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Não conheço o espaço do Pama, mas o do Galeão é muito grande, afinal já fábrica e até república do Galeão, e todo mundo gosta do Rio, a Ilha do Governador não tem mais aquelas praias de Pacífico Sul, mas tem uma vila de casas grande para quem trabalha lá.

O Nosso amigo Gilson "pode" falar, quem sabe ele nos tira essa dúvida...

 

Mas independente disso, a manobra realizada pela FAB para conduzir os F-5 da BASP (Guarulhos) até o PAMA por carreta (caminhão) , via Marginal tietê, é insana !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desmonta asa, carrega, monta asa....descarrega...monta asa....

 

Ou muda o PAMA para a BASP....(sei.. flata espaço.)

Originally Posted by Eduardo Boldo:

O Nosso amigo Gilson "pode" falar, quem sabe ele nos tira essa dúvida...

 

Mas independente disso, a manobra realizada pela FAB para conduzir os F-5 da BASP (Guarulhos) até o PAMA por carreta (caminhão) , via Marginal tietê, é insana !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desmonta asa, carrega, monta asa....descarrega...monta asa....

 

Ou muda o PAMA para a BASP....(sei.. flata espaço.)

foi muito legal e divertido quando um par, decolou do campo de marte e pousou em Cumbica, metade dos bairros casa verde, Santana e arredores tremeu !!!

Srs.

 

Esta resposta já foi dada várias vezes.

Está tudo no PEMAER (Plano Estratégico Militar da Aeronáutica), que foi compilado para atender as necessidades de aperfeiçoamento da Força em consonância com a END (Estratégia Nacional de Defesa). Quem se interessa pelo tema, deve ler estes documentos que são de caráter ostensivo e facilmente encontrados na internet.

 

Mas já adianto alguma coisa:

 

1 - O PAMASP não vai fechar.

 

2 - A transferência do Projeto C-105 para o Galeão já estava prevista anos atrás. Agora estamos realizando os processos, transferindo para o PAMAGL as aeronaves que necessitarão realizar INPP (e não mais as recolhendo ao PAMASP). O Galeão será o Parque Central das anvs de transporte. 

 

3 - Somente foram terceirizadas as inspeções intermediárias do F-5 (300, 600 e 900H) que, anteriormente eram feitas pelo operador, o que causava atrasos na execução das inspeções e problemas com o deslocamento de parte do efetivo para atender a isso. Agora as inspeções intermediárias serão realizadas pela empresa TAP-ME, no RS, deixando os operadores livres para executar suas funções. 

A inspeção maior das anvs, a chamada INPP (Inspeção Nível Parque Programada), realizada a cada 1200H de vôo continuará sob responsabilidade do PAMASP, até a desativação do Projeto.

 

4 - O PAMASP será (já está sendo) o Parque Central das anvs de asas rotativas (todas), VANT e FX-2. Já estamos implantando os projetos H-60, H-34, H-36, RQ-450 e RQ-900. Nossa Subdivisão de Motores já está se adequando para receber os T-700, Makila I e Makila II, onde faremos pequenas intervenções.

 

Importante: As atribuições dos Parques de Material, como nós as conhecemos, não existem mais. Os Pamas foram criados numa época em que não existia infraestrutura para atender as necessidades de manutenção do setor militar aeronáutico. Hoje , já temos um parque industrial montado no país capaz de atender a essas demandas. Não existe mais a necessidade de grandes e numerosas instalações logísticas para revisar equipamentos. Isso será feito pelas empresas contratadas. Os Pamas serão os gerentes e coordenadores dos projetos sob sua responsabilidade.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Eduardo Boldo:

Desmonta asa, carrega, monta asa....descarrega...monta asa....

 

Negativo.

Depois de aprovada nos testes de pista aqui em Marte, a anv é transportada inteira e pronta em uma carreta VW Constellation adaptada. Apenas são removidas algumas cargas explosivas e os lançadores da ponta das asas.

