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Boa madruga, bom dia, e boa tarde a todos.

Tenho um compressor sagma asw186, com reservatorio de 3Litros,

ja estudei ele de cabo a rabo, mas uma coisa que me desagradou foi a pressao dele e a vazao de ar, ao qual e muito pouca.

 

"Bom eu sei que ele foi feito so pra suprir os pulsos de ar de um compressor de ar direto, tornando o ar constante"

"tambem sei que eh china(muitos vao meter o pal nele, rsrsrs)"

 

Tambem sei que qualquer modificaÇao que eu faÇa vou perder a garantia, e posso danifica-lo, mas ja estou ciente disto!!!

 

Bom a minha ideia seria a principio, aumentar a capaciade de ar dele, aumentando a pressao interna do reservatorio, ja que nao vou trocar o reservatorio dele, entao vamos direto ao pressostato.

bom o pressostato dele  eh padrao china(yemen, elgin,torx, e outras marcas, mas mesma coisa) parte do ponto 0, 0psi, desliga com 4 bar(58psi) e religa assim que esvazia e chega em 3 bar(43psi).

 

ou seja so temos 15libras/psi de uso entre e religar, desligar, e religar....

pra quem usa um aerografo a 20 libras, em questao de 30 segundos ele esvazia dos 58psi ate chegar ao ponto de religar em 43psi,certo...

 

o que eu queria fazer era entao trocar o pressostato dele e colocar um que religasse em 35 Psi e desligasse em 80psi o que me daria 45 psi de folga, que seria 3 vezes mais tempo do que ele vem de fabrica.

 

ja pesquisei e vi que a valvula de seguranÇa dele so arma, ou atua, em 100psi, entao eu poderia colocar o pressostato em 80psi maximo que nao teria problema, pois se a valvula ativa em 100psi, ele nao vai esplodir antes disso, ou entao a fabricante nos deu uma bomba neh...

bom pelo que muitos tecnicos me informar, pela espessura e pela valvul de seguranÇa, esse tanque de 3litros, resistiria a uma pressao de mais ou menos uns 140Psi, e muitos ate me informaram que esse tanque pode resistir a mais de 180libras/psi (pesquisei com 16 tecnicos aqui da minha regiao, em 18 lojas, so 2 nao me responderam).

bom eu nao quero ultrapassar mais de 90psi, pois se vou usar no maximo 30 psi de pressao no aerografo(so se for de suxiÇao rsrsrs) eu precisaria que ele religasse com 35psi(pra nao perder pressao na hora que estivesse usando) e fosse ate os 80 psi, assim eu teria um tempo maior de uso antes do liga, desliga, liga ,desliga....

 

agora eu precisava das dicas e informaÇoes de voces,opinioes,

principalmente sobre o pressotato que eu devo usar,

eu penso em colocar um desses grandes, de 80/120psi, ae eu regulava ele e o diferencial, deixando nos 35/80, ou 40/80psi, mas pra colocar um grande eu teria que colocar um joelho na entrada onde vai o pressostato original, pois o original e pequeno, e o grande ele nao ia encaixar sem ter folga de encostar no tanque.

 

e ae o que voces sugerem???

lembrando que estou cinte que se eu mecher perco garantia(apesar que falta 1 mes pra acabar, sao so tres meses)

e tambem que posso danifica-lo, mas estou ciente disso e estou por minha conta e risco

Gostaria muito de comentarios e opinioes do Vinicius Roland tambem, sei que ele É muito inteligente nessas partes e manja muito, sou fa dele..

 

deixo aqui a foto da lateral com o pressostato

 

vista lateral compressor e pressotato

o pressostato eh aquele do lado direito(pretinho)onde sai um fio entre o compressor prata e a conexao entre a valvula de seguranÇa(esquerdo vermelho) o cano do compressor(cromado,parte de cima) e o tanque(parte de baixo vermelho)

Original Post

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O pressostato dele e praticamente um desse, so muda a marca e pressao

 

pressotato elgin 50/80

mas eu pretendo usar um desses no lugar

 

pressotato

Mas minha outra duvida, e se pro modelo do meu compressor Sagyma ASW186, que tipo de pressostato eu devo usar desses grandes, 1 via, 2 vias, 3 vias, 4 vias, com ou sem valvula de alivio, e como eu faço essa regulagem na preçao e no diferencial pra deixa-lo 40/80psi...

