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Em 1999 eu decidi que trocaria meus aviões 1/72 por 1/32. Trocaria quantidade por qualidade de montagens, estava decidido a reproduzir, em escala, absolutamente tudo do avião verdadeiro. Lógico que o escolhido foi meu amado Hurricane, caça que tenho verdeira e misteriosa paixão e fascínio. Comprei umas quatro publicações do tipo Walk Around diferentes sobre o avião e o velho kit 1/32 da Revell, era o único que o representava na escala, na época. Passei nove meses trabalhando em tudo o que eu podia ver nas fotos, até que encheu o saco. Fiquei craque em Hurricane mas não aguentava mais olhar pro bicho. Conclusão, comecei outro kit, no mesmo esquema, um P-40 que cheguei a terminar, e assim fui com uns dez aviões na escala grande até que em 2016 eu cansei. Não dá pra ficar um ano inteiro em cima de um único kit, estou fora. Ah sim, terminei o Hurricane em 2010, mas simplifiquei bastante do que havia começado, só pra ve-lo pronto.

Em Aviação, monto 1/144, 1/72, 1/48 e 1/32. Para caças monomotores da 2GM, considero 1/48 a escala que apresenta, no geral, a melhor combinação entre nivel de detalhe, tamanho do kit depois de pronto e tempo de montagem. Claro, depende do kit e de quanto esforço o modelista quer colocar nele. Mas 1/32, geralmente, exige um maior nivel de detalhamento, pois a falta deles é mais evidente, simplesmente pelo maior tamanho do modelo. Isso acaba prolongando naturalmente a montagem. Os kits 1/32 da Tamiya, por exemplo, que são os melhores a meu ver em nivel de detalhe, levam uma infinidade de tempo para serem terminados. Se incluirmos acessorios e scratch então, nem se fala. Tudo isso depende, é claro, do objetivo de cada modelista no hobby, sua disponibilidsde de tempo e espaço para guardar os modelos (sem falar nos $$).

Sobre o P-51, tenho acompanhado o trabalho do modelista na Hyperscale e é simplesmente insano. Fico imaginando se o cara só faz isso o dia todo e que ferramentas e recursos tem disponíveis para tal projeto.

Abs, Ivan

 

 

Last edited by Ivan P
Fabio Moretti posted:

Mas o cara é funileiro ou plastimodelista...

Ao que parece, nessa escala, metal é um material mais fácil de trabalhar que plastico ou outro qualquer. Tem um Argentino, que me foge o nome, que também faz belissimos modelos sob encomenda, todos em metal. 

Abs, Ivan

Ivan P posted:
Fabio Moretti posted:

Mas o cara é funileiro ou plastimodelista...

Ao que parece, nessa escala, metal é um material mais fácil de trabalhar que plastico ou outro qualquer. Tem um Argentino, que me foge o nome, que também faz belissimos modelos sob encomenda, todos em metal. 

Abs, Ivan

na verdade o kit continua sendo plastico, o detalhamento que é feito em materiais variados.

Marcio Bernardi posted:
Ivan P posted:
Fabio Moretti posted:

Mas o cara é funileiro ou plastimodelista...

Ao que parece, nessa escala, metal é um material mais fácil de trabalhar que plastico ou outro qualquer. Tem um Argentino, que me foge o nome, que também faz belissimos modelos sob encomenda, todos em metal. 

Abs, Ivan

na verdade o kit continua sendo plastico, o detalhamento que é feito em materiais variados.

Exato. É o detalhamento na superfície e partes interiores que me refiro. O formato geral do modelo é feito em plastico (ou talvez fibra), e sobre essa forma, é moldado o metal. 

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