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Boa noite amigos,

um de meus próximos projetos será o razorback da FAB. 

PRA ISSO preciso da ajuda dos senhores... 

  • ele de fato nunca voou aqui?
  • as cores eram está mesmo abaixo?
  • alguem teria mais alguma fonte de pesquisa? Fotos?

 

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muito obrigado

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O "Teco-Teco" ea um P-47D razorback usado para instruções de mecânica aqui no Brasil.  Ele chegou voando em Natal, de onde foi voando para o Rio (campo dos Afonsos) e por fim para São Paulo, onde foi entregue para o 1º Grupo Misto de Instrução.  A partir daí serviu de base para instrução de alunos e nunca mais voou.

As melhores referencias dele podem ser encontradas nesse livro abaixo:

Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."

Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.

Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.

Max

 

 

 

 

Diogo, o P-47 B e mais curto 8 polegadas, na 1/72 e 1/48 tem algumas conversões e fuselagens que vc troca com a do kit recomendado.

1/72

https://www.hannants.co.uk/product/MMP020

https://www.hannants.co.uk/product/PAVE72018

A kora tem uma fuselagem pra vc usar no kit da Academy, mas eu não achei o link, foi mal.

Nas outras escala eu não achei nada, mas já teve alguma coisa de fuselagem em resina / Vac ai pelo mercado, tens que garimpar.

Espero ter ajudado mais que confundido

Abração

 

 

maximiano posted:

Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."

Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.

Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.

Max

 

 

 

 

Muito obrigado Max, 

Se puder me mandar este rico material!

diogo.silva@abbott.com

Na 1/72 pode-se tentar conseguir um P-47 B da Lindberg. O único na escala, é horroroso, mas serve para aproveitar a fuselagem pra conversão.

É raro encontrar, mas foi relançado a menos tempo num combo com He-111:

 

Last edited by Rogerio77

Bom dia amigos,

Achei que era um projeto simples!!!

Tenho um P47D razor da Academy, conhecido de todos nós.

Vou agora correr atrás de uma fuselagem do P47B. Tentar adaptar o D seria loucura...

Rogério e Flávio, muito obrigado pela clarificação.

Felipe, Decal pra esse cara nem pensar né?rs...

 

 

Diogo posted:

 

Vou agora correr atrás de uma fuselagem do P47B. Tentar adaptar o D seria loucura... 

Achei um relativamente barato aqui , você usa a fuselagem dele com o resto do Academy e o resto do LindBLERG vai pra caixa de sucatas  Só nunca ouvi falar desta loja.

Já em contato!

Rogerio77 posted:
Diogo posted:

 

Vou agora correr atrás de uma fuselagem do P47B. Tentar adaptar o D seria loucura... 

Achei um relativamente barato aqui , você usa a fuselagem dele com o resto do Academy e o resto do LindBLERG vai pra caixa de sucatas  Só nunca ouvi falar desta loja.

Já em contato!! a princípio parece que eles não remetem pro Brazil... mas mandei uma pergunta pra eles sobre isso.

Muito obrigado Amigo!

 

Diogo posted:

 

Felipe, Decal pra esse cara nem pensar né? rs... 

Realmente não fiz Diogo, mas as marcações dele são super genéricas,  estrelas simples, numeram em amarelo que voce pode compor a partir de seriais que sobran do P-47 buble, e o escrito "Teco-Teco" dá pra fazer com decal impresso em casa...

Marcelo Ribeiro - Mach 2 posted:

Diogo, o kit já chegou aí?

Cara, 8 polegadas na 1/72, faz mesmo tanta diferença assim? Eu iria direto da caixa mesmo... mas isso sou eu.

Abs,

MR

Marcelo, eu também não sou tão purista assim... o kit ainda não está na mão mas assim que chegar vou fazer alguns cálculos, comparar com algumas fotos que o max mandou e tentar acertar algum detalhe.... no fim se eu não achar muito grosseiro vai ser da caixa mesmo. 

