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NUnca usei, mas penso que deve ter muito desperdício de material nessa forma. Apontar, aplicar diretamente em superfícies irregulares ou desbastar para afinar um pó a ser aplicado com pincel...
Eu prefiro o pigmento já disponível na forma de pó.

Bom é um negócio os caras criaram um conceito para plastimodelismo que vai além do objeto em si e se torna uma obra de arte com Washes brushes e afins.Tenho alguma coisa de pigmentos,giz pastel uma vez comprei uns da Tamiya,quase não uso. Mas me lembro do pessoal pegando ferrugens em cano metalico,Bom bril e uma vez um modelista usou açucar de confeiteiro para um diorama acho que era o que o cara tinha disponivel na época,um belo dia ele foi ver o diorama e havia uma invasão de formigas KKKK

No meu tempo de Escola Panamericana de Arte o nome disso era lápis aquarela, aquarelável ou aquarelado. Ainda é...

Quase todas as marcas de material artístico tem no seu portfólio: Staedtler, Derwent, Caran D'ache, Faber-Castell, Koh-I-Noor, Stabilo, etc.

E também tem a opção de comprar avulso.

É uma caixa de maquiagem metida a besta.

Pra aproveitar o miolo, que é o que de fato interessa, vc paga e joga fora, toda a madeira que tá em volta. Ainda derruba algumas árvores no processo.

Desculpa aí quem gosta, sem querer ferir sentimentos.

Edu

Last edited by edufari

Giz pastel seco em forma de lápis ou barras tem as mesmas funções.
Tenho pastel seco que não uso há anos, apesar de ter todas as cores necessárias...
Este material pode ser interessante, pois tem menos risco de quebra ou perda.
Já vi modelista usar estojo de maquiagem mesmo, para envelhecer e sujar.
Vai da criatividade...

Colegas,

A maioria das aplicações disto, me parece relativamente inútil e pode ser obtida com outros materiais.

Talvez o único grande diferencial seja dispor de uma enormidade de cores, ocupando relativamente pouco espaço.

Porém, vi um vídeo onde o camarada coloca um pincel úmido sobre a ponta do lápis e depois passa sobre no kit, obtendo um efeito próximo de um wash e fica muito bom!

Não sei exatamente como ele descobriu isso, pois os próprios fabricantes não divulgam muito bem este tipo de aplicação, tampouco se o efeito é durável ou sai com facilidade.

De qualquer modo, creio que fazer um wash caseiro (ou mesmo comprado), também é algo simples de fazer e dá praticamente o mesmo efeito.

PlastiAbraços

@Lussari

E só água fixa?

Tempos atrás, inspirado no Youtube, comprei uns jogos de giz pastel seco em barras, tive um trabalhão para ralar tudo, misturar em tons apropriados e ainda por cima fiz uma sujeirada

Pincelei num kit para testar e ficou maravilhoso, bateu um ventinho e lá se foi metade, além de umas belas marcas no acabamento com minhas digitais, nova sujeirada

Experimentei fixar em sucatas usando àgua, solvente, cola branca diluida, cola para madeira, verniz fosco ou brilhante e tudo mais que me parecesse coerente, o único resultado razoável que obtive foi com verniz fosco, mesmo assim escureceu um pouco.

Nunca mais usei, mas agradeço muito se alguém tiver alguma dica, desde que não sejam daqueles fixadores MIG ou Ammo que custam uma fortuna e nem sei se realmente funcionam.

PlastiAbraços

Rubens

eu fixei terra em um kit usando verniz acrilico brilhante da Acrilex e ficou lá por ultimo eu sempre uso verniz automotivo com fosqueador,para ficar ou fosco ou semi fosco ;

Dura uma eternidade, pode ser aplicado depois do verniz fosco, não altera a cor da pintura e nem o sombreamento e, de quebra, tem um odor agradável.

Direto no aerógrafo.



Fixador_para_Pastel_Talens

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@Staffa posted:

Dura uma eternidade, pode ser aplicado depois do verniz fosco, não altera a cor da pintura e nem o sombreamento e, de quebra, tem um odor agradável.

Direto no aerógrafo.



Fixador_para_Pastel_Talens

Staffa, com frete vc tem ideia de quantos gramas de outro tenho que desembolsar?

Edu

@Rubens posted:

@Lussari

E só água fixa?

Tempos atrás, inspirado no Youtube, comprei uns jogos de giz pastel seco em barras, tive um trabalhão para ralar tudo, misturar em tons apropriados e ainda por cima fiz uma sujeirada

Pincelei num kit para testar e ficou maravilhoso, bateu um ventinho e lá se foi metade, além de umas belas marcas no acabamento com minhas digitais, nova sujeirada

Experimentei fixar em sucatas usando àgua, solvente, cola branca diluida, cola para madeira, verniz fosco ou brilhante e tudo mais que me parecesse coerente, o único resultado razoável que obtive foi com verniz fosco, mesmo assim escureceu um pouco.