Essa operação é preparada com quase uma semana de antecedência. Envolve vários setores, é efetuada de madrugada, tem uma NPA (Norma Padrão de Ação) exclusiva para ela e conta com o apoio da nossa Infantaria, da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by maximiano:

O PAMA e Recife já foi fechado.

 

Não posso afirmar, talvez o nosso amigo Gilson possa nos ajudar, mas existem comentários de fechar mais alguns Pama's.

 

Max

Desativação: PAMAAF e PAMARF.

 

Ativos: PAMALS, PAMAGL, PAMASP e PAMB.

PAMAGL  é no Galeão , SP ta na cara 

PAMB Brasília correto?

PAMALS  onde é? Seria  Lagoa Santa em  MG?

Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by maximiano:

... mas existem comentários de fechar mais alguns Pama's.

 

Desativação: PAMAAF e PAMARF. 

Ativos: PAMALS, PAMAGL, PAMASP e PAMB.

Quais são os Parques a serem desativados?

 

Originally Posted by Andre Mattos:
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by maximiano:

... mas existem comentários de fechar mais alguns Pama's.

 

Desativação: PAMAAF e PAMARF. 

Ativos: PAMALS, PAMAGL, PAMASP e PAMB.

Quais são os Parques a serem desativados?

 

PAMARF (Recife) e PAMAAF (Afonsos),

Originally Posted by fabinhoAN:

ESSA CARRETA È DA FAB? se sim teria como conseguir fotos?

 

...a anv é transportada inteira e pronta em uma carreta VW Constellation adaptada. 

Sim. A carreta é da FAB.

Fabinho, as fotos aqui no Pama estão proibidas. Até para quem é do efetivo.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by Andre Mattos:
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by maximiano:

... mas existem comentários de fechar mais alguns Pama's.

 

Desativação: PAMAAF e PAMARF. 

Ativos: PAMALS, PAMAGL, PAMASP e PAMB.

Quais são os Parques a serem desativados?

 

PAMARF (Recife) e PAMAAF (Afonsos),

Afonsos não vai mais operar nem como aeródromo?

Via ficar só com o MUSAL e a UNIFA?

Originally Posted by Gilson:

 

Importante: As atribuições dos Parques de Material, como nós as conhecemos, não existem mais. Os Pamas foram criados numa época em que não existia infraestrutura para atender as necessidades de manutenção do setor militar aeronáutico. Hoje , já temos um parque industrial montado no país capaz de atender a essas demandas. Não existe mais a necessidade de grandes e numerosas instalações logísticas para revisar equipamentos. Isso será feito pelas empresas contratadas. Os Pamas serão os gerentes e coordenadores dos projetos sob sua responsabilidade.

Faz todo sentido. Abs,

 

Ivan

Gilson, me enganei nas desmontagem das asas.....

 

Essa operação é feita de quanto em quanto tempo????

Afinal, 1200h de vôo não é sempre que se atinge...

 

Qual a frequencia dessa operação???

Quantos aviões são mobilizados por mês ???

 

Se bem que o processo já está pronto e não causa tanto transtorno assim....(muito menso na Marginal pela madrugada, horárío em que o transito está vazio)

 

Vejam a operação: 

http://tvuol.uol.com.br/video/...04024E9A386AC4813326

 

 

 

Last edited by Eduardo Boldo
Originally Posted by maximiano:

Gilson,

 

Aproveitando o embalo sobre o PAMASP, lá tinha um C-115 como aeronave orgânica, esta ainda é usada?

 

Max

 

É como o Rafael falou, Max.

 

Os C-115 foram desativados.

O "nosso" continua aqui, mas inoperante. Temos um Bandeirante como anv de ligação do Comando.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Eduardo Boldo:

Gilson, me enganei nas desmontagem das asas.....

 

Essa operação é feita de quanto em quanto tempo????

Afinal, 1200h de vôo não é sempre que se atinge...

 

Qual a frequencia dessa operação???

