Boa noite amigos,
um de meus próximos projetos será o razorback da FAB.
PRA ISSO preciso da ajuda dos senhores...
- ele de fato nunca voou aqui?
- as cores eram está mesmo abaixo?
- alguem teria mais alguma fonte de pesquisa? Fotos?
muito obrigado
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O "Teco-Teco" ea um P-47D razorback usado para instruções de mecânica aqui no Brasil. Ele chegou voando em Natal, de onde foi voando para o Rio (campo dos Afonsos) e por fim para São Paulo, onde foi entregue para o 1º Grupo Misto de Instrução. A partir daí serviu de base para instrução de alunos e nunca mais voou.
As melhores referencias dele podem ser encontradas nesse livro abaixo:
Felipe C. Miranda posted:O "Teco-Teco" ea um P-47D
Gozado, sempre ouvi dizer que se tratava de um velho P-47 C, daqueles mais curtos, iniciais.
Posso estar errado Rogerio, não sei exatamente as diferenças entre os razorback C e D...
Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."
Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.
Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.
Max
Diogo, o P-47 B e mais curto 8 polegadas, na 1/72 e 1/48 tem algumas conversões e fuselagens que vc troca com a do kit recomendado.
1/72
https://www.hannants.co.uk/product/MMP020
https://www.hannants.co.uk/product/PAVE72018
A kora tem uma fuselagem pra vc usar no kit da Academy, mas eu não achei o link, foi mal.
Nas outras escala eu não achei nada, mas já teve alguma coisa de fuselagem em resina / Vac ai pelo mercado, tens que garimpar.
Espero ter ajudado mais que confundido
Abração
maximiano posted:Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."
Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.
Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.
Max
Muito obrigado Max,
Se puder me mandar este rico material!
diogo.silva@abbott.com
Na 1/72 pode-se tentar conseguir um P-47 B da Lindberg. O único na escala, é horroroso, mas serve para aproveitar a fuselagem pra conversão.
É raro encontrar, mas foi relançado a menos tempo num combo com He-111:
Bom dia amigos,
Achei que era um projeto simples!!!
Tenho um P47D razor da Academy, conhecido de todos nós.
Vou agora correr atrás de uma fuselagem do P47B. Tentar adaptar o D seria loucura...
Rogério e Flávio, muito obrigado pela clarificação.
Felipe, Decal pra esse cara nem pensar né?rs...
Já em contato!
Rogerio77 posted:Diogo posted:
Vou agora correr atrás de uma fuselagem do P47B. Tentar adaptar o D seria loucura...
Achei um relativamente barato aqui , você usa a fuselagem dele com o resto do Academy e o resto do LindBLERG vai pra caixa de sucatas Só nunca ouvi falar desta loja.
Já em contato!! a princípio parece que eles não remetem pro Brazil... mas mandei uma pergunta pra eles sobre isso.
Muito obrigado Amigo!
Diogo,
E-mail enviado.
Max
Diogo posted:
Felipe, Decal pra esse cara nem pensar né? rs...
Realmente não fiz Diogo, mas as marcações dele são super genéricas, estrelas simples, numeram em amarelo que voce pode compor a partir de seriais que sobran do P-47 buble, e o escrito "Teco-Teco" dá pra fazer com decal impresso em casa...
Diogo, o kit já chegou aí?
Cara, 8 polegadas na 1/72, faz mesmo tanta diferença assim? Eu iria direto da caixa mesmo... mas isso sou eu.
Abs,
MR
Marcelo Ribeiro - Mach 2 posted:Diogo, o kit já chegou aí?
Cara, 8 polegadas na 1/72, faz mesmo tanta diferença assim? Eu iria direto da caixa mesmo... mas isso sou eu.
Abs,
MR
Marcelo, eu também não sou tão purista assim... o kit ainda não está na mão mas assim que chegar vou fazer alguns cálculos, comparar com algumas fotos que o max mandou e tentar acertar algum detalhe.... no fim se eu não achar muito grosseiro vai ser da caixa mesmo.
O Felipe também deu umas dicas boas sobre decal, então acho que não vai ter problema.
A inscricao teco-teco vai onde no avião?
