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Ó, antes de mais nada, eu coloquei aqui porque você tinha postado no MP-Militaria.

 

Quanto a esse daí, é Photoshop.

 

Mas Panther com torre de Panzer IV teve. E tem kit.

 

 

 

 

 

 

 

Last edited by fernando frota melzi
Originally Posted by fernando frota melzi:

Ó, antes de mais nada, eu coloquei aqui porque você tinha postado no MP-Militaria.

 

Quanto a esse daí, é Photoshop.

 

Mas Panther com torre de Panzer IV teve. E tem kit.

 

 

 

 

 

 

 

Era um chassi de bergepanther com a torre de um Pz IV soldada (não tinha giro).

 

Esse, mais o T34 com a Flak quadrupla e o Tigre I chassi Porsche, fazia parte do sPzAbt. 653 na Rússia.

 

Acho que esse batalhão era o campeão dos veículos únicos.

a torre que  foi  cogitada  (eu  disse  COGITADA)  e nem   foi para  algo alem de  um mock up  foi a  do  panther F e nem protótipo chgaram a fazer  -  

 

a trumpeter  vai  lançar em bre  o  kit Dragon 6824 1/35 Pz.Kpfw. IV (mit Panther Ausf. F turret, prototype)abaixo imagens.

Last edited by jgap

e mais abaixo  outras do projeto e  do  que  poderia ser  feito.

 

 

abaixo 2 possíveis configurações com mudanças na parte de cima  do casco tambem ( foi cogitado tb)

 

Last edited by jgap
Originally Posted by Valls:
 

Era um chassi de bergepanther com a torre de um Pz IV soldada (não tinha giro).

 

Esse, mais o T34 com a Flak quadrupla e o Tigre I chassi Porsche, fazia parte do sPzAbt. 653 na Rússia.

 

Acho que esse batalhão era o campeão dos veículos únicos.

 

 

Ó aqui o Tiger (P) e o Panzer IV com a torre do Panther.

 

Originally Posted by jgap:

a trumpeter  vai  lançar em bre  o  kit Dragon 6824 1/35 Pz.Kpfw. IV (mit Panther Ausf. F turret, prototype)abaixo imagens.

 

Naquele jogo do World of Tanks tem desse daí, mas a saia dele é de arame.

 

Chegaram a fazer algumas torres dessas.

 

Image

 

Uma, pelo visto, virou alvo.

 

Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by Valls:
 

Era um chassi de bergepanther com a torre de um Pz IV soldada (não tinha giro).

 

Esse, mais o T34 com a Flak quadrupla e o Tigre I chassi Porsche, fazia parte do sPzAbt. 653 na Rússia.

 

Acho que esse batalhão era o campeão dos veículos únicos.

 

 

Ó aqui o Tiger (P) e o Panzer IV com a torre do Panther.

 

Fernando, acho que é um chassi de Panther com torre de PzIV, não é ?

tem desse daí, mas a saia dele é de arame.

 

Chegaram a fazer algumas torres dessas.

 

Uma, pelo visto, virou alvo.

 

As saias em tela eram as Thomma Schurtzen (acho que é assim que se escreve).

Acharam que elas fariam o mesmo efeito contra os projeteis de bazucas, só que mais leves do que as chapas.

 

 

 

Essa torre do Panther II é a única sobrevivente. Estava originalmente em um campo de tiro do exército inglês, dai os danos.

Depois ficou muitos anos jogada ao tempo no deposito de Bovington, até que algum iluminado descobriu o que era. Foi recuperada o que foi possível e agora fica exposta dentro do museu. 

 

Valls

Last edited by Valls
Originally Posted by Valls:
tem desse daí, mas a saia dele é de arame.

 

Chegaram a fazer algumas torres dessas.

 

Uma, pelo visto, virou alvo.

 

As saias em tela eram as Thomma Schurtzen (acho que é assim que se escreve).

Acharam que elas fariam o mesmo efeito contra os projeteis de bazucas, só que mais leves do que as chapas.

 

Essa torre do Panther II é a única sobrevivente. Estava originalmente em um campo de tiro do exército inglês, dai os danos.

Depois ficou muitos anos jogada ao tempo no deposito de Bovington, até que algum iluminado descobriu o que era. Foi recuperada o que foi possível e agora fica exposta dentro do museu. 

