Nessa série, procuro colocar elementos militares quase desconhecidos dando aos membros de boa vontade do Fórum um estímulo para procurarem mais material sobre os temas apresentados.
A partir de agora, vou trazer outros elementos que tenham contato direto ou indireto com os objetivos propostos pela série.
O primeiro dessa nova fase do AP&I é...
Museu Marítimo de Barcelona
O Museu Marítimo de Barcelona é, certamente, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade. O museu foi estabelecido nos antigos estaleiros de Drassanes, localizado no extremo sul da Cidade Velha, ao final da Rambla.
É um lugar que reúne beleza artística com praticidade e funcionalidade para um aspecto tão expressivo da história espanhola e da Catalunha: a navegação.
Nos Estaleiros de Drassanes foram construídos, entre os séculos 13 e 18, navios de guerra e mercantes.
A utilização desses estaleiros visava manter a supremacia naval espanhola e de Barcelona através do Mediterrâneo.
Podiam ser construídos até 30 galeras simultaneamente nas suas docas secas. A partir de 1792, os Drassanes foram usados como quarteis.
Desde 1929, localiza-se ali uma exposição permanente no Museu Marítimo e mostra a história marítima da Catalunha.
Em várias etapas seguidas, os edifícios foram restaurados, de modo que agora tem uma área de exposição de mais de 10.000 metros quadrados.
Certamente os destaques do Museu Marítimo são os navios.
Particularmente notável é a reprodução fiel de uma galera do século 16.
Essa réplica da galera Admirals de Johann da Áustria a mostra como estava na batalha de Lepanto, em 07 de outubro de 1571, quando a armada turca sofreu uma derrota catastrófica.
Construida para a comemoração dos 400 anos da batalha, ela tem 60m de comprimento por 6,2m de largura e pesa 237 toneladas vazia, com 36 peças de artilharia pesada e 6 leves.
Era tripulada por 400 marinheiros e soldados e 290 remadores dispostos em 59 linhas de remo. Era um navio formidável, ricamente decorado.
Também estão expostos réplicas dos submarinos Ictíneo I
e Ictíneo II,
construídos, respectivamente em 1859 e 1867, sob projeto de Narcis Muntoriol. Tinham casco duplo, snorkel e, apesar de feitos em madeira de oliva, o Ictineo I fez 50 mergulhos sem nenhuma falha.
Vários outros barcos de diferentes categorias estão expostos, desde simples barcos de pesca de madeira até submarinos de madeira e barcos de corrida e uma jangada.
Muitas outros áreas de conhecimento marítimo também existem dentro do museu.
O Museu Maritimo tem uma notável coleção de instrumentos de navegação. A maioria dos instrumentos são do período entre os séculos 18 e 20 e mostram o desenvolvimento do sextante, medidor de profundidade e muitas outras ferramentas de navegação.
Mas também tem um belo mural,
uma ampla área com maquetes e dioramas e...
um grupo de montagem de modelos.
Essa foto deu-me um grande alento ao ver apenas cabeças brancas no trabalho...
Em Port Vell, a cerca de 500 metros dos edifícios de museu, esta a escuna de três mastros Santa Eulália, que também pode ser visitada. Lançada em 1919, é um navio mercante típico da época.
Até o próximo AP&I.