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Segundo reportagem do jornal ‘O Globo’, integrantes do governo acreditam que a compra dos caÇas não ocorrerÁ no atual mandato presidencial de Dilma Rousseff em funÇão dos escândalos de espionagem

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A divulgaÇão de documentos mostrando que a Petrobras foi alvo da espionagem americana não foi de todo surpreendente para a presidente. Desde a primeira revelaÇão, semana passada, de que o Brasil havia sido alvo da NSA, Dilma jÁ havia afirmado a interlocutores que desconfiava que o interesse envolvido na interceptaÇão era econÔmico, e não de seguranÇa nacional. Agora, os americanos jÁ podem contabilizar o primeiro prejuÍzo: a inclinaÇão que a presidente tinha pela proposta dos EUA para os caÇas que a ForÇa AÉrea Brasileira (FAB) pretende comprar.

Nos últimos meses, a norte-americana Boeing havia assumido o favoritismo na disputa pela compra de 36 caÇas por cerca de US$ 4 bilhÕes, imbrÓglio que se arrasta hÁ anos. A visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, em junho, havia fortalecido decisivamente a posiÇão da empresa. Agora, com o caso de espionagem, a disputa volta à estaca zero, segundo interlocutores da presidente.

Na avaliaÇão de integrantes do governo, a tendÊncia É que, com isso, a compra dos caÇas sequer ocorra no primeiro governo Dilma. Isso porque as demais opÇÕes, o francÊs Rafale e o sueco Grippen, tambÉm sofrem resistÊncias. O avião francÊs chegou a ser o favorito do governo durante a gestão do ex-presidente Lula, mas problemas na negociaÇão dos aviÕes deste modelo com a Índia criaram resistÊncias em Dilma. Como não haveria condiÇÕes polÍticas de Dilma anunciar a compra dos caÇas em breve, e o valor envolvido É muito grade, a tendÊncia É que a decisão fique para apÓs o ano eleitoral.

ApÓs a nota de ontem, a ordem no Planalto É aguardar que o governo de Obama viabilize a viagem da presidente a Washington. O maior temor É que a visita de Estado seja ofuscada por novas denúncias. O governo avalia que, se ocorresse sem sobressaltos, a visita seria amplamente positiva para a imagem de Dilma. Por isso, o cancelamento pode ser uma perda.

FONTE: O Globo, via resenha do EB

Original Post

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Como já diriam os sábios amigos aqui do Fórum é apenas mas um fato para justificar a desculpa para não decidir.

 

Cada hora inventam uma desculpa. Uma a economia esta ruim, outra hora está boa demais, é a França que não apoia, blá, blá, blá.

 

Agora a nova desculpa será a espionagem.... Na verdade não querem é decidir nada...!!!

 

Infelizmente.

idependentemente de governo atual ou não, esse programa na minha opinião já foi pro espaço faz tempo, e se transformou em uma grande palhaçada! Essa espionagem é motivo pra mais desculpas esfarrapadas!...realmente este país é uma piada!

Resumo desta porcaria:

Quem comprou um Rafale, Super Hornet ou até mesmo um F-16 pensando em um dia montar nas cores da FAB se deu mal. Comprei um F-16 sonhando que agora saia do papel e me dei mal. Enquanto isto será que a Argentina conseguiu comprar os Mirage F1 da Espanha? Até que a pintura ia ficar interessante.

 

http://fdra.blogspot.com.br/20...-f1-para-la-faa.html

 

Abraço

 

Fernando

 

 

Broa Fly-In 22-06-12 gripen com as cores da FAB 2 - foto poder aereo poggio

vinheta-clipping-aereoAs revelações da espionagem dos EUA sobre Dilma Rousseff podem ter acertado, como consequência, um alvo caro à indústria bélica americana: a Boieng (sic), que passara a ser a favorita para a venda dos caças para a Aeronáutica, negócio avaliado em 5 bilhões de dólares.

