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Gostaria de criar esse tÓpico para dividir com os amigos conhecimentos sobre radares para poder ajudar os amigos que não tem conhecimento tÉcnico sobre a Área ou para os amigos que querem aprender um pouco mais sobre. Eu particularmente acho que pra quem gosta de simuladores de voo militares, isso pode ajudar muito a aumentar a sua SA nos engajamentos simulados e a transformar vcs em ases rsssssss.

 

Eu aprendi muito sobre radares por causa do meu fanatismo pelo F 14, eu estudei esse caÇa a minha vida toda e acabei estudando essa parte de radares tambÉm porÉm eu não acho o gatão um bom avião para mostrar os modos e frequÊncias de radar porque a interface grÁfica dele É muito diferente dos outros aviÕes USAF e pode acabar não ajudando vcs nos simuladores.  Eu vou usar como base o  F 18C e vou comparando ele com os demais em uma coisa ou outra. Desde jÁ não pretendo falar sobre interfaces soviÉticas e europeias pois não tenho conhecimento.

Como base se eu usar alguma imagem eu vou usar as do simulador F 18 Koreia da X Cat Interactive, ele É velhinho mas É tido por muitas pessoas como um excelente simulador nessa Área de radar, É bem completo e mostra como a coisa parece complicada mas na verdade não É muito não então vamos lÁ.

 

 

Hoje eu gostaria de falar primeiro dos dois tipos de modos de operaÇão principal dos aviÕes USAF e o F 18 C e um deles, o modo de radar mÓvel e o modo de radar fixo. É isso mesmo, todas os modos de radar que são popularmente conhecidos são moveis ou fixos e isso faz uma enorme diferenÇa no seu uso.

 

Peguem no You Tube por exemplo qualquer um vÍdeo de Dogfight do F 18 Koreia por exemplo que vcs vão ver que o radar da "miss"  ou seja ele não mostra nada o tempo todo, por que isso acontece? Porque quem tÁ pilotando estÁ usando um modo que não É adequado para aquela operaÇão. Geralmente o usuÁrio usa frequÊncias moveis como TWS, RWR ou VS porÉm esses são modos mÓveis e servem para engajamentos BVR. Logo os modos necessÁrios para os combates dogfight são os modos do Grupo ACM e É aÍ que muita gente não sabe ou conhece pouco então o meu objetivo É ajudar da forma mais didatica possÍvel a compreensão desses modos e da interface toda.

 

 

Vamos lÁ primeiro gostaria de separar os dois grupos e os modos.

 

Grupo 1 são os modos de BVR são eles: TWS, RWS, VS e os sub modos ou funÇÕes STT, AACQ em algumas aeronaves esses modos podem ser variados tendo uma ou outra opÇão a mais, mas no geral e isso aÍ que vcs vão ver, jÁ É um bom ponto de partida para aviÕes USAF por exemplo.

 

Grupo 2 são os modos do grupo ACM ou seja, os modos de radar para frequÊncias de curta distância. São eles:

 

WACQ, VACQ e BST. 

 

O modo STT tambÉm estÁ presente no ACM assim como no do Grupo 1. 

 

Bom antes de explicar o grupo 1 que são os modos de radar moveis eu gostaria de falar sobre trÊs coisas que depois eu vou falar muito e pode ser que fique dificil de entender caso eu não explique antes que são os termos Azimuth , Range e Bar.  Entender esses trÊs conceitos pode fazer a diferenÇa entre dominar um radar ou sÓ conhecer um radar, então vamos lÁ, É bem simples:

 

Azimuth: É o angulo em que o radar vira para cada lado para fazer a varredura ou seja, o tamanho da varredura, o azimuth É variado de acordo com os modos de radar do grupo 1 (BVR) TWS, RWR e VS ou seja, saber quando usar qual É fundamental para se ter contato, (tone) e evitar o "miss" a tela em branco que se acontecer vai te fazer morrer com certeza. 

 

No F 18C o Azimuth vai de 10º e pode chegar atÉ 140º ou seja, 70 para cada lado no max, porÉm como disse isso não estÁ disponÍvel em todos os modos cada modo do grupo 1 tem os seus tamanhos de faixo de abertura. 

 

 

O Range É o alcance do radar ou seja, atÉ onde ele vai atuar, no F 18C isso vai de 5mn ou milhas nÁuticas atÉ 2500mn porÉm ele sÓ É eficiente na minha opinião atÉ 800mn. Ou seja quanto mais distante o MN mais vc vai afastar o radar e vc pode perder contatos prÓximos ou vice versa. 

