Augusto,
Ótima iniciativa!
Eu estou fazendo um Panzer III da Revell(1:72), o meu primeiro tanque nessa escala. Resolvi pintar a esteira na arvore e vi que vai dar um trabalhao p terminar! Meu proximo kit eu vou montar tudo antes.
Valews!
Excelente tópico e trabalho, continue postando!
Muito legal, estou aguardando novos post
uma vez aqui no forum fiz essa pergunta
montar pintar ou pintar montar
não tive muitos exclarecimentos
uma vez aqui no forum fiz essa pergunta
montar pintar ou pintar montar
não tive muitos exclarecimentos
Olá! Desculpem a "gonorância", mas o que significa GB?
Abraços!
Ferro
Abraços!
Ferro
quote:Originalmente publicado por Ferro:
Olá! Desculpem a "gonorância", mas o que significa GB?
Abraços!
Ferro
Simples GB = Group Build - Montagem em grupo.
Obrigado!
Eu até desconfiei, mas vi que no topico aparece como "BUILD-GROUPS" então pensei que pudesse significar algo diferente.
Eu até desconfiei, mas vi que no topico aparece como "BUILD-GROUPS" então pensei que pudesse significar algo diferente.
Vamos retomar o projeto montando os rodeios.
Como este modelo permite vou colocando os rodeios sem nenhuma cola para verificar todos os ajustes
Com todas as peças no lugar vem a hora de usar a cola bem líquida que ajuda muito no processo. Aqui basta usar um pincel comum, nem é preciso limpar depois, este tipo de cola evapora muito rápido e não deixa qualquer resíduo nos pelos. Às vezes fica um pouco de plástico derretido grudado neles, mas ai é só mergulhar novamente na cola que tudo fica limpo novamente.
Com o pincel embebido em cola basta encostar nos pontos de contato da roda com o eixo que por capilaridade a cola vai se depositar nas reentrâncias formando uma soldagem limpa ainda que não muito resistente.
Aqui os rodeios já montados
Fazemos então uma verificação se tudo está certo, caso haja algum problema a fraca soldagem vai permitir que se desmonte as rodas sem muitos problemas. Primeiro verificamos o alinhamento com uma régua de alumínio
Para verificar se todas as rodas estão tocando igualmente o solo nada melhor que uma superfície de vidro que, aliás, é o que forra a minha bancada. É resistente, fácil de limpar e boa para apoiar coisas que se precisa cortar.
Terminada a suspensão traseira vamos dar uma olhada nos photoetch. Photoetch são pequenas placas metálicas esculpidas com eletro-corrosão que permitem uma grande fineza de detalhes em peças planas, principalmente quando se trata de grelhas e afins. Não são acessórios baratos (muitas vezes custam mais do que o modelo) e nem fáceis de se trabalhar.
Aqui a folha feita especialmente para este kit fabricada pela PART.
Separar as peças de photoetch das arvores é um trabalho que deve ser feito com muito cuidado principalmente quando são peças muito pequenas. Elas tendem a sair voando e somem. Minha forma preferida é passar um estilete cortando a ligação entre a peça e a arvore. Cuide de manter a peça sempre bem presa para evitar que saia voando por ai.
Depois de cortadas, as rebarbas que ficam podem ser removidas com uma lima bem fina. Lembrando sempre de usar a lima no sentido do comprimento da peça, pois elas são muito delgadas e amassam com muita facilidade.
Para que tenham volume peças de photoetch tem de ser dobradas, em geral a marca das dobras é indicada por uma linha serrilhada ou em baixo relevo. Veja aqui o novo painel de instrumentos.
Para dobraduras simples como esta podemos usar novamente a régua de alumínio usando o estilete como ferramenta de dobra.
Aqui uma prévia de como vai ficar o painel
Painéis de photoetch em geral são acompanhados por desenhos dos instrumentos feitos em acetato.
O acetato deve ser cortado, colado por trás do painel e ter sua parte de trás pintada com a cor de fundo dos instrumentos, mas isto veremos depois.
