Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

Na prática, por que a FAB está os desativando ? Suponho que a hora de vôo dele seja mais barata que do BlackHawk, certo ? Sei que é pelo desgaste de tanto tempo e vôos, mas as peças e a manutenção deles não compensam mais ?

Originally Posted by Rogerio77:

Na prática, por que a FAB está os desativando ? Suponho que a hora de vôo dele seja mais barata que do BlackHawk, certo ? Sei que é pelo desgaste de tanto tempo e vôos, mas as peças e a manutenção deles não compensam mais ?

Acho que não, se considerarmos manutenção além de combustível. Peças já não mais fabricadas, feitas sob encomenda ou canibalização devem encarecer bem. Isso sem contar que a eficiência do Black Hawk deve ser bem maior. 

 

Célula fatigada em fim de vida útil (se já não estourou)

 

Incapacidade de atualização, entre outros e a somatória de todos.

 

Mas, acredito que se nosso país fosse um país viável, ele poderia ainda ser mais aproveitado mesmo que para instrução.

 

Pessoal muito pelo contrário a célula do Bell pode ser totalmente restaurada e com certeza as peças ainda são produzidas, eu vi um artigo se não me engano na revista Asas em que um destes helicópteros passava por um processo de modernização e troca de motorização, chutando alto daria pra modernizar até uns 04 Sapões pelo preço de 01 Hawk.

 

 Em processo de transição para o Hawk eles foram usados pela última vez  ativamente na guerra do Golfo como suporte a evacuações médicas e logística.

 

Tem muito H1H e Bell 212 parados e a venda no mundo todo, imaginem qtos não estão estocados nos USA e em Israel ? 

 

Pra gente que não tem dinheiro pra nada até que seria um bom negócio mas para a turma das negociatas.....

 

 

Originally Posted by REZENDE:

Pessoal muito pelo contrário a célula do Bell pode ser totalmente restaurada e com certeza as peças ainda são produzidas, eu vi um artigo se não me engano na revista Asas em que um destes helicópteros passava por um processo de modernização e troca de motorização, chutando alto daria pra modernizar até uns 04 Sapões pelo preço de 01 Hawk.

 

 Em processo de transição para o Hawk eles foram usados pela última vez  ativamente na guerra do Golfo como suporte a evacuações médicas e logística.

 

Tem muito H1H e Bell 212 parados e a venda no mundo todo, imaginem qtos não estão estocados nos USA e em Israel ? 

 

Pra gente que não tem dinheiro pra nada até que seria um bom negócio mas para a turma das negociatas.....

 

 

 

Não, Rezende.

 

Eu trabalhava com o motor do UH quando essa modernização foi oferecida para a FAB, chamada então de "Super Huey".

O ÚNICO elemento  comum utilizado na transformação é a cabine (sem os instrumentos). O resto muda tudo: painel, rotor principal, rotor de cauda, tail boom, motor (muda do T-53L-13B para o L-703), transmissão, nariz, etc. etc.

 

Ficava quase o preço de uma anv nova.

Como a FAB já previa um programa de aquisição do H-60, seria um contra-senso investir tanto dinheiro numa aeronave tecnologicamente muito defasada. 

 

Mas é uma lenda. Uma daquelas anvs que mesmo desativadas, continuarão eternas.

Originally Posted by Tripa seca:

Alguém ainda tem aquele texto de como foram feitos os Huey?

 

Puxa...

Esse texto é lindaço. Se não me engano ele faz referências a cavalos, Harley Davidson, rock, fogo, raios, trovões, etc.

Ele descreve com perfeição a essência do Huey.

 

 

 

 

Last edited by Gilson

Gilson , caso eu esteja enganado, mas essa versão do Super Huey e o mesmo do Caveirão do ar da Policia civil aqui do Rio de Janeiro.

E segundo eu li, foram doado alguns Hzão para a policia do Rio.

 

Abração

Originally Posted by Flávio T-6-Tiger 26:

Gilson , caso eu esteja enganado, mas essa versão do Super Huey e o mesmo do Caveirão do ar da Policia civil aqui do Rio de Janeiro.

E segundo eu li, foram doado alguns Hzão para a policia do Rio.

 

Abração

 

Oi, Flávio.

 

O da PMERJ é um Huey II (no fundo é basicamente a mesma coisa). Aliás eles têm duas anvs desse modelo e parece que foram comprados assim, já retrofitados neste padrão.