Quantos aviões são mobilizados por mês ???

 

Se bem que o processo já está pronto e não causa tanto transtorno assim....(muito menso na Marginal pela madrugada, horárío em que o transito está vazio)

 

Vejam a operação: 

http://tvuol.uol.com.br/video/...04024E9A386AC4813326

 

 

 

Vamos lá:

 

1 - Um F-5 demora aproximadamente 8 anos para atingir 1200H de vôo  (uma missão do F-5 dura aprox. 30 min).

 

2 - Essa operação ("translado") é realizada tanto na chegada de uma anv para revisão quanto na entrega de outra para o operador e foi estruturada de modo a causar o menor impacto possível no trânsito da cidade.

 

3 - Acontece aprox. uma vez por mês. As datas de recolhimento e entrega são escolhidas de modo a aproveitar a missão para levar um avião e trazer outro. Então podemos dizer que englobam duas anvs: uma saindo para operação e outra chegando para revisão. 

 

4 - O recolhimento e entrega das anvs obedece a um estudo previamente realizado (a famosa "diagonal de manutenção"), de modo que os esquadrões não fiquem desfalcados quando uma anv é recolhida. Isso é estudado no ano anterior ou seja: já sabemos quais anvs serão recolhidas e quais serão entregues em 2015. Em 2015 fazemos o estudo para 2016 e assim vai. Isso chama-se "Planejamento da Manutenção".

 

5 - Esse vídeo é "meio" antigo. Essa Scania já foi aposentada.

 

Abração meu nobre !

Last edited by Gilson
Gilsão,,,,,,,quem foram os ilustres q decolaram do campo de marte e em seguida pousaram em Cumbica?
quando foi isto?
 
é verdade q deu o maior rolo e em seguida as aeronaves estavam de volta no PAMASP ?

Deu rolo, sim.

Não vou citar nomes.

 

Não lembro exatamente quando foi. Na época trabalhava com o motor do então UH-1H. Era 2S se não me engano. Foi o Pama todo para o páteo ver a decolagem. Decolaram curto, na interseção já estavam altos. Levavam pouco combustível para ficarem mais leves.

 

Não voltaram ao Pama, não.

Em Cumbica, fizeram novos testes e foram entregues aos esquadrões depois de reabastecidos.

 

Obs.: Vou contar o milagre mas não vou contar o santo: um dos pilotos foi o que interceptou um F-14 durante uma das Operações Unitas...

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

Achei uma. Vou ver se consigo outras.

Essa foto é antiga. É do 4812 (Jordânia) sendo transportado para a Embraer, após revisão.

 

 (clique para ampliar)

Essa foto é de Nov/Dez/2012. Bem na época do Open do GPPSD. Eu estava lá e fiz um pequeno Walk-around desse avião e de sua carreta, devidamente autorizado na época. A minha ideia era fazer uma vinheta assim. e há dois dias coincidentemente eu estava conversando sobre essa vinheta, com o Alexandre CE. Eu estava justamente dizendo a ele que se tivesse mais tempo faria essa vinheta, na 1/48, para o Open desse ano. Mas infelizmente já falta muito pouco tempo e não terei como fazer.  Se quiserem e se for permitido eu posto as fotos.

 

[], Paulão.

Paulão, com relação a mim, fique tranquilo para postar o que quiser. Eu não sou autoridade para permitir ou negar coisa alguma. Além disso, a carreta estava lá no dia, à vista de todos. E não tem absolutamente nada de mais. 

 

No meu entendimento, certas coisas podem até ter seus motivos para resguardo, mas essa aí, não.

 

P.S.: O que eu não entendo é esse interesse do Fabinho em fotografar viatura. Os caras ficam secos para tentar fotografar alguma coisa dos aviões (que é algo raro de se ver para a maioria das pessoas) e o sr. Fabinho aproveita esses eventos para fotografar...   kombi!!!  