Aqui uma comparação inicial entre o painel de instrumentos original do modelo e o do set de photoetch.
Para dobraduras um pouco mais complexas existem ferramentas especiais, mas que custam os olhos da cara.
http://www.ares-server.com/Ares/Ares.asp?MerchantID=RET...ype=Product&ID=83682
Eu fiz a minha versão tabajara a partir de uma idéia inicial do Claude explicada aqui
http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=239&zoneid=28
Mas ligeiramente melhorada.
Aqui dobrei uma caixa que fica abaixo do painel de instrumentos
Por enquanto é isso, tem mais fotos, mas agora cansei
Ps. Aqui tem um artigo meu de como se dobrar uma esteira em photoetch do mesmo fabricante, e que pode ser interessante para entender um pouco melhor este tipo de acessório, infelizmente está em inglês.
http://www.onthewayuk.com/reviews/PART/partPz4tracksrev.htm
Como este modelo permite vou colocando os rodeios sem nenhuma cola para verificar todos os ajustes
Com todas as peças no lugar vem a hora de usar a cola bem líquida que ajuda muito no processo. Aqui basta usar um pincel comum, nem é preciso limpar depois, este tipo de cola evapora muito rápido e não deixa qualquer resíduo nos pelos. Às vezes fica um pouco de plástico derretido grudado neles, mas ai é só mergulhar novamente na cola que tudo fica limpo novamente.
Com o pincel embebido em cola basta encostar nos pontos de contato da roda com o eixo que por capilaridade a cola vai se depositar nas reentrâncias formando uma soldagem limpa ainda que não muito resistente.
Aqui os rodeios já montados
Fazemos então uma verificação se tudo está certo, caso haja algum problema a fraca soldagem vai permitir que se desmonte as rodas sem muitos problemas. Primeiro verificamos o alinhamento com uma régua de alumínio
Para verificar se todas as rodas estão tocando igualmente o solo nada melhor que uma superfície de vidro que, aliás, é o que forra a minha bancada. É resistente, fácil de limpar e boa para apoiar coisas que se precisa cortar.
Terminada a suspensão traseira vamos dar uma olhada nos photoetch. Photoetch são pequenas placas metálicas esculpidas com eletro-corrosão que permitem uma grande fineza de detalhes em peças planas, principalmente quando se trata de grelhas e afins. Não são acessórios baratos (muitas vezes custam mais do que o modelo) e nem fáceis de se trabalhar.
Aqui a folha feita especialmente para este kit fabricada pela PART.
Separar as peças de photoetch das arvores é um trabalho que deve ser feito com muito cuidado principalmente quando são peças muito pequenas. Elas tendem a sair voando e somem. Minha forma preferida é passar um estilete cortando a ligação entre a peça e a arvore. Cuide de manter a peça sempre bem presa para evitar que saia voando por ai.
Depois de cortadas, as rebarbas que ficam podem ser removidas com uma lima bem fina. Lembrando sempre de usar a lima no sentido do comprimento da peça, pois elas são muito delgadas e amassam com muita facilidade.
Para que tenham volume peças de photoetch tem de ser dobradas, em geral a marca das dobras é indicada por uma linha serrilhada ou em baixo relevo. Veja aqui o novo painel de instrumentos.
Para dobraduras simples como esta podemos usar novamente a régua de alumínio usando o estilete como ferramenta de dobra.
Aqui uma prévia de como vai ficar o painel
Painéis de photoetch em geral são acompanhados por desenhos dos instrumentos feitos em acetato.
O acetato deve ser cortado, colado por trás do painel e ter sua parte de trás pintada com a cor de fundo dos instrumentos, mas isto veremos depois.
Aqui uma comparação inicial entre o painel de instrumentos original do modelo e o do set de photoetch.
Para dobraduras um pouco mais complexas existem ferramentas especiais, mas que custam os olhos da cara.
http://www.ares-server.com/Ares/Ares.asp?MerchantID=RET...ype=Product&ID=83682
Eu fiz a minha versão tabajara a partir de uma idéia inicial do Claude explicada aqui
http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=239&zoneid=28
Mas ligeiramente melhorada.