Acho que meu artigo pode ajudar na regulagem do pressostato:

 

http://www.webkits.com.br/news...id=391&zoneid=28

 

Já há pressostatos com 50/80 lb., e pode usá-lo assim, ou regular pra acionar com 35, como pretende:

 

http://makino.com.br/pressosta...0-80-psi-sem-valvula

 

O problema que vejo é se o motor terá força pra encher o reservatório com 80 lb, ou você o trocará por um compressor de geladeira???

 

Abç.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Algumas considerações:

 

Como você sabe que a válvula de alivio dele só abre em 100 psi?

 

Ninguém é capaz de apenas olhando saber a pressão máxima que um tanque aguenta, isso só pode ser verificado num teste hidrostático, na falta de uma informação segura do fabricante.

 

Como disse o Fire, acho difícil que este motor suporte colocar 80 psi no tanque, se conseguir vai com certeza diminuir a vida útil dele. Uma vez confirmada a capacidade de pressão do tanque eu colocaria um motor de geladeira (na verdade de bebedouro) nele.

 

Como alternativa, ao invés de um pressostato 80/120 ( você não vai conseguir baixar a pressão máxima a menos do que 100) você pode usar um pressostato 40/60 e modificar o range dele para 30/60 (pode ser até que se consiga um diferencial maior, mas é preciso testar), teria uma reservar maior sem afetar as características de fabrica do equipamento.

 

 

 

 

 

 

Last edited by Augusto

Augusto

sobre a valvula testei ela agora cedo num compressor maior, ela abre aos 97 Psi, quase 99psi, to pensando entao em deixar o pressostato em 30 a 70 psi, acredito que nos 70 psi o compressor aguente empurrar, sem perder muito a vida util,

 

Firefox,

eu acredito que esse compressor encha os 80psi sim e ate mais, pois ja vi um amigo meu que tem auele Comp1(que parece um inalador) encher um cilindro de CO2 com 75 PSi, demoru mais encheu, e tambem acredito que possa diminuir a vida util do compressor como desvantagem.

Mas se ate o Comp 1 pode chegarnos 72, o sagyma que e mais potente deve chegar um pouco mais tranquilo.

Ah, voce pode me mostrar ou dizer como faço essa regulagem pra baixar pros 30psi no pressostato de 50/80, e esse pressostato seria um desses mini igual o da sagyma, porque se for to sem a menor ideia de como fazer isso, devido a ele aparentar ser lacrado, e muito pequeno, se voce puder me ajudar vou agradecer muito, pois no pressostatos grandes vi que são dois parafusos dentro dele que regulam o diferencial.

Ou tambem como eu poderia abaixar esse meu pressostato original do Sagyma, pra religar com 30, assim eu ficaria com 30, 58psi e teria uma folga maiorzinha

 

 

GianValente, espero ter sim sucesso, quero muito conseguir fazer isso

 

 

Obrigado a todos pela atençao!!!

 

Abraços

 

Ah lembrando aqui, o Firefox, foi exatamente esse tópico que me incetivou a montar meu primeiro compressor de geladeira, ja tinha visto ele antes, muito bom mesmo, ja consegui quase tudo so falta o reservatorio que pretendo arrumar  um de 4litros.

 

Acabei de ver esse pressostato grande de 50/80, a regulagem seria a mesma pra mudar o diferencial neh.

Outra coisa olhando pela foto do meu sagyma, precisaria de mais alguma coisa pra colocar esse pressotato, aem obvio de um joelho de 45 pra dar espaço pra ele encaixar, tipo precisaria fazer alguma outra modificaçao???

 

 

Pessoal, tenho este mesmo compressor Asw186 comprado aqui com o Brisa.

Estou acompanhando pois também acho que, embora eficiente em manter o jato de ar continuo e estável, não é pratico pelo aquecimento e liga desliga constante. Mas pergunto.. e se colocar outro reservatório maior, ou conectar mais um reservatório, como será que ele se comportaria. Imagino que teria a mesma pressão, mas com maior capacidade..não aquecendo tanto, mantendo a vida útil e religando menos...é isto??  

 

Abs

Castro

 

Originally Posted by CASTR0:

 

Pessoal, tenho este mesmo compressor Asw186 comprado aqui com o Brisa.

