Skip to main content

Em 15 de Agosto de 1939, dois grupos de Stukas, o I./St.G.76, comandado pelo Hauptmann Sigel , e o I./St.G.2"Immelmann", sob comando do Hauptmann Hitschold, receberam ordens para fazer uma demonstração de bombardeio de mergulho sobre o campo de provas de Neuhammer.

Os Stukas partiram do campo de Cottbus, onde antes da decolagem, aviões de reconhecimento meteorológico informaram que no local da demonstração havia nuvens que iam dos 2000 metros até 900 metros de altitude.

No briefing então, ficou definido que subiriam até 4000 metros, então mergulhariam, rompendo a base das nuvens nos 900 metros, e descendo até cerca de 400 metros quando soltariam as bombas de exercício feitas de concreto.

Stukas In Formation by Keystone

Bombas de concreto

No solo, esperando, estavam os generais do exército e da aeronáutica von Manstein, von Richthofen, Sperrle and Loerzer.

Os Stukas chegaram na área pouco antes das 6 manhã, e o I./St.G.76 mergulharia primeiro, com o Hauptmann Sigel na liderança, à esquerda dele seu ajudante Oberleutnant Eppen, à direita oficial técnico Oberleutnant Mueller e os outros aviões em sequência.

Mas sem que soubessem, entre o momento que decolaram e a chegada à área alvo, uma densa neblina surgiu, se misturando a base das nuvens.

No primeiro avião, Sigel mergulhou através das nuvens, e continuou mergulhando até que viu um borrão marrom a pouco mais de 100 metros de altura, ao contrário dos 900!

Em desespero, pressionou o botão de saída automática de mergulho, ao mesmo tempo que berrava "nevoeiro, puxem!" pelo rádio.

Apenas uma clareira oportuna impediu que Sigel mergulhasse na floresta, se recuperando a poucos metros do chão.

Entretanto os outros aviões não tiveram a mesma sorte, e 13 aeronaves, com 26 tripulantes, se espatifaram nas árvores.

O comandante do I./St.G.2"Immelmann" ouviu o grito pelo rádio e cancelou seu ataque, começando a circular pela área na tentativa de descobrir o que acontecera, mas começaram a ver colunas de fumaça negra surgindo entre as nuvens e retornaram ao aeroporto.

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

O inquérito aberto inocentou Sigel, e não apontou culpados, já que o surgimento da neblina foi súbito demais.

Memorial temporário feito no local, usando bombas de concreto que eram usadas em exercícios. Acabou sendo destruído durante o avanço dos soviéticos no fim da guerra.

A queda do Junkers - Ju 87B, Świętoszów

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×