Estava procurando informaÇÕes sobre o nieuporte do Musal ( tÓpico - NIEUPORT 21 - Brasil - procuro informaÇÕes)
, pois queria montar o modelo desse avião que participou da revoluÇão de Paulista de 1924 (não confundir com a de 1932). O que descobri É que o avião Usado nessa revoluÇão não foi o Nieuport 21 como afirmado nos artigos que li.
Na minha pesquisa cheguei a conclusão que na verdade o avião que foi usado É na verdade o Nieuport 82 E2 - versão de treinamento derivada do Nieuport 12.
Não achei nem uma foto do 21 acho atÉ que o único que a FAB recebeu É o avião do musal que foi confundido com o modelo 82 E2.
O avião do museu.
Um pouco da histÓria para entender as minhas conclusÕes:
No decorrer da I Guerra Mundial, o governo brasileiro negociou com o governo francÊs o envio de uma missão militar para atuar na instruÇão do ExÉrcito Brasileiro em vÁrios nÍveis, inclusive na formaÇão de pilotos militares. Assim, em meados de 1918, antes do final da guerra, chegou ao Brasil uma pequena missão militar francesa e, em 29 de janeiro de 1919, foi criada a Escola de AviaÇão Militar, que comeÇou a funcionar no Campo dos Afonsos em 10 de julho do mesmo ano.
Nesse caso os aviÕes que vieram com os franceses foram aviÕes de treinamentos biplace, o Nieuport 21 era monoplace. Como falei nas fotos vocÊ sÓ identifica aviÕes de treinamento biplace.
Agora segue fotos do avião usado nesse perÍodo (1919-1924) aqui no Brasil.
AviÕes no parque de manutenÇão dos Afonsos
Pilotos brasileiros
Instrutor francÊs.
AnÁlise das fotos:
DiferenÇa entre os modelos.
Fotos no Brasil
A revoluÇão de 1924
Nesse artigo o autor menciona o uso do Nieuport 21, sendo que na minha opinião na verdade foi o Nieuport 82 que atuou.
"O dia em que São Paulo foi bombardeada...
A Revolta Paulista de 1924 foi tambÉm conhecida como “RevoluÇão Esquecida”, entre alguns outros nomes relacionados a esta data, devido ao esquecimento de tamanho movimento militar dentro da atual Capital Paulistana.
A Revolta foi comandada pelo General reformado Isidoro Dias Lopes, e contou com a participaÇão de vÁrios Tenentes. Com o fracasso na revolta do Forte de Copacabana, o então presidente Arthur Bernardes teve que enfrentar uma nova revolta tenentista ocorrida em São Paulo.
O termo “RevoluÇão Esquecida” dÁ-se a um fato que muito me entristece. Realizada no dia 05 de Julho de 1924, este episÓdio histÓrico É totalmente “ignorado” por todos os cidadãos paulistanos. PorÉm, a RevoluÇão Constitucionalista de 1932, realizada no dia 09 de Julho, conta com desfiles, monumentos e atÉ um feriado para relembrar este dia. Mas hÁ uma coisa que intriga: A revolta de 32 acabou sendo bem menos mortÍfera do que a de 24.
Mas por que eu estou falando sobre isso? Na verdade, É uma forma de lembrar e tambÉm expor que São Paulo quase teve seus mais famosos bairros destruÍdos por ataques aÉreos.
Morei um tempo na MoÓca e no BelÉm (bairros vizinhos), e atualmente moro prÓximo ainda. Esses e mais outros bairros, como AclimaÇão, Vila Mariana, BrÁs e Ipiranga – habitados por brasileiros, italianos e espanhÓis, entre outros – sofreram um forte bombardeio aÉreo que matou famÍlias inteiras e destruiu quase cerca de dois mil imÓveis.
Alguns desses bairros, como a MoÓca, preservam estas marcas atÉ hoje, fazendo assim um bairro quase que inteiramente tombado como patrimÔnio histÓrico.
O bombardeio provocou a evasão de quase 300 mil pessoas, em uma populaÇão de 700 mil na Época. Sendo um dos maiores massacres urbanos entre-guerras, o bombardeio a São Paulo foi provocado por aeronaves Morane Salnier e Nieuport 21E1, ambas de 80HP, soltando bombas de 60 kg, alem de artilharia de 75, 105 e 155mm.
Estes ataques em peso deixaram um registro oficial de 503 mortos e 4.846 feridos (em sua maioria civis), e tudo isso em apenas 23 dias. Infelizmente, poucas ruas possuem nomes que relembram este acontecido, e no geral, como se vÊ, não hÁ nenhuma via de importância para a metrÓpole que lembre as vÍtimas de 1924."
Fotos dos aviadores embarcando para combater a revolta
RepresentaÇão do avião
Infelizmente não É o nieuport 21, isso jÁ complica para fazer o modelo. Agora É esperar um kit 1:32 do Nieuport 12 ou fazer em scratch (uma coisa que jÁ não tenho mais paciÊncia para fazer).