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ao que parece sim,   já que vinham de  estoques  americanos  e não era comum serem  camuflados  , até onde me  lembro  das imagens (não sou  FABIANO e  não me  atrevo me julgar  como um FEBIANO) ....o  diabo é  saber  qual  tipo/marca de tinta  ou tonalidade  de olive  drab  ( e  olive drab é coisa  que  é discutida até  hoje e   ao que parece  o serão "ad secula seculorum"   ou  "ad  aeternum" - -ou  chulamente   "ad  nauseum"), também se  considerarmos   que se queira usar para  representar a pintura de um avião  novo ou mais desgastado ,  se vai mais ou menos wheatering .....  e não vamos nem entrar no mérito  se vai ter efeito escala  se  ao  avião é em  1:72  ou  1:32  ou eventualmente  um  1:48.. vais montar como "lully" conforme a  nose art???....

escolha uma  tonalidade e de  um desgaste  que lhe agrade  e boa montagem, sem maiores fatores de ansiedade .......  vamos seguir com sua  montagem  e  aprender  algo  a  mais  destes "observadores/artilheiros"  que  tiveram  um papel vital  e frequentemente esquecido na campanha da itália  e  que  sem ele a artilharia ficaria  cega e  a infantaria órfã....

(não estou com as fontes mas tinha saído  em revista de plasti - military modeler  se  não me engano - algumas correções a serem feitas na escala  1 32, mas infelizmente  o velho pc e as fontes já se  foram há séculos ....)

.plastiresiabços - - -paulo r  morgado sp - sp 

Obrigado amigos.

Pelas informações de outros colegas descobri que o Piper não era em uma cor só. O avião era pintado em Olive Drab 41 (FS 23070) e cinza por baixo (Neutral grey 43 - FS 36173) seguindo o padrão americano. 

Last edited by Luciano

Luciano, boa noite! 

Checa melhor este cinza por baixo pq muitas referências falam de apenas O.D e, em alguns casos, manchas em Verde Oliva nos bordos de ataque e fuga das asas e leme, tipo A-20 e P-40....

Uma das dúvidas era se o Piper teve uma pintura de cor única, todo Olive Drab como o do museu. Segundo esse livro indicado por um amigo:

os Pipers eram pintados em duas cores, o Olive Drab e o Neutral grey. É citado essa referência "em alguns casos, manchas em Verde Oliva nos bordos de ataque e fuga das asas", mas se você observar as fotos dos da ELO vai ver que não tem essas manchas.

Conversei com o Alvarenga e ele me disse que a pintura do avião do Musal está errada, o certo era o padrão americano de duas cores.

Last edited by Luciano
Rogerio77 posted:

Quem poderia responder com conhecimento de causa seria o Gilson da FAB, ele participou da restauração de um L-4. O problema é que ele é mais um sumido da WK ...

Olha, eu não sou a pessoa mais indicada pra resolver isso aí, não. Na época, consultamos fotos do acervo do Sr. Rady, um dos membros da antiga ABAAC (Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas).  Nas fotos não dava para perceber diferenças entre as cores (cinza e verde). Então resolvemos pintar o avião todo de verde com marcações americanas (a FAB não deixou pintar as insígnias brasileiras).  Eu acho que o correto é pintar os aviões da 1ª. ELO no padrão americano: cinza por baixo.

O L-4 restaurado é esse aí, embaixo (não sei quem é o atual proprietário). O registro original dele é USAAF Serial no. 42-36734. Voei nele algumas vezes e pude “pilotá-lo” um pouquinho. O Guilherme Sandrin pintou a pin-up que, em virtude de não termos referências, não ficou correta. Posteriormente achamos o desenho original  que foi pintado no avião do Joel Clapp (mostrado na ilustração postada pelo Luciano: ruivinha de vestido preto), mas não chegamos a corrigir. 

Last edited by Gilson

Em tempo (e por curiosidade): o avião do Musal não é um L-4. É um J-3 modificado. O avião com o qual tive contato é um L-4A autêntico e foi restaurado com peças originais compradas na Wag-Aero (USA). Algumas modificações (mais na parte de rádio/comunicação) tiveram que ser feitas em virtude de atender as normas vigentes para que pudesse voar. Foi registrado como "Experimental" (daí a matrícula PT-ZPA).

Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.

Esse livro trazia uma folha de decalques no estilo dos livros da Kagero. Pois bem, no esquema de pintura para as aeronaves do 1 ELO está descrito como todo Olive Drab mas não especifica nenhum FS.

Veja essas duas fotos que ilustram bem a parte inferior do avião:

Piper L-4H Grasshopper "Brasil" da 1ª ELO na Italia, 1945

 

Espero ter ajudado.

Plastiabraços

Paulo

ArmouredSprue posted:

Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.

Pessoal, o Luciano que abriu o tópico é o Luciano Monteiro do livro 

Felipe C. Miranda posted:

Essa insignia USAF no avião restaurado está fora de padrão, as barras estão mais largas que o correto...

Sim. Fizemos o projeto gráfico mas não fomos nós que pintamos.

Havia uma pasta (nem sei com quem ficou) com cópias das fotos. Inclusive o avião do Clapp posteriormente recebeu a inscrição "Luly" do lado direito e também a inscrição "Conserve-me voando" na carenagem do motor (lado direito parte de baixo). 

 

Last edited by Gilson
ArmouredSprue posted:

Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.

Esse livro trazia uma folha de decalques no estilo dos livros da Kagero. Pois bem, no esquema de pintura para as aeronaves do 1 ELO está descrito como todo Olive Drab mas não especifica nenhum FS.

Veja essas duas fotos que ilustram bem a parte inferior do avião:

Piper L-4H Grasshopper "Brasil" da 1ª ELO na Italia, 1945

 

Espero ter ajudado.

Plastiabraços

Paulo

O livro é de minha autoria. Nessa época não tinha acesso as informações que se consegue hoje. Estou procurando revisar alguns pontos do livro e a questão do Piper é uma delas. Ao que obtive de informação o correto é a pintura em duas cores, como o padrão americano.

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