 

Valls

Permitam-me uma correçao, mas esta torre aqui é a do Panther F e é filha única mesmo. Uma pena ter sido usada como alvo.

 

E o nome destas saias de arame é mesmo Thoma Schürtzen em homenagem ao general von Thoma, um dos comandantes alemaes das Panzer na WWII.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço a todos.

 

Last edited by Destino
Originally Posted by Destino:
Originally Posted by Valls:
tem desse daí, mas a saia dele é de arame.

 

Chegaram a fazer algumas torres dessas.

 

Uma, pelo visto, virou alvo.

 

As saias em tela eram as Thomma Schurtzen (acho que é assim que se escreve).

Acharam que elas fariam o mesmo efeito contra os projeteis de bazucas, só que mais leves do que as chapas.

 

Essa torre do Panther II é a única sobrevivente. Estava originalmente em um campo de tiro do exército inglês, dai os danos.

Depois ficou muitos anos jogada ao tempo no deposito de Bovington, até que algum iluminado descobriu o que era. Foi recuperada o que foi possível e agora fica exposta dentro do museu. 

 

Valls

Permitam-me uma correçao, mas esta torre aqui é a do Panther F e é filha única mesmo. Uma pena ter sido usada como alvo.

 

E o nome destas saias de arame é mesmo Thoma Schürtzen em homenagem ao general von Thoma, um dos comandantes alemaes das Panzer na WWII.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço a todos.

 

A questão da torre é correta, mas a das saias não.

 

No Missing-lynx tem uma discussão iniciada pelo Zaloga sobre isso, e o nome não é por causa do Von Thoma.

 

http://www.network54.com/Forum...39289543/View+Thread

 

Valls

Originally Posted by Valls:

Como era quando foi capturada.

 

 

Valls

E deveria ter ficado assim na minha opinião... mas fazer o q?

E qto as saias Thoma, já vi a discussão e vi a história correta. Peço desculpas pela comida de bola acima e agradeço o Valls por ter mostrado a informação correta.

 

Em tempo: as saias de "arame" são Chamadas de Thoma Schürtzen para homenagear um oficial, o Oberst Wolfgang Thomale, oficial técnico dos panzer q era altamente gabaritado e um dos responsáveis pela introdução destas saias. A grande vantagem é q elas eram uns 50% mais leves q as saias em chapa, oferecendo a mesma proteção - primordialmente contra fuzis anti-carro e depois contra bazucas e afins.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço a todos. 

Meu caro, não ha motivo para se desculpar. Eu também, antes de ler a discussão do ML, achava que eram em homenagem ao Von Thoma.

 

Mas, é assim mesmo, a informação é para ser compartilhada.

 

Valls

Boa noite.

 

O Panzerkampfwagen V Panther Ausf G, Sd. Kfz. 171, em ordem de batalha, pesava 44,8t.

Tinha um comprimento total, com a arma, um Rheinmetall-Borsig KwK 42 (L/70), de 8,66m.

A arma, com a torre, tinha um comprimento de, aproximadamente, 6,60m

A largura do carro, na altura da torre, sem a Schürzen, era de 3,27m.

O anel de posicionamento e rotação da torre tinha, aproximadamente, 1,92m de diâmetro.

O peso da torre era de 7,56t e a arma 2,65t, somando, aproximadamente, 10,21t.

O motor, Maybach HL 230 P2, diesel, desenvolvia 690hp e pesava ao redor de 1,475t.

 

O Panzerkampfwagen IV Ausf H, Sd.Kfz. 161/2, em ordem de batalha, pesava 25t.

Tinha um comprimento total, com a arma, 7.5cm KwK 40(L/48), de 7,02m

A arma, com a torre, tinha um comprimento de, aproximadamente, 6.63m

A largura do carro, na altura da torre, sem a Schürzen, era de 2,88m.

O anel de posicionamento e rotação da torre tinha, aproximadamente, 2,01 de diâmetro.

O peso da torre era de, aproximadamente, 2.14t e a arma de 750kg, somando, aproximadamente, 2.89t.

O motor, V-12 Maybach HL120 TRM, movido a gasolina com 74 octanas, desenvolvia, a 2600RPM, 265hp.

 

O que os dados acima assinalam é a impossibilidade técnica de um Pz IV carregar, como torre e arma, os componentes do Panther, em ação de combate, quanto a durabilidade, eficiência e eficácia.

