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Um dos mais bonitos, andei muito neles, quando criança, em Santos (linha 5, 40, 50 e 53) na década de 70. Este é no Rio:

 

 

E um desenho dele já com uma pintura mais nove:

 

 

E em Salvador, 1958

 

 

Last edited by Milan

Aquele da FAB eu andei nele, tinha uma linha que ia do Irajá a Ilha do Governador, era conhecido como Papa Fila, meu pai mudou da Tijuca para o Irajá nos anos 50 devido a esta linha que levava funcionários da Base Aérea do Galeão, aquele G93 Viação Garcia, foi da Viação Cometa, que depois que foi comprada acho que pela 1001 parou de servir ao Rio, mas ainda tem em SP e tem linhas em Araraquara, mas não com este carro, lógico, o ônibus elétrico do Rio, era CTC, extinta, andei nele também, aqui em Araraquara acho que tem um destes preservado ao lado da companhia de ônibus muncipais de Araraquara, os ônibus elétricos de Araraquara foram desativados a uns 12 anos e um foi preservado.

E estes ônibus da Cometa antigos quase todos viajei nele Rio Sampa.

Last edited by Guacyr.

Vejam este modelista que faz miniaturas de aço dos FNM.

FNM BRASINCA: Do protótipo maciço às chapas estampadas

As chapas estão meramente justapostas para correção de medidas e, conseqüentemente, para ajustes dos estampos.

 

 

FNM D11.000 Cabine Brasinca Miniatura

Este é o projeto do FNM D11.000 Miniaturacom cabine Brasinca. A escala é 1:25.
 

 

FNM D11.000 - Projeto Antigo 

FNM Cabine Standard 

FNM 9500 Cabine Brasinca 

Chassis do FNM D11000 

FNM D11.000 Cabine Brasinca 

FNM D11.000 - Projeto A 

Como os Moldes são Feitos 

 

CABINE BRASINCA

 

As Cabines FNM Modelo Brasinca

Aqui, eu mostro um pouco do meu jeito de trabalhar com essas miniaturas. Outros métodos e ferramentas especiais existem para tal finalidade, mas a proposta aqui é procurar obter um resultado aceitável com recursos escassos. Então, a observação, imaginação e, sobretudo, força de vontade contam muito.

A primeira parte de qualquer projeto é, inquestionavelmente, o levantamento de dados. Neste caso foi usado o material encontrado na internet. O preferível, no entanto, é ter um modelo real e palpável na escala 1:1. A observação e a comparação são essenciais na elaboração de um projeto baseado apenas em fotos. A distorção de medidas proporcionada pela perspectiva dificulta a compreensão do objeto de estudo, especialmente quando se trata de algo com linhas curvas, composto de ângulos diversos. Uma boa noção de geometria ajuda a encontrar as dimensões aproximadas. Quando se trata de um modelo raro, às vezes não se pode achar fotos de boa qualidade e em quantidade razoável, o que não é o caso do modelo desta página. Depois de muito trabalho no computador (considerando minha pouca experiência com desenho técnico), as linhas básicas da cabine já estão definidas e permitem o início do protótipo. A impressão é feita na escala determinada para o modelo que, neste caso, é 1:25.

 

Desenho impresso da cabine FNM Brasinca na escala 1:25

 

 

De posse do desenho impresso, começo com um cubo baseado nas dimensões máximas do objeto, que pode ser de argila, madeira ou massa plástica. Sendo o último o meu material predileto. Tem resistência muito boa, secagem muito rápida e é muito bom para moldar. Os inconvenientes principais desse material são o preço e a poeira liberada, que é nociva à saúde. O ideal é que seja trabalhado sob um exaustor sem, contudo, dispensar a máscara anti-pó e os óculos protetores.

Cubo de massa plástica para a modelagem da cabine

 

 

 

 

 

 

 

Quanto mais perfeito for o cubo, tanto mais precisas serão as medidas. Principalmente a simetria dos lados.

