Encontrei esse vÍdeo da Cruzex 2013.
Aos 8:42 foi parte mais interessante
Por que serÁ que atÉ hoje a FAB tem esse comportamento?
Como se fosse algo super moderno e por isso É proibido fotos das cabines dos aviÕes da FAB
Encontrei esse vÍdeo da Cruzex 2013.
Aos 8:42 foi parte mais interessante
Por que serÁ que atÉ hoje a FAB tem esse comportamento?
Como se fosse algo super moderno e por isso É proibido fotos das cabines dos aviÕes da FAB
Replies sorted oldest to newest
Eles proíbem o que o google nos mostra.......
Voces que se deparam com essa situação esdruxula, poderiam pegar uma dessas fotos que tem às pencas na Internet, imprimir e levar no bolso.
Daí quando o soldadinho, ou sargentinho, ou tenentinho tirar essa marra de não poder fotografar que é secreto, puxe a foto e dê de presente para o abestado e diga: tarde demais soldado, tá na internet já...
Há muito tempo desceu um Sapão aqui em Rio Preto, e um amigo foi lá tirar umas fotos. Não deixaram...
Por outro lado, quando tive o prazer de visitar o USS Carl Vinson, simplesmente não tem esse tipo de coisa.
Os Seahawk estavam lá, aberto, podia sentar, tirar fotos, só não podia ligar.
Mesma coisa com os F-18. Só os Hawkeye estavam fechados, mas por fora podia tirar fotos de tudo.
Isso estava pintado em um dos painéis do F-18, mas não lembro mais em que local.
Já falei...não é que é secreto.. é pura vergonha...
É a cultura submundista que nos permeia.
Já falei...não é que é secreto.. é pura vergonha...
E o pior de tudo foi quando um Tenente Aviador me falou isso na BAAN
Voces que se deparam com essa situação esdruxula, poderiam pegar uma dessas fotos que tem às pencas na Internet, imprimir e levar no bolso.
Daí quando o soldadinho, ou sargentinho, ou tenentinho tirar essa marra de não poder fotografar que é secreto, puxe a foto e dê de presente para o abestado e diga: tarde demais soldado, tá na internet já...
Eles cumprem ordens,não tem nada com isso!
Tive o prazer em fazer uma visita na BASP,e tinham alguns F-5s e bandecos ali. Pediram para não tirar fotos de alguns desses aviões,e ponto final. Temos que respeitar isso,mesmo achando eventualmente absurdo.
Pois é, o cara do vídeo poderia dar uma alfinetada complementando:
"Por questão de segurança a gente não pode mostrar o cockpit da aeronave, mas voces podem jogar no Google: cockpit Mirage 2000 e vão poder ver tudinho pelo direito e pelo avesso..."
Inocentes... sabem de nada...
MATTE....
Considere-se preso, com base na lei de divulgação de produtos secretos do Governo.
Mas como vc não tirou o saquinho que encobre o pistolão secreto... vc foi absolvido com base na Lei anti mensaleiros na cadeia.
kkkkkkk,
O segredo todo está ali no manche!!!! Por isso deixaram eu tirar a foto!!!
Eita que quando esses Gripen chegarem vai ser uma briga de foice!!!! kkkkk
Abraços,
Matte
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Quando os F5E chegaram foi parecido, podia tirar foto por fora, mas não dentro, estávamos na Base Aérea de Santa Cruz, no dia da caça, quando houve a apresentação dos F5 e dos Mirage, alegaram que os F5 tinham um novo HUD que não podia ser fotografado.
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Deve ser para não mostrarem os remendos e plastics aplicados no corpo dos sexagenários.
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Deve ser para não mostrarem os remendos e plastics aplicados no corpo dos sexagenários.
Que nada.
Sai com jeitão de "zero bala". Quem já viu, sabe.
O último que saiu de revisão foi 4827.
Estava lindaço na pintura nova e já foi pra porrada, na Operação Salitre.
(Cliquem para ampliar):
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Deve ser para não mostrarem os remendos e plastics aplicados no corpo dos sexagenários.
Que nada.
Sai com jeitão de "zero bala". Quem já viu, sabe.
O último que saiu de revisão foi 4827.
Estava lindaço na pintura nova e já foi pra porrada, na Operação Salitre.
Esse é o 48 (cliquem para ampliar):
Lindão.
Depois, fica assim:
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Sinceramente não sei qual seria o problema fotografar. mas como o Bell disse, temos que respeitar.
Abraços
Mas será que essa ordem para proibir tirar fotos é do próprio comandante chefe da Aeronáutica....o Japa
Nunca encontrei algum documento oficial que fala a respeito desta proibição
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Sinceramente não sei qual seria o problema fotografar. mas como o Bell disse, temos que respeitar.
Abraços
Armando,
No caso das anvs em revisão, eu até concordo com a proibição.
Explico: as fotos hoje, em pouco tempo, são disponibilizadas em vários lugares, simultaneamente. Você posta uma foto num fórum como este e sabe lá Deus onde vai parar.
Numa foto podem aparecer várias anvs que não estão operando, denotando uma diminuição do caráter ofensivo da Força ou conter outras informações de caráter reservado. Temos que pensar da seguinte forma: quanto menos informação passarmos para o "outro lado", melhor (isso se aplica também aos painéis, etc). Não temos que ficar mostrando o que temos ou deixamos de ter, nosso poder ou nossas deficiências.