Nunca mais usei, mas agradeço muito se alguém tiver alguma dica, desde que não sejam daqueles fixadores MIG ou Ammo que custam uma fortuna e nem sei se realmente funcionam.

PlastiAbraços

Rubens,

A água não fixa.
Ajuda a pegar e aplicar.
Apesar disto, minha experiência foi em aplicar com pincel seco.
O giz pastel, para fazer mistura é complicado.
As empresas fazer uma infinidade de cores exatamente para contornar a mistura.
Daí que você vê a gama de cores da foto inicial destes lápis.
A aplicação do pastel seco (o oleoso não serve), é com um pincel de cerdas médias ou duras.
Você "raspa" com o próprio pincel ou um estilete o bastão de pastel e aplica no modelo, conforme a necessidade.
De preferência o modelo tenha uma superfície fosca (pega melhor).
Mais uma vez, é necessário uma determinada gama de cores, para dar o efeito desejado.
Você define o resultado.
Ao terminar a aplicação, aplica-se um verniz fixador fosco.
Irá perceber que talvez precise mais uma aplicação,visto que o verniz "apaga" parte do tom do pastel.
Use verniz para quadros (Acrilex, Gato Preto, ou outro). Se quiser usar um chique, compre dos importados (Talens/Van Gogh).
A aplicação do verniz é bem suave.
Pessoalmente, acho que este material da MIG ou Ammo deve ser o mesmo pigmento do pastel seco (ou até mesmo o próprio com cara diferente).
Em pó, barra, ou lápis, não faz diferença.
Depende do uso e aplicação do usuário.

@Rubens posted:

Porém, vi um vídeo onde o camarada coloca um pincel úmido sobre a ponta do lápis e depois passa sobre no kit, obtendo um efeito próximo de um wash e fica muito bom!

Não sei exatamente como ele descobriu isso, pois os próprios fabricantes não divulgam muito bem este tipo de aplicação, tampouco se o efeito é durável ou sai com facilidade.

Artisticamente, essa é a forma de aplicação - quase - correta do lápis aquarela (que na verdade me parece ser o material da AK), usado pelo camarada.

A diferença é que primeiro você aplica o lápis na superfície desejada e depois usa o pincel ou uma Water Brush molhados em água sobre o pigmento.

Passar o pincel úmido sobre a ponta do lápis, e depois aplicá-lo no kit, como feito pelo camarada, talvez lhe dê uma firmeza e controle maior (a melhor técnica é quela que você se adapta melhor).

Também já vi umedecerem a ponta do lápis na água, e aplicá-lo diretamente na superfície desejada, mas ai é coisa de iniciado no 43º grau do faraó !!!

O único senão nesses dois modos de utilizar o lápis aquarela, é que provavelmente se perderá o lápis antes de chegar na metade dele. Por mais cuidados que se tenha, invariavelmente se molhará o madeiramento, ocasionando mofo e a perda da mina.

Quanto a raspar o lápis aquarela, especificamente este... acho estranho, desperdício de material. Ganha-se mais raspando giz pastel seco....

vi  uma receita para fixar estes pozinhos,não sei se funciona,a pessoa que mostrou usou em um desenho,não usou aerografo mas um borrifador então dá para por no aerografo. 1 medida de Goma arabica incolor para três de alcool 92,segundo a pessoa escurece um pouco o desenho mas sei lá quando tiver tempo vou testar e o melhor é o Brecinho;

Artisticamente, essa é a forma de aplicação - quase - correta do lápis aquarela (que na verdade me parece ser o material da AK), usado pelo camarada.

A diferença é que primeiro você aplica o lápis na superfície desejada e depois usa o pincel ou uma Water Brush molhados em água sobre o pigmento.

Passar o pincel úmido sobre a ponta do lápis, e depois aplicá-lo no kit, como feito pelo camarada, talvez lhe dê uma firmeza e controle maior (a melhor técnica é quela que você se adapta melhor).

Também já vi umedecerem a ponta do lápis na água, e aplicá-lo diretamente na superfície desejada, mas ai é coisa de iniciado no 43º grau do faraó !!!

O único senão nesses dois modos de utilizar o lápis aquarela, é que provavelmente se perderá o lápis antes de chegar na metade dele. Por mais cuidados que se tenha, invariavelmente se molhará o madeiramento, ocasionando mofo e a perda da mina.

Quanto a raspar o lápis aquarela, especificamente este... acho estranho, desperdício de material. Ganha-se mais raspando giz pastel seco....

