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A cor natural dos cabelos é na verdade o resultado de uma mescla, e a mais complexa são os loiros...

A figura em Vinil do cenário Mangá japonês na escala 1/16 tinha esta cor de cabelo...

e resolvi mudar para loiro...   Inicialmente apliquei direto um amarelo, o que deu uma aparência artificial.    Desfiz a pintura e tratei primeiro da superfície traçando linhas em profundidade na cabeça usando um estilete, o que dá uma maior aderência a tinta e mais realismo de fios de cabelo.  

Consultando a internet apliquei a técnica de camadas, primeiro Raw Siena, depois Chrome Yellow e bem diluído um Cinza Claro...

Ainda não chegou onde queria...  Utilizei tintas enamel ModelMaster

Algum colega tem uma técnica para deixar uma cor natural???

Last edited by Wolf
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Wolf,
 
Não sou exatamente um "figureiro" mas montei uma Black Widow há algum tempo e apanhei mais no cabelo  que na face...
 
No final o ruivo ficou mais para um castanho avermelhado, que obtive usando uma cores bases mais escuras, washes ainda mais escuros e highlights variados com tons claros, com pincel seco.
 
Devo ter pintado tudo umas 4 vezes até ficar mais ou menos, no início ficou vermelho depois laranja...

É mais questão de prática e estudar muito fotos reais, ruivo não é bem "castanho avermelhado" mas uma enorme mescla de cores, loiro não foge muito disto já que numa das repinturas minha figura ficou quase loira 
 
Segue link do resultado:
 
PlastiAbraços

Rubens,  vi a figura que você fez e achei que valeu o esforço pois alcançou bom resultado, gostei e parabéns.

Eu monto de tudo e classificaria, em ordem crescente em termos de dificuldade na finalização e pintura, o seguinte...

Navios, Aviões, Carros e Veículos, e as Figuras, ou seja, fazer pintura de figura humana ou animal é na minha opinião o mais difícil do modelismo para alcançar um realismo satisfatório... 

Sem fugir muito do assunto, se for se dedicar a figuras de vinil, pra não ter que se preocupar com a aderência da tinta, pense em usar tintas vinílicas, que é a tinta primária pra se pintar vinil, borracha e plastico pet.  É a tinta que uso para meus kits e trabalhar com ela é como trabalhar com tinta duco automotiva, com a vantagem de não precisar de primer.

Wolf,

Então, este é um exemplo do que falei, na imagem que postou existe uma infinidade de cores, aparentemente uma base bege muito claro, washes desde amarelado claro até quase marrom nas sombras, provavelmente dry brush de bege até quase branco para os highlights... Provavelmente com uma receita assim e uma tremenda prática, daria um resultado próximo, neste figura.

Tua figura tem cabelos completamente diferentes, daí precisaria de outra receita, estude fotos, de preferência humanas de algo compatível com tua figura.

Analisei centenas de fotos de ruivas, até entender que tem quase tudo, menos vermelho, que foi justamente minha primeira e desastrada tentativa.

Assisti horas de videos no Youtube, segue aqui o primeiro de uma série de 10, que muito me impressionou:

O autor é um verdadeiro artista, praticando por décadas talvez eu chegue perto dos pés dele, mas as dicas e métodos dele podem ser simplificados e resumidos de modo a se obter algo razoável. O que ele faz com cabelos é tão fantástico do que ele faz com faces, recomendo dar uma olhada geral do canal dele.

Embora a face da minha Black Widow fique uns 1.000 anos luz atrás, arrisquei fazer um "Glaze" que é um wash muito leve, quase transparente, em azul quase roxo. Ficou muito bom, embora eu jamais imaginasse que azul é um importante componente, da tonalidade da pele.

Certamente minha próxima figura será muito melhor e assim por diante, estas teorias ajudam, mas o importante é praticar, como o camarada do vídeo... Se tiver algum talento natural como ele, tanto melhor 

PlastiAbraços

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