Estou acompanhando pois também acho que, embora eficiente em manter o jato de ar continuo e estável, não é pratico pelo aquecimento e liga desliga constante. Mas pergunto.. e se colocar outro reservatório maior, ou conectar mais um reservatório, como será que ele se comportaria. Imagino que teria a mesma pressão, mas com maior capacidade..não aquecendo tanto, mantendo a vida útil e religando menos...é isto??  

 

Abs

Castro

 

como o firefox disse, e meio dificil esse motor empurrar tanto ar, mas eu acho que dois tanques, se forem de 3 litros ele pode encher sim, e ate uma boa ideia, mas pra quem vai deixar ele instalado fixo, pra quem precisa locomover ele, dois tanques seriam complicados,

segunda chega meu pressostato de 30/70, pedi para a fabricnte Elgin

produzir um pressostato mini, de 30/70psi, e eles me cederam um prototipo desses de graça, assim que chegar eu instalo e posto fotos pra voces verem como ficou

 

Castro, ja que voce tem um compressor igual o mue, voce pode me ajudar numa duvida,

eu fiz uma cronometragens com ele ligando de 0 a 58 psi pra saber quanto tempo ele demora pra encher, e com quanto tempo ele demorava pra esvaziara ate religar, voce poderia fazer este teste pra mim pra eu ter um comparaçao do meu sagyma com o seu

 

se voce puder e tiver um aerografo, regula o a valvula do filtro de ar do seu sagyma pra sair com 20Psi, regula com o aerografo acionado, porque se voce baixar a preçao com ele fechado, na hora que voce usar o aerografo, a preçao cai pra 12Psi, preciso que voce teste ele com 20Psi com o aerografo funcionano, assim a pressao fica estavel em 20 psi, e assim que ele estabilizar em 20 psi, voce para de acionar o aerografo, ae espera o reservatorio encher e desligar sozinho, da uma pausa de 10 segundos, ae voce pega um relogio ou um cronometro, e começa a cronometrar com o aerografo acionado, ate o compressor chegar a 43 psi, onde ele iria religar,e pausa o relogio, preciso saber quanto tempo o seu reservatorio dura antes de religar, depois voce espera o tanque encher de novo, desliga a tomada, e aciona o aerografo e o cronometro de novo, e conta ate o tanque chegar a 20 psi, onde voce regulou ele...

 

 

PandaH 

Meu compressor fica sempre no mesmo local, então mais um tanque não seria problema. Vou pensar..

Providenciei um Cooler grande para por encima no pistão, com finalidade de resfriar, mas entre o cooler e o metal, vou colocar uma borracha para não entrar em contato, imagino ser aconselhável apenas o ar circular, evitando assim possíveis microfissuras por choque térmico.

Vou cronometrar e aviso o resultado OK.

 

Abs

Castro

Castro

sobre o cooler, voce pode tentar colocar ele a uma distancia de 2 cm de cima dos Hansincks(as partes de ferro de cima onde fica o pistao) que vai esfriar ele legal, sem dar problemas de ficar encostado, ae voce evita colocar a borracha em cima, ao qual faria esquentar mais, porque a borracha segura mais calor,e impede do ar do cooler esfriar a carcaça,

nos sistemas de resfriamento por cooler, aprendi no curso que nao se deve colocar nada pra obstruir o ar que passa para resfriar como borrachas ou panos molhados.. e bom evitar

o cooler a uma distancia de 2 a 3 cm  vai ter melhor eficiencia, e sobre o risco de choque termico, so seria possivel se voce resfriasse de uma vez a parte quente com uma temperatura bem inferior, tipo, colocar um bloco de gelo em cima da carcaça do compressor, ae sim poderia acontecer de choque termico, mas no caso os coolers apenas vao enviar o ar do ambiente que no maximo vai ter 2 a 3 graus mais frios,pro metal quente, e o ar do cooler vai esfriando aos poucos, as vezes nem esfria muito, so deixa a carcaça um pouco menos quente.

agora se eu estiver errado me corrigam por favor.

aguardo a sua cronometragem, amanha te passo as mihas cronometragens pra voce ter uma noçao do tempo do meu tambem. abraços

LihH PandaH

 

e sobre adaptar dois reservatorios no sagyma, voce vai ter um trabalaho com soldagem,

quem pode te dar umas idéias boas de como voce pode fazer isso eh meu grande mestre e idolo o Vinicius Roland aqui do site, ele realmente entende melhor que qualquer um na parte de belas criaçoes de compressores com reservatorio.

se puder entra em contato com ele, ele pode te ajudar nessa preoparaçao

 

 

Originally Posted by CASTR0:

PandaH 

Estou na praia, volto semana que vem, fico uns dias e depois praia novamente . Então, faço a compartimentagem assim que possível.

