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Pequenas histórias sobre aspectos pouco comentados de nosso hobby. Pesquei essa hoje na SteelNavy. Não é algo alegre, mas joga um pouco de luz sobre algumas das conhecidas embalagens de kits.

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In the latest Model Graphix magazine, Mr. Kihachiro Ueda, Japanese model ship kits box painter and marine artist died on June 18, 2016. His age at death was 95-year-old.

He was born on August 20, 1920 in Shizuoka ken, Japan. He had been drawing on since prewar days. He joined the army in 1941, and he embarked to the transportation ship of the army as a soldier of the archibald in 1942.

While Pacific War, the transportation ship which he had taken was sunk six times. His last battle was transportation ship Kinka maru which had been sunk in the Manila bay in November, 1944. He owed the serious injury, and right arm became not able to use at that time. He was hospitalized for one year or more. After war ended, he started the practice which draws a picture by the left hand. And, he began to draw the same picture with the right hand over a period of 10 years.

The president of the Tamiya (Mr. Syunsaku Tamiya) lived in the same town as him. In the 1960, He was not satisfied with the quality of the ship model's box-art. At that time, he knew that a good artist lived in the same town. So, Mr. Ueda began to draw the ship's model box-art.

He was able to draw the ship according to any angle if there was one drawing. He says that he learnt the picture by self-study. However, he experienced many ghastly sea battles, and there was an experienced soul in his picture.

Tamiya president once said, "The success of the 1/700 Water Line Series could not be without his box-art". And many Japanese modelers, his picture was special and a tradition.

The Model kit of the warship by which he drew on is as follows :

Almost all of 1/700 Water Line Series in the 1970-1990s.
Tamiya's IJN BB YAMATO CLASS CV SHINANO CA MOGAMI CLASS(old and retooled),
CV SHOKAKU CLASS TAIHO CL AGANO CLASS
USS ENTERPRISE(CV-6) HORNET(CV-8), HMS HOOD KGV CLASS NELSON CLASS
Hasegawa's IJN BB KONGO CLASS CA MYOKO CLASS
USS ALABAMA(BB-60) ESSEX(CV-9)
1/350 Tamiya's BB YAMATO(old and retooled) MUSASHI CA MOGAMI CLASS
USS BB IOWA CLASS HMS KGV CLASS
Aoshima's CA MYOKO CLASS TAKAO CLASS
and more...

http://members.boardhost.com/W.../msg/1469707878.html

Last edited by paulors
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Adrix posted:
A indústria de kits deve muito aos ilustradores.

O acima referido é verdade e dou fé ! Quantas vezes escolhia o kit pela arte da caixa quando garoto. Mal sabia eu que seria amigo de um dos responsáveis pelas artes que me hipnotizavam 

caramba, que história hein!!!!!  foi afundado SEIS VEZES na guerra (de certo modo no ultimo afundamento teve "sorte" em ser ferido e afastado dos combates..... senão....).

 

De fato a arte de alguns kits 1/700 da Tamiya são um show a parte. Tenho o Enterprise para montar aqui... nem podia imaginar que é arte de um veterano da guerra.

Rogerio77 posted:
Adrix posted:
A indústria de kits deve muito aos ilustradores.

O acima referido é verdade e dou fé ! Quantas vezes escolhia o kit pela arte da caixa quando garoto. Mal sabia eu que seria amigo de um dos responsáveis pelas artes que me hipnotizavam 

Amigo e muso inspirador!

Paulo,

 

Muito boa recordação e nobre de sua parte compartilhar.

Os ilustradores são os magos que nos fazer comprar com o sonho estampado na caixa.

Tenho um Hornet 1/700 iniciado mas abandonado.

A ilustração é magia pura.

Entrei no plasti pela magia das ilustrações.

Os kits de modelos que tinham fotografias reais ou de modelos, raramente me atraiam.

Mas as ilustrações dos modelos em ação ou mesmo estáticos, descansando casualmente, sempre trazem o cheiro de ação e aventura.

É verdade Lussari. E no caso dos 1/700 da Waterline, especialmente nos mais antigos, as ilustrações incentivavam bastante. O problema era quando vc abria a caixa e não encontrava lá dentro todos os detalhes da ilustração.

Tenho comigo umas duas ou três dessas caixas antigas 1/700, que guardei depois de montar os kits. Uso para guardar miudezas, mas isso é apenas uma desculpa para não me desfazer das ilustrações da tampa.

[  ]s

Sempre achei que a ilustração da tampa da caixa desempenha papel fundamental na venda ou não de um kit.

Hoje em dia, com a internet, nós modelistas temos milhares de fontes de consulta e podemos procurar reviews e montagens, para saber da qualidade de um kit. No entanto, acredito que boa parte dos compradores não são modelistas como nós: não participam de fóruns, grupos ou vão a eventos que dirá procurar review de kit. Para estes, é o apego emocional da tampa da caixa que muitas vezes define o kit escolhido. Basta olhar as duas tampas abaixo. Uma de um kit velho, outra de um kit lançado há poucos anos. Para mim, não há dúvida de qual me atrai mais...

