Skip to main content

AmÉlia Mary Earhart nunca estabeleceu limitaÇÕes para a sociedade, sobre como deveria agir quanto mulher e sobre sua carreira  Ela bateu vÁrios recordes na aviaÇão e foi pioneira de novas fronteiras para as mulheres.

 

 

Em junho de 1928 AmÉlia se tornou a primeira mulher a cruzar o Atlântico, em janeiro de 1935 ela se tornou a primeira pessoa a voar solo atravÉs do PacÍfico, de Honolulu para Oakland e apesar de suas realizaÇÕes surpreendentes na vida, AmÉlia É mais lembrada por seu último voo.

Em 1937 fez a rota que seria muito prÓxima a que as Fortalezas Voadoras realizariam a partir de 1942, onde utilizariam como seu principal ponto de apoio uma cidadezinha localizada no Nordeste do Brasil chamada Natal e como campo de pouso um lugar denominado Parnamirim.

 

 

O primeiro destino a bordo do Electra foi San Juan, em Porto Rico. Depois, em 2 de junho, estavam em Capripito, na Venezuela, onde se hospedaram na casa da empresa Standard Oil, que tambÉm tinha uma agÊncia em Natal. No outro dia os dois aviadores pioneiros estavam em Paramaribo, na atual Guiana. Deste ponto ela parte para o territÓrio brasileiro, direto para Fortaleza, no CearÁ.

 

 

Eles abdicaram de pousar em BelÉm, no ParÁ. Podemos perceber que esta parte do voo parece ter sido um tanto pesada para os aviadores, pois AmÉlia e Noonam decidem permanecer mais um dia na capital alencarina.

Finalmente no dia 5 de junho de 1937, em um voo de 287 quilÔmetros, eles seguem para Natal, local que ela denominou em entrevistas como “A porta do Nordeste do Brasil” e aqui chegaram quase às sete da manhã.

 

 

Em Natal o seu Electra ficou protegido no hangar da Air France, empresa de aviaÇão civil gaulesa que desde 1927 estava presente na capital potiguar. O interessante É que as fotos existentes de AmÉlia Earhart em Natal são basicamente no hangar e na casa de apoio aos aviadores desta empresa. Ela se apresenta sempre com seus cabelos curtos, despenteados e com um belo sorriso no rosto. Em praticamente todas as fotos estÁ ao seu lado o seu fiel escudeiro, Fred J. Noonan.

 

Ao observamos a foto de AmÉlia e Noonan (de preto) sentados a mesa da casa que dava apoio aos aviadores franceses no Campo de Parnamirim, não podemos deixar de observar algumas situaÇÕes interessantes. Mesmo sendo pela manhã cedo, diante das pessoas sentadas a mesa temos provÁveis garrafas de champanha e cerveja. Estão ali para talvez os aviadores relaxarem depois de quase duas horas de voo sobre o nosso litoral.

 

 

 

Na madrugada do dia seguinte, decolaram do aeroporto de Natal rumo à África, onde concluÍram o percurso em pouco mais de treze horas de voo. Seu objetivo serÁ a cidade de Saint Louis, no atual Senegal, percorrendo 1.727 milhas atravÉs do Atlântico.

 

Publicado em 28/03/2013 por Rostand Medeiros

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Tive dois kits deste Electra em escala 1/52 de origem xingling, um troquei, parecem cópias de um kit da Willian Brothers que por coincidência também é escala 1/52, este kit xing ling é easy vem com parafusos, mas pela raridade estou mexendo nele para fazer FAB, o outro até pensei em fazer da Amelia, mas acabei trocando.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×