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Bom, pessoal, depois de desanimar do Leopard 1a4 vintage da Italeri. Por causa das falhas no kit resolvi montar um kit da Tamiya, afinal É o que estÁ me dando vontade de fazer. Guardei o Leopard na fase da montagem em que estava e comecei esse.

Sempre tive sorte com os kits da Tamiya. Eu que gosto de concluir bem feito e rÁpido. 

Para este, estou com um excelente pressentimento, as partes do casco se juntaram perfeitamente sem deixar nenhuma fresta.

Mas vamos ao projeto que estou comeÇando. Sempre que eu concluir uma fase, um dia de montagem eu posto.

O kit É esse:

 

Comecei retirando as peÇas do saco.

 

Preparei aguÁ morna com detergente.

 

E a escova velha.

 

Molhei a peÇa na Água morna de uma lado e depois do outro.

 

Na hora de escovar esfrega-se a escova levemente sobre as peÇas como mostra a imagem abaixo.

 

ApÓs esfregar com a escova eu enxÁguo dos dois lados pela primeira, na Água com detergente que usei da na lavagem.

 

 

FaÇo tudo com as esteiras tambÉm.

 

ApÓs eu enxÁguo as peÇas, incluindo as esteiras, pela segunda vez e com Água corrente.

AÍ ponho para secar no varal.

As peÇas que se soltaram e a parte de baixo do casco que eu achei que não iria ficar bem presa pelo prendedor eu sequei com o pano de prato e coloquei na caixa.

Bom esse foi o dia de hoje.

Last edited by Filipe2583
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Assef posted:

nunca lavei um kit!

Sempre ouvi que tinha que lavar para a tinta não descascar por causa do óleo empreguinado que vem de fábrica. Esse óleo tem origem no processo de injeção do plastico no molde onde a função dele seria impedir que o sprue agarre na hora da ejeção.

O que eu ouvi está errado?

 

 

Last edited by Filipe2583

Não, não está errado. É uma recomendação que já li em dezenas de lugares, desde que comecei a praticar o nosso hobby. Só não sei se essa oleosidade ainda existe nos processos modernos de injeção. De qualquer maneira, um banho não faz mal algum. O único cuidado é usar um ralinho japonês (tela) no buraco da pia. Vai que alguma peça solta da árvore e daí...

Uma adição - na montagem a gente vai acabar sujando o kit de novo, seja com a oleosidade de nossas mãos, impressões digitais escala 1/1, resíduos de lixa e outras tarefas. Aí vale um segundo banho. Daí em diante, especialmente durante a pintura, um par de luvas de procedimento é tudo de bom. Não vivo sem elas!

 

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Last edited by paulors
paulors posted:

Não, não está errado. É uma recomendação que já li em dezenas de lugares, desde que comecei a praticar o nosso hobby. Só não sei se essa oleosidade ainda existe nos processos modernos de injeção. De qualquer maneira, um banho não faz mal algum. O único cuidado é usar um ralinho japonês (tela) no buraco da pia. Vai que alguma peça solta da árvore e daí...

Uma adição - na montagem a gente vai acabar sujando o kit de novo, seja com a oleosidade de nossas mãos, impressões digitais escala 1/1, resíduos de lixa e outras tarefas. Aí vale um segundo banho. Daí em diante, especialmente durante a pintura, um par de luvas de procedimento é tudo de bom. Não vivo sem elas!

 

Eu comprei luvas em loja de material cirurgico pensando orincipalmente na colagem de peças com tek bond.

Dando início à segunda fase, posto o que estou usando para montar:

Cola de extra fina e de secagem rápida.

 

Alicate específico da marca Italeri.

Repare que ele é mais fino do que os alicates de cutícula, o que facilita na hora de colocar o alicate entre o sprue e a peça. 

 

Seguem as fotos dos resultados da etapa um que possui muitas peças para colar. Reparem que em um dos lados o que eu diria que são suspensões estão em uma direção e no outro lado em outra direção.

A cola foi passada do lado de fora e as vezes dentro também.