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

 

P.S.: O que eu não entendo é esse interesse do Fabinho em fotografar viatura. Os caras ficam secos para tentar fotografar alguma coisa dos aviões (que é algo raro de se ver para a maioria das pessoas) e o sr. Fabinho aproveita esses eventos para fotografar...   kombi!!!  

 

Essa deve ser curiosidade de mais gente aqui

  no forum

Originally Posted by Ayres:

Gilson,

 

Aproveitando, como está o processo dos F-5 Jordanianos?

 

Grande abraço

 

Ayres

O primeiro "FM" deveria ser entregue agora, em setembro, mas devido a alguns problemas (que sempre acontecem) será entregue em outubro. Os demais seguirão na sequência (com um mês de intervalo entre um e outro).

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by Ayres:

Gilson,

 

Aproveitando, como está o processo dos F-5 Jordanianos?

 

Grande abraço

 

Ayres

O primeiro "FM" deveria ser entregue agora, em setembro, mas devido a alguns problemas (que sempre acontecem) será entregue em outubro. Os demais seguirão na sequência (com um mês de intervalo entre um e outro).

 

Valeu

 
1 - Um F-5 demora aproximadamente 8 anos para atingir 1200H de vôo  (uma missão do F-5 dura aprox. 30 min).

 

 

Muito legal, sempre me perguntei sobre o "km/horímetro rodado" de nossos F5.

 

Fiz uma conta de padeiro pra matar minha curiosidade e ver a média:

 

1° Lote: 2014-1973=41/8=5,12*1200=6150h ("Só" isso??!! Me pareceu pouco, sei lá, mas como não entendo nada )

2° Lote: 2014-1988=26/8=3,25*1200=3900h (essa conta só com a FAB, fora Vietnan, Aggressor, etc., lembrando que nesse lote veio o 71-1417, atual 4856 )

 

 

 

Originally Posted by Faisca:
Originally Posted by Gilson:

 

P.S.: O que eu não entendo é esse interesse do Fabinho em fotografar viatura. Os caras ficam secos para tentar fotografar alguma coisa dos aviões (que é algo raro de se ver para a maioria das pessoas) e o sr. Fabinho aproveita esses eventos para fotografar...   kombi!!!  

 

Essa deve ser curiosidade de mais gente aqui

  no forum

 

 

Gilson...Obrigado pelos esclarecimentos..................

 

 

Mas um lembrete em fotografar viaturas:

 

É PROIBIDO FOTOGRAFAR O PAINEL DA KOMBI...

ELES SÃO SECRETOS.....

Originally Posted by Pampa:
 
1 - Um F-5 demora aproximadamente 8 anos para atingir 1200H de vôo  (uma missão do F-5 dura aprox. 30 min).

 

 

Muito legal, sempre me perguntei sobre o "km/horímetro rodado" de nossos F5.

 

Fiz uma conta de padeiro pra matar minha curiosidade e ver a média:

 

1° Lote: 2014-1973=41/8=5,12*1200=6150h ("Só" isso??!! Me pareceu pouco, sei lá, mas como não entendo nada )

2° Lote: 2014-1988=26/8=3,25*1200=3900h (essa conta só com a FAB, fora Vietnan, Aggressor, etc., lembrando que nesse lote veio o 71-1417, atual 4856 )

 

 

 

Nobre Pampa,

 

6.000:00H para um F-5 não é pouco, não.  Corresponde, a grosso modo, a 12.000 missões.

 

Aqui nós controlamos as horas de vôo exatas de cada anv.  

A quantidade de horas voadas em um ano depende do que for determinado pelo COMGAR. É o chamado "Esforço Aéreo" e pode variar de ano para ano.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

 

P.S.: O que eu não entendo é esse interesse do Fabinho em fotografar viatura. Os caras ficam secos para tentar fotografar alguma coisa dos aviões (que é algo raro de se ver para a maioria das pessoas) e o sr. Fabinho aproveita esses eventos para fotografar...   kombi!!!  

 

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