O Oldsmobile 4-4-2 É um muscle car que foi produzido pela Oldsmobile e introduzido em 1964 como um pacote opcional à venda dos modelos F-85 e Cutlass. Tornou-se modelo prÓprio entre 1968-1971, sendo revertido para opcional em meados dos anos 1970. O nome foi revivido nos anos 1980 na versão Cutlass Supremo com traÇão traseira e no inÍcio dos anos 1990 como pacote opcional para a nova Cutlass Calais com traÇão dianteira.
O nome "4-4-2" (pronuncia-se "Four-four-two") deriva, não da potÊncia do motor, mas do carburador quÁdruplo, transmissão manual de quatro velocidades e escapamento duplo. Ele foi originalmente escrito "4-4-2" (com hifens entre os numerais)e permaneceu com hÍfen em todo o uso pela Oldsmobile da designaÇão.
JÁ em 1965, modelos 4-4-2 estavam disponÍveis com transmissÕes automÁticas de 3 velocidades, mas ainda foram referidos e batizados como "4-4-2" s. Em 1968, o rÓtulo foi encurtado para "442", mas nas brochuras da Oldsmobile e em documentos internos continuaram a usar a designaÇão "4-4-2" para o modelo.
O modelo 1966 teve apenas algumas pequenas modificaÇÕes.
Sua principal novidade foi a adiÇão de dois novos motores opcionais: o L69, com trÊs carburadores Rochester 2GC, cada um com corppo duplo em uma articulaÇão progressiva, produzindo 360hp (268 kW) e torque de 597 N/m, com o preÇo em US$ 264,54.
O outro motor era o bÁsico, com cÓdigo L78, com 350hp (261 kW) e torque tambÉm de 597 N/m em um carburador simples de corpo quÁdruplo.
Alguns 442...
Alguns kits disponÍveis...
Abs. e atÉ o prÓximo AP & I.