Três anos atrás, os Rafale franceses eram os franco-favoritos – sem trocadilho – para vender os caças. Estava praticamente tudo acertado entre Brasil e França, quando Lula enfezou-se com Nicolas Sarkozy. Lula considerou traição à política externa brasileira o voto da França na ONU a favor de sanções diplomáticas ao Irã.

Do jeito que a coisa vai, o negócio pode cair no colo dos suecos da Saab.

F-16 no AMARG - foto afbase

Parte dos caças F-16C Block 30 que foram retirados das unidades de linha de frente em 2010 e agora estão no AMARG

vinheta-exclusivoConforme noticiado aqui na semana passada, uma fonte do blog Poder Aéreo havia informado que um grupo de militares do Comando da Aeronáutica deveria ir para os Estados Unidos para avaliar células estocadas de caças F-16 no deserto do Arizona (ver matéria nos links abaixo).

E ainda segundo a fonte, a busca seria por modelos das versões C/D Block 40/42. No entanto, conforme levantamento feito pelo Poder Aéreo, a USAF ainda não se desfez dos seus F-16 Block 40/42, que foram continuamente modernizados desde o início deste século (ver matéria publicada aqui, recentemente, nos link abaixo).

A mais recente leva de caças F-16 que deixou as unidades da USAF/ANG/”Air Force Reserve” e seguiu para o deserto do Arizona (Base Aérea de Davis-Monthan que hospeda o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration) ocorreu ao longo do ano de 2010. Ela era composta principalmente de caças Block 30/32 (além de modelos mais antigos – Block 25) cuja construção foi autorizada nos anos fiscais de 1985 e 1986, portanto são aeronaves com mais de 25 anos, sendo que passaram os últimos três no deserto.

Pelos dados levantados, 99 caças F-16C Block 30/32 monopostos foram enviados para o deserto do Arizona no ano de 2010 (alguns deles aparecem na imagem acima), mas somente duas unidades do modelo biposto foram identificadas no AMARG. Estas aeronaves fazem parte de uma redução da força de caças da USAF anunciadas no início do ano de 2010. Naquela época, a ideia era retirar de serviço 250 caças entre abril e setembro de 2010, sendo que 113 seriam F-16C. Esta redução foi noticiada aqui, por nós do Poder Aéreo e rendeu uma longa discussão. Vale a pena reler os comentários daquela época e comparar com a situação atual.

Se cair a ficha, os Lords da FAB poderiam comprar lotes de 12 FA-50 da Coréia até equiparem todos os esquadrões de combate. Ficar pensando em aviões caríssimos que o desgoverno deste país nunca vai comprar é perda de tempo. Mas é claro que eles têm que fazer a coisa sem que os famigerados planaltinos desconfiem!

Felipe, eu não sabia que não há F-16 Block 40/42 disponíveis no deserto, já que as notícias anteriores diziam que a FAB mandaria gente pra vê-los, e que só Há 30/32, muito mais antigos e que demandam muito mais atualizações, o que pode tornar inviável sua locação.

 

Mas vejo que pra você, nada de novo.

 

Marcos, o que o T-50 pode realizar (aeronave de treinamento) que o modernizado AMX não pode???

 

Necessitamos de caças Mach 2 para interceptação/combate aéreo. Para ataque, dá pra gente se virar com F-5M/AMX-M, mas pra defesa... 

Originally Posted by claudinho:

Como já diriam os sábios amigos aqui do Fórum é apenas mas um fato para justificar a desculpa para não decidir.

 

Cada hora inventam uma desculpa. Uma a economia esta ruim, outra hora está boa demais, é a França que não apoia, blá, blá, blá.

 

Agora a nova desculpa será a espionagem.... Na verdade não querem é decidir nada...!!!

 

Infelizmente.

eu diria tb q significa q não encontraram nada muito comprometedor nos e-mails dela...

Nunca deixo de fazer a minha parte.  Votar no PT?  Nem se me pagassem pra isso (se algum petista quiser me dar uma grana legal pra votar no PT, eu aceito na boa, mas lá eu voto em qualquer coisa, até nulo, menos PT!).

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