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às 9:40 da manhã de sÁbado 28 de julho de 1945, um bombardeiro Mitchell B-25, pilotado na nÉvoa espessa pelo Tenente Coronel William Franklin Smith Jr, chocou-se com o lado norte do Empire State Building, entre os andares 79 e 80 , onde eram localizados os escritÓrios do National Catholic Welfare Counsil. Um motor atravessou o andar e voou atÉ o prÓximo quarteirão, caindo no telhado de um prÉdio prÓximo causando um incÊndio que destruiu a cobertura. O outro motor e parte do trem de pouso caiu em um dos poÇos dos elevadores. O incÊndio resultante foi extinto em 40 minutos. Quatorze pessoas morreram no acidente, mas a ascensorista Betty Lou Oliver sobreviveu a uma queda de 75 andares dentro de um elevador, que ainda permanece como o Recorde Mundial do Guinness para a queda mais longa de elevador com sobreviventes. Apesar da danos e perdas de vida, o edifÍcio foi reaberto para negÓcios em muitos andares na prÓxima segunda-feira. O acidente ajudou a impulsionar a aprovaÇão no congresso do moroso Federal Tort Claims Act de 1946, bem como a inserÇão de disposiÇÕes retroativas na lei, permitindo que as pessoas processar o governo por acidentes. 
Um ano depois, outro avião por pouco não atingiu o edifÍcio novamente.

 

A B25 crashed into a Empire State Building, 1945

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