Last edited by Filipe2583

Ao fim do primeiro dia de montagem, considero o sprue adequado no que diz respeito ao espaço para colocar o alicate que, apesar de especial, nem sempre encontra espaço suficiente para cortar em outros kits.

Também já posso dizer que é o melhor kit que já vi. Os encaixes são perfeitos, não há grandes folgas e tudo encaixa bem. 

Ele todo está colado com MR Cement S, a cola extra fina e de secagem ultra rápida que não deixa marcas.

É um tamiya e faz jus á fama que me foi transmitida. Me deixou impressionado.

Seguem as fotos do resultado final deste dia:

 

Outras ferramentas que uso:

Pinça que mais uso para manusear peças pequenas.

O kit de pinças. Quase que só uso a que está de fora. Talvez seja questão de gosto.

Mascara para pintura e envernização

Aerógrafo para pintar e envernizar.

Compressor

Luvas para pintura, envernização e uso de tek bond (ou super bonder ou equivalente)

Meus pinceis (tamanhos 0, 1, 2,  3 e 4) para pintar as peças pequenas.  Uso quase que só o zero. Mais para frente vou comprar e experimentar usar o 00 e 000 da condor.

Comprei o kit fechado da revell e alguns avulsos, inclusive um da revell já quebrou.  

Do kit da revell só usei o zero.

RUBENS COSTA posted:

Veja os pinceis "Condor 409 Toray" é uma boa escolha no sentido de custo beneficio, creio muito nisto, valores em torno de $6,00 compro sempre.

Abs.

Voto com o relator! São ótimos!

"Ao fim do primeiro dia de montagem, considero o sprue adequado no que diz respeito ao espaço para colocar o alicate que, apesar de especial, nem sempre encontra espaço suficiente para cortar em outros kits.

Também já posso dizer que é o melhor kit que já vi. Os encaixes são perfeitos, não há grandes folgas e tudo encaixa bem. "

------------------------------

Está muito boa a sua apresentação.

Os kits novos da Tamiya são como vc menciona - muito bem injetados, encaixes perfeitos e produzindo excelentes resultados. Melhor ainda, sem a necessidade de incluir centenas de peças dentro da caixa. O único cuidado com os Tamiya é pesquisar, antes de comprar, se o kit é dos antigões ou é um dos modernos, como esse que vc está montando. Os antigos, ainda que legais, são inferiores em termos de fidelidade à escala, detalhes e outras mumunhas. E os novos e antigos são vendidos misturados por aí. Isso acontece tb nos navios 1/700 que eu monto. Existe o mesmo navio em moldagem antiga e nova, com diferenças abissais de qualidade.

Uma coisa que vc já deve saber, mas não custa repetir. Não corte a peça do sprue rente a sua superfície. Deixe uma folga e acerte depois com lixa. Eu tinha a mania de apoiar o alicate na peça, para cortar o mais rente possível, e acaba cortando fora mais do que devia. 

[  ]s

 

 

paulors posted:

"Ao fim do primeiro dia de montagem, considero o sprue adequado no que diz respeito ao espaço para colocar o alicate que, apesar de especial, nem sempre encontra espaço suficiente para cortar em outros kits.

Também já posso dizer que é o melhor kit que já vi. Os encaixes são perfeitos, não há grandes folgas e tudo encaixa bem. "

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Está muito boa a sua apresentação.

Os kits novos da Tamiya são como vc menciona - muito bem injetados, encaixes perfeitos e produzindo excelentes resultados. Melhor ainda, sem a necessidade de incluir centenas de peças dentro da caixa. O único cuidado com os Tamiya é pesquisar, antes de comprar, se o kit é dos antigões ou é um dos modernos, como esse que vc está montando. Os antigos, ainda que legais, são inferiores em termos de fidelidade à escala, detalhes e outras mumunhas. E os novos e antigos são vendidos misturados por aí. Isso acontece tb nos navios 1/700 que eu monto. Existe o mesmo navio em moldagem antiga e nova, com diferenças abissais de qualidade.

Uma coisa que vc já deve saber, mas não custa repetir. Não corte a peça do sprue rente a sua superfície. Deixe uma folga e acerte depois com lixa. Eu tinha a mania de apoiar o alicate na peça, para cortar o mais rente possível, e acaba cortando fora mais do que devia. 

