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Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by kogyro:

Melzi, é OB mesmo ou tem algumas partes em "marrão'?

 

Não tenho a menor idéia.

Só gostei do desgaste. 

 

Senhores, houve um período onde os americanos pintavam as bordas dos aviões olive drab com verde, como neste exemplo que catei na internet, e é o caso destes Airas da foto:

 

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by kogyro:

Melzi, é OB mesmo ou tem algumas partes em "marrão'?

 

Não tenho a menor idéia.

Só gostei do desgaste. 

 

Senhores, houve um período onde os americanos pintavam as bordas dos aviões olive drab com verde...

 

 

Os nossos Piper L-4 do E.L.O. eram assim.

Senhores, houve um período onde os americanos pintavam as bordas dos aviões olive drab com verde, como neste exemplo que catei na internet, e é o caso destes Airas da foto:

 

 Na verdade não era um esquema de pintura, assim que chegaram ao teatro europeu os aviões americanos em OD apresentaram um rápido desgaste na pintura, isso aparecia principalmente nos bordos de ataque e de fuga, por isso estas partes tiveram de ser retocadas com tintas inglesas, mais adequadas ao clima da ilha.

 

 Algumas B-17 davam até a impressão de estarem camufladas, mas era o mesmo problema.

Last edited by Augusto
Originally Posted by fernando frota melzi:

 

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Peguei no Fêicibuqui. Esses estão detonados!

Eu gosto destes aviões detonados...

 

 

Last edited by Milan
Augusto, sei não!

Pesquisando sobre os A-25 Shrike, estes aviões saíam de fábrica com os bordos verdes, segundo o que li para "quebrar" a silhoueta do avião.

Os A-25 nunca foram enviados para combate, sendo usados apenas para treinamento, rebocar alvos e como utilitários, e todas as fotos que vi eles estão com os bordos verdes. Inclusive aviões novinhos.

Abs

Serelle
Eu tenho aqui umas fotos de P-40, como essa:



Enquanto a gente espera o Augusto pode já ir pensando que mágica fazia o o desgaste acontecer no bordo de fuga do leme com mais intensidade do que no resto do avião, a ponto de só lá precisar de retoque.



Ou porque os retoques eram feitos com tanto capricho, equidistantes, com a mesma forma. Seria o desgaste adestrado?

Só lembro que alguns P-39 que seriam entregues aos ingleses, mas depois acabaram sendo operados pelos EUA, chamados então de P-400, tinham padrão de camuflagem inglês, com verde e marrom e insígnias americanas. E, pelo que sei, alguns aviões americanos receberam manchas em Dark Green "de fábrica", e não apenas como retoque. Inclusive, vários B-17 que operavam na Europa tinham este padrão, inclusive o famoso Memphis Belle.

Originally Posted by Serelle:
Augusto, sei não!

Pesquisando sobre os A-25 Shrike, estes aviões saíam de fábrica com os bordos verdes, segundo o que li para "quebrar" a silhoueta do avião.

Os A-25 nunca foram enviados para combate, sendo usados apenas para treinamento, rebocar alvos e como utilitários, e todas as fotos que vi eles estão com os bordos verdes. Inclusive aviões novinhos.

Abs

Serelle

 Serelle

 

 É possível que a informação esteja errada, depois vou citar o livro onde eu li. Mas se era um padrão gostaria de ver esta esta instrução, os americanos não são muito dados a improvisação, se era uma pintura padronizada deve ter isso em algum lugar.

Acho que isso mostra as duas coisas

 

At the end of 1940, the US Army Air Force finally introduced the long due permanent camouflage finishes on its aircraft. The standard colour scheme specified for all land-based aircraft was Dark Olive Drab Green 41 on the upper surfaces and fuselage sides with Neutral Grey 43 on the undersides. This pattern was applied following a low, wavy demarcation line alongside the bottom of the fuselage sides. Due to the urgency in camouflaging such large numbers of aircraft, much paint of unsatisfactory quality was initially used pending the formulation of a dark olive colour with better weathering characteristics. Thus, aircraft painted in the early part of WWII weathered quickly creating a wide variety of colours that, depending on local conditions, ranged from a buff or light brown to a purplish green under the high UV concentrations of the high altitude aerial warfare over the ETO, or a reddish pink under the hot desert sun of North Africa.

From mid-1942, some machines began receiving a factory-applied pattern of irregular splotches, patches or stripes (the application varied greatly), of Medium Green 42 alongside the leading and trailing edges of the wings and other flying surfaces. In theory, this lighter colour would break up the continuity of the appearance and help to conceal the outlines of the dark painted upper surfaces. When freshly applied, Medium Green 42 was lighter in tone than the Dark OD Green 41, but as the later faded noticeably faster afterwards, the green blotches were most of the times noticeable as a darker border at the edges, thus negating the desired camouflage effect. In most cases this feature is almost impossible to distinguish in period black-and-white photographs.

