Alguém saberia me dizer qual a diferença da versão bis para o MF ou PMF?
Replies sorted oldest to newest
Vamos por partes…
Diferenças externas ou motor, aviônica?
Diferença do Bis para o MF ou PMF?
O MF (Fishbed J) difere do PMF(Fishbed F) pela introdução do canhão ventral, novo motor, formato da “corcunda” dorsal diferente, espelho de visão traseira no canopy, defletores do canhão em ambos os lados da fuselagem.
O Bis ( Fishbed L e N) duas variantes. L -Novo formato da corcunda, aviônicos mais avançados. E no N , novo motor e aviônicos mais modernos.
Basicamente é isto.
Complementado…
O Bis não difere muito do MF mas este difere bastante do PFM por novos upgrades. Assento ejetável, indicador de AOA, haste do pitot deslocado à direita na fuselagem, pilone ventral para tanque ou canhão, acréscimo de mais dois pilones externos para mísseis, tanques, etc.
Obrigado Edu. Eu estava querendo comprar o Bis da eduard 1/48 mas não sabia a diferenças para os outros. Esse faz uma versão hungara que queria reproduzir, que é todo amarelo.
sim. Pintura bem bacana e diferente. Tem até a logomarca dos cigarros Camel .
À propósito, este kit está descontinuado no site da Eduard.
O que significa a sigla BIS?
@Los posted:O que significa a sigla BIS?
De acordo com um site de aviação, BIS vem de uma palavra latina que significa "segundo", mas que no caso está mais para "melhorado", então seria Mig-21 Melhorado.
@Los posted:O que significa a sigla BIS?
Bis = segunda versão (do MF, no caso), aperfeiçoada, melhorada; sufixo é(foi) aplicável a qualquer aeronave/veículo.
Obrigado pelo esclarecimento
@Edurech posted:sim. Pintura bem bacana e diferente. Tem até a logomarca dos cigarros Camel .
À propósito, este kit está descontinuado no site da Eduard.
Eu montei um destes amarelos e nas pesquisas que fiz vi fotos de um período que não tinha a marca Camel. confere a informação ou me equivoquei?
Desconheço essa história de logo do cigarro Camel aplicado no MiG... mas esse amarelo é do mesmo tom da Lotus 97T do Ayrton Senna, esse sim um legítimo Camel Yellow. Esse avião era parte de um display team da Força Aérea Húngara, os Sky Hussars, e participou dos Air Tatoo (Riat) 1992/1993 com essa pintura chamativa.
Well, nada como um dia após o outro... houve de fato o “patrocínio” que o colega mencionou... ignorância minha! Continuando a pesquisa encontrei um kit KP (embalado e decorado pela checa Aeroteam) de MiG-21 em 1/72 com o logotipo Camel na fuselagem e no leme!
Também o kit de MiG-21bis Eduard 1/48, em uma de suas caixas, traz o mesmo avião assim decorado:
Aliás, a decal sheet da Eduard conta a história (dá pra ler com algum esforço): os logos do cigarro foram usados apenas no Air Tatoo de 1992, sendo retirados pelo resto da temporada. No ano seguinte a pintura foi completamente refeita.
Com ou sem propaganda de cigarro (melhor sem, na minha opinião) é um esquema bem interessante, pois destaca as belas formas do MiG-21. Sem dúvida será o destaque em qualquer vitrine!