Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

U pobrema é qui modelista num gosta diaviaum pelado. Saum poucus qui gosta di aviaum di recunhecimentu.

 

Neguim qué milicu cheiu di pinduricu. Muintas bomba, míssiu i tanqui pra ficá joinha... 

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

U pobrema é qui modelista num gosta diaviaum pelado. Saum poucus qui gosta di aviaum di recunhecimentu.

 

Neguim qué milicu cheiu di pinduricu. Muintas bomba, míssiu i tanqui pra ficá joinha... 

 

Tá bom, o site está em tcheco, mas postar aqui em tcheco é dureza!!!rsrsrs

Originally Posted by Cesar de Aquino:
No caso do modelo R é um MF sem o canhão e câmeras no lugar, levando as vezes um pod grande de reconhecimento

 

Só aí, já tá levando uns 3 pods de reconhecimento... 

Pra quem gosta de reconhecimento.... 

 

 

INFORMAÇÃO VEM DO JORNAL SUECO STOCKHOLM NEWS – MESMO COM APENAS 5 CAÇAS, SUECOS RESPONDEM POR 37% DOS RELATÓRIOS DE RECONHECIMENTO

 

Na sexta-feira, 5 de agosto, o jornal sueco Stockholm News publicou matéria sobre o bom desempenho dos caças Gripen da Suécia em missões de reconhecimento sobre a Líbia – trata-se da primeira missão de caças suecos a jato em 50 anos. Segundo a matéria, está sendo atribuído ao Gripen o desempenho das mais efetivas missões de reconhecimento na coalizão da OTAN.

A aproximadamente 600 km ao sul da base de Sigonella, no leste da Sicília (Itália), ocorre uma sangrenta guerra civil na Líbia. Na base, operam cinco caças Gripen suecos, mas também aeronaves da Itália, Dinamarca, Turquia, França, Canadã, Estados Unidos, e Emirados Árabes Unidos – todos procurando atingir a meta comum de proteger a população civil da Líbia de ataques das forças pró-Kadafi.

Assim como outros caças a jato, o Gripen opera com equipamentos de reconhecimento muito bons. De uma altitude de 7.000 metros eles podem detectar pessoas, tanto vítimas quanto atacantes. Isso afeta psicologicamente os pilotos, conforme um deles atesta: “Podemos sentir a seriedade da missão. Quero dizer que estamos aqui para proteger pessoas que estão sofrendo lá embaixo.”

Quando um Gripen volta de uma missão, um grupo de técnicos rapidamente acessa a aeronave para baixar todas as fotos digitais que, rapidamente, são analisadas por especialistas. Duas horas depois, o relatório de reconhecimento está na mesa da liderança da OTAN.

 

Ainda segundo o jornal (com informações do Svenska Dagbladet), a eficiência e a qualidade sueca é apreciada: “Se há um alvo em especial que a OTAN está interessada, eles preferem que os suecos cumpram a missão. Isso me deixa um tanto orgulhoso”, diz o comandante da unidade sueca, Fredrik Bergman.

A falta de aeronaves de reconhecimento

A contribuição sueca de cinco aeronaves, em meio a 240 da missão internacional sobre a Líbia, pode parecer insignificante. Mas, contando-se apenas os aviões de reconhecimento, a Suécia representa um quarto do total. Além disso, os suecos contribuem com 37% dos relatórios.

A luta contínua entre as forças pró-Kadafi e os rebeldes, em vastas regiões do norte da Líbia, significa também uma necessidade contínua pelos relatórios suecos de reconhecimento. A falta de aviões de reconhecimento levou os britânicos  a mandar quatro aviões Tornado extras para esse tipo de missão.

FONTE: Stockholm News

 

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

 “Se há um alvo em especial que a OTAN está interessada, eles preferem que os suecos cumpram a missão. Isso me deixa um tanto orgulhoso”, diz o comandante da unidade sueca, Fredrik Bergman.

Me lembro de ler isso sobre os pilotos da FAB na Itália, os gringos preferiam o suporte e o reconhecimento dos avestruzes, até pela experiência dos pilotos.

 

Agora voltando ao assunto reconhecimento aéreo moderno, eu não sabia que ainda há necessidade de aeronaves tripuladas para isso. Pensei que os UAVs já fizessem isso perfeitamente.

tem um site o tradukka.com, nele você e escreve direto em vários idiomas
Originalmly Posted by Richthofen:
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

U pobrema é qui modelista num gosta diaviaum pelado. Saum poucus qui gosta di aviaum di recunhecimentu.

 

Neguim qué milicu cheiu di pinduricu. Muintas bomba, míssiu i tanqui pra ficá joinha... 

 

Tá bom, o site está em tcheco, mas postar aqui em tcheco é dureza!!!rsrsrs

 

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:
Originally Posted by Cesar de Aquino:
No caso do modelo R é um MF sem o canhão e câmeras no lugar, levando as vezes um pod grande de reconhecimento

 

Só aí, já tá levando uns 3 pods de reconhecimento... 

hhhaahh

 

Mas tem penduricalho, dos tanques extras e o pod!
Originally Posted by guacyr:
tem um site o tradukka.com, nele você e escreve direto em vários idiomas
Originalmly Posted by Richthofen:
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

U pobrema é qui modelista num gosta diaviaum pelado. Saum poucus qui gosta di aviaum di recunhecimentu.

 

Neguim qué milicu cheiu di pinduricu. Muintas bomba, míssiu i tanqui pra ficá joinha... 

 

Tá bom, o site está em tcheco, mas postar aqui em tcheco é dureza!!!rsrsrs

 

 

Mais uma do Flickr.
Acho que cabia um destes na minha chácara, um vizinho aqui colocou um 737 Vasp no quintal.
Mikoyan MiG-21R Fishbed-H '2101'
Originally Posted by guacyr:
É fotográfico, mas não vai na mão não!
 
 
MiG-21R
Originally Posted by guacyr:
ESte pod era mole de copiar, faria ele maciço mesmo.
Originally Posted by Luis Pacheco:

 

 

 

Tem um Panther P da US Navy, que tô quase comprando, acho muito bonito aquele avião, as Pontes do Toko Ri e o Mickey Rooney ainda está vivo, lá na Califórnia.
Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

Comu dissi, "Saum poucus qui gosta di aviaum di recunhecimentu."

 

Eu tambeim gostu..... , mas gostu di armadu tambeim!!!

 

Gostu di tudo.... 

 

Mas levam misseis e tanques extras, conforme fotos baixadas do flickr.
Originally Posted by X-cão:

Pra visualizarmos o bichinho, já que o primeiro post não mostra:

 

Versões bem interessantes.

 

[]´s

 

X

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×