Aqui dobrei uma caixa que fica abaixo do painel de instrumentos
Por enquanto é isso, tem mais fotos, mas agora cansei
Ps. Aqui tem um artigo meu de como se dobrar uma esteira em photoetch do mesmo fabricante, e que pode ser interessante para entender um pouco melhor este tipo de acessório, infelizmente está em inglês.
http://www.onthewayuk.com/reviews/PART/partPz4tracksrev.htm
Sem comparação!!
Seu tutorial está excelente. Assim que eu tiver novamente uma camera, pretendo fazer um review assim nos moldes do seu. Pra turma que tá chegando é um baita incentivo!
Se todos tivessem o empenho que você está colocando nesse tópico, iria ser muito mais fácil para os iniciantes e também para os mais veteranos, pois sempre estamos aprendendo não importa o nível, sempre há informações novas.
Agora, só não pode deixar esse tópico morrer na limpesa depois. Tem que ir para a área de artigos em?
P.S. Eu tenho esse set de PE, mas não tenho o kit. Tá difícil achar.
Agora, só não pode deixar esse tópico morrer na limpesa depois. Tem que ir para a área de artigos em?
P.S. Eu tenho esse set de PE, mas não tenho o kit. Tá difícil achar.
Continuando
Colei o fundo do painel de instrumentos na cabine, mas como é uma peça muito frágil coloquei um reforço de estireno pra dar mais firmeza.
Vamos então colar a caixinha que foi dobrada no painel que vai na cabine, para isso vamos usar uma outra cola.
A Tekbond é uma cola tipo Superbonder, mas de uso industrial. Como vantagens ela fornece uma colagem mais resistente, não cristaliza como as bonders normais, e pode ser encontrada em várias viscosidades. Neste caso vamos usar a mais fina que é líquida como água.
Existem varias formas de aplicar esta cola e vou apresentar a maneira mais simples que encontrei.
Primeiro pingo uma gota de cola numa superfície descartável, neste caso uma tampinha de batata em lata. A vantagem é que as bonder não grudam neste tipo de superfície e para tirar os resíduos basta uma pequena torcida na tampa que tudo se solta.
Para aplicar a cola não dá para usar um pincel, pois a cola vai endurecer as cerdas, então faço um pequeno laço usando uma agulha de acupuntura torcida com um alicate de bijuteria.
Colocando a ponta em forma de laço na cola o liquido vai formar uma pequena película ali, do mesmo modo que aqueles brinquedos de fazer bolinha de sabão. (será que isso ainda existe?).
Basta então transportar isso para o ponto de colagem. Tocando com o laço na peça o líquido, por ter baixa viscosidade, vai correr pela junta e dar uma colagem bem limpa.
Neste ponto soltei o casco do veículo da arvore, e é uma boa hora para mostra como tirar restos dos pontos de amarração.
Veja que aqui neste pára-lama ficamos com um ponto bem pronunciado
O primeiro passo é reduzir a protuberância usando uma lima. A lima é muito útil nestes casos, pois sendo rígida permite que se aplique o desbaste apenas no ponto protuberante se afetar as áreas adjacentes.
Para dar o acabamento eu uso esta lixa chamada Flexifile, nada mais é que uma tira de lixa presa a um garfo. Isso permite que ela se deforme acompanhando as superfícies curvas.
O resultado final é este.
Na próxima atualização vou dar uma parada para falar um pouco de ferramentas.
Colei o fundo do painel de instrumentos na cabine, mas como é uma peça muito frágil coloquei um reforço de estireno pra dar mais firmeza.
Vamos então colar a caixinha que foi dobrada no painel que vai na cabine, para isso vamos usar uma outra cola.
A Tekbond é uma cola tipo Superbonder, mas de uso industrial. Como vantagens ela fornece uma colagem mais resistente, não cristaliza como as bonders normais, e pode ser encontrada em várias viscosidades. Neste caso vamos usar a mais fina que é líquida como água.
