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Piloto da Embraer ejetou apÓs se 'assustar' com manobra, diz polÍcia

FuncionÁrio participava de treinamento com caÇa em Gavião Peixoto, SP.
Homem foi socorrido com ferimentos a hospital de Araraquara nesta quarta.

 

Do G1 São Carlos e Araraquara

 

 

O piloto que se ejetou de uma aeronave da Embraer durante um voo de treinamento, nesta quarta-feira (19), afirmou à PolÍcia Militar que se assustou com uma manobra e por isso apertou o botão de ejeÇão. Ele caiu de paraquedas em uma Área rural entre Nova Europa e Tabatinga (SP) e foi socorrido atÉ um hospital de Araraquara com ferimentos.

Segundo informaÇÕes do boletim de ocorrÊncia divulgadas pela PolÍcia Civil de Tabatinga, o piloto, que não teve a identidade revelada, disse que sentiu perigo apÓs uma manobra “anormal” feita pelo outro piloto da aeronave, um caÇa Super Tucano.

Ele caiu em um canavial e caminhou atÉ a Rodovia Victor Maida, onde foi socorrido por uma equipe do ServiÇo MÓvel de UrgÊncia (Samu) e transportado de helicÓptero atÉ o Hospital São Paulo, em Araraquara. O estado de saúde dele não foi divulgado.

 

 

De acordo com a Embraer, o outro piloto que estava a bordo da aeronave comandou o pouso do avião normalmente, em Gavião Peixoto(SP), onde a empresa tem sede. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da empresa, a ocorrÊncia foi comunicada ao Cenipa (Centro de InvestigaÇão e PrevenÇão de Acidentes AeronÁuticos), da ForÇa AÉrea Brasileira, que vai investigar o incidente. A assessoria não confirmou a explicaÇão dada pelo piloto à polÍcia.

Leia Íntegra da nota da Embraer enviada à imprensa:

São JosÉ dos Campos, 19 de fevereiro de 2014 – A Embraer informa a ocorrÊncia de um incidente hoje pela manhã, em Gavião Peixoto (SP), envolvendo uma aeronave Super Tucano, quando um dos pilotos se ejetou durante manobra de treinamento, chegando ao solo com seguranÇa. O outro piloto a bordo comandou o pouso da aeronave normalmente.
A ocorrÊncia jÁ foi comunicada ao Cenipa (Centro de InvestigaÇão e PrevenÇão de Acidentes AeronÁuticos), da ForÇa AÉrea Brasileira.

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Co-piloto da Embraer é socorrido depois de ejetar de aeronave em Nova Europa [SP) (Foto: Luiz Henrique de Andrade/O Jornal )Piloto da Embraer É socorrido depois de ejetar de aeronave (Foto: Luiz Henrique de Andrade/O Jornal )
Original Post

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Telefone sem fio essa história.
O que aconteceu foi, no meio de uma manobra acrobática de treinamento de um piloto de força aérea X a aeronave perdeu o controle entrando num parafuso invertido chato. Já voei o A-29 e essa é a única situação realmente perigosa e difícil de recuperar dessa aeronave. Ao passarem pela altitude mínima de recuperação ainda no parafuso, o piloto comandou a ejeção e foi embora. O piloto da força aérea X não ejetou e resolveu tentar controlar a aeronave. Conseguiu, mas, as duas vezes que eu vi isso acontecer, os pilotos recuperaram lambendo o chão e o avião foi direto pro hangar ser desmontado pois haviam estourado em muito a velocidade e carga g limite para a aeronave.

Valeu Rafael, nada como um especialista. Mais uma vez a imprensa deu a informação pela metade...

 

E o Sapão, por esta foto, parece mesmo ser da Embraer, a pintura da cauda parece muito com a do Hunter:

 

 

 

Last edited by Rogerio77

Não é por nada não mas o pessoal da imprensa tem que se informar melhor das coisas:

 

"afirmou à Polícia Militar que se assustou com uma manobra e por isso apertou o botão de ejeção."

 

Ta parecendo desenho do pica pau. Fico intrigado com isso, tem tanto acesso a informação na internet que numa "gugada" o cidadão aprende muita coisa sobre ejeção e assentos ejetores e descobriria que para se ejetar de uma aeronave não aperta-se um botão, mas puxa-se uma alça. Posso estar enganado também vai saber! Mas até onde sei puxa-se uma alça e tchau! 

Originally Posted by Rogerio77:

E o Sapão, por esta foto, parece mesmo ser da Embraer, a pintura da cauda parece muito com a do Hunter:

 

MATRÍCULA: PPXHX
 
 
Proprietário:
EMBRAER S.A
CPF/CGC:
60208493000181
Operador:
EMBRAER S.A
CPF/CGC:
60208493000181
 
Fabricante:
 
Modelo:
 
Número de Série:
70-15720
Tipo ICAO :
ZZZZ
Tipo de Habilitação para Pilotos:
 
Classe da Aeronave:
 
Peso Máximo de Decolagem:
0 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
000
 
 
Categoria de Registro:
PRIVADA EXPERIMENTAL
Número dos Certificados (CM - CA):
30325
Situação no RAB:
 
Data da Compra/Transferência:
240303
 
 
Data de Validade do CA:
 
Data de Validade da IAM:
ABORDO
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

 

====================

 

Será que houve mal funcionamento do assento ejetor?

