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Gordon Steege
(31/10/1917 - 01/09/2013)
 
Faleceu no último dia 1 de setembro em Sydney, AustrÁlia, de causas naturais aos 95 anos de idade, o Ás australiano Air Commodore Gordon Henry Steege.
 
Nascido em Chatswood, subúrbio de Sydney, Steege cresceu demonstrando grande paixão pela vida militar. Tentou sem sucesso ingressar na marinha aos 12 anos e, apÓs terminar os estudos, tentou ingresso no Real Academia Militar em Duntroon, onde tambÉm foi recusado. Ele acabou juntando-se à Real ForÇa AÉrea Australiana (RAAF) em 21 de julho de 1937, concluindo o treinamento em junho do ano seguinte. Inicialmente designado para o 3º Esquadrão em Richmond, com o comeÇo da guerra em setembro de 1939 ele foi transferido para o 11º Esquadrão.
 
Em 25 de setembro de 1939, o 11º Esquadrão foi enviado para a Nova GuinÉ, voando hidroaviÕes na patrulha nas Áreas vizinhas de Port Moresby. Em maio de 1940 o governo britânico decidiu reforÇar as defesas do Norte da África, e transferiu para lÁ o 3º Esquadrão, com Steege novamente em seus quadros. Pilotando um biplano Gloster Gladiator, ele abriu seu escore contra um Fiat CR.42 Falco italiano 10 de dezembro de 1940, durante a ofensiva de O'Connor contra Graziani. TrÊs dias depois, ele compartilhou a destruiÇão de mais dois CR.42s e um trimotor Savoia-Marchetti SM.79 Sparviero. No comeÇo de 1941 o esquadrão trocou os Gladiators por Hawker Hurricanes, bem a tempo de receber a Luftwaffe, recÉm-chegada ao teatro de operaÇÕes. Steege tornou-se oficialmente um Ás ao derrubar em sequÊncia trÊs Junkers Ju 87 Stuka sobre Mersa Matruh em 18 de fevereiro - ele foi o segundo piloto de seu esquadrão a atingir esse status. ApÓs destruir um Messerschmitt Me 110 em 3 de abril daquele ano, Steege foi agraciado com a Distinguished Flying Cross por sua "coragem irrefreÁvel", em 11 de abril.
 
Em 31 de maio ele recebeu o comando do recÉm-criado 450º Esquadrão em Rayak, no LÍbano, com a difÍcil tarefa de transformar pilotos novatos em combatentes aptos. Em dezembro, a unidade foi transferida El Adem, na LÍbia, e equipada com o Curtiss P-40, comeÇou a registrar vitÓrias contra as forÇas do Eixo. O prÓprio Steege derrubou um Messerschmitt Me 109 em 28 de marÇo de 1942, sendo posteriormente elogiado por sua conduÇão do esquadrão durante aquele ano. 
 
Steege (quinto da direita) e seus colegas do 3º Esquadrão no Egito, fevereiro de 1941.
 
Em dezembro de 1942 ele retornou à AustrÁlia, inicialmente fazendo um curso de defesa aÉrea em Brisbane. Em maio de 1943, recebeu o comando de uma unidade da 71ª Ala de CaÇa, transferida para a Ilha Goodenough, na Nova GuinÉ, em 27 de junho. Em outubro, foi feito comandante da 73ª Ala de CaÇa, que tinha dois esquadrÕes de P-40 Kittyhawks e um de Supermarine Spitfires. Em dezembro, como parte da preparaÇão para a Batalha de Arawe, na Nova GuinÉ, os P-40s de Steege realizaram um ataque contra as posiÇÕes japonesas em Gasmata. Ele liderou pessoalmente uma formaÇão de 34 aeronaves que bombardearam e metralharam a base aÉrea inimiga no local. No mÊs de janeiro de 1944, os caÇas de Steege realizaram as maiores operaÇÕes aÉreas conjuntas realizadas pelos australianos atÉ então, contra as bases japonesas em Lindenhafen, Nova Bretanha. Em junho, ele passou a comandar a 81ª Ala de CaÇa, realizando uma sÉrie de ataques contra alvos inimigos em Papua. ComeÇando em janeiro de 1945, Steege tornou-se oficial de estado-maior no Comando do Leste, em Sydney, antes de ser transferido para o QG da RAAF em Melbourne em maio. Gordon Steege terminou a guerra com 8 vitÓrias aÉreas individuais e trÊs compartilhadas.
 
Pedindo baixa da RAAF em 1946, ele retornou ao serviÇo ativo em junho de 1950, com o estouro da Guerra da Coreia. ApÓs atualizar-se com cursos de aeronaves a jato, recebeu o comando do 77º Esquadrão, voando Gloster Meteors, em agosto de 1951. Com base em Kimpo, na Coreia do Sul, Steege rapidamente tomou a polÊmica decisão de requerer a retirada de sua unidade da tarefa de superioridade aÉrea e da zona de operaÇÕes do "Corredor dos MiGs": apÓs dois encontros com MiG-15s, ele percebeu que os Meteors de asa reta não eram pÁreo para os caÇas soviÉticos de asa enflechada. Embora tivesse prevenido um possÍvel massacre, a decisão de Steege impactou no moral do esquadrão, que somente recuperou-se com a transferÊncia de comando em 26 de dezembro. Steege então retornou para a AustrÁlia e ocupou uma sÉrie de postos de estado-maior atÉ sua aposentadoria em 31 de outubro de 1972.
 
Nas dÉcadas seguintes ele trabalhou como consultor em diversas firmas do setor aÉreo. Em 2008, Steege se tornou patrono da AssociaÇão do 450º Esquadrão de CaÇa, sendo convidado frequente de eventos relacionados à aviaÇão. Ele deixa esposa e dois filhos.
 
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