Zero 1.72 Revell

Zero 1.72 HB

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  • Zero 1.72 HB
  • Zero 1.72 Revell
Last edited by Sidney

Xerife,

A primeira, da Revell, me atraiu quando garoto e está comigo até hoje. E continua linda. A Revell tinha artistas sensacionais e as tampas podiam ser colocadas em molduras, conforme anunciado na época. Aliás, veja que nesse Zero da Revell a imagem é "limpa", sem nada, só ela. Já na segunda.....

[  ]s

Last edited by paulors

Até hoje guardo muitas das tampas de caixa antigas dos modelos que já montei.

Quando criança, eu era atraído pelas duas coisas. A ilustração em primeiro lugar, e depois o modelo para montar que vinha junto. Eu gostava de olhar aquelas   cenas incríveis de combate nas caixas da Revell, Airfix, Aurora e outras. Tanques, aviões e explosões eram comigo mesmo. Quanto mais ação na imagem, melhor.

Os modelos eu já conseguia montar, mal e porcamente. Mas também queria aprender a fazer aquelas ilustrações, para completar o pacote. Era um  sonho dos meus primórdios de desenhista. Um dia ainda chego lá, hehe.

Caixa de kit tem que ter arte...caixa com foto simplesmente mata qualquer interesse no kit, na minha opinião...

Talvez tenha a ver com o fato de eu ter me iniciado no hobby com as caixas da Revell, como a do Zero acima, e realmente elas faziam aquela criança sonhar e especular sobre as histórias por detrás daquela máquina ali representada...

Alem do mais, a ilustração, quando bem feita, tem uma dinâmica que ultrapassa qualquer foto real...pequenos detalhes podem ser dados como pistas interessantíssimas e em algumas voce pode até sentir a tensão da situação que se desenrola (ou desenrolou historicamente)...

Eu sou fã de carteirinha da ilustração em embalagem de kits e de Aviation Art e military Art em geral...são alem de bonitas, cativantes e as vezes espetaculares...

Edilson 

    O que o Sidney disse é pura verdade. Quando era menino, eu montava e brincava com os modelos a elástico da casa Aérobras. Minha tia me deu de presente de natal, dois kits Revell 1/72. Um Ju-88 e o Zero com este box art mostrado pelo Sidney. Foi então que me apaixonei pelo plastimodelismo. Tenho um kit novinho desse Zero e vou guardá-lo desmontado, de lembrança. Parei por vinte ou mais anos de montar kits, até que ví a série waterline em uma loja em Brasília. Fiquei maluco com as artes e mais ainda com os kits. Hoje tenho já uns cinquenta ou mais 1/700s montados e mais de cem desses kits para montar, a maioria com fotogravados. Acho que a pessoas como esse veterano senhor japonês, deve-se a maior parte dos créditos do crescimento do plastimodelismo no mundo.

Marcos

"Os modelos eu já conseguia montar, mal e porcamente. Mas também queria aprender a fazer aquelas ilustrações, para completar o pacote. Era um sonho dos meus primórdios de desenhista. Um dia ainda chego lá, hehe."

O importante é não desistir! Aliás, tem coisa em casa que comprei por culpa sua!

Last edited by Adrix

Pessoal,

O Sr Ueda, o Sr Tamiya e o Sr Suzuyo (dono da Fuji Dream Airlines) são todos da mesma região, Mt Fuji Shizuoka, ao sul do Mt Fuji, e muito amigos. O cara mais rico da região é o Sr Suzuyou que tive a honra de conhecer e servir. A fortuna pessoal dele era 7 vezes maior que a Embraer em 2009, quando entregamos o primeiro Emb-170 pra ele (o vermelinho) e treinamos os pilotos.

O fato legal foi que fui o cara que inaugurou o Aeroporto de Mt Fuji Shizuoka com o primeiro pouso de uma aeronave sem ser o JAA (só tinha pousado uma aeronave certificadora uma vez). Nessa data o Sr Suzuyo já falava em modelos da Tamiya. O Sr Tamiya fez uma carrada de 170 em 1/400 e distribuiu só para a FDA (ganhei dois), fez também uma penca de 1/100 em resina e mais recentemente lançaram o kit do 175 em 1/100 também. O interessante é que já fizeram o primeiro modelo como 175 e na verdade era 170, mas tudo bem.

Esses caras são todos amigos de longa data e tem muito respeito entre si. Um dos instrutores chegou a ouvir palestra do Minoru Genda, que planejou Pearl Harbor.

Muito legal a história do Ilustrador Sr Ueda.

Abcs,

Sydney

Last edited by Sydney

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