Ele entrou em pânico e se mandou do avião,salvo engano são 2 movimentos para se ejetar,mais não o cupo,já o outro piloto e que teve sangue frio e o saco daquela cor para continuar na aeronave e voltar com ela para a base,ainda nas fotos da para ver as pernas enfaixadas do piloto que se ejeitou......

Originally Posted by Iscold:

Não é por nada não mas o pessoal da imprensa tem que se informar melhor das coisas:

 

"afirmou à Polícia Militar que se assustou com uma manobra e por isso apertou o botão de ejeção."

 

Ta parecendo desenho do pica pau. Fico intrigado com isso, tem tanto acesso a informação na internet que numa "gugada" o cidadão aprende muita coisa sobre ejeção e assentos ejetores e descobriria que para se ejetar de uma aeronave não aperta-se um botão, mas puxa-se uma alça. Posso estar enganado também vai saber! Mas até onde sei puxa-se uma alça e tchau! 

Parece mais é notícia do blog do Joselito, isso sim

Originally Posted by Iscold:

Não é por nada não mas o pessoal da imprensa tem que se informar melhor das coisas:

 

"afirmou à Polícia Militar que se assustou com uma manobra e por isso apertou o botão de ejeção."

 

Ta parecendo desenho do pica pau. Fico intrigado com isso, tem tanto acesso a informação na internet que numa "gugada" o cidadão aprende muita coisa sobre ejeção e assentos ejetores e descobriria que para se ejetar de uma aeronave não aperta-se um botão, mas puxa-se uma alça. Posso estar enganado também vai saber! Mas até onde sei puxa-se uma alça e tchau! 

Pra que serve este botão embaixo do meu cotoveeeeeeeeeeelo.?

Originally Posted by Rafael:
Telefone sem fio essa história.
O que aconteceu foi, no meio de uma manobra acrobática de treinamento de um piloto de força aérea X a aeronave perdeu o controle entrando num parafuso invertido chato. Já voei o A-29 e essa é a única situação realmente perigosa e difícil de recuperar dessa aeronave. Ao passarem pela altitude mínima de recuperação ainda no parafuso, o piloto comandou a ejeção e foi embora. O piloto da força aérea X não ejetou e resolveu tentar controlar a aeronave. Conseguiu, mas, as duas vezes que eu vi isso acontecer, os pilotos recuperaram lambendo o chão e o avião foi direto pro hangar ser desmontado pois haviam estourado em muito a velocidade e carga g limite para a aeronave.

 

Rafael,

 

É algo mais ou menos parecido com o que aconteceu abaixo ?

 

 

 

 

Last edited by Bruno "Gripen" Magalhães
Bem parecido com este vídeo. Só que este a manobra foi comandada. Depois dessa ocorrencia ela parou de ser treinada, pois era muito insegura no A-29 especificamente.

O piloto deve ter feito o que brifou. O mesmo era muito experiente no Mirage 2000 e no A-29. Então se varou a altitude de segurança não quis pagar pra ver. Cagada do outro que recuperou, se tivesse cravado no chão ia ser chamado de irresponsável.

Como o piloto já era da reserva e é empregado da Embraer, isso é problema interno agora.

Transcrevendo o que o usuário Rinaldo Nery postou no Poder Aéreo :

 

"Amigos, as observações do Nautilus, Elezer e Justin estão corretíssimas.
Acabei de falar com meu amigo da EMBRAER e o mesmo confirmou o que sabíamos.
Durante a puxada para o oito cubano o americano parou de puxar, a velocidade caiu muito, e o avião entrou em parafuso invertido. O CAL, apesar da barreira da língua nessas situações críticas, não conseguiu recuperar (imagino que no A-29 seja mais complicado que no T-27), e determinou a ejeção. Nas situações sem controle a ejeção não deve ser retardada abaixo de 5.000 ft de altura.
Com a ejeção o CG mudou e o americano (que também era experiente) controlou a aeronave.
Se eu estivesse no lugar do CAL agiria da mesma forma."

 

Fonte : http://www.aereo.jor.br/2014/0...assento-e-sobrevive/

 

Inclusive informam que o piloto que comandou a ejeção já fora comandante do Grifo e é Jaguar. Portanto não lhe falta experiência...

Originally Posted by Bruno "Gripen" Magalhães:

 

Inclusive informam que o piloto que comandou a ejeção já fora comandante do Grifo e é Jaguar. Portanto não lhe falta experiência...

Se o cara tem tudo isso de experiência, ele não ia ejetar por pouca bobagem.

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