O Felipe também deu umas dicas boas sobre decal, então acho que não vai ter problema. 

A inscricao teco-teco vai onde no avião?

Muto obrigado a todos que ajudaram aqui!!!

abraco

maximiano posted:

Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."

Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.

Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.

Max

 

 

 

 

amigão, se vc puder enviar tbm para meu email....TE AGRADEÇO.
ief73@hotmail.com

teve um colega, se não  me engano o guick que ha muito tempo  atras tinha feito  uma conversão de um  academy p 47d para um b  e  na  escal 1 72 .....  exatamente  o teco  teco mas infelizement e o computador onde  estava  derreteu e  não  fiz backup......se alguem encontrar na  net  referencias  ou entrar  em contato com o colega -- plastiresiabços apulo r morgado -- sp - sp 

Não pode ser conversão a partir de P-47D Academy, pois os dessa marca são todos “bubbletop”, e o P-47B era um “razorback”.

Também não é insignificante a diferença de tamanho de 8 polegadas à frente do cockpit (em 1/48, 4,2 mm; em 1/72, 2,8 mm), e menos ainda a “bulged keel”, carenagem aerodinâmica da barriga para os suportes de cargas exteriores, que foi adicionada a todos os P-47, da versão C-2 em diante – ou seja, os kits de P-47 razorback disponíveis (Tamiya, Arii/Otaki, ou o velho Hawk), que são da versão D,  todos apresentam essa configuração.

Para produzir um B a partir de um D razorback haveria de encurtar a fuselagem no lugar correto e modificar a barriga na parte dianteira, uma grande aventura!

Não pode ser conversão a partir de P-47D Academy, pois os dessa marca são todos “bubbletop”, e o P-47B era um “razorback”.

Também não é insignificante a diferença de tamanho de 8 polegadas à frente do cockpit (em 1/48, 4,2 mm; em 1/72, 2,8 mm), e menos ainda a “bulged keel”, carenagem aerodinâmica da barriga para os suportes de cargas exteriores, que foi adicionada a todos os P-47, da versão C-2 em diante – ou seja, os kits de P-47 razorback disponíveis (Tamiya, Arii/Otaki, ou o velho Hawk), que são da versão D,  todos apresentam essa configuração.

Para produzir um B a partir de um D razorback haveria de encurtar a fuselagem no lugar correto e modificar a barriga na parte dianteira, uma grande aventura!

Ia falar exatamente isso, mas não com tantos detalhes técnicos. A conversão de um D para um B seria uma aventura e tanto, são muito diferentes, inclusive no desenho das placas de alumínio da área inferior. Nem sei se seria viável a conversão.

@Luft46 posted:

Vale a pena todo este trabalho?

Alguém que olhe um razorback modificado e um nao modificado vai perceber a diferenca?

Pega logo um Tamiya e faz direto da caixa. Capricha no que se ve: pintura!

Se tanto a pessoa que olha – quanto a que fez – conhecem P-47, ambos vão perceber a diferença e reconhecer o trabalho realizado, além de o modelo resultante manter a fidelidade histórica.

Por outro lado, não entendo o sentido de se propor fazer uma variante especialíssima, com detalhes conhecidos, e que não está representada em kits de linha, e na hora H não fazer o trabalho de modificação exigido por essa variante. Pegar um kit OOB e “enganar” com uma pintura especial, para quê isso?

Esse, sim, acho um desperdício de tempo e dinheiro. Se achar que vai dar muito trabalho a variante especial, então, melhor não fazer, monte a versão de caixa!

Há lindas versões de P-47D Razorback, direto da caixa, mas não da FAB (porque só houve um razorback, e era um B!). Então, vamos fazê-los todos, ou quantos pudermos, nas suas pinturas cabíveis, da caixa, ou de versões aftermarket.

E deixar para fazer FAB com os D bubbletop, com e sem barbatana, OD/NG ou metal natural, hélice Curtiss ou Hamilton... só aí já dá para fazer meia esquadrilha, um diferente do outro!

