Interessantes fotos dele
Interessantes fotos dele
Replies sorted oldest to newest
Seu elevador
Lioré et Olivier LeO C-30 no Béarn
nada prático esse elevador hein!!!
precisava abrir o convés para elevar a aeronave......
Esse porta-aviões é uma tetéia.
Na 1/700 (o precinho..... 150 euros..)
Já tentei comprar esses dois modelos no ebay, mas desisti por causa dessa supervalorização.
Ainda mais agora que estou sem dindin
Obs.: esse grupo aéreo é bem interessante!
Que fim ele teve, foi afundado, virou ferro-velho................
Que fim ele teve, foi afundado, virou ferro-velho................
Este navio era o último de um programa de cinco couraçados da classe Normandie, cuja construção foi ordenada em 1913, suspenso em agosto de 1914 para ser novamente reiniciada em 1918 e completado em abril de 1920. Entre 1921 e 1922 realizaram-se provas com aeronaves utilizando-se uma coberta de voo transitória.
Devido ao bom resultado, foi ordenado sua conversão para navio aeródromo, com os trabalhos iniciados em agosto de 1923 e concluídos em maio de 1927, tendo sido submetido á um período de atualização em 1935.
Em outubro de 1939 tomou parte do "Grupo L" de caça de incursores de superficie na área de Brest conjuntamente com o cruzador de batalha "Dunkerque" e tres cruzadores franceses.
Em junho de 1940 escapou para Fort de France na Ilha Martinica com um carregamento de aviões norte-americanos, juntamente com o cruzador leve Emile Bertin e com o navio-escola Jeanne D'Arc, ficando sob o controle do Governador de Martinica e este ao Governo Vichy. Em maio 1942, sob pressão norte-americana, estas belonaves foram desarmadas, mas em junho de 1943, passaram para as forças francesas livres (Charles de Gaulle).
Ele foi reequipado em Nova Orleáns, mas devido a sua baixa velocidade, ele foi destinado a transporte de aeronaves. Depois da guerra ele foi remodelado e operou brevemente na Indochina. Após passou o resto de sua carreira em Toulon onde foi destinado a ser um navio-escola e navio de auxílio a submarinos até 1966. Em março de 1967 foi dado baixa em definitivo da Marine Nationale sendo vendido para o ferro velho e desmontado na Itália.