 

After April 1941, theatre commanders were allowed to substitute Dark OD Green 41 for lighter, greener shades like Medium Green 42, Sea Green 28 or even British or Australian greens. However, as even the most forward depots appear to have been well stocked with OD paint, there are not many known instances in which this substitution may actually have taken place. From mid-1943, stocks of the Army's Olive Drab paint (the lighter shade that would become ANA 613), began to replace the faulty Dark OD Green 41, but quantities of the older paint remained in use even after the end of the war.

Last edited by Augusto
Então peraí... se eu fizer o avião novo, o Medium Green vai ser mais claro que o Olive Drab. Se o avião for lenhado, ao contrário. É isso mesmo?

Eu achava que essas variações que via nas fotos eram coisa de qualidade do filme, sei lá!

Interessante!

Abs

Serelle
Serelle, o Medium Green 42 não é assim mais claro que o Olive Drab 41 não. Estou com o livro da Monogram aberto aqui e ele tem os chips de cor, a diferença é pelo tom e não pela "claridade", os dois são muito perto, daí porque ás vezes é difícil perceber a "camuflagem" aplicada nas bordas n'uma foto em preto e branco. ME PARECE que o 42 Medium Green é ligeiramente mais escuro.

Se eu fosse autor do texto aí em cima teria usado "vivid" em vez de "lighter", baseado no que estou vendo aqui no livro.

O que acontece é que se uma das duas tintas desbotar mais rápido que a outra vai dar diferença, ou ao retocar uma pintura velha com tinta nova.
Last edited by Fernando Estanislau
Originally Posted by Augusto:

Acho que isso mostra as duas coisas

 

At the end of 1940, the US Army Air Force finally introduced the long due permanent camouflage finishes on its aircraft. The standard colour scheme specified for all land-based aircraft was Dark Olive Drab Green 41 on the upper surfaces and fuselage sides with Neutral Grey 43 on the undersides. This pattern was applied following a low, wavy demarcation line alongside the bottom of the fuselage sides. Due to the urgency in camouflaging such large numbers of aircraft, much paint of unsatisfactory quality was initially used pending the formulation of a dark olive colour with better weathering characteristics. Thus, aircraft painted in the early part of WWII weathered quickly creating a wide variety of colours that, depending on local conditions, ranged from a buff or light brown to a purplish green under the high UV concentrations of the high altitude aerial warfare over the ETO, or a reddish pink under the hot desert sun of North Africa.


 

Não citarei nomes...mas há pessoas aqui que gostarão da ideia de poder pintar OD rosado! 

 

Brincadeiras a parte, boa referência para brincar e variar um pouco a representação das pinturas!

 

E, pelo que sei, alguns aviões americanos receberam manchas em Dark Green "de fábrica", e não apenas como retoque. Inclusive, vários B-17 que operavam na Europa tinham este padrão, inclusive o famoso Memphis Belle.

 

 O que o livro diz é exatamente o contrario a Memphis Belle recebeu estas manchas verdes, tinta inglesa, para cobrir os pontos de desgaste do OD. Olhando as fotos não parece qualquer padrão de camuflagem, seja inglesa seja americana. Lembre estamos falando dos primeiros aviões enviados a Inglaterra.

 

 

Bem diferente disto

 

 

 

 

 

Last edited by Augusto

Aqui tem um video da Memphis Belle, na época:

 

http://www.youtube.com/watch?v=3B1U1TigJdI#t=134

 

Notem que aos12:13m ela aperece com o leme manchado, diferente das fotos dela no tour pelos EUA.

 

Aqui nessa foto dá pra ter uma boa visão das manchas nas asas:

http://www.osan.af.mil/shared/...0517-F-1234S-023.jpg

Ainda continuo querendo saber que estranho fenômeno faz com que os "retoques" sejam necessários exatamente onde se espera que a camuflagem de Medium Green seria aplicada...

Originally Posted by Iscold:

Qual o P-39????Pô Adrix ficou louco???.

 

O P-39 eu acho lindão!!!!

(2) Voto com o relator, adoro o P-39(e também o P-63 Kingcobra) dois aviões muito legais e diferentes, independente do desempenho(que aliás, era aprovadíssimo pelos soviéticos durante a II Guerra)...o Airacobra foi um dos aviões mais injustiçados da história, apesar da contribuição que deu para a vitória aliada....

Last edited by MÁRCIO PINHO

O Airacobra foi inovador ao instituir trem de pouso triciclo (acho que foi o primeiro caça com essa característica) bem como o motor sobre o CG, que acreditavam que resultaria em vantagens na manobrabilidade, além das tais portas de fusca, e o canhão de grosso calibre no cubo da hélice. Seu calcanhar de aquiles sempre foi o motor e seu supercharger, de forma que perdia muita potência com a altitude. Desempenhava bem a baixa altitude, mas acima dos 10 mil ou 15 mil pés, começava a sofrer. Sem contar que os P-400, inicialmente feitos para os britânicos, tinham um sistema de oxigênio diferente, que era incompatível com o utilizado pelos americanos. Assim, os americanos que voaram o P-400 não levavam oxigênio, o que limitava ainda mais seu teto de serviço. Mas desempenharam muito bem em ataques ao solo.  

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