O projeto de trabalho sobre o Bf 109T começou em 1937, desenvolvido em paralelo com o projeto do Graf Zeppelin, único porta-aviões projetado da Alemanha mas que não foi terminado.
Baseado na série E do Messerschmitt 109, várias modificações foram feitas a fim de transformá-lo em uma aeronave baseada em um porta-aviões.
Além de reforços estruturais para suportar as necessidades punitivas que um aparelho baseado em porta-aviões tem que passar, as asas foram alargadas de 9.87m para 11.08m, o que se torna uma das características mais marcantes dessa aeronave. O trem de pouso também foi reforçado, foi instalado um gancho de arrasto e uma entrada de ar modificada foi projetada para acomodar o motor Daimler Benz 601N.
Na decolagem, tinha peso total de 3800kg e uma envergadura de 11,08m para um comprimento de 8,76m.
Tinha velocidade máxima de 580km/h a 5.000m e velocidade de cruzeiro de 530km/h a 4.000m.
Seu armamento compreendia 2 metralhadoras 7,92mm MG-17 na parte superior do motor com 600 cartuchos e 1 canhão 20mm MG FF/M em cada asa com 60 cartuchos cada.
Após os teste de voo, especialmente os testes de catapulta, uma série de 70 Bf 109T-1 com motor DB601N começou a ser produzida na Fieseler, em Kassel, mas após sete T-1s serem construídos, o projeto do porta-aviões foi cancelado. 63 aeronaves da encomenda inicial foram construídas como T-2s sem os elementos característicos do T-1 e alguns dos T-0 e T-1 foram também atualizados para o padrão T-2.
Verificou-se que o desempenho geral do T-2 era comparável ao E-4/N e por causa de sua capacidade de decolagem e pouso em distâncias curtas, essas aeronaves foram enviadas ao I/JG.77, estacionado na época na Noruega e que atuava em pistas curtas e sujeitas a frequentes e poderosos ventos laterais.
Um Bf 109T-2 do I/JG. 77 em patrulha sobre os inúmeros fiordes noruegueses
As principais diferenças entre o T-1 e o T-2 é que o T-2 não tem gancho de arrasto, removido para economizar peso e não tem os acessórios para catapulta.
Como aspecto histórico sobre essa versão, o primeiro B-17 derrubado sobre a Europa foi abatido por dois Bf 109T-2.
Kits
Hasegawa Bf 109T-2 1/48
Hasegawa Bf-109v15 (protótipo do Bf 109T) escala 1/48
Abs. Feliz Páscoa e até o próximo AP&I.