Nas minhas andanÇas em busca de referÊncias para montagens, encontrei essa bela e esquecida aeronave, com uma grande histÓria por detrÁs das suas asas e um potencial de destruiÇão que nunca foi inteiramente aproveitado pela ItÁlia.
O Piaggio P.108B foi o único bombardeiro pesado de 4 motores a prestar serviÇo na Regia Aeronautica italiana durante a Segunda Guerra Mundial.
Devido a falta de capacidade instalada de produÇão da indústria aeronÁutica italiana, muitos poucos foram construÍdos para terem papel significativo naquele conflito. Apenas 163 P.108 B foram construÍdos pela Piaggio mas esse fato não diminui os aspectos marcantes do seu design.
O Piaggio P.108 B(Bombardiere) era um monoplano de asa baixa totalmente em metal, com sistema retrÁtil de trem de pouso, movido por quatro motores radiais de 18 cilindros Piaggio RC 35, produzindo cada um 1350hp.
O primeiro protÓtipo foi acabado em outubro de 1939 e tinha um armamento muito avanÇado para a Época. Não somente tinha duas metralhadoras 7.7mm nas laterais da fuselagem, uma metralhadora 12,7mm numa torre inferior e outra arma similar no nariz como tambÉm portava duas metralhadoras controladas remotamente nas nacelas dos motores externos. O primeiro bombardeiro aliado com armamento similar foi o B-29, desenvolvido quatro anos mais tarde.
A carga de bombas do Piaggio era de 3500kg, toda ela carregada internamente. Comparando, o B-17 tinha uma capacidade interna de bombas de apenas 2200kg em missÕes de longa distância.
A única unidade da Regia Aeronautica a voar os Piaggio P.108 B foi a 274ª Squadrilia Bombardamento a Grande Raggio (B.G.R.). Essa unidade foi formada em Maio de 1941, assim que as primeiras mÁquinas comeÇaram a sair das linhas de montagem
Falhas nos motores atrapalharam o treinamento das tripulaÇÕes da 274ª Squadrilia Bombardamento a Grande Raggio (B.G.R.), que parou completamente quando numa dessa missÕes de treinamento, o Capitão Bruno Mussolini, filho do Duce Benito Mussolini, morreu nos controles de um P.108, em 7 de Agosto de 1942.
Aeronave acidentada em que morreu Bruno Mussolini
Bruno Mussolini, apÓs um voo para recorde de velocidade, no Brasil, em 1938.
Se o pai jamais se recuperou de perda, 274ª Squadrilia Bombardamento a Grande Raggio (B.G.R.) foi em frente no seu treinamento e realizou a sua primeira missão de guerra com o Piaggio P.108B em outubro de 1942, quando a Regia Aeronautica lanÇou diversos ataques noturnos sobre Gibraltar, a partir da base aÉrea de Decimomannu na Sardenha.
Outros ataques foram feitos na ArgÉlia e navios inimigos.
Aeronave capturada pelos americanos no sul da ItÁlia.
Diversas versÕes derivaram do Piaggioi P.108B, tais como o P.108A (Artigliere) que carregava um canhão anti-navio de 102mm no nariz, a versão comercial P.108C (civile) e o P.108T (Transporto). Essa última versão tinha duas variantes com uma fuselagem de design novo, mais larga, para transporte de passageiros ou carga.
O seu maior usuÁrio foi a Luftwaffe que, em Setembro de 1943, apÓs o ArmistÍcio italiano, capturou todos os 15 exemplares construÍdos das versÕes P.108C e P.108T e agregou-os a Luftflotte 2, em aÇão na no fronte russo. LÁ prestou excelentes serviÇos, entre eles a evacuaÇão da CrimÉia, em 1944.
A seguir, Piaggio P.108 Artigliere.