 

Ps: Nos combates Dogfight de curta distância não adianta sÓ diminuir o range, vc tem de mudar para o modo fixo do Grupo 2 TambÉm, o ( modo ACM)  como jÁ disse antes, aÍ É que vejo em vÍdeos que muita gente se confunde.

 

BAR É o mais complicado de entender, talvez eu precise de imagens para explicar vou ver isso para vcs amanhã anoite, mas vou tentar vamos lÁ.

 

No F 18C o Bar vai de 1 a 6 ou seja, vc pode ver na sua tela de radar as siglas:

1B, 2B, 3B, 4B, 5B e 6B sempre no canto inferior esquerdo da tela.

 

Bar É a forÇa rastreio que o radar vai usar e a velocidade dessa volta que ele da de um lado atÉ o outro do azimuth. 

 

Em um azimuth de 140º por exemplo se vc usar um BAR muito alto o radar vai usar muita potÊncia e vai demorar muito para dar a volta completa, e no que isso implica, demorar para dar a volta significa demorar para te dar um novo status, pra ficar fÁcil de entender É como se a cada volta de um lado para o outro, o radar te desse uma "foto" dos contatos, logo, se ele demora muito para dar a volta de um lado para o outro, quando vc for ver, aquele ponto que antes tava longe de vc agora estÁ do nada muito perto pois o radar demorou para atualizar o status. 

 

Ah então eu uso sempre um bar baixo para atualizar mais rÁpido? R: Não, porque BARS muito baixos não tem muita forÇa e podem simplesmente não encontrar nada, ou seja vc tem de usar o BAR certo para cada situaÇão. 

 

 

 

EX 1: Quando usar um azimuth alto de 140 graus por exemplo e range e Bar altos?

 

R: quando vc quer procurar alvos muito distantes de vc ou seja quando vc quer um senÁrio do teatro de operaÇÕes antes de chegar nele. 

 

EX 2 Quando usar azimuth um pouco mais baixo?

 

Quando vc sabe onde o alvo estÁ, porque vc aponta o nariz para ele logo vc não precisa de um azimuth muito aberto. Pois com o Azimuth baxo vc pode usar um bar mais alto e ter mais potÊncia pois mesmo que seja um pouco lento o status não É tão lento como no exemplo anterior pois a volta que o radar tem de dar É menor, ou seja, seria uma boa configuraÇão para uma distância mÉdia do alvo, mais ou menos 18, 19 milhas nÁuticas. 

 

Quando eu devo usar um bar mais baixo?

 

R: Quando eu preciso de atualizaÇÕes muito rÁpidas ou seja, se eu estou perto dos alvos não em dogfight mas perto. Mais mais ou menos 7 ou 8 MN e vc pode usar um azimuth alto pois vc tem de ter bastante rastreio lateral de radar pois aviÕes podem te flanquear e passar para a suas costas fazendo ataque surpresa ou coisa do tipo, ou quando vc vai entrar em um teatro que tem muitos aviÕes amigos e inimigos jÁ em dogfight e vc tem que ter atualizaÇão constante de quem ta vivo, quem esta abatido quantos restam, onde estão e tudo mais.  Lembrando que nesse exemplo acima eu tenho muitos alvos se mexendo muito, mas não estou exatamente em condiÇão de dogfight, ou seja mais de 5mn, quando vc jÁ estÁ em dogfight ou seja menos de 5mn, vc vai operar de outras formas que vou falar depois. 

 

AMANHã EU VOU FALAR PRA VCS DOS MODOS DO GRUPO 1 E 2 ESPECIFICAMENTE, AS DIFERENÇAS DE CADA UM os tipos de bar, azimuth e range de cada modo E PARA QUE SERVE CADA UM deles. 

 

Espero que vcs gostem, acho que pode ser muito útil para quem quer iniciar em simuladores militares ou para quem jÁ gosta e voa, mas quer aumentar o nÍvel de conhecimento e performance.

 

Sintam-se a vontade para comentar, acrescentar e/ ou perguntar. Valeu abraÇos a todo!!!!!!!

 

 

 

 

 

Last edited by Felipe Marinho
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Bom continuando o tópico vamos aos modos do grupo 1.

 

TWS

 

O modo mais comum e usado é o TWS, apesar de não ser o modo mais eficiente, ele é o mais usado pelos leigos pois ele é um modo bem fácil de usar e promove em determinadas ocasiões uma boa SA, já eu mostro o porque.

