Originally Posted by Perini:
A melhor forma é no olhômetro.
Eu conversei com um modelista há algum tempo e ele me disse que o olho humano é um instrumento muito preciso para acertar tonalidades de misturas de cores. Não discordo. Porém cada um tem suas habilidades. Como um provador de bebidas que descobre a safra da uva só provando o vinho. No meu caso, para fazer misturas, eu tenho que recorrer a algo que meça volume ou peso.
Concordo com você.
Algumas pessoas identificam uma nota musical ou afinam um instrumento só ouvindo. Outros sabem a uva só pelo sabor do vinho.
No meu caso, que tenho algum treinamento em artes visuais, só penso em seis matizes de cor (3 primárias + 3 secundárias), mais o preto e branco que representam o brilho. A diluição dá a saturação.
A partir das 6 cores básicas eu consigo chegar em outras, mas se o manual tem a proporção da mistura, é melhor não perder muito tempo.
Outra coisa a considerar é que algumas tintas mudam de brilho quando secam. Umas escurecem e outras clareiam. Para acertar a tonalidade da mistura, temos que fazer testes aplicando tinta em um superfície e esperar secar para ver como fica e depois corrigir.