Muto obrigado a todos que ajudaram aqui!!!
abraco
maximiano posted:Amigos sobre a dúvida do amigo Diogo: " o primeiro P-47 a chegar no Brasil foi um desgastado RP-47B-RE Razorback, de número 41-6037, transladado em voo dos EUA em outubro de 1944 pelo segundo tenente aviador Moacyr Domingues e o mesmo foi destinado para emprego de instrução terrestre aos futuros sargentos especialistas da aeronáutica, na Escola Técnica de Aviação localizada em São Paulo. Esse avião foi o último P-47 a ser desativado, isso ocorrendo em 14/09/1967."
Trecho retirado e resumido do livro Aeronaves Militares Brasileiras.
Diogo, qual o seu email? Tenho um pequeno material sobre essa aeronave.
Max
amigão, se vc puder enviar tbm para meu email....TE AGRADEÇO.
ief73@hotmail.com
teve um colega, se não me engano o guick que ha muito tempo atras tinha feito uma conversão de um academy p 47d para um b e na escal 1 72 ..... exatamente o teco teco mas infelizement e o computador onde estava derreteu e não fiz backup......se alguem encontrar na net referencias ou entrar em contato com o colega -- plastiresiabços apulo r morgado -- sp - sp
Igor,
Email enviado.
Max
Não pode ser conversão a partir de P-47D Academy, pois os dessa marca são todos “bubbletop”, e o P-47B era um “razorback”.
Também não é insignificante a diferença de tamanho de 8 polegadas à frente do cockpit (em 1/48, 4,2 mm; em 1/72, 2,8 mm), e menos ainda a “bulged keel”, carenagem aerodinâmica da barriga para os suportes de cargas exteriores, que foi adicionada a todos os P-47, da versão C-2 em diante – ou seja, os kits de P-47 razorback disponíveis (Tamiya, Arii/Otaki, ou o velho Hawk), que são da versão D, todos apresentam essa configuração.
Para produzir um B a partir de um D razorback haveria de encurtar a fuselagem no lugar correto e modificar a barriga na parte dianteira, uma grande aventura!
@tonythetiger posted:Não pode ser conversão a partir de P-47D Academy, pois os dessa marca são todos “bubbletop”, e o P-47B era um “razorback”.
Também não é insignificante a diferença de tamanho de 8 polegadas à frente do cockpit (em 1/48, 4,2 mm; em 1/72, 2,8 mm), e menos ainda a “bulged keel”, carenagem aerodinâmica da barriga para os suportes de cargas exteriores, que foi adicionada a todos os P-47, da versão C-2 em diante – ou seja, os kits de P-47 razorback disponíveis (Tamiya, Arii/Otaki, ou o velho Hawk), que são da versão D, todos apresentam essa configuração.
Para produzir um B a partir de um D razorback haveria de encurtar a fuselagem no lugar correto e modificar a barriga na parte dianteira, uma grande aventura!
Ia falar exatamente isso, mas não com tantos detalhes técnicos. A conversão de um D para um B seria uma aventura e tanto, são muito diferentes, inclusive no desenho das placas de alumínio da área inferior. Nem sei se seria viável a conversão.
Vale a pena todo este trabalho?
Alguém que olhe um razorback modificado e um nao modificado vai perceber a diferenca?
Pega logo um Tamiya e faz direto da caixa. Capricha no que se ve: pintura!
@Luft46 posted:Vale a pena todo este trabalho?
Alguém que olhe um razorback modificado e um nao modificado vai perceber a diferenca?
Pega logo um Tamiya e faz direto da caixa. Capricha no que se ve: pintura!
Se tanto a pessoa que olha – quanto a que fez – conhecem P-47, ambos vão perceber a diferença e reconhecer o trabalho realizado, além de o modelo resultante manter a fidelidade histórica.
Por outro lado, não entendo o sentido de se propor fazer uma variante especialíssima, com detalhes conhecidos, e que não está representada em kits de linha, e na hora H não fazer o trabalho de modificação exigido por essa variante. Pegar um kit OOB e “enganar” com uma pintura especial, para quê isso?
Esse, sim, acho um desperdício de tempo e dinheiro. Se achar que vai dar muito trabalho a variante especial, então, melhor não fazer, monte a versão de caixa!
Há lindas versões de P-47D Razorback, direto da caixa, mas não da FAB (porque só houve um razorback, e era um B!). Então, vamos fazê-los todos, ou quantos pudermos, nas suas pinturas cabíveis, da caixa, ou de versões aftermarket.
