A partir dos 9 minutos o piloto mostra que É bom de baliza e garagem...rsrsrsrs.
IncrÍvel a capacidade de decolagem e pouso do Búfalo
https://www.youtube.com/watch?v=Htheto0ulsA
https://www.youtube.com/watch?v=C3-L5PQ7npI
A partir dos 9 minutos o piloto mostra que É bom de baliza e garagem...rsrsrsrs.
IncrÍvel a capacidade de decolagem e pouso do Búfalo
https://www.youtube.com/watch?v=Htheto0ulsA
https://www.youtube.com/watch?v=C3-L5PQ7npI
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Muito bacana,
Valeu pelo link. A filmagem é sua?
Show!
Três coisas impressionam nessa anv: Baixíssima velocidade de estol, pista muito curta para decolagem e ótima razão de subida.
Na minha opinião trocar o Bufalo pelo CASA é trocar uma mula de carga por um viadinho.
Fiz poucos voos mas muito interessantes nos C-115 da BAAF (1/1GTT). Um avião incrível e que realmente podia fazer coisas que o C-105 nunca vai fazer.
xxAgnaldoxx posted:...
Na minha opinião trocar o Bufalo pelo CASA é trocar uma mula de carga por um viadinho.
Há quem pense a mesma coisa.
Se contar que os canadenses vieram ao brasiu ver a situação da frota de Bufalos, e não faz muito tempo.
Muito interessante.
Eu não entendo muito, mas esse tempo todo para manobrar, não gasta muito combustível? Assim, não seria mais inteligente um trator empurrar o avião até lá?
O Buffalo era um avião incrível.
Passava todos os dias sobre a minha casa na vila militar na década de 70/80.
Que máquina!
Fiz alguns vôos no Búfalo...
Um deles cheguei, amarrado, perto da porta traseira aberta para lançamento de PQD......
Sensacional...
A primeira vez que vi o Búfalo foi em um show aéreo em São José dos Campos há exatos 30 anos.
Quando eu estava subindo a alameda central do CTA de mãos dada com a namorada, ouvi o som peculiar dos turboélices e olhei ele em aproximação pela 15, mais ou menos sobre a Dutra. Muito alto ainda, até uns 300 metros da cabeceira, de repente o bichão mergulho e eu, sem entender nada achei que ia plantar o nariz na pista.
Tocou e parou muito rápido. Na época comentei com um piloto sobre a curtíssima pista que ele ocupou e o mesmo disse: "Basta um campo de futebol pra ele".
pilotei este tipo de aeronave de 1994 até o fim da vida util na FAB, voei na amazonia 90 % do tempo e só posso dizer que infelizmente nao há substituto a altura do sr Búfalo
Correndo o risco de fazer uma pergunta imbecil... Se é tão bom, por que vai ser aposentado? Política??
Brumbar posted:Correndo o risco de fazer uma pergunta imbecil... Se é tão bom, por que vai ser aposentado? Política??
O voo com as características de decolagem e pouso curtos em pistas não pavimentadas exigem muito da estrutura das aeronaves, o que faz com que sejam necessárias manutenções periódicas com intervalos mais curtos que em aeronaves utilizadas somente em pistas pavimentadas e isso associado ao fato da interrupção na produção do modelo pelo fabricante inviabiliza pela falta de peças. Junte-se a isso o fato dessas células já estarem em uso a quase meio século e pronto; Vida útil no limite, também conhecido como "no bico do corvo" Ou "estão o pó da rabiola".
Ah, ele parou de ser fabricado? Não sabia disso...
Brumbar posted:Ah, ele parou de ser fabricado? Não sabia disso...
Sim, em 1986.
Não sei se o projeto apresenta algum tipo de falha, mas até hoje não sei se há algum concorrente melhor, logo, acredito que deveriam retomar a produção
O grande problema que envolve o Bufalo, foi comercial, na época, apesar de ser excelente projeto foi preterido por lobby, assim o número de aeronaves foi muito reduzido, somente Canada e Brasil utilizaram estas aeronaves. No Canada ela ainda é utilizada, por não ter nada que possa substitui-la, até se cogita, ou cogitou recentemente voltar a produção do mesmo.
MN posted:somente Canada e Brasil utilizaram estas aeronaves.