[  ]s

 

 

Como diferenciar um kit novo do antigo?

"Como diferenciar um kit novo do antigo?"

-----

Boa pergunta, para qual não existe uma resposta adequada.

Um bom começo é pesquisar no site da loja Hobbysearch japonesa, que traz fotos das peças do kit, das instruções e, algumas vezes, a data de lançamento. O exame das fotos mostra o que vc pretende comprar e a qualidade. Veja aqui o seu kit.

http://www.1999.co.jp/eng/10000232

Outra loja no mesmo formato.

http://www.model-making.eu/?sess_id=33154511

E nela o seu kit.

http://www.model-making.eu/pro...-182-King-Tiger.html

Depois disso, um mergulho na web para analisar os reviews do kit. Esse site aqui é precioso.

https://www.scalemates.com/

Veja nele a história de seu kit.

https://www.scalemates.com/kit...82-production-turret

Veja ele em 1993, como "new tooling".

[  ]s

 

paulors posted:

"Como diferenciar um kit novo do antigo?"

-----

Boa pergunta, para qual não existe uma resposta adequada.

Um bom começo é pesquisar no site da loja Hobbysearch japonesa, que traz fotos das peças do kit, das instruções e, algumas vezes, a data de lançamento. O exame das fotos mostra o que vc pretende comprar e a qualidade. Veja aqui o seu kit.

http://www.1999.co.jp/eng/10000232

Outra loja no mesmo formato.

http://www.model-making.eu/?sess_id=33154511

E nela o seu kit.

http://www.model-making.eu/pro...-182-King-Tiger.html

Depois disso, um mergulho na web para analisar os reviews do kit. Esse site aqui é precioso.

https://www.scalemates.com/

Veja nele a história de seu kit.

https://www.scalemates.com/kit...82-production-turret

Veja ele em 1993, como "new tooling".

[  ]s

 

O que exatamente quer dizer new tooling? 

E a propósito, qual é a cor pastel que usavam nele?

New tooling, em tradução literal, novo ferramental. Significa basicamente um novo molde. O fabricante foi lá, gastou uma fortuna e usinou novos moldes para atender alguma demanda do mercado.

É bem fácil confirmar se um modelo é new tool. Procure no Google por: Airfix 1/72 Spitifire New Tool ou Tamiya 1/35 T-34 New tool confira as datas, as fotos e os reviews.

Mas não se fie somente por isso. Há moldes bem antigos e que ainda são relevantes, como os da Monogram, Tamiya, Revell, etc. Inclusive melhores que New Tools.

Terminei o trabalho de hoje. ficou faltando pintar, por a saia blindada e as ferramentas que serão pintadas a parte.

A saia blinda falta porque optei por colar as pontas com tek bond e depois tirar a roda traseira (Pode ser apenas encaixada, não necessita colar. A borrachinha que tem no meio da roda segura ela sem colar) para colocar junto com a esteira, esticando a esteira apenas.

Apesar de ter que colocar telinha (que eu cortei muito mal), classifico o kit com excelente, até essa fase da montagem. Acho que vai dar para esconder.

O interior da torre possui detalhes.

Vejamos as fotos:

Positivo. O pastel a que o autor do texto se refere é pigmento em pó para envelhecer ou sujar o modelo. Anos atrás a gente usava giz pastel seco, mas agora existem carradas de pigmentos, de diversos fabricantes. Aqui mesmo, no Mercado das Pulgas, costuma ter para vender.

A cor que vc mencionou acima é o famigerado Dark Yellow usado nos veículos alemães a partir da metade da Segunda Guerra. A Tamiya tem uma tinta dessa cor, a XF-60, bem como outras duas muito usadas na camuflagem desse tanque (veja nas instruções) - XF-61 Dark Green e XF-64 Red Brown. Uma alternativa seriam as tintas Acrilex. Vários colegas aqui do fórum utilizam, com excelentes resultados. Existia até mesmo uma tabela com as cores Acrilex e as misturas para se conseguir as tonalidades desejadas.