Opa que beleza heim, curta bastante ae, eu to reso,vend uns pipino saqui, o ponto comercial que aluguei(meu atual studio de tatuagem) desabou e a dona nao quer arrumar nem ressarcir o prejuizo do s meus equips. nem tive tempo de dormir, tava tirandoo que sobrou, e acabei entrando em panico e fui parar no hospital, agora que cheguei em casa, ta fodah

mas amanha, ou hoje ainda eu te posto as minhas comparaçoes, o papel que anotei esta dobrado dentro daquele espaço entre o tanque e o compressor rsrsrs...

Originally Posted by CASTR0:

PandaH 

Estou na praia, volto semana que vem, fico uns dias e depois praia novamente . Então, faço a compartimentagem assim que possível.

 

Castro , demorei mas estou aqui postando o meu time no Sagyma

 

Sagyma ASW186 3Litros

Tempo para encher

De 0 a 42 Psi/3BAR                     =   00:48 segundos

De 0 a 58 Psi/4BAR          =   01:18 Minutos   

Religando de 42Psi ate 58 PSi   =  00:30 Segundos

 

Resumo: Ele levou um total de 1:18 segundos aproximados para encher do 0 ate o maximo (58Psi)e o diferencial do liga desliga, ele levou 30 segundos para encher dos 42 PSi ate desligar com 58 Psi

 

Tempo com ele esvaziando 

aerografo com gatilho apertado Continuamente

Intalado um outro manometro na frente/saida do manometro da Sagyma, assim o do sagyma eu abri tudo pra ver a pressao que continha no tanque, e o da frente pra calibrar a pressao de saida de ar.

Manometro Extra Regulado para Liberar 20PSI de Pressao

Compressor cheio com o botao desligado para nao ligar e causar diferença.

 

58 para 42 PSi =00:20 Segundos

42 para 20 PSi = 00:34 Segundos

20 para 0 Psi    = 1: 20 segundos

 

gar dos daqui

Ele leva no caso 20 segundos para religar,

mantendo a pressao estavel de 20 psi no aerografo, ele

levou 54 segundos para chegar nos 20 psi (dos 58 Psi ate 20 Psi)

abaixo de dos 20 psi a pressao foi caindo(19,18,17....) ate zerar,

Levando um total de 2:12 segundos para esvaziar o tanque de 3 Litros

(58 Psi ate 0 Psi, levando em conta que testei ele com um aerografo Sagyma Sw770G, com bico 0,20mm, e o manometro do sagyma estava aberto todo, so instalei um outro manometro na frente pra regular o ar para sair com 20 Psi, pois e mais facil de cronometrar com quantos psi ele vai ficando

 

Num teste final eu usando ele com intervalos no gatilho do aerografo e a pressao tambem regulada pra 20Psi (pintei um quadro sombreado de 50x50cm)

ele me rendeu aproximadamente:

1:02m para chegar dos 58 Psi ate 42 Psi onde ele religa

2:47m para chegar dos 42 Psi ate 20 Psi

Ou seja

eu tenho uma media de 1 minuto para usar ele e ele religar para encher de novo, e se eu estivesse com o compressor desligado e o tanque cheio

ele leva uma media de 2 minutos e 47 segundos mantendo a pressao de 20 PSi.

 

Castro eu sei que e meio confuso, mas espero que entenda.

se voce nao puder intalar provisoriamente um manometro na frente da saida do manometro regulador do sagyma nao tem problema,

deixa o manometro do sagyma todo aberto mesmo.

a e pra voce saber como usar 20 psi faz o seguinte

Testa ele umas tres vezes regulado pra 20 psi e puxano o gatilho do aerografo ate o maximo, e com o dedo na frente tente decorar a pressao do ar que sai no seu dedo.

ae quando voce for testar e cronometrar, faz a mesma coisa, so que invez de puxar todo o gatilho, aperte ele bem de leve ate sentir a mesma pressao que sentiu no dedo, assim mesmo que de uma variaçao, voce vai estar mais proximo dos 20 psi.

abraços e aguardo sua comparaçao

 

 

 

 

Galera to postando aqui a comparaçao de tempo de uso do Sagyma do Castro , que gentilmente me enviou:

 

Castro:

Olá PandaH, tirei um tempinho para fazer aqueles testes. Não coloquei novo manômetro.

