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AERONAVE EM TESTE FOI APRESENTADA AO COMANDANTE DO EXÉRCITO EM BRASÍLIA, PELAS EQUIPES DA FORÇA E DA HELIBRAS

 

O novo helicÓptero Pantera K2 entregue pela Helibras ao ExÉrcito Brasileiro no último mÊs de marÇo foi apresentado ao General de ExÉrcito Enzo Martins Peri, comandante da ForÇa, no Quartel General do ExÉrcito em BrasÍlia (DF). A aeronave esteve na cidade para realizar uma das etapas da missão de avaliaÇão do desempenho do aparelho modernizado.

 

Rio Negro. Manaus_ Crédito Dmavex

 

A referida avaliaÇão tÉcnico-operacional jÁ registrou mais de 150 horas de voo em 51 dias, passando por diversas localidades brasileiras. A Helibras acompanha a missão junto ao cliente e, na apresentaÇão realizada na capital federal, contou com a presenÇa de uma equipe formada pelo presidente da empresa Eduardo Marson, o gerente do programa de modernizaÇão dessas aeronaves, Marco Wagner, o piloto de ensaio Paulo DÓria e o mecânico de voo AlÉsio de Souza Júnior.

 

Equipe Helibras apresenta aeronave em Brasília_Ccomsex

 

“A avaliaÇão estÁ sendo realizada conforme o contrato preconiza, e o ExÉrcito estÁ podendo testar o novo Pantera em condiÇÕes extremas de operaÇão, principalmente na selva amazÔnica e percebemos que a aeronave tem respondido muito bem às atividades apresentando um alto Índice de disponibilidade”, conclui DÓria.

 

Em comparaÇão com o modelo anterior, jÁ foi comprovado um aumento de 400 kg na capacidade de carga paga na operaÇão em Área restrita (de 3.900 kg para 4.300 kg), maior velocidade (260 km/h contra 220 km/h) e alcance (660 km contra 550 km).

 

Nestes 51 dias passados o Pantera K2 esteve em Manaus (AM), BrasÍlia (DF), TaubatÉ (SP), entre outras localidades. Na cidade de São Gabriel da Cachoeira, interior do estado do Amazonas, um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em Área restrita (selva) para demonstraÇão da potÊncia do novo motor do Pantera K2.

 

Selva amazônica _Crédito Dmavex

 

A aeronave seguirÁ ainda para Campo Grande (MS), onde as atividades de avaliaÇão devem continuar, antes de retornar à base da AviaÇão do ExÉrcito, em TaubatÉ.

 

Fonte: CAvEx

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..."um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em área restrita (selva) para demonstração da potência do novo motor do Pantera K2...

 

 

Gostaria de saber como fizeram para caber todos dentro deste helicóptero...

Originally Posted by Milan:

..."um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em área restrita (selva) para demonstração da potência do novo motor do Pantera K2...

 

 

Gostaria de saber como fizeram para caber todos dentro deste helicóptero...

Eram gaúchos!

Last edited by Guacyr.
Originally Posted by GDA:

O som do rotor principal deste helicóptero é muito legal

Nao sei se esta falando do mesmo tipo de motor que os da USCG tinham aqui ha algum tempo...(hoje eles aparentemente mudaram, e nao tem mais o mesmo som)...mas o anterior tinha um "grito" na sonoridade...de alta tonalidade...muito legal, mesmo...

 

Edilson 

E esse som do video, mesmo...um "ziiiiiziiziiiiziiiizzz" de tonalidade alta, que e bem legal!

 

So que de uns tempos para ca os da USGC aqui perderam esse som...agora so se escuta o grave da turbina...

 

Sera que mudaram o motor ou removeram (o adicionaram) algum supressor de som?

 

Edilson 

Last edited by Jaguar (Edilson C. Araujo)
Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

E esse som do video, mesmo...um "ziiiiiziiziiiiziiiizzz" de tonalidade alta, que e bem legal!

 

So que de uns tempos para ca os da USGC aqui perderam esse som...agora so se escuta o grave da turbina...

 

Sera que mudaram o motor ou removeram (o adicionaram) algum supressor de som?

 

Edilson 

Estive na Helibras há muito tempo (trabalhava com helicóptero, mas não esse) e comentei sobre esse ruído (produzido pelo fenestron). Na época disseram-me que já estavam estudando um novo posicionamento das aletas do rotor para diminuir esse ruído, que é incômodo e denuncia a anv de longe.

 

Rotor novo, com intervalos irregulares nas lâminas:

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by guacyr:
Originally Posted by Milan:

..."um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em área restrita (selva) para demonstração da potência do novo motor do Pantera K2...

 

 

Gostaria de saber como fizeram para caber todos dentro deste helicóptero...

Eram gaúchos!

 

 

Que maldade...

Originally Posted by Eduardo Boldo:
Originally Posted by guacyr:
Originally Posted by Milan:

..."um grupo de combate composto por nove soldados e quatro tripulantes realizou algumas atividades de decolagem e pouso em área restrita (selva) para demonstração da potência do novo motor do Pantera K2...

 

 

Gostaria de saber como fizeram para caber todos dentro deste helicóptero...

Eram gaúchos!

 

 

Que maldade...

Diriam os gaúchos, "Bahh, você não entende nada de grupo de combate em helicóptero, tchê"

O da Kittyhawk faz sim, pequenos detalhes, aquele corta arame em cima e embaixo, fence nas quatro portas, o trumpeter precisa trocar o nariz.

Isto falando de 1/48, em 1/72 tem o nariz de conversão do Duarte.

Last edited by Guacyr.
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

E esse som do video, mesmo...um "ziiiiiziiziiiiziiiizzz" de tonalidade alta, que e bem legal!

 

So que de uns tempos para ca os da USGC aqui perderam esse som...agora so se escuta o grave da turbina...

 

Sera que mudaram o motor ou removeram (o adicionaram) algum supressor de som?

 

Edilson 

Estive na Helibras há muito tempo (trabalhava com helicóptero, mas não esse) e comentei sobre esse ruído (produzido pelo fenestron). Na época disseram-me que já estavam estudando um novo posicionamento das aletas do rotor para diminuir esse ruído, que é incômodo e denuncia a anv de longe.

 

Rotor novo, com intervalos irregulares nas lâminas:

 

Rapaz, faz sentido!...

 

Eu nao tinha pensado que poderia ser o Fenestron que causava o ruido (que eu curtia pacas, mas que realmente faz a assinatura acustica do helo ser bem alta)...

 

Obrigado pela resposta!...

 

Edilson 

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