Artigo parcialmente traduzido do original em ingles que pode ser encontrado aqui: http://marklinstop.com/2011/12...s-miniature-railway/
Marklin em Carinhall: Estrada de ferro em miniatura de Hermann Göring
Muito se tem discutido sobre os trens em miniatura de Hermann Göring como por exemplo onde ele os conseguiu, quantos trens possuía e onde foram guardados? Neste artigo várias questões serão discutidas, embora muitas das perguntas continuem sem resposta.
Graças a muitos meses de pesquisa, fotos incríveis e documentos foram descobertos relativos as ferrovias de Hermann Göring em sua casa que tinha o nome de Carinhall em homenagem a sua esposa.
A pesquisa provou que muitas fontes individuais (livros, artigos de revistas, etc) não foram todos 100% precisos mas que as informações fariam sentido quando todas as fontes fossem reunidas e analisadas como um todo. A minha esperança é que este artigo possa se tornar a base para mais pesquisas para ser feito sobre este tema.
É importante primeiro entender um pouco da personalidade de Hermann Göring que foi o comandante da Luftwaffe (força Aérea Alemã) durante a Segunda Guerra Mundial e Marechal das Forças Armadas Alemãs.
Ele era um homem bastante corpulento e certamente gregário, Ele dramatizava a situação e desfocava os detalhes a fim de aumentar sua imagem frente a seus admiradores. Esta característica de Göring é importante levar em conta quando se analisa os documentos e outros elementos de informação que nem sempre são corroborados por outras fontes.
A foto acima também pode ser a prova para o boato de que Göring tinha um sistema em que uma réplica em miniatura de avião passava por cima da maquete e soltava as pequenas bombas de madeira ao premir um botão na mesa de controle. Supostamente ele fazia um show para seus convidados cronometrando a faixa abaixo e acima do plano de tal forma que a pequena bomba de madeira iria cair no trem. O lado esquerdo da foto acima mostra dois fios que correm o comprimento da sala acima e paralelo aos trilhos. Esta fiação seria um fio por onde passaria um avião para um bombardeio no trem abaixo. Um mecanismo adequado para lançar bombas de madeira seria um eletroímã no compartimento de bombas do avião que libera a bomba quando a corrente é cortada (por meio de um interruptor no painel de controle).Isso pode explicar por que há dois fios: um para segurar o avião e outro para segurar os fios que o pode ser o do eletroímã.
O layout do porão que eu acredito que foi criado depois da ferrovia em miniatura no sótão era provavelmente um pouco maior que o layout do sótão e certamente tornou-se muito mais desenvolvido com trilhos elevados e um sistema de passagem dos vagões que foi provavelmente emprestado do layout do sótão. Há rumores de que até dois empregados da Marklin trabalharam por um período de tempo desconhecido na montagem e manutenção da pequena ferrovia. Outro relato em primeira mão afirma que o layout foi construído pela Siemens & Halske, uma empresa de engenharia elétrica durante esse tempo. A área que abriga a ferrovia no sótão tem aproximadamente 240 metros quadrados. Porque não há fotos gerais de layout do porão (até quanto eu sei), eu usei a modelagem 3D e software de animação para criar uma reconstrução de layout de porão. Usando como base a altura de Göring de aproximadamente 1,80m (5 pés e 10 polegadas) e a metragem conhecida do porão, as dimensões (comprimento x largura x altura) do porão foram calculados. Outras características do subsolo não visto nas fotos históricas são pura especulação. Se ele tinha peças caras de arte ou mobiliário em seu porão não é conhecido por mim, mas certamente se encaixaria com a forma como o resto do Carinhall foi decorado.
O que ainda não está claro é o fim que levou este sistema de trens e as suas partes e peças após a destruição e abandono de Carinhall em 1945, a partir dai grande parte da pesquisa ficou em branco. Uma Lista discriminada de artigos retirados de Carinhall pelos trabalhadores não pode ser encontrado, documentos que detalham o conteúdo dos trens particulares de Göring foram escondido em um túnel para sua segurança nunca foram encontrados e os fundamentos atuais de Carinhall estão supostamente protegidos pela lei que proíbe uma maior pesquisa no local. Museus ao redor da área que tem itens de Carinhall em exposição e que contém antigas miniaturas de trens enferrujados disseram ter sido encontrados no local do Carinhall destruído. Outros que visitaram o site da Carinhall no dia de hoje também atestam o fato de que peças de trem estavam espalhados no chão ao redor da área. Isto não significa no entanto e não exclui a possibilidade de que alguns dos trens mais valiosos tenham sido salvos. Uma quantidade igual de histórias existem que suportam a sobrevivência de alguns, se não de todos os materiais de trem da coleção de Göring.
A ideia de que Göring teve uma edição especial de trens da Marklin (por exemplo, Rheingold libré 40CM) vagões de 1930 Super-Modelle e locomotivas especialmente produzidas em uma determinada bitola, etc) ainda permanece em questão. Parece que esses trens de ordem especial teriam aparecido nas fotos descobertos neste artigo porém nenhum deles fazem parte do inventário. Todos os trens retratados neste artigo são de uma produção normal e típico do período de tempo em que foram tiradas as fotos.
Embora este artigo apresente uma imagem mais clara da Marklin miniatura ferroviária de Hermann Göring, muitas questões ainda permanecem sem resposta e particularmente uma questão importante: onde foram parar todos os trens ?