Cubo de massa plástica - corte das linhas básicas

 

 

Cubo de massa plástica - arestas aparadas e delimitação das peças básicas - lado esquerdo

 

 

 

 

 

 

 

Cabine Brasinca - 2ª etapa de modelagem - teste no chassis

 

 

 

Após as etapas de modelagem vem a confecção dos estampos ou moldes. Trabalhar os estampos para as peças da cabine é quase uma luta titânica se não se dispõe das ferramentas e tecnologia adequadas. Eles são feitos de aços baixo e médio em carbono. A qualidade das peças tem de estar dentro do esperado para um serviço executado com recursos escassos e algum retoque se faz necessário. Todavia, o mais importante nesse projeto é a padronização dos componentes. Vale lembrar que as peças são feitas de chapa de metal.

 

Para saber como faço os moldes veja Como os Moldes são Feitos.

 

 

FNM BRASINCA: Do protótipo maciço às chapas estampadas
 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto FNM Brasinca prevê a montagem de três tipos de cabine Brasinca: O Brasinca "boca de bagre", o Brasinca tradicional com os pára-brisas curvos e o Brasinca ano 1955 que tinha o pára-brisa reto. O primeiro deles, como não poderia deixar de ser, é o que tem pára-brisas retos.

Contudo, o que é visto nas fotos abaixo tem os pára-brisas curvos.

Esta primeira montagem tem o objetivo exclusivo de testar os estampos. Aliás, são os primeiros testes de cada estampo. A partir dessa montagem se obtêm dados para a correção de medidas e formas. Sem esse ajuste não é possível prosseguir com o projeto.

 

 

 

Nas imagens a seguir, as chapas estão meramente justapostas para correção de medidas e, conseqüentemente, para ajustes dos estampos.

O chassis que foi usado para teste nesse modelo é o de um FNM D 11000 V-5.

 

 

 

 

 

Os painéis traseiros estão, como aparentam, mais altos do que serão no modelo final.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Três cabines de modelos diferentes preparadas para pintura.

 

Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955 sobre um FNM D-1100 V-12 Standard

Cabine do FNM D-11000 à esquerda do FNM Brasinca ano 1955

FNM D-1100 V-12 Standard (esquerda), Cabine do FNM D-11000 (centro) e FNM Brasinca ano 1955 (direita)

Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955

Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955

Continuação da fase de pintura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last edited by mariolucio
Originally Posted by Milan:

 

Carroceria Cermava

Fabinho, estes ônibus acima são do PAMA LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa). No canto esquerdo um Marcopolo San Remo sobre o chassi MB OH-1313 e do lado direito um Cermava sobre o chassi FNM. Foto de fevereiro de 1981.

Last edited by Milan
Originally Posted by fabinhoAN:

CARAMBA!!!! há anos procuro por este da FAB, só tinha noticia, teria alguma marca caracteristica tipo unidade, gladio, algo assim?

Até onde eu saiba na porta do caminhão vinha o símbolo da FAB, escrito embaixo "Ministério da Aeronáutica" e abaixo desse, "PAMA-LS"

Valeu Milan, obrigado.
 
Originally Posted by Milan:
Originally Posted by fabinhoAN:

CARAMBA!!!! há anos procuro por este da FAB, só tinha noticia, teria alguma marca caracteristica tipo unidade, gladio, algo assim?

Até onde eu saiba na porta do caminhão vinha o símbolo da FAB, escrito embaixo "Ministério da Aeronáutica" e abaixo desse, "PAMA-LS"

 

Originally Posted by Milan:

Este era da FAB

 

Era do PAMA-LS também.

 

Tinha um desse quando eu servi nos Afonsos, a carroceria tava encostada e o cavalo era uma dureza de manobrar.

E se eu não estou enganado, tinha um desses que passava no Parque de Eletronica do Cajú que ia para a baixada e ficava baseado no Galeão.

 

Saudades desse tempo............

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