E deixar para fazer FAB com os D bubbletop, com e sem barbatana, OD/NG ou metal natural, hélice Curtiss ou Hamilton... só aí já dá para fazer meia esquadrilha, um diferente do outro!
Acho que é um hobby e cada um tem sua própria visão dele. Não há certo ou errado, tirando o que cada um tem como sua própria definição de diversão.
Por óbvio, quem quem participar de eventos ou colocar seu kit em julgamento de terceiros, tem que ser mais criterioso e atentar para detalhes, história, etc. Para quem apenas quer montar e se divertir, vá em frente e divirta-se, sem maiores complicações.
Tudo vale a pena, só não pode transformar o prazer em sofrimento. E aí, cada um sabe onde está seu próprio limite.
[ ]s
Sidney
Estou montando um desses da Tamiya e garanto, é um kit excelente.
É o tipo de kit que se algo não der certo, o erro foi, com certeza, de quem está montando.
Absolutamente nada de "putty" e lixa praticamente "zero".
Orlando
Verdade, como são bons os P-47D Tamiya... já vou para o meu terceiro!
A versão de cima é a que estou fazendo com um Tamiya razorback. Versão bem diferente do usual e essas decais são maravilhosas, e os motivos bem pesquisados.
Essa da parte de baixo é para um outro Tamiya, bubbletop, sem barbatana, hélice Hamilton Standard, versão de caixa da Tamiya, mas vou usar as decais AMDG, muito fáceis de usar, finas, e que dão acabamento excelente com Microset/Microsol (no final parece pintado).
Dois anos depois deste tópico, surge a solução definitiva :
O kit é muito bem feito e vem com decais da FAB para fazer o “Teco-Teco” direto da caixa! Um sonho virando realidade!
Eu só imagino que essas cores no cowling do Teco Teco no perfil do kit e demais fontes sejam mera especulação. Será que houve alguma documentação oficial das cores dele ? Eu só conheço uma foto em preto e branco :
Dora Wings não inventou essa decoração... toda essa informação partiu daqui, e não é muito obscura, afinal o Teco-Teco serviu a FAB por mais de 20 anos e não teve apenas uma camuflagem. Era somente uma aeronave com um papel secundário, que raramente voava e era mais utilizada para instrução estática (não chamava muita atenção). Não conheço foto colorida dele, mas no acervo do Musal há outras P&B, além dessa mais conhecida.
Pode-se encontrar boa referência na História da Força Aérea Brasileira, de Rudnei Dias da Cunha, com perfis de cores em dois momentos do avião.
https://historiadafab.rudnei.c...ic-p-47-thunderbolt/
Um complemento interessante nos traz o site Armas Nacionais, com um tópico dedicado ao Teco-Teco, com fotos do Musal (uma delas dando conta da substituição da hélice original Curtiss por uma Hamilton tripá, em algum momento da vida útil do Teco-Teco...) e um detalhado texto informativo (infelizmente, como o tópico já tem alguns anos e o autor não se dispôs ao trabalho de conversão, o modelo de P-47B apresentado é um “fake” utilizando um P-47D Tamiya out of box).
https://www.armasnacionais.com...bolt-razor-back.html
E há, claro, o trabalho de competentes modelistas brasileiros que não se consolaram com a inexistência de kit dedicado ao P-47B, e se deram o trabalho de fazer as adaptações necessárias. Particularmente cito o trabalho de Rato Marczak, que fez uma bela conversão... em 1/72!
http://www.ratomodeling.com.br/finished/teco-teco/
Valeria ainda consultar o livro Aeronaves Militares Brasileiras – 1916 a 2015, do falecido jornalista Jackson Flores Jr., que trabalhou no Musal e cuja obra traz informações documentadas, não só desta, mas de mais de 300 aeronaves usadas no Brasil.
obrigado pelas dicas seguindo do teco teco...plastiresiabços paulo r morgado sp -sp
Estou negociando com um representante da Dora Wings para trazer alguns exemplares para o Brasil. Vamos ver que bicho dá, em termos de preços e prazos. Qualquer novidade aviso aqui.
Saiu hoje uma resenha do kit na Hyperscale, por Brett Green:
Dora Wings Kit No. DW48051 – Republic P-47B Thunderbolt Review by Brett Green (hyperscale.com)
Boa diversão!