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A mock-up of the Sikorsky S-97 Raider will be on display at Heli-Expo 2014 in Anaheim. Sikorsky told us that the first prototype, which is undergoing assembly in West Palm Beach, Florida, is on track to fly before the end of the year. Skip Robinson Photo

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Sim, militar.

 

A intenção é vender ao exército dos EUA para o programa "helicóptero leve de observação e ataque". É o mais rápido já construindo, chegando a 444 km/h, quase o dobro dos convencionais.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Ele é pequeno, com apenas 11 metros:

 

Características gerais

  • Tripulação: 2 pilotos
  • Capacidade: 6 soldados
  • Comprimento: 35 pés (11 m)
  • Peso bruto: £ 8.945 (4,057 kg)
  • Peso máximo de decolagem: £ 11.000 (4,990 kg)
  • Diâmetro do rotor principal: 1 (2 coaxial) × 33 pés (10 m)

Desempenho

  • Velocidade de cruzeiro: 253 mph; 407 km/h; 220 kn (com armas externas)
  • Nunca exceda a velocidade : 276 mph; 444 kmh (240 kn)
  • Alcance: 354 milhas; 308 milhas náuticas (570 km)
  • Endurance: 2h40min
  • Teto de serviço: 10.000 pés (3.048 m) 95 ℉

Armamento: metralhadoras .50 w/500; foguetes e mísseis modeloe "hellfire".

Last edited by FІЯЭFФЖ

O que me leva a dúvida que continuo tendo. Se o Osprey, e seu conceito de tilt-rotor, são um sucesso, por que ainda projetam outros conceitos ? Inclusive a maioria dos lançamentos é do mais convencional possível, isso me faz duvidar do sucesso absoluto do tilt-rotor.

Eu não vejo assim. Acredito que o futuro seja o convertiplano, mas é uma tecnologia nova, enquanto as demais já plenamente testadas e confiáveis se mantêm ao mesmo tempo que lutam pra se manterem como fornecedores das forças armadas, justamente por isso.

 

A tecnologia dos convertiplanos é muito mais complexa e cara ainda, e demandará muito estudo e desenvolvimento antes que se torne tão ou mais empregada dos que as hoje utilizadas:

 

It's the future:

 

 

Basta vermos o conceito dos jatos VTOL como o Harrier, F-35, etc.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Imagino que um helicóptero destes seria ideal para a guerra contra o tráfico de entorpecentes.

 

Com apenas uma .50 teria velocidade e manobrabilidade ideais para combater pequenas aeronaves.

 

Abraço

Originally Posted by Fábio Duarte:

Imagino que um helicóptero destes seria ideal para a guerra contra o tráfico de entorpecentes.

 

Com apenas uma .50 teria velocidade e manobrabilidade ideais para combater pequenas aeronaves.

 

Abraço

Pra sorte da Embraer, comprar e voar um A-29, é muuuito mais barato.

eu acredito que já existam novas tecnologias disponíveis, mas devido ao alto custo e talvez a algumas limitações tecnológicas, elas ainda não tenham sido implementadas. Mesmo a produção em massa de determinados tipos, não conseguiria compensar os custos de produção e adaptações a serem feitas para isso...

 

Colocar uma nova tecnologia no mercado implica em muitas coisas do que simplesmente produzir. é preciso considerar, como já foi dito, os custos de produção, adaptações  ou construção de novas linhas de montagem, treinamento de pessoal para a nova tecnologia, e até mesmo, a criação de equipamentos exclusivos para  manipulação da mesma, desenvolvimento de ferramentas e materiais para torná-la mais eficiente e, acima de tudo, convencer o mercado, de que ela é muito mais vantajosa e rentável do que a tecnologia já existente, e portanto muito mais acessível a qualquer comprador... 

 

Portanto, é preciso escolher o momento certo para colocá-la à disposição... Sem isso, perde-se muito dinheiro e a oportunidade...

 

Quando a decolagem vertical surgiu com o Harrier , muitos acreditavam que todas as aeronaves a partir daí, teriam o mesmo design e não foi isso que aconteceu... O mesmo disseram dos mísseis, achando que esses tornariam os caças obsoletos!!!

 

O mesmo aconteceu com o convertiplane, que somente agora vem sendo novamente estudado...

 

Talvez no futuro, outros conceitos venham a ser testados ou redescobertos e postos de volta no mercado de forma muito mais eficiente... Quem sabe, os dirigíveis para passageiros, os hidroaviões comerciais, aviões sub-orbitais, e até mesmo os ekranoplanes russos poderiam voltar com nova roupagem, novo sistema de propulsão e outros usos não imaginados em sua época... Talvez até biplanos de alta tecnologia e de usos específicos dada a sua extrema manobrabilidade...

 

O mercado está sempre em busca de novos produtos e de novas oportunidades, mas é preciso saber a hora certa para pô-los em prática. Novas tecnologias estão surgindo a todo momento, e quem sabe uma dessas não torne outras que estão engavetadas, algo viável, senão amanhã ou daqui a dez anos...

 

Só o tempo irá dizer...

Originally Posted by Fábio Duarte:

Duas curiosidades mais sobre a aeronave:

 

A hélice da cauda é parecida (senão igual) ao do A-29!

 

Cadê a descarga de gases?????

 

Abração

Fábio,

 

O exaustor fica na linha central da aeronave logo atrás do rotor principal, provavelmente para diminuir a assinatura IR no radar e para agilizar a dissipação dos gases pelo rotor, como é possível ver neste desenho:

 

 

E pra quem queria uma comparação de tamanho em relação a uma pessoa:

 

user posted image

 

Fotos dele em Oshkosh 2012:

 

 

 

 

E se vocês acham esse estranho, dá uma olhada nos projetos futuros:

 

JMR MPS Attack Operational Suitability 300 [2).jpg

 

JMR MPS Utility Operational Suitability 300 [2).jpg

 

O que mais gostei foi esse. Um mimo... Ideal para problemas de engarrafamento e para ir pro interior com a família nos fins de semana ou para a falta de vagas nos grandes centros:

 

Se não tem vaga no chão, pousa-se nos tetos...   

 

Last edited by José Luiz Vieira
Originally Posted by José Luiz Vieira:
 

Este projeto parece ser da Bell, pelo Kiowa ilustrado. Se eles garantirem que a conversão é tão simples quanto parece acima, já pensaram como ficariam os Cobras dos Marines ? 

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