Aqui tem outro indício a ser visto:
Afinal é um tipo de pastel seco em lápis ou é um tipo de lápis aquarelável?

tenho tanto o giz pastel seco em bastão quanto o próprio pigmento. Já usei aguarráz como fixador e até cola branca diluída em água como por exemplo para representar uma sujeira mais densa como entre os rodeios de um blindado.

Também uso um fixador que o pessoal da Usina de Kits vende, acho que da marca MiG.



Enfim, acho que a maior dificuldade ao menos para mim é obter um resultado realista. Mas são produtos interessantes para dar um up nos modelos.

Pessoal,

Só esclarecendo, minha intenção é usar do modo mais comum, ou seja, aplicar o "pigmento" para simular "pó" e depois "molhar" com pincel, esperando que fixe e fique no mesmo tom de antes, ou perto.

Faço meus kits "sujinhos", mas nunca com lama ou algo assim, no máximo usaria "pigmentos" para "sujar" sulcos nos pneus de um Staff Car 1/35, aliás este foi mais um dos meus últimos testes mal sucedidos.

Tem centenas de vídeos no Youtube onde fazem isso e sempre dá certo... Geralmente usando fixador MIG ou algo assim, mas deve ter uma alternativa "Tabajara" mais em conta...

De fato, o menor preço que encontrei neste verniz Talens foi R$ 80, aparentemente não muito abaixo do MIG

Agradeço pelas dicas bem interessantes, procurando nas Kitkumbas encontrei dois vernizes "foscos" em aerossol que testei tempos atrás, mas não gostei pois ficaram "acetinados", ambos são "fixadores" (talvez por isso são acetinados?) algo que nunca me dei conta antes, pois nem sabia que serviam também para este fim.

Quando tiver tempo, vou "decantar" parte dos tais vernizes e testar

Pak, sei que se enganou mas só para constar, já testei com Goma Arábica e não deu certo...

As coisas que mais me deram certo e provavelmente são boas alternativas para algo mais "pesado" como lama ou terra de quintal, é cola de madeira ou cola branca, diluída em água.

Novamente agradeço pelo excelente retorno de todos!

PlastiAbraços

@Lussari posted:

Aqui tem outro indício a ser visto:
Afinal é um tipo de pastel seco em lápis ou é um tipo de lápis aquarelável?

É um lápis aquarelável, Lussari. Como um Staedtler, Derwent, Caran D'ache, Faber-Castell, Koh-I-Noor, Stabilo, etc..... até Acrilex.

É um lápis aquarelável, Lussari. Como um Staedtler, Derwent, Caran D'ache, Faber-Castell, Koh-I-Noor, Stabilo, etc..... até Acrilex.

Agora tem sentido.

Pincel molhado no lápis aquarelável...
No pastel seco ficaria muito esquisito...

@Rubens posted:

Pessoal,

Só esclarecendo, minha intenção é usar do modo mais comum, ou seja, aplicar o "pigmento" para simular "pó" e depois "molhar" com pincel, esperando que fixe e fique no mesmo tom de antes, ou perto.

De fato, o menor preço que encontrei neste verniz Talens foi R$ 80, aparentemente não muito abaixo do MIG


Agradeço pelas dicas bem interessantes, procurando nas Kitkumbas encontrei dois vernizes "foscos" em aerossol que testei tempos atrás, mas não gostei pois ficaram "acetinados", ambos são "fixadores" (talvez por isso são acetinados?) algo que nunca me dei conta antes, pois nem sabia que serviam também para este fim.

Quando tiver tempo, vou "decantar" parte dos tais vernizes e testar

As coisas que mais me deram certo e provavelmente são boas alternativas para algo mais "pesado" como lama ou terra de quintal, é cola de madeira ou cola branca, diluída em água.

Novamente agradeço pelo excelente retorno de todos!

PlastiAbraços

Rubens

Se for usar verniz acrílico fosco (tipo Acrilex), solúvel em água, faça um teste para diluir um pouco o verniz e deixar a película de verniz mais fina.
Vai apagar o pastel seco um pouco.
Como você deseja uma baixa sujidade, dá um pouquinho mais de carga na aplicação para descontar a perda para o verniz.

O problema do verniz fosco depois do pigmento é que, ao menos nas minhas experiências, alteraram a cor, pois o verniz acabou com o efeito.

Depois que descobri o Talens, aplico o verniz fosco, na sequência o pigmento e por fim esse fixador, que não altera.

É preciso cuidado, também, é claro, para não usar muita pressão no aerógrafo, e nem carregar demais na demão do Talens, para o pigmento não sair voando.

O Talens é uma das marcas de fixador pastel. Existem outras mais em conta (Lefranc & Bourgeois) e um similar nacional (Corfix).

Last edited by Staffa

Muito bem lembrado Staffa.
Se trocar o verniz fosco, pelo fixador de pastel, o resultado é bem superior.