 

Resultado dos testes...

 

 

Sagyma ASW186 3Litros com 2 anos de uso moderado.

Aerógrafo BADGER ANTHEM 155-7 com 1 ano de uso moderado

 

Média de três testes

Tempo para encher

De 0 a 42 Psi/3BAR          =   00:53 segundos

De 0 a 58 Psi/4BAR          =   01:22 Minutos   

Religando de 42Psi ate 58 PSi   =  00:31 Segundos 

 

Média de três testes

Tempo com ele esvaziando 

Aerógrafo com gatilho apertado Continuamente

 

58 para 42 PSi = 00:18 Segundos

42 para 20 PSi = 00:36 Segundos

20 para 0 Psi    = 1: 31 segundos

 

Com meu aerógrafo, quando pinto, ele simplesmente fica ligado direto, apenas estabiliza a sida de ar, esquenta muito com leve ruido.

Agora uma comparaçao do Meu  e do Castro

Em Azul e meu, Em Vermelho é o do Castro

Tempo para encher

          LihHPandaH          Castro

De 0 a 42 Psi/3BAR          =   00:48 segundos     =   00:53 segundos

De 0 a 58 Psi/4BAR          =   01:18 Minutos       =   01:22 Minutos

42Psi ate 58 PSi          =  00:30 Segundos    =00:31 Segundos

 

Como podem ver, o diferencial do meu compressor e o compressor do Castro nao variou muito o tempo de enchimento do reservatório,

tendo em vista/consideraçao que o meu só tem 2 meses de uso e o do amigo Castro ja possui um vida de 2 anos,  a unica variaçao foi o enchimento do nivel 0psi ate os 42 psi, ao qual o meu compressor encheu mais rapido.

 

Tempo do Compressor Esvaziando com gatilho apertado continuamente

58 para 42 PSi          =00:20 Segundos      00:18 Segundos

42 para 20 PSi          = 00:34 Segundos      00:36 Segundos

20 para 0 Psi          = 1: 20 segundos        1: 31 segundos

 

Aqui tambem variou pouco o tempo, agora tendo em vista que nao envolve a performance do compressor e sim do aerografo, pois usamos modelos diferentes, eu com um SAGYMA-"LING" modelo Sw770G e o nosso amigo usou um Super BADGER ANTHEM 155-7.

Como podem ver a diferença foi de apenas uns 3%, devido ao consumo diferente de cada aerografo.

 

 

No teste final usando ele em pintura(tempo de gatilho variado)

 

1:02m para chegar dos 58 Psi ate 42 Psi onde ele religa

2:47m para chegar dos 42 Psi ate 20 Psi

 

O do Castro, Ele Relatou que simplesmente fica ligado direto, apenas estabiliza a saida de ar, esquenta muito com leve ruido.

 

Como podemos perceber, o meu com pouco tempo de uso demorou bastante tempo pra esvaziar no ponto onde ele religa, e quase 3 minutos para esvaziar o tanque no ponto onde continuava a mantendo a pressao que regulei no manometro, ou seja ele me deu pressao estavel que escolhi, no caso 20PSI, po quase tres minutos.

Porem o do Castro ja esta praticamente religando a todo tempo, o que nos mostra que esse compressor nao vai durar muito,

 

Realmente, a soluçao para esse compressor seria, ou Usar um reservatorio Maior, Ou Usar um pressotato com difrencial maior tambem, ou Usar os Dois Juntos

 

No meu caso essa semana depois que fiz os testes , eu coloquei um pressotato com diferencial maior, esse que Desliga com 72 Psi, e religa com 42 Psi. Me deu uma Folga de 40 Psi, Provavelmente vai durar o dobro de tempo, mas tambem pode prejudicar a potencia do motor, ja que o sagyma desliga com 58PSi e religa com 42Psi (apenas 16Psi de Folga).

Esta semana posto novas comparaçoes, e tambem estarei em busca de soluçoes, pois ate agora tenho gostado do compressor...

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