 

Curiosidade:   H-1H + H-1N = Huey II

Last edited by Gilson
Originally Posted by Flávio T-6-Tiger 26:

 

E segundo eu li, foram doado alguns Hzão para a policia do Rio.

Negativo my friend, quando o Sergio Cabral declarou que queria comprar Hueys para as polícias do RJ foi detonado pela opinião pública. Pouco tempo depois derrubaram aquele Esquilo no Morro dos Macacos, Aí no mesmo dia o governador mandou nos noticiários "me digam agora que é exagero helicópteros blindados para a polícia do Rio...". Coincidência ? As conclusões são de vocês.

É claro que para americanos saem em conta reformar e fazer um upgrade, mas para nós com esta cotação de dolar mais frete até aqui, fora com certeza um superfaturamento, a prefeitura do Rio está comprando camas hospitalares por 5x o valor delas, imagina aeronaves!

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Flávio T-6-Tiger 26:

 

E segundo eu li, foram doado alguns Hzão para a policia do Rio.

Negativo my friend, quando o Sergio Cabral declarou que queria comprar Hueys para as polícias do RJ foi detonado pela opinião pública. Pouco tempo depois derrubaram aquele Esquilo no Morro dos Macacos, Aí no mesmo dia o governador mandou nos noticiários "me digam agora que é exagero helicópteros blindados para a polícia do Rio...". Coincidência ? As conclusões são de vocês.

 

O Flávio tá certo. Os da Civil são ex FAB (2 unidades):

 

http://www.pilotopolicial.com....copteros-para-pcerj/

 

 

Polícia Militar (1 unidade):

 

http://www.pilotopolicial.com....r-do-rio-de-janeiro/

Last edited by Gilson

Já que tao indo pra aposentadoria, se a FAB quiser, to montando um ASILO pra Idosos do ar aqui, fico eternamente grato se a FAB me mandar o 1° cliente, o sapão ficaria bacana repousando aqui no cercado de casa, 

sonhar nao custa né.

Tive a felicidade de voar as duas máquinas, tanto o H-1H como o H-60L. Posso dizer que são fenomenais. Fiz a última missão do 8695 pelo 5/8 GAV e fiquei feliz de ver que foi doado para a polícia. Acredito que essa seja a melhor soluçao para os Sapões. Eles cumprem muito melhor o trabalho policial que os Esquilos e Jet Ranger.

Para a FAB não justifica manter a estrutura de suporte já operando os H-60L e H-36. O salto operacional foi enorme com essas duas aeronaves, tanto em desempenho como tecnologia. Mas o Sapo tem um lugar especial no coração.

Não dou defensor de revitalização não, pra mim vai tudo pro lixo, faz-se doação e compra-se tudo novo, o que me referia é ao custo e disponibilidade de peças.

 

O custo de modernização de um H1 para o Huey II é de US$ 2,3 mils modernizações em curso na Argentina e Colômbia.

 

 

O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) vai dar adeus, em setembro, ao seu último helicóptero UN-1N Iroquois, universalmente conhecido como o “Huey”, depois de 43 anos de serviço. O UH-1N está sendo substituído pelo UH-1Y Venom, uma versão altamente atualizada do UH-1N.

 

O custo de modernização de um H1 para o Huey II é de US$ 2,3 mils 

 

Custo do HH-60

 

UH-60: US$ 21.3 milhões 

SH-60R:  US$ 42.9 milhões 

 

O governo dos Estados Unidos da América, através de notificação da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (Defense Security Cooperation Agency ) do Departamento de Defesa, tornou pública a intenção do governo do Brasil em adquirir três helicópteros militares UH-60M Black Hawk, incluindo aí oito motores T-700-GE-701C (dois reservas), 12 metralhadoras M-134 7.62mm, oito EGPS/INS H765GU (Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation Systems), partes e peças de reposição, ferramentas e equipamento de apoio, admin/publicações técnicas, equipamento de treinamento e qualificação de pessoal técnico, serviços de engenharia e suporte técnico do fabricante, entre outros componentes e ítens de um pacote logístico. Esse contrato, quando efetivado, terá um custo estimado de US$ 145 mils

 

O EB 3001 S-70A-36

 

 

Imagem

 

 

Foto de um painel de um dos HH-60 vendidos ao Brasil aeronaves já defasadas no exterior e ao que ao que parece foram recusadas pela Arabia Saudita e que em um futuro próximo devem passar por um processo de modernização.