Acho que é um hobby e cada um tem sua própria visão dele. Não há certo ou errado, tirando o que cada um tem como sua própria definição de diversão.

Por óbvio, quem quem participar de eventos ou colocar seu kit em julgamento de terceiros, tem que ser mais criterioso e atentar para detalhes, história, etc. Para quem apenas quer montar e se divertir, vá em frente e divirta-se, sem maiores complicações.

Tudo vale a pena, só não pode transformar o prazer em sofrimento. E aí, cada um sabe onde está seu próprio limite.

[   ]s

Sidney

Estou montando um desses da Tamiya e garanto, é um kit excelente.

É o tipo de kit que se algo não der certo, o erro foi, com certeza, de quem está montando.

Absolutamente nada de "putty" e lixa praticamente "zero".

Orlando

Last edited by Dale Gardner

Verdade, como são bons os P-47D Tamiya... já vou para o meu terceiro!

A versão de cima é a que estou fazendo com um Tamiya razorback. Versão bem diferente do usual e essas decais são maravilhosas, e os motivos bem pesquisados.

dd716858-3538-4f6f-bf04-681d9ccee54b

Essa da parte de baixo é para um outro Tamiya, bubbletop, sem barbatana, hélice Hamilton Standard, versão de caixa da Tamiya, mas vou usar as decais AMDG, muito fáceis de usar, finas, e que dão acabamento excelente com Microset/Microsol (no final parece pintado).

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Eu só imagino que essas cores no cowling do Teco Teco no perfil do kit e demais fontes sejam mera especulação. Será que houve alguma documentação oficial das cores dele ? Eu só conheço uma foto em preto e branco :

Dora Wings não inventou essa decoração... toda essa informação partiu daqui, e não é muito obscura, afinal o Teco-Teco serviu a FAB por mais de 20 anos e não teve apenas uma camuflagem. Era somente uma aeronave com um papel secundário, que raramente voava e era mais utilizada para instrução estática (não chamava muita atenção). Não conheço foto colorida dele, mas no acervo do Musal há outras P&B, além dessa mais conhecida.

Pode-se encontrar boa referência na História da Força Aérea Brasileira, de Rudnei Dias da Cunha, com perfis de cores em dois momentos do avião.

https://historiadafab.rudnei.c...ic-p-47-thunderbolt/

Um complemento interessante nos traz o site Armas Nacionais, com um tópico dedicado ao Teco-Teco, com fotos do Musal (uma delas dando conta da substituição da hélice original Curtiss por uma Hamilton tripá, em algum momento da vida útil do Teco-Teco...) e um detalhado texto informativo (infelizmente, como o tópico já tem alguns anos e o autor não se dispôs ao trabalho de conversão, o modelo de P-47B apresentado é um “fake” utilizando um P-47D Tamiya out of box).

https://www.armasnacionais.com...bolt-razor-back.html

E há, claro, o trabalho de competentes modelistas brasileiros que não se consolaram com a inexistência de kit dedicado ao P-47B, e se deram o trabalho de fazer as adaptações necessárias. Particularmente cito o trabalho de Rato Marczak, que fez uma bela conversão... em 1/72!

http://www.ratomodeling.com.br/finished/teco-teco/

Valeria ainda consultar o livro Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 a 2015, do falecido jornalista Jackson Flores Jr., que trabalhou no Musal e cuja obra traz informações documentadas, não só desta, mas de mais de 300 aeronaves usadas no Brasil.

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/26847/

Estou negociando com um representante da Dora Wings para trazer alguns exemplares para o Brasil. Vamos ver que bicho dá, em termos de preços e prazos. Qualquer novidade aviso aqui.

Saiu hoje uma resenha do kit na Hyperscale, por Brett Green:

Dora Wings Kit No. DW48051 – Republic P-47B Thunderbolt Review by Brett Green (hyperscale.com)

Boa diversão!

Last edited by tonythetiger

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