Existem varias formas de aplicar esta cola e vou apresentar a maneira mais simples que encontrei.
Primeiro pingo uma gota de cola numa superfície descartável, neste caso uma tampinha de batata em lata. A vantagem é que as bonder não grudam neste tipo de superfície e para tirar os resíduos basta uma pequena torcida na tampa que tudo se solta.
Para aplicar a cola não dá para usar um pincel, pois a cola vai endurecer as cerdas, então faço um pequeno laço usando uma agulha de acupuntura torcida com um alicate de bijuteria.
Colocando a ponta em forma de laço na cola o liquido vai formar uma pequena película ali, do mesmo modo que aqueles brinquedos de fazer bolinha de sabão. (será que isso ainda existe?).
Basta então transportar isso para o ponto de colagem. Tocando com o laço na peça o líquido, por ter baixa viscosidade, vai correr pela junta e dar uma colagem bem limpa.
Neste ponto soltei o casco do veículo da arvore, e é uma boa hora para mostra como tirar restos dos pontos de amarração.
Veja que aqui neste pára-lama ficamos com um ponto bem pronunciado
O primeiro passo é reduzir a protuberância usando uma lima. A lima é muito útil nestes casos, pois sendo rígida permite que se aplique o desbaste apenas no ponto protuberante se afetar as áreas adjacentes.
Para dar o acabamento eu uso esta lixa chamada Flexifile, nada mais é que uma tira de lixa presa a um garfo. Isso permite que ela se deforme acompanhando as superfícies curvas.
O resultado final é este.
Na próxima atualização vou dar uma parada para falar um pouco de ferramentas.
Augusto, ótimas dicas, matando todas as dúvidas.
Um ótimo GB pro pessoal iniciante acompanhar!
È muito bom acompanhar seus trabalhos, continue postando.
Abraços
Um ótimo GB pro pessoal iniciante acompanhar!
È muito bom acompanhar seus trabalhos, continue postando.
Abraços
Caramba Augusto!
Ainda não tinha visto este tópico, simplesmente espetacular esta sua idéia de detalhar o passo a passo.
Parabéns pelo trabalho e pricipalmente pela paciência de fotografar e explicar tão bem cada etapa.
Muito legal mesmo
PlastiAbraços
Ainda não tinha visto este tópico, simplesmente espetacular esta sua idéia de detalhar o passo a passo.
Parabéns pelo trabalho e pricipalmente pela paciência de fotografar e explicar tão bem cada etapa.
Muito legal mesmo
PlastiAbraços
esta sempre foi minha duvida...no pz III pintar as rodas depois de montadas...qual o esquema??/
Danke
Danke
e parabens pela iniciativa seu Gugu....
Danke
Danke
estou acompanhando, principalmente
aplicação de photoetch
aplicação de photoetch
quote:esta sempre foi minha duvida...no pz III pintar as rodas depois de montadas...qual o esquema??/
Pincel fino e tinta diluida, não vai dar para fazer isso neste daqui. Vou ter de usar outro método.
Danke Herr General!!!
Se bem que como voce monta 1/35 podia tentar caneta daquelas de escrever em CD, já vi usarem e funciona bem além de dar um controle maior.
Uma paradinha para agradecer ao Rubens, Marcos, Alex, Valter, Daniel, Miguel, Adrix, esqueci alguém? Pelas palavras de incentivo.
Nada além do merecido.
Acho um post como esse paradigmático.
Marca uma visão positiva, aberta sobre o hobby, e não a que muitos vimos, e que o trata quase como uma sociedade iniciática, fechada, cheia de toques e segredos...
Só quero ver é pintar esses rodeiros montados!
Acho um post como esse paradigmático.
Marca uma visão positiva, aberta sobre o hobby, e não a que muitos vimos, e que o trata quase como uma sociedade iniciática, fechada, cheia de toques e segredos...
Só quero ver é pintar esses rodeiros montados!
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