Talvez algum colega ainda tenha essa informação e coloque aqui para ajudar. Vou ver se acho em meu arquivo.

 

Eu faço a Dark Yellow com as seguintes cores da Acrilex: Acrilex Acrílica - 819 Concreto + 536 Amarelo Cádmio.

Como é uma tinta muito espessa, eu primeiro diluo o 819 Concreto e depois vou acrescentando o 536 Amarelo Cádmio até ter o tom desejado. Na minha observação fica quase 100% igual. É uma tinta de custo bom, e como não será usada em situações que requeira uma finíssima camada, como nos enfumaçados de metralhadoras de aviões, assim em uma pintura geral como é a aplicada em blindados fará uma ótima cobertura, desde que aplicada em leves camadas.

Para meu uso sempre foi uma ótima escolha nas pinturas de blindados, meus brutos ficam com uma ótima aparência além de ser uma tinta muito boa de se lidar.

Abs

 

Filipe,

A grosso modo, verifique a numeração dos Tamiya, 35145 (inclusive) em diante costumam ser excelentes kits, daí para trás, nem tanto.

Claro, existem excessões, além dos rebox (kits antigos com alguma modificação lançados em caixa nova ou até kits completos de outros fabricantes, com caixa Tamiya), edições especiais e outros.

Isto não é privilégio da Tamiya, outros fabricantes oferecem kits mais antigos verdadeiramente tenebrosos, até uns poucos lançamentos recentes, tem alguns aspectos assustadores.

Sempre convém pesquisar qual kit comprar, especialmente quando existe grande variedade (Tiger, Sherman, T34 e outros) de tipos e versões de fabricantes diferentes.

Isto sem contar a enorme variação de preço de certas marcas para outra. Um modelo razoável de determinado tanque pode custar menos a metade de um melhorzinho, mas nem tanto.

Procure informações na Internet ou poste suas dúvidas aqui, muitos colegas montaram, tem ou conhecem a maioria dos kits mais comuns do mercado e podem lhe dar sugestões.

PlastiAbraços

Rubens posted:

Filipe,

A grosso modo, verifique a numeração dos Tamiya, 35145 (inclusive) em diante costumam ser excelentes kits, daí para trás, nem tanto.

Claro, existem excessões, além dos rebox (kits antigos com alguma modificação lançados em caixa nova ou até kits completos de outros fabricantes, com caixa Tamiya), edições especiais e outros.

Isto não é privilégio da Tamiya, outros fabricantes oferecem kits mais antigos verdadeiramente tenebrosos, até uns poucos lançamentos recentes, tem alguns aspectos assustadores.

Sempre convém pesquisar qual kit comprar, especialmente quando existe grande variedade (Tiger, Sherman, T34 e outros) de tipos e versões de fabricantes diferentes.

Isto sem contar a enorme variação de preço de certas marcas para outra. Um modelo razoável de determinado tanque pode custar menos a metade de um melhorzinho, mas nem tanto.

Procure informações na Internet ou poste suas dúvidas aqui, muitos colegas montaram, tem ou conhecem a maioria dos kits mais comuns do mercado e podem lhe dar sugestões.

PlastiAbraços

Esse não foi caro. Comprei ele por pouco mais de R$170,00 + frete na Tamiya Brasil.

Dessa vez eles entregaram bem dentro do prazo. Postaram logo após a confirmação do pagamento.

Eles as vezes atrasam alguns dias, pelo menos comigo, mas costuma valer a pena.

Filipe,

Existem casos de kits similares custando um o triplo do outro, normalmente o mais caro eh melhor, mas sao raros os casos que sejam 3 vezes melhor... 

PlastiAbracos

tipo o Revell Laferrari 199 reais e o Tamiyta Laferrari por 399 (precos da mesma loja fisica que eu vi aqui). Eu nao montei ou comprei militaria (ainda), mas tamiya é BEM mais caro, coisa de ter kits de 2.000 reais, 3.000 reais. uma curiosidade é que nunca vi aviacao civil da tamiya. So tem boeing/Airbus revell ou airfix

 

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