Skip to main content

Mudei-me para Itaipava, lugar muito sÊco. O higrÔmetro registra agora 40% de umidade às 09:00h da manhã, podendo chegar à 25-30% ao longo dos dias quentes, como hoje.

Diluo as minhas tintas acrÍlicas Tamiya numa proporÇão de 1:4 (Tinta:Álcool isopropÍlico prÓ-anÁlise daB.Herzog).

 

A pintura fica muito ruim, parecendo estarmos usando poeira ao invÉs de tinta.

 

 

Pergunto aos especialistas que tipo de diluiÇão devo usar com esta baixa, umidade e altas temperaturas, pressão no aerÓgrafo, e se necessÁrio o uso de algum tipo de retardante ou outro produto similar (qual ou quais?)

 

Aguardo suas ajudas pois tenho muito trabalho pela frente.

 

Flores

Original Post

Replies sorted oldest to newest

O problema é que a tinta está secando antes de encostar no kit. Geralmente isso é resolvido com a adição de retardador para acrílicas. Outra solução é substituir o álcool isopropílico por álcool comum.

[].

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

O problema é que a tinta está secando antes de encostar no kit. Geralmente isso é resolvido com a adição de retardador para acrílicas. Outra solução é substituir o álcool isopropílico por álcool comum.

[].

Paulão, obrigado.

Sugere algum retardador (marca) e quantidade por volume de tinta?

Um pouco(?)de água no isopropílico ajudaria? E quanto à pressão?

Te agradeço.

Flores

Last edited by amflores

Quando a tinta Tamiya faz isso em geral não é problema nem de pressão nem de umidade, o problema é que a tinta não foi devidamente misturada.

 

Uso estas tintas desde que recomecei no hobby e a solução sempre foi misturar bem antes de usar. Misturar não significa sacudir o pote, mas realmente misturar com algum tipo de vareta . Faça isso e quando achar que já está bem misturado, misture mais.  Só depois tire do vidro e misture com o solvente.

 

Se isso não resolver tente usar uma pressão em torno de 10 a 15 lbs.

Originally Posted by Augusto:

....o problema é que a tinta não foi devidamente misturada..... Misturar não significa sacudir o pote, mas realmente misturar com algum tipo de vareta (a da TAMIYA, que uso há anos) . Faça isso e quando achar que já está bem misturado, misture mais.  Só depois tire do vidro e misture com o solvente.

 

Se isso não resolver tente usar uma pressão em torno de 10 a 15 lbs.

Quando abrí o tópico sabia q vc responderia, já q sempre foi o meu guru em "matéria de pintura".

Obrigado,

Flores

Originally Posted by Augusto:

Quando a tinta Tamiya faz isso em geral não é problema nem de pressão nem de umidade, o problema é que a tinta não foi devidamente misturada.

 

Uso estas tintas desde que recomecei no hobby e a solução sempre foi misturar bem antes de usar. Misturar não significa sacudir o pote, mas realmente misturar com algum tipo de vareta . Faça isso e quando achar que já está bem misturado, misture mais.  Só depois tire do vidro e misture com o solvente.

 

Se isso não resolver tente usar uma pressão em torno de 10 a 15 lbs.

Exatamente, James Bond que me perdoe, mas mexido e não batido...

O mesmo ocorreu comigo utilizando o primer da tamiya. Basicamente eu misturei melhor e aumentei a diluição, tudo com dicas do Augusto e de outros mestres aqui da WK.

 

Eu utilizo sempre a pressão de 10 a 15 psi. 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×