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Inúmeras vezes já postei que o plastimodelismo deve ser, antes de tudo, uma porta aberta para o conhecimento e que esse conhecimento me envolve diariamente.

Os kits? São para mim meras peças plásticas que junto e colo, mantendo as minhas habilidades manuais da melhor forma possível. Nada mais do que isso.

 

Nessa busca rotineira que faço diariamente, utilizo as mais variadas fontes de referências e, numa delas, deparei-me com o veículo abaixo cujo kit foi lançado em Março de 2018.

 

Parecendo mais um projeto saído da cachola de Willy Wonka, esse kit representa um veículo que, na verdade, era um gerador elétrico móvel tendo seus trailers "empurrados" pela energia gerada pelos seus próprios motores elétricos.

A idéia realmente começou em 17 de dezembro de 1908, quando Ferdinand Porsche, o gênio automotivo alemão, lançou o projeto de um assim chamado trem de estrada com motores movido à gasolina e eletricidade.

 

Era composto por um trator de dois eixos com um motor à gasolina de 100 hp e  um gerador de energia de 93 kWt, cujo fluxo de corrente ia para os motores elétricos das rodas traseiras do trator e 5 reboques com todos os eixos orientáveis.

O trem de estrada, mais tarde conhecido como "A-Zug", podia fazer 18 km/h nas estradas sinuosas das montanhas.

e o B-Zug.

Entre 1916 e 1918, foram produzidas 5 combinações de veículos com motor C-Zug e o trator M.16 (4x4) de 150 HP, que foram usados como reboques para o transporte de canhões de 380-420 mm. O trator de artilharia M.16 com um motor a gasolina de 150 HP trabalhava, na verdade, não como um trator, mas como uma estação de força móvel e um reboque com 4 eixos e oito rodas estava conectado a ele.

Em 1916, o sistema B-Zug também foi aproveitado tendo o M.16 como veículo de reboque.

Pesando 15 toneladas, o reboque podia transportar até 27 toneladas de carga. Cada conjunto de armas consistia em 5 trens: um para a plataforma de canhão esquerda, um para a direita, um para a carreta, um para o cano e o último para munição.

Com a ajuda de rodas, esses trens podiam ser facilmente convertidos da versão de estrada para estrada de ferro: a velocidade de estrada era de 16 km / h, mas a velocidade nos trilhos era de 27 km / h.. O consumo de combustível era de 300 litros a cada 100 quilômetros.

As características do projeto forneciam alternativas únicas. Por exemplo, um trem de estrada de artilharia se aproximava de uma ponte que não tinha condições de suportar o peso do trator e do reboque. O veículo gerador movia-se para o outro lado da ponte, desenrolava um cabo, pelo qual a corrente era transferida ao trailer e ele se movia de forma independente através do obstáculo.

Após a Primeira Guerra Mundial, esses carros e as suas soluções únicas foram esquecidos pois as encomendas militares cessaram.

 

A pergunta que fica é do porque a Alemanha, na Segunda Guerra, criadora da ideia, através de Porsche, não usou, de forma maciça, essa alternativa viável para diminuição de consumo do escasso petróleo, mormente como reboque de peças pesadas, em estrada e em ferrovia, ao longo do fronte russo?

 

Quase um século depois, vemos inúmeras aplicações dessa ideia de Porsche no dia a dia da indústria automobilística.

 

O kit

Da Plus Model, em escala 1/35, vem com 279 peças em resina, PEs e decais para 4 versões.

O preço, muito salgado, é de $241.99. Como é lançamento de Março de 2018, não demorará a baixar para menos de US$200,00.

Original Post

A pergunta que fica é do porque a Alemanha, na Segunda Guerra, criadora da ideia, através de Porsche, não usou, de forma maciça, essa alternativa viável para diminuição de consumo do escasso petróleo, mormente como reboque de peças pesadas, em estrada e em ferrovia, ao longo do fronte russo?

 

Na verdade, Porsche nunca abandonou a idéia.

Seus projetos para o que viria a ser o Tiger usava o mesmo principio de motor a combustão /gerador. KV 4501.

Todos estes foram alvo de falhas crônicas, além de extremamente complexos de manter e consumindo cobre, ainda mais caro que petróleo..

 

O chassi ainda foi adaptado para o Elefant, que mesmo evoluindo para o Ferdinand, nunca funcionou como esperado.

Elefant USAOM-01.jpg

 

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