Skip to main content

Estava procurando informaÇÕes sobre o nieuporte do Musal ( tÓpico - NIEUPORT 21 - Brasil - procuro informaÇÕes)

, pois queria montar o modelo desse avião que participou da revoluÇão de Paulista de 1924 (não confundir com a de 1932). O que descobri É que o avião Usado nessa revoluÇão não foi o Nieuport 21 como afirmado nos artigos que li.

Na minha pesquisa cheguei a conclusão que na verdade o avião que foi usado É na verdade o Nieuport 82 E2 - versão de treinamento derivada do Nieuport 12.

Não achei nem uma foto do 21 acho atÉ que o único que a FAB recebeu É o avião do musal que foi confundido com o modelo 82 E2.

 

O avião do museu.

 

Um pouco da histÓria para entender as minhas conclusÕes:

 

No decorrer da I Guerra Mundial, o governo brasileiro negociou com o governo francÊs o envio de uma missão militar para atuar na instruÇão do ExÉrcito Brasileiro em vÁrios nÍveis, inclusive na formaÇão de pilotos militares. Assim, em meados de 1918, antes do final da guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa e, em 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de AviaÇão Militar, que comeÇou a funcionar no Campo dos Afonsos em 10 de julho do mesmo ano.

 

Nesse caso os aviÕes que vieram com os franceses foram aviÕes de treinamentos biplace, o Nieuport 21 era monoplace. Como falei nas fotos vocÊ sÓ identifica aviÕes de treinamento biplace. 

 

Agora segue fotos do avião usado nesse perÍodo (1919-1924) aqui no Brasil.

AviÕes no parque de manutenÇão dos Afonsos

 

 

 

 

Pilotos brasileiros

 

Instrutor francÊs.

 

AnÁlise das fotos:

DiferenÇa entre os modelos.

 

Fotos no Brasil

 

A revoluÇão de 1924

Nesse artigo o autor menciona o uso do Nieuport 21, sendo que na minha opinião na verdade foi o Nieuport 82 que atuou.

"O dia em que São Paulo foi bombardeada...

A Revolta Paulista de 1924 foi tambÉm conhecida como “RevoluÇão Esquecida”, entre alguns outros nomes relacionados a esta data, devido ao esquecimento de tamanho movimento militar dentro da atual Capital Paulistana.
A Revolta foi comandada pelo General reformado Isidoro Dias Lopes, e contou com a participaÇão de vÁrios Tenentes. Com o fracasso na revolta do Forte de Copacabana, o então presidente Arthur Bernardes teve que enfrentar uma nova revolta tenentista ocorrida em São Paulo.
O termo “RevoluÇão Esquecida” dÁ-se a um fato que muito me entristece. Realizada no dia 05 de Julho de 1924, este episÓdio histÓrico É totalmente “ignorado” por todos os cidadãos paulistanos. PorÉm, a RevoluÇão Constitucionalista de 1932, realizada no dia 09 de Julho, conta com desfiles, monumentos e atÉ um feriado para relembrar este dia. Mas hÁ uma coisa que intriga: A revolta de 32 acabou sendo bem menos mortÍfera do que a de 24.
Mas por que eu estou falando sobre isso? Na verdade, É uma forma de lembrar e tambÉm expor que São Paulo quase teve seus mais famosos bairros destruÍdos por ataques aÉreos.
Morei um tempo na MoÓca e no BelÉm (bairros vizinhos), e atualmente moro prÓximo ainda. Esses e mais outros bairros, como AclimaÇão, Vila Mariana, BrÁs e Ipiranga – habitados por brasileiros, italianos e espanhÓis, entre outros – sofreram um forte bombardeio aÉreo que matou famÍlias inteiras e destruiu quase cerca de dois mil imÓveis.
Alguns desses bairros, como a MoÓca, preservam estas marcas atÉ hoje, fazendo assim um bairro quase que inteiramente tombado como patrimÔnio histÓrico.
O bombardeio provocou a evasão de quase 300 mil pessoas, em uma populaÇão de 700 mil na Época. Sendo um dos maiores massacres urbanos entre-guerras, o bombardeio a São Paulo foi provocado por aeronaves Morane Salnier e Nieuport 21E1, ambas de 80HP, soltando bombas de 60 kg, alem de artilharia de 75, 105 e 155mm.
Estes ataques em peso deixaram um registro oficial de 503 mortos e 4.846 feridos (em sua maioria civis), e tudo isso em apenas 23 dias. Infelizmente, poucas ruas possuem nomes que relembram este acontecido, e no geral, como se vÊ, não hÁ nenhuma via de importância para a metrÓpole que lembre as vÍtimas de 1924."

 

Fotos dos aviadores embarcando para combater a revolta

 

 

 

RepresentaÇão do avião

 

Infelizmente não É o nieuport 21, isso jÁ complica para fazer o modelo. Agora É esperar um kit 1:32 do Nieuport 12 ou fazer em scratch (uma coisa que jÁ não tenho mais paciÊncia para fazer). 

Last edited by Luciano
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Excelente observação sua, pois tenho um Nieuport 11 Bebe Smer 1/48, que tem o mesmo cowling aberto embaixo, e o comprei para fazer FAB/EB, mais aquela estrutura em V invertido não, aliás ainda não vi nenhum kit de Nieuport com o strut deste jeito, mas acho que dá para fazer com plasticard, a dificuldade mesmo seria o cowling.

Valeu pessoal...

Eu não quero fazer ele na 1:48 mas no seu caso Guacyr você pode usar o kit da Special Hobby para modificar. O Nieuport 12 é uma derivação do modelo 10 .

Nieuport 10 BiPlane Fighter-

4808

Aliás, o pessoal q manja do assunto pode me ajudar?

quais aviões do período 1ª WW e antes da 2ªWW o Brasil usou?
acho q o mais famoso foram os "Waco Vermelhinhos" não?

 

 

aliás achei um link interessante:
http://www.wwi-models.org/misc/vacs.html

Last edited by Igor Leytzan
Originally Posted by Igor:

Aliás, o pessoal q manja do assunto pode me ajudar?

quais aviões do período 1ª WW e antes da 2ªWW o Brasil usou?
acho q o mais famoso foram os "Waco Vermelhinhos" não?

 

 

aliás achei um link interessante:
http://www.wwi-models.org/misc/vacs.html

 

Neste endereço há a relação dos aviões com fotos e uma pequena história de cada um:

 

 http://www.reservaer.com.br/in...1/pg-acervo1941.html

 

 

 

Veja esse link também:

 

http://www.spmodelismo.com.br/howto/am/fab3.php

 

 

Há a indicação dos kits que existem para fazer os aviões brasileiros.

 

 

Last edited by Staffa
Originally Posted by Staffa:
Originally Posted by Igor:

Aliás, o pessoal q manja do assunto pode me ajudar?

quais aviões do período 1ª WW e antes da 2ªWW o Brasil usou?
acho q o mais famoso foram os "Waco Vermelhinhos" não?

 

 

aliás achei um link interessante:
http://www.wwi-models.org/misc/vacs.html

 

Neste endereço há a relação dos aviões com fotos e uma pequena história de cada um:

 

 http://www.reservaer.com.br/in...1/pg-acervo1941.html

 

 

 

Veja esse link também:

 

http://www.spmodelismo.com.br/howto/am/fab3.php

 

 

Há a indicação dos kits que existem para fazer os aviões brasileiros.

 

 

 

valeu

agora é correr atrás.

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×