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bonito..mas o chato da aviacao militar mundial e que os avioes estao a ficar parecidos ..as variedas exoticas sumiram...
gosto muito destas insignias em baixa visibilidade...
Se a insignia nos remete ao conceito filosofico do "escudo". porque fazê-las em baixa visibilidade ? Pergunto
Se a insignia nos remete ao conceito filosofico do "escudo". porque fazê-las em baixa visibilidade ? Pergunto
Isto tem mais a ver com padronização do que com funcionalidade...Hehe.
Abs
Hoje em dia os combates aéreos acontecem sem que os contendores se vejam... O conceito da baixa visibilidade nas insignias e demais detalhes vem do tempo que o piloto caçava o adversário nos céus com os próprios olhos, daí como a pintura visa disfarçar a aeronave entre as nuvens e o céu, uma insignia colorida ou qualquer detalhe assim seria um ponto que poria o disfarce a perder.
Hoje em dia isso é irrelevante, mas conceitos desse tipo só caem quando esbarrarem em alguma funcionalidade. As insignias surgiram para que os pilotos soubessem de onde é o avião que se aproxima, se amigo ou inimigo. Mas nem sempre funcionava, os P-47 da FAB foram atacados por pilotos americanos que não conheciam nossa insignia na Italia (por isso lá a estrela da FAB ganhou o circulo azul e as barras da insignia da USAF)...
Hoje essa identificação é por radar IFF, daí tudo que é pintado na aeronave na prática é pouco mais que perfumaria, funciona mais como uma identidade da aeronave em terra...
A insígnia continua com o propósito de identificar, visualmente, a procedência da equipagem, e como o Felipe mencionou, tem raízes históricas.
Mais importante que a insígnia é o nome da Força à qual ela faz parte escrita em local visível na anv (nem todos os países usam), como forma de identificação (afinal, ninguém é obrigado a conhecer todos os "roundels" que existem).
Hoje a identificação acontece mais de modo eletrônico, pois a distância entre os combatentes no T.O. atual dificilmente permitiria uma identificação visual positiva num curto espaço de tempo. Mas em um avião de baixa performance ou numa interceptação a um avião mais lento, funciona.
O fato de serem em baixa visibilidade tem por objetivo não comprometer o padrão de camuflagem da anv e dificultar sua detecção visual.
Atualmente, devido ao uso do NVG, as insígnias e marcações, além de serem de baixa visibilidade, também são de baixa reflexibilidade (dificultando a detecção também em operações noturnas).
Achei isso aqui:
Um site muito bom é esse:
http://www.crwflags.com/fotw/flags/
Embora o foco sejam as bandeiras e suas mudanças históricas, tem também identificações militares e insignias.
Muito boa referência. Contudo, algumas bolachas, como as da Albania, Chipre e Suriname, estão erradas (puseram a bandeira) ou desatualizadas... as corretas são:
Albania
Chipre (Cyprus) (usa a grega)
Suriname
Trinidad e Tobago
Ucrânia
Malawi
Laos
Líbia
Iraque
Iraque 2 (não foi adotada, mas chegou a ser proposta. Coloco só para constar, e acho MUITO melhor que a escolhida!)
E deve ter umas outras que eu não estou com tempo de ficar catando agora...
Mesmo aparentemente tendo "catado" poucas.. grato por ter exibido estes cocares.
obrigado por compartilhar artigo interessante.
plastiresiabços -paulo r. morgado - sp - sp