 

O Track while scan ou TWS é um modo onde o radar trabalha de forma automática ou seja ele scaneia a área e ele mostra os contatos para vc, ele os procura ou tenta fazer isso. Só que o TWS é erroneamente mostrado na maioria dos simuladores que vejo como sendo um modo de radar onde o radar atualiza todo o tempo e acreditem, isso não existe. O TWS demora 20 segundos para fazer um novo scan da área e te mostrar um novo panorama dos contatos. Como vc vê os alvos se mexendo na tela se você só tem atualização a cada 20 segundos? É simples ele quando faz o 1º scan, ele vê direção e velocidade e altitude do conato, daí até o próximo contato ele vai calcular a velocidade desse contato e vai criar uma suposição de onde ele vai estar mostrando isso para vc até passarem os 20 segundos. Não é comum de o alvo já estar abatido e aparecendo no seu TWS ou ele na suposição, mostrar o alvo em um lugar e quando atualiza ele está bem mais perto. Ou seja ele te da uma noção da SA mas é uma hipótese, uma coisa que ele faz é mostrar o vetor dos aviões ou seja o ângulo ou a direção para onde o avião está indo e todos os outros modos não fazem isso porem ele demora muito.

 

Onde ele pode ser usado?

Em qualquer situação que vc não esta conseguindo contatos, logo vc põe o computador para fazer isso.

Casos onde vc tem muitos contatos e quer ver a direção de cada um deles antes de entrar no teatro de operações.

 

Casos onde vc precisa rastrear muitos alvos pra saber a direção deles e eles estão muito perto uns dos outros.

 

Opções de uso.

 

Range: 5, 10, 20, 40, 80 MN

Azimuth é atrelado ao BAR, não da para separar estes.

 

2 Bar = 80º

2 Bar = 60º

4 Bar = 40º

6 Bar = 20º

 

PS: Uma boa saída é diminuir o scan ou seja o BAR para 2 e 60º pois ele trabalha um pouco mais rápido.

PS2: Ele não é o melhor modo para misseis de radar como o AIM 7 mas isso eu pretendo falar depois.  

 

 

  

O Modo VS

 

O modo Vs é um modo onde o radar procura objetos por deslocamento ou seja por velocidade, ele é muito eficiente para procurar contatos a longa distância, no F 18 ele trabalha no range de 800 e 2500 Mn. 

 

Ele é o modo usado quando vc está muito longe da área da missão ou seja, ele consegue muitos contatos bem de longe, e vc não tem a necessidade de abrir muito o azimuth logo vc pode usar um bar alto, qualquer pequeno ângulo de abertura a 800Mn faz um "leque" de rastreio enorme. 

 

Ele não é o melhor modo para misseis guiados por radar ativo como AIM7 ou semi ativos como AIM 120 mas não é o pior. Vc dificilmente vai usar esse modo para misseis pois quando vc estiver em posição de disparo mais ou menos 15MN é mais prudente ou correto usar o modo RWS.

 

O modo RWS

 

É o melhor modo para operar em áreas onde vc tem hostilidade no (RWR) Vou explicar o RWR depois. O RWS é o meio termo entre o modo VS e o TWS ou seja ele mostra velocidade, altitude e distância más não mostra o ângulo do contato ou seja a direção dele mas o VS também não, o único que mostra isso é o modo TWS como eu já falei antes.

 

O modo RWS é o melhor pois é o mais rápido quanto a velocidade que as informações são transmitidas e atualizadas para o piloto logo numa zona de hostilidade isso é muito importante.

 

 

 

 

 

AACQ: Auto aquisição. Este não é bem um modo, mas sim um sub modo pois ele pode ser usado com os modos anteriores. Eu particularmente não gosto dele pois ele busca o tone automático de um contato, normalmente  o que estiver mais próximo. Ou seja, ele não procura contatos ou coisa do tipo, os contatos já existem e ele apenas faz o tone, a aquisição.

 

STT: Single target mode. O STT também na minha concepção é um sub modo que opera com diversos modos, ele nada mais é do que a aquisição de apenas um contato ou seja, o radar usa toda a energia para manter apenas um contato fazendo as alterações de range e azimuth necessárias, a barra vertical quase não se mexe de um lado para o outro e quando o faz, faz isso muito rápido, porém, vc perde todos os outros, o AACQ que eu expliquei antes, quando entra, normalmente ao adquirir o tone de um contato já entra automático em STT. O RWS e VS também.  

 

O STT mostra todas as informações do alvo, inclusive a direção deste. 

 

Quando usar? R: Quando vc tem um contato em banda hostil do RWR logo vc tem de dar mais atenção a ele do que aos outros. Só não pode exagerar no monitoramento pois vc pode perder a SA do campo de batalha e ser abatido por outro contato. 

 

 

 

 

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