Se me permite, houveram outros usuários, como Egito e Equador
Rogério, realmente eu não sabia de bufalo voando por outros paises. Valeu por compartilhar! Será que são de segunda mão? (pois li numa revista que foram apenas 122 aviões fabricados, tirando alguns poucos que foram para os EUA, para avaliação, teste e modificações pela nasa, os demais foram adquiridos por Canada e Brasil.) Mais informações são bem vindas gosto bastante desse avião.
Voei algumas vezes no C-115 de passagem pela Baco, mas isto foi em 84.... bons tempos.
Mas uma pergunta aos que conhecem melhor este equipamento, revendo fotos do Búfalo, reparei que é muito comum alguém da tripulação ficar na portinhola do teto auxiliando no taxiamento. Alguém sabe dizer porque? teria o piloto visão reduzida da pista ou é só para pegar um ventinho
Para quem quiser saber mais deste magnifico avião a Revista ASAS número 22 – Dezembro 2004/Janeiro 2005 tem artigo bem completo. Na internet o histórico de cada avião pode ser visto na pagina de Rudnei Cunha
MN posted:Rogério, realmente eu não sabia de bufalo voando por outros paises. ... Mais informações são bem vindas gosto bastante desse avião.
Então veja estes:
Peru:
Emirados Árabes Unidos:
Sudão:
Zâmbia:
Etiópia:
MN posted:O grande problema que envolve o Bufalo, foi comercial, na época, apesar de ser excelente projeto foi preterido por lobby, assim o número de aeronaves foi muito reduzido, somente Canada e Brasil utilizaram estas aeronaves. No Canada ela ainda é utilizada, por não ter nada que possa substitui-la, até se cogita, ou cogitou recentemente voltar a produção do mesmo.
Com certeza lobby do país abaixo, como o do jatão supersônico, e como o Canadá que sempre produziu ótimos aviões utilitários, o fez para tentar revender para o grande irmão do sul e pelo jeito micou.
Eu conheci o Caribou, quando visitei o museu da Espanha, a versão anterior do Búfalo, que era com motores a pistão, muito utilizado no Vietnam.
O espanhol:
Para vocês verem, tivemos aviação de transporte mais avançada que os americanos, já turbos, enquanto eles a pistão batendo pino!
Mas eu gostava mesmo das versões anteriores verde e cinza do Bufalo que admirava no Campo dos Afonsos, colocaram depois aqueles 4 cores do Otan, e agora toda a FAB é verde e cinza.
E versão branco e cinza também.
Ainda tem muitos voando da versão anterior Caribou .
Eu tenho este amarelinho do Canadá pra montar na 144 mas fica muito pequeno melhor na 1/72
Agora recuperaram muitos Bandeirantes eu creio que dava pra recuperar alguns Bufalos da FAB no mesmo molde mas preteriram em prol da compra do CASA espanhol, seré que não dava pra fazer as 02 coisas ?
olha o tripulante (geralmente o mecanico) ia pro alçapão superior pra 3 coisas, auxiliar no taxiamento, observar as superfícies de comando durante o cheque antes da decolagem e ainda (o principal na amazonia kkkkkk) pegar um vento pq o calor era duskaraiiii
o bufalo ficou economicamente inviavel de se manter no fim da vida no brasil, o ultimo que voava era o 2365 (que estava no PAMA SP) e seria doado para o Equador, ainda voei um monte de vezes ele em SP, pra manter a aeronave operacional, mas nao sei o fim dessa estoria por que fui pra reserva antes de se despachar pra la a aeronave
os pilotos do Equador chegaram até a vir para o brasil pra ter o curso da aeronave no 1/9 GAv em Manaus, havia uma aeronave lá no equador, mas que nao era voada há tempos, talvez por falta de peças pra colocar a aeronave disponivel pro voo, esperava-se entregar o 2365 para que se utilizasse a aeronave em missoes naquele pais pilotado pelos equatorianos, mas ficou de ser aprovada a doação no congresso nacional, entao........
Engraçado doar pode recuperar nem pensar
Engraçado doar pode, recuperar nem pensar
ao q tudo indica era parte de acordos de mercosul, se for levado em conta que os avros qdo foram desativados seguiram para o equador, ai dá pra entender o x da questao