Não se pode esquecer que o fixador de pastel tem um resultado sobre papel ou tela, onde o pastel adere às fibras, e a superfície do modelo pintado, ainda que fosca, é outro.
Tem de fazer teste...

Esse produto não resolveria?

É nacional, portanto mais facilmente encontrado e com um preço bem razoável.

Eu retiraria o produto da embalagem e aplicaria com aerógrafo.

Encontrei no Mercado Livre.

Descrição

Especial para acabamento e proteção nas pinturas em telas, a óleo ou acrílica, pastel, carvão, e em trabalhos artesanais.
Também pode ser usado para proteger desenhos, plantas, documentos, layouts, fotos etc.
Depois de seco, deixa sobre o trabalho uma película transparente e fosca.
Devido à sua ação fosqueadora, é utilizado em estúdios fotográficos para evitar reflexo dos objetos a serem fotografados, realçando os detalhes sem influenciar na cor dos mesmos.
Para aplicações em papéis, recomendamos o teste prévio.

Quantidade: 300ml
Proteção UV e fungicida.
Fosco Mate

Marca: Acrilex

[]s.

Last edited by Zé Victor
@Zé Victor posted:

Esse produto não resolveria?



Zé,

Este é justamente um dos que citei que comprei algum tempo atrás, tenho outro similar da Corfix.

Alguns kits meus ficavam meio brilhosos demais depois de prontos, então procurei muito algo que os fosqueasse, de um modo simples, rápido, eficiente e de preferência barato

Em termos de verniz fosco, não gostei do resultado e guardei, agora quanto tiver tempo devo fazer o que você sugeriu e testar com pigmentos.

Veremos...

PlastiAbraços

@Zé Victor posted:

Esse que postei é o fosco. Existe também o brilhante da mesma marca. Embalagem idêntica.

Será que você não teria usado o brilhante?

[]s.

Será? Só se o "estagiário" colocou adesivo errado no meu... Ainda que fosse, devia ficar brilhante,  mas ficou acetinado,  certamente puxando bem mais para fosco que brilhante... Ou ainda o verniz deles é uma droga, nem brilhante fica

PlastiAbraços

Pessoal,

Aproveitando o tópico, fui procurar meus vernizes, ainda não testei em pigmentos, mas compartilho algumas considerações de sua aplicação sobre kits "brilhantes" com a intenção de torna-los "foscos":

cans

Primeiramente eu ainda não estou maluco, todos são foscos ou pelo menos as marcações indicam isto

No geral apliquei todos sobre pintura acrílica, que recebeu future para decais, mais washes de betume, óleos e afins.

Plastilac Colorgin:

Arruinou a pintura, atacou o plástico, derretendo ou fundindo algumas partes. O pior é do efeito não ser imediato, demora alguns minutos, quase perdi um kit por isto, mesmo testando numa sobra antes.

Talvez funcione em outros tipos plásticos, mas decididamente é um perigo para kits. O que sobrou da pintura não ficou nada fosco, já o plástico ficou completamente fosco e quebradiço.

Acrilfix Acrilex e Artfix Corfix:

Praticamente iguais, obtive sempre o mesmo acabamento fosco, puxando para acetinado, mesmo aplicando diversas vezes. Não gostei muito para militaria, mas para aviação e outros temas, devem servir bem.

Me pareceu excelente selante para decais, apliquei alguns washes depois, também aparentemente sem problemas.

O Corfix me deu impressão geral de ser um pouco melhor.

Nou Colors:

Quase perfeito, fosco "bem chapado" numa primeira aplicação leve e "quase total" numa segunda passada.

Depois de testar numa sucata e esperar 24 horas (este foi depois do Plastilac), apliquei num kit que parecia todo molhado. Sela relativamente bem as decais, mas nem tanto quanto os Acrilex ou Corfix.

Como usei em kits prontos, não apliquei nenhum outro tratamento depois ou fiz outros testes.

Um dos testes, por exemplo, antes:
marder2d02

E depois:marder2d03

O único porém  foi encontrar, alguns vendem grande parte de cores, mas vernizes, especialmente fosco, foi difícil.

Observações:

Testei selar decais aplicando Corfix/Acrilex seguido do Nou e "esbranquiçou" um pouco, então recomendo usar só um deles ou outras soluções.

Novamente aqui, como o Corfix "esbranquiçou" menos, provavelmente ele é mesmo um pouco melhor.



Espero que isto ajude alguns colegas, especialmente o alerta sobre o Plastilac...

Aliás muito cuidado com qualquer spray "multiuso", tempos atrás comprei um  branco (cor tradicionalmente ruim de cobertura) que também reagiu com o kit, não lembro qual, fiquei tão que joguei fora!

PlastiAbraços

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