O peso da torre com o canhão do Panther corresponderia a quase a metade do peso total do Pz IV, o motor não teria potência suficiente para imprimir velocidade em estrada e muito menos off road e a suspensão, inclusive lagartas, não suportaria adequadamente o aumento de peso.

 

O inverso, porém, seria possível apenas na condição que o Sr. Valls apontou na sua postagem: a soldagem, pura e simples, da torre e arma do Pz IV no casco de um Bergerpanther, com o inconveniente da ausência de giro. Na foto postada acima, o casco do Bergerpanther é baseado em um Panther Ausf D.

 

Dois dos primeiros Bergerpanther recebidos pelo Spz.JgAbt 653 durante a Batalha do Saliente de Kursk, verão de 1943.

ScreenShot647ScreenShot645

Uma dos empecilhos à rotação de uma torre de Pz IV é que o casco do Pz IV era assimétrico, estando a torre 6,5cm deslocada para a esquerda e o motor 15cm para a direita. Assim foi feito para haver conexão direta do motor do anel da torre com o eixo cardã da transmissão para permitir uma rotação mais rápida. Assim, a sua torre obedecia a parâmetros e limites que não existiam no Panther.

 

Mesmo assim, houveram tentativas, nas fábricas, de montagem da torre do Panther no casco do Pz IV Ausf J, que resultaram em nada, apenas em perda de tempo e material.

 

Mesmo com empecilhos técnicos, tais conversões de campo ocorriam, obedecendo a necessidades ingentes de combate, valendo, literalmente, qualquer coisa, que, no caso do tópico, pudesse aumentar poder de fogo.

ScreenShot630

ScreenShot635

ScreenShot636

Espero ter ajudado.

Abs e uma boa sexta-feira para nós e nossas famílias.

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A torre do Panther no Pz IV eu acho impraticavel tambem, mas o canhao nao, tanto que foi usado nos Jagdpanzer IV, depois da guerra os franceses foram mais longe e colocaram um derivado do canhao do Panther no AMX-13, que era muito leve e movel.
Originally Posted by Cesar de Aquino:
A torre do Panther no Pz IV eu acho impraticavel tambem, mas o canhao nao, tanto que foi usado nos Jagdpanzer IV, depois da guerra os franceses foram mais longe e colocaram um derivado do canhao do Panther no AMX-13, que era muito leve e movel.

Cesar, bom dia.

 

O canhão do Panther pesava, só ele, 2,65t, enquanto o canhão do Pz IV pesava 750kg.

O estresse que ele faria sobre o anel de posicionamento e rotação da torre diminuiria a velocidade ou até impediria o giro.

 

O Jagdpanzer IV, Sd. Kfz. 162, foi o que se denominou de tanque-destróier e um dos três modelos alemães baseados no chassis do Pz IV (os dois outros foram o Stug III e Stug IV) que, sem torre, alcançaram um bom sucesso no campo de batalha.

Em virtude da sua construção, sem uso de torre, pode utilizar o mesmo canhão do Panther. Não apenas o custo de uma veículo sem torre é menor mas também o peso aliviado que ele passa a ter pode ser canalizado para o aumento de blindagem e meios auxiliares de proteção à tripulação e performance do veículo..

O Jagdpanzer IV também pode usar a arma do Panther pois a teve montada em um sistema esférico que possibilitou a remoção dos complicados mecanismos de elevação vertical, com isso diminuindo custo e peso.

 

O projeto do AMX-13, iniciado em 1946, visava a criação de um veículo leve, pequeno, de reconhecimento mas, também, com a capacidade de destróier. Teria que ter um canhão potente mas, ao mesmo tempo, leve, o que já seria possível, na época, pelos enormes avanços que a metalurgia havia tido durante a guerra. Inicialmente o canhão escolhido foi de 75mm.

Para essa proposta, a eficiência e o design do canhão de 75mm do Panther era uma possibilidade viável e imediata como referência.

Mas o  canhão de 75mm colocado no AMX-13 apenas inspirou-se no Rheinmetall-Borsig KwK 42 (L/70).

A mecânica necessária para mover, com velocidade e estabilidade, uma arma como a do Panther implica em robustez de torre e suportes e um sistema de transmissão de força para giro muito potente.

 

Espero ter ajudado.

Abs.

 

Last edited by artemius111

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