todos ficamos tranquilos.
-- Os tanques que produzi que sofreram por furos e foram trocados por novos se deram após uns 3 anos. Antes que eu tivesse este "feed" eu já estava cismado com a possibilidade do ataque da corrosão que eu já estava percebendo nas reformas que recebia!! Parti para a busca da solução!! Eu não quero compressor de volta a mim por conta de apenas 3 anos de uso!! Hoje meus compressores são tratados internamente com 2 produtos que aumentam a vida útil. Em quanto tempo?? Não sei mas, acredito que vou conseguir alguma boa diferença.
c - Tá em mal estado? Ah... prefiro trocar por um novo!!
Se for o caso, compro de você e faço outro novo, com peças todas novas.
Aliás, estou pegando de volta um compressor de 10 litros, com 4 aos de uso, onde o proprietário não quer trocar o motor por um motor mais potente, passar de 1/4 para 1/3 de hp, e trocar o tanque já com uns furinhos. Como eu sei o que estou comprando, fica fácil dar um up e vendê-lo a outrem... e com garantia total, como o motor será "novo"(recon) terá garantia dos 3 meses l!! Até hoje nunca troquei motor em garantia!!
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2 -- Quais procedimentos devo seguir para prolongar a vida do equipamento e fazer um uso seguro dele? Preciso esvaziar o tanque sempre que não for utilizar o compressor por alguns dias, como de um final de semana para outro, por exemplo?
a- Se é um compressor para modelismo, para baixa pressão... use-o para tal!!
Quando você extrapola no uso da pressão de saída e não monitora este procedimento:
PRIMEIRO - Super aquecimento do motor, o motor trabalha sem ser desligado automaticamente. O óleo afina... depois, com o aumento da temperatura, vem a vaporização. Após isto vem a perda de óleo para o reservatório... aí o óleo vaporizado, que não fica no reservatório, vai direto pro filtro regulador, pois o óleo está em vapor!!! Se o filtro suportar tal demanda de óleo, você verá no copinho do filtro!!!!
A perda de óleo no motor afeta a parte elétrica, em pouco tempo o motor passa a não ligar corretamente pois, o protetor térmico do motor entra em ação para evitar graves ocorrências.
SEGUNDO - Se você não observa o estado em que se encontra o elemento filtrante no filtro regulador e não faz limpeza do mesmo em tempo hábil; se você não observa vazamentos e procura saná-los... tudo isto conspira contra você mesmo!
b- Quando o usuário desenvolve o hábito de drenar, ou pelo menos saber se tem água acumulada no reservatório, estará fazendo um procedimento rápido e salutar para um bem que ele pagou por ele!!
Adote o seu critério para drenagem mas, faça!
Desenvolvi um sistema que torna o compressor um equipamento limpo e seco, sem sujeira.
Não uso válvula de retenção, nem válvula de alivio e isto torna o compressor mais silencioso ainda, livre de respingos e cuspidas de água, característica da maioria dos compressores!!
Toda máquina exige manutenção, de alguma forma. O próprio verniz no ar pode atacar o compressor... proteja-o com, pelo menos, um plástico enrolado nos manômetros, é simples!!!
Tem gente que adota critérios de manutenção, critérios próprios! Sendo saudável, tá valendo.
Atualmente minha esposa produz capas para compressores. Pensei nesta ideia após receber um compressor para revisão e atualização. Coitado do compressor, ele não merecia este tratamento!!!
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3 - Quais são os problemas mais comuns neste tipo de equipamento?
1 - Liguei o motor, ele funciona mas o ponteiro do manômetro de conteúdo não se mexe, não está enchendo o reservatório!! O que pode ser??
Resposta - O usuário esqueceu a válvula dreno aberta!
2 - Liguei o motor, o cooler funciona, a lâmpada piloto, no botão liga desliga, está acessa mas o motor não funciona!
Resposta - O usuário mexeu na alavanca liga desliga mecânica e a esqueceu desligada.
Resposta - Engasgo na alavanca liga desliga mecânica (ocorrência muito difícil de acontecer)
3 - Abri o ar e quando fui usar o aerógrafo não tinha ar no reservatório, o ponteiro do manômetro caiu a zero quando abri o ar.
Resposta - O usuário abriu o dreno em vez de abrir o filtro regulador!! Impossível ter ar para o aerógrafo se a válvula dreno é aberta!!
4 - Tem ar no reservatório mas não sai ar no aerógrafo!
Resposta - O usuário deu apenas 1/4 de volta na manopla do filtro regulador, não abrindo-a totalmente a ponto de sair ar e ele poder fazer a devida regulagem da pressão de saída.
5 - O motor não desliga e a válvula de segurança faz escapar ar.
Resposta - Falha do pressostato. Foi indicado ao usuário girar 1/4 de volta num parafuso dentro do pressostato. Problema semelhante a um engasgo do pressostato,... resolvido!
6 - Após ligar o motor, ouve-se um estalo, o motor funciona mas não há pressão na saída de ar do motor para o reservatório.
Resposta - Dano na câmara de compressão do motor - Falta de uso do compressor.
7 - Ao ligar o motor, o mesmo não funcionou.
Resposta - Falha minha, falta de solda em um contato elétrico na fiação, na ligação de energia ao motor. O compressor foi trocado por outro.
8 - Após 6 meses de uso o motor parou.
Resposta - Troquei o motor sem analisar qualquer falha. Após 6 meses o mesmo problema ocorreu... fui pessoalmente verificar em que condições o compressor estava sendo usado. Sem entrar em detalhes pois, foi tanta coisa errada pelo usuário que não cabe aqui relatar.
O usuário não sabia usar o compressor, pintava muito bem mas não sabia usar a ferramenta nova. O sistema foi refeito e o usuário exortado a entender todo funcionamento e está super contente, me pedindo outro modelo para usar fixo no carro de trabalho!!
9 - A mangueira que liga o motor ao reservatório explodiu!!
Resposta - O usuário mexeu onde não devia, retirou a válvula de retenção e na hora de coloca-la de volta, colocou-a de forma invertida!
10 - Mangueira ressecada, rompeu-se.
Resposta - A partir desta ocorrência troquei o tipo de mangueira em meus compressores. Quem entra em contato, recebe total suporte e alguns aproveitam e pedem uma revisão geral, verificação de nível de óleo, limpeza de filtro regulador etc.
Estes são problemas que me foram informados, alguns foram tão simples que nem me recordo. E estes problemas foram pontuais após eu iniciar as montagens de compressores em 2013.
A maioria deles foi causado pelo próprio usuário.
Agradeço a paciência por lerem tudo isto!! Se esqueci de algo, é só perguntar.
Forte abraço