Mesmo com o projeto helicÓptero VH-71 aterrado de forma permanente, o presidente Barack Obama ainda tem uma sÉrie de outras caras opÇÕes, tais como o transporte aÉreo de recÉm -revelada MV-22 Osprey- para escolher. O único problema do MV-22 É que Obama ainda não É realmente permitido viajar nele.
O MV-22 do Corpo de Fuzileiros Navais É um derivado do muito aguardado (e muito criticada) V-22 Osprey projetado especificamente para o “1º Esquadrão de HelicÓptero da Marinha”, a unidade de transporte aÉreo do Presidente e altos funcionÁrios do governo em todo o mundo. Tal como os seus homÓlogos de combate prontos, que jÁ registrou mais de 10 mil horas de voo no Afeganistão, o MV-22 É uma aeronave de rotor de inclinaÇão capaz de ambos os pousos verticais e vÔo para a frente usando um par de turboÉlices rotativas.
O Osprey mede 54 pÉs de comprimento, com uma envergadura de 45 pÉs. Em cada asa sustenta um rotor de 38 pÉs de diâmetro, composto de 3 lâminas, que pode rodar-se a 90 graus. Um par de turbos hafts de 6150 HP Rolls-Royce Allison T406 / AE 1107C-Liberty. Isso permite que a aeronave de decolagem vertical (como É classificada pela FAA) possa decolar e aterrissar como um helicÓptero convencional quando as naceles estam na vertical, em seguida, converter-se em um avião turboÉlice, com maior eficiÊncia de combustÍvel quanto estÁ no ar girando as naceles para a frente. É tambÉm possÍvel realizar uma decolagem com os rotores em um ângulo de 45 graus.
A aeronave É tripulada por uma equipe de quatro oficiais, piloto, co-piloto e dois engenheiros de vÔo e pode transportar atÉ 32 soldados ou 20.000 quilos de carga. Durante a fase de testes e desenvolvimento de vÔo inicial, a aeronave ganhou o apelido de "The Widowmaker", dado o seu hÁbito de cair do cÉu. Em 2000, um par de Osprey caiu, matando a tripulaÇão, juntamente com 15 passageiros. A aeronave era notoriamente difÍcil de lidar, mesmo com os pilotos de testes experientes nos controles. A situaÇão não foi ajudada por nenhum oficial superior do programa, e o tenente-coronel Odin Lieberman, foi destituÍdo do comando apÓs uma investigaÇão interna que descobriu que ele havia instruÍdo sua equipe para falsificar registros para fazer o Osprey parecer mais seguro do que eles realmente eram.
Depois, hÁ as preocupaÇÕes constantes com o que acontece se os dois motores fossem desligados durante uma falha catastrÓfica. A aeronave pode pousar usando apenas um motor em meia potÊncia, mas fatalmente cairia com falha em ambos os motores, comentasse que “o Osprey se resume tão graciosamente como um saco de batatas”. Um estudo de tal situaÇão em 2005 classificou as perspectivas de pouso como um helicÓptero abaixo 1.600 pÉs como "não susceptÍvel de sobrevivÊncia." Existe a possibilidade de que uma equipe poderia "transformÁ-lo em um avião e eslizar, assim como um C-130", como Piloto do V-22 capitão Justin "Moon" McKinney disse a revista Time, no entanto a maioria das pesquisas tem sido no sentido de formaÇão de pilotos para reconhecer e prevenir o estado de anel de vÓrtice (VRS) - em que o avião mergulha em seu prÓprio downwash e não pode gerar sustentaÇão suficiente para aterragens de emergÊncia. A iteraÇão do bloco C, tambÉm tem feito muito no sentido de minimizar esses perigos atravÉs de atualizaÇÕes de hardware e software.
Mas enquanto eles estão definitivamente mais seguros do que as versÕes anteriores, ainda não É seguro o suficiente para confiar a vida do lÍder do mundo livre. Como tal, o Osprey presidencial ainda não foi designado um "top branco", ou seja, o presidente Obama não É permitido a bordo, mas estÁ atualmente passando por testes de confiabilidade. Não hÁ nenhuma palavra sobre quando isso serÁ concluÍdo, então por enquanto, ele vai servir como um transportador para cães de $67 milhÕes de dÓlares.
Fonte: CNN