 

Na minha opinião para o Brasil que operava aeronaves obsoletas  que remontam a decada de 60 / 70 isso representa um salto qualitativo e operacional e nos deixa muito próximo dos países mais bem equipados, porém a altos custos.

Poderia-se criar um programa de revitalização das antigas aeronaves até termos os novos helicópteros em quantidade suficiente que permitam em definitivo a aposentadoria dos Sapões..

 

 

Last edited by REZENDE

Achei:

 

"Da revista de 40 anos do esquadrão Pantera.

Como explicar o H-1H ao seu filho.

"Filho, hoje os H-1H jáo não voam mais. Eles eram conhecidos como HUEY, mas os chamávamos de Sapões...

Eles foram feitos por Deus. Ele pegou um raio e uma onça...preta, por isso ele era preto; pelo menos alguns. Também foi feito com um pouco de fúria, fogo, compaixão, whisky, cavalos, uma Harley-Davidson, patriotismo, esperança, saudades e um sapo. Dizem que ele escutava o mais puro Rock`n Roll enquanto trabalhava.

Eles voavam à noite, por isso também tinham um pouco de morcego. Seu som foi inspirado nas batidas do coração. Ouça seu coração quando dispara de emoção, ele bate como um HUEY.

Eles eram rápidos. Não os mais rápidos do mundo, mas rápidos o suficiente para salvar pessoas do medo, ou levá-lo para outros. Fizeram isso como ninguém.

Eles tinham armas, de todos os tipos. Metralhadoras, foguetes e o que mais a imaginação deixasse. Mas a mais poderosa das suas armas eram seus tripulantes, que nunca se acovardavam frente ao inimigo ou ao perigo. Eles gostavam, acima de tudo, de salvar-vidas. Não adianta se esconder, os tripulantes encontravam qualquer um em qualquer lugar, caçando ou salvando.

Esses tripulantes eram especiais. Eram desbravadores, índios, piratas, cientistas malucos, ninjas, atletas, super-heróis. Faziam de tudo. O Sapão era uma lenda que só vivia pelas suas mãos, e hoje vive nos seus corações.

Agora mesmomo Sapão está lá fora salvando o mundo, de novo. Você não pode vê-lo, masseus tripulantes estão lá, e também o seu espírito."

OIGALÊ FERA ! PANTERA !!!

Adaptação: IVN
"

Originally Posted by Tripa seca:

Achei:

 

"Da revista de 40 anos do esquadrão Pantera.

Como explicar o H-1H ao seu filho.

"Filho, hoje os H-1H jáo não voam mais. Eles eram conhecidos como HUEY, mas os chamávamos de Sapões...

Eles foram feitos por Deus. Ele pegou um raio e uma onça...preta, por isso ele era preto; pelo menos alguns. Também foi feito com um pouco de fúria, fogo, compaixão, whisky, cavalos, uma Harley-Davidson, patriotismo, esperança, saudades e um sapo. Dizem que ele escutava o mais puro Rock`n Roll enquanto trabalhava.

Eles voavam à noite, por isso também tinham um pouco de morcego. Seu som foi inspirado nas batidas do coração. Ouça seu coração quando dispara de emoção, ele bate como um HUEY.

Eles eram rápidos. Não os mais rápidos do mundo, mas rápidos o suficiente para salvar pessoas do medo, ou levá-lo para outros. Fizeram isso como ninguém.

Eles tinham armas, de todos os tipos. Metralhadoras, foguetes e o que mais a imaginação deixasse. Mas a mais poderosa das suas armas eram seus tripulantes, que nunca se acovardavam frente ao inimigo ou ao perigo. Eles gostavam, acima de tudo, de salvar-vidas. Não adianta se esconder, os tripulantes encontravam qualquer um em qualquer lugar, caçando ou salvando.

Esses tripulantes eram especiais. Eram desbravadores, índios, piratas, cientistas malucos, ninjas, atletas, super-heróis. Faziam de tudo. O Sapão era uma lenda que só vivia pelas suas mãos, e hoje vive nos seus corações.

Agora mesmomo Sapão está lá fora salvando o mundo, de novo. Você não pode vê-lo, masseus tripulantes estão lá, e também o seu espírito."

OIGALÊ FERA ! PANTERA !!!

Adaptação: IVN
"

 

 

Show, minino!

 

É isso, ai.

Salvei em dois lugares para não perder.

 

Last edited by Gilson

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×