Não temos inimigos, hoje (graças a Deus!), mas o amanhã ninguém sabe.
Mas será que essa ordem para proibir tirar fotos é do próprio comandante chefe da Aeronáutica....o Japa
Nunca encontrei algum documento oficial que fala a respeito desta proibição
Existe sim, para nós no RDAER (se não me engano), alguma coisa a respeito da divulgação, ou permitir que sejam divulgados, assuntos ou imagens relacionadas à Força sem a prévia autorização da autoridade competente.
Ou seja: se você fotografou algo supostamente "indevido", não vai "pegar" nada pra você, mas poderá pegar para quem autorizou.
Obs.: RDAER: Regulamento Disciplinar da Aeronáutica.
Eu vejo dois extremos que depende de quem está no comando.
Na AFA tinha um Bandeco modernizado no pátio, estava eu e o Donati da Revista Webasas e entramos nele. tinha um pessoal nele e ficamos conversando com eles, mas ai pedimos para fazer uma foto do painel e foi negado. O mais curioso que o mesmo avião estava em Brasília num portões abertos também e o público todo entrando por trás e saindo pela frente passando pela cabine e fotografando... E um grande painel de vinil pendurado na frente dele com a foto da cabine fazendo propaganda da modernização.
Uma vez na BAAN fizemos uma visita um dia antes dos portões abertos, visitamos as aeronaves sendo acompanhados por um militar, ai quando chegamos perto do R99 ele pediu para não tirar fotos da aeronave, ai a esposa do nosso amigo perguntou: "ue? amanhã ele não vai estar parado aqui para os portões abertos???" O militar parou por alguns segundos e disse que sim, iria. Mas como uma saída para esse encalço ele disse que era para evitar qualquer fagulha ou estática pois a aeronave estava com a APU externa ligada... (grilos cantando entre os visitantes...)
Respeitamos a ordem! Afinal somos visitas e estamos na casa deles, seguimos o que o anfitrião nos oferece!
Por outro lado, existem os caras bons (para nós)!!!!
O Gilson é mau, e sei que no dia que eu for visitar ele e andar pelo PAMA, estarei algemado com as mãos para trás e minha máquina guardada na sala dele dentro do armário com cadeado!!!! kkkkkkk
Abraços,
Matte
Bando de bebê chorão!
Obs.: Aqui no Pama, ninguém mais pode fotografar os aviões na linha de revisão (nem eu). Colocaram placas "proibido fotografar" em todo o hangar.
Sinceramente não sei qual seria o problema fotografar. mas como o Bell disse, temos que respeitar.
Abraços
O Gilson é mau, e sei que no dia que eu for visitar ele e andar pelo PAMA, estarei algemado com as mãos para trás e minha máquina guardada na sala dele dentro do armário com cadeado!!!! kkkkkkk
KKKKK!!!
Tirando o lance das algemas, o resto é bem plausível...
Acho que vou comprar um celular com uma câmera ultra mega plus... !!! kkkkk
Bom, eu já passei da fase de se estressar com os militares em relação a foto de cabine, quando dá faço quando não dá faço também!!! kkkk brincadeira, eu respeito; não pode? Não pode e pronto!!! Uma, ou outra, sempre vai ter uma oportunidade de se fazer uma bela foto! Eu já agradeço e muito o pedacinho de espaço que a FAB já me concede em alguns eventos e isso eu não quero perder o que já conquistei e pretendo conquistar mais!
Acredito até que se possa fotografar os Mirages 2000 com mais tranquilidade já que eles não estão mais na ativa, foi assim com os IIIE e espero que esse final de semana na BAAN seja assim com os F2000 ai vou fazer umas fotos legais para vocês!!!
Abraços,
Matte
Pessoal,
Duas fotos da cabine do F2000B, a de trás, já que eu não consegui bater as fotos devido a enorme fila... esse amigo meu fotógrafo Roberto Caiafa fez!
Interessante a visão do 2º piloto!!!
Abraços,
Matte
Tenho um conhecido que tira fotos da aproximação, pouso e taxi dos aviões e helicópteros que usam a Base Aérea do Bacacheri.
Uma vez estava por acaso conversando com ele na rua (um dos pontos de onde ele fotografa) e estava descendo um jatinho qualquer que eu não sei qual era. E ele nem pegou a máquina. Perguntei porque e ele me falou que aquele avião era da Hércules, uma transportadora que transporta valores. E que não pode tirar fotos dele. Como ele vai até a cabeceira também fotografar, o pessoal da base que informou essa regra para ele.
Eu comentei como é descabida e ridícula essa regra, pois se ele, um zé ruela, sabia matrícula, modelo, horário, etc, tudo sobre esse avião, imagine um bandido que queira fazer picaretagem...
Coisas de nossa mudernidade provinciana.
LisarB....e até dá para entender a posição do Gilson...
Rapaz, o que mais impressiona no vídeo é o total despreparo dos dois peões, não tinham sequer vocabulário para descrever o evento, muito menos as aeronaves... o minimo era se informar antes de fazer a reportagem.. ou colocar no ar quem sabia do assunto.. já vi coisa bem melhor feita com celular mas por pessoas muito bem informadas.
Quanto ao cockpit, tem muito material na internet, mas a importunidade de ver cenas e informações reais do Cruzex seria o melhor. Ainda mais sendo despedida do Mirage no Brasil.
Ou será que eles também foram censurados