O Piper L-4 da 1ª ELO na Itália era pintado com Olive Drab - FS34087 ?
O Piper L-4 da 1ª ELO na Itália era pintado com Olive Drab - FS34087 ?
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ao que parece sim, já que vinham de estoques americanos e não era comum serem camuflados , até onde me lembro das imagens (não sou FABIANO e não me atrevo me julgar como um FEBIANO) ....o diabo é saber qual tipo/marca de tinta ou tonalidade de olive drab ( e olive drab é coisa que é discutida até hoje e ao que parece o serão "ad secula seculorum" ou "ad aeternum" - -ou chulamente "ad nauseum"), também se considerarmos que se queira usar para representar a pintura de um avião novo ou mais desgastado , se vai mais ou menos wheatering ..... e não vamos nem entrar no mérito se vai ter efeito escala se ao avião é em 1:72 ou 1:32 ou eventualmente um 1:48.. vais montar como "lully" conforme a nose art???....
escolha uma tonalidade e de um desgaste que lhe agrade e boa montagem, sem maiores fatores de ansiedade ....... vamos seguir com sua montagem e aprender algo a mais destes "observadores/artilheiros" que tiveram um papel vital e frequentemente esquecido na campanha da itália e que sem ele a artilharia ficaria cega e a infantaria órfã....
(não estou com as fontes mas tinha saído em revista de plasti - military modeler se não me engano - algumas correções a serem feitas na escala 1 32, mas infelizmente o velho pc e as fontes já se foram há séculos ....)
.plastiresiabços - - -paulo r morgado sp - sp
Quem poderia responder com conhecimento de causa seria o Gilson da FAB, ele participou da restauração de um L-4. O problema é que ele é mais um sumido da WK ...
Obrigado amigos.
Pelas informações de outros colegas descobri que o Piper não era em uma cor só. O avião era pintado em Olive Drab 41 (FS 23070) e cinza por baixo (Neutral grey 43 - FS 36173) seguindo o padrão americano.
Luciano, boa noite!
Checa melhor este cinza por baixo pq muitas referências falam de apenas O.D e, em alguns casos, manchas em Verde Oliva nos bordos de ataque e fuga das asas e leme, tipo A-20 e P-40....
Uma das dúvidas era se o Piper teve uma pintura de cor única, todo Olive Drab como o do museu. Segundo esse livro indicado por um amigo:
os Pipers eram pintados em duas cores, o Olive Drab e o Neutral grey. É citado essa referência "em alguns casos, manchas em Verde Oliva nos bordos de ataque e fuga das asas", mas se você observar as fotos dos da ELO vai ver que não tem essas manchas.
Conversei com o Alvarenga e ele me disse que a pintura do avião do Musal está errada, o certo era o padrão americano de duas cores.
Beleza então!!!
Luciano posted:
Conversei com o Alvarenga e ele me disse que a pintura do avião do Musal está errada, o certo era o padrão americano de duas cores.
Amém, se o oráculo falou, está falado !
"mas se você observar as fotos dos da ELO vai ver que não tem essas manchas"
...a não ser nessa foto:
Qual a altura daquela antena de rádio em cima do avião? Alguém sabe?
Será que seria uma antena similar (ou a mesma) usada nos jeep com rádio/ Se for a altura é de 3 metros.
Alguém para confirmar?
Rogerio77 posted:Quem poderia responder com conhecimento de causa seria o Gilson da FAB, ele participou da restauração de um L-4. O problema é que ele é mais um sumido da WK ...
Olha, eu não sou a pessoa mais indicada pra resolver isso aí, não. Na época, consultamos fotos do acervo do Sr. Rady, um dos membros da antiga ABAAC (Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas). Nas fotos não dava para perceber diferenças entre as cores (cinza e verde). Então resolvemos pintar o avião todo de verde com marcações americanas (a FAB não deixou pintar as insígnias brasileiras). Eu acho que o correto é pintar os aviões da 1ª. ELO no padrão americano: cinza por baixo.
O L-4 restaurado é esse aí, embaixo (não sei quem é o atual proprietário). O registro original dele é USAAF Serial no. 42-36734. Voei nele algumas vezes e pude “pilotá-lo” um pouquinho. O Guilherme Sandrin pintou a pin-up que, em virtude de não termos referências, não ficou correta. Posteriormente achamos o desenho original que foi pintado no avião do Joel Clapp (mostrado na ilustração postada pelo Luciano: ruivinha de vestido preto), mas não chegamos a corrigir.
Em tempo (e por curiosidade): o avião do Musal não é um L-4. É um J-3 modificado. O avião com o qual tive contato é um L-4A autêntico e foi restaurado com peças originais compradas na Wag-Aero (USA). Algumas modificações (mais na parte de rádio/comunicação) tiveram que ser feitas em virtude de atender as normas vigentes para que pudesse voar. Foi registrado como "Experimental" (daí a matrícula PT-ZPA).
Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.
Esse livro trazia uma folha de decalques no estilo dos livros da Kagero. Pois bem, no esquema de pintura para as aeronaves do 1 ELO está descrito como todo Olive Drab mas não especifica nenhum FS.
Veja essas duas fotos que ilustram bem a parte inferior do avião:
Piper L-4H Grasshopper "Brasil" da 1ª ELO na Italia, 1945
Espero ter ajudado.
Plastiabraços
Paulo
Essa insignia USAF no avião restaurado está fora de padrão, as barras estão mais largas que o correto...
ArmouredSprue posted:Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.
Pessoal, o Luciano que abriu o tópico é o Luciano Monteiro do livro
Felipe C. Miranda posted:Essa insignia USAF no avião restaurado está fora de padrão, as barras estão mais largas que o correto...
Sim. Fizemos o projeto gráfico mas não fomos nós que pintamos.
Havia uma pasta (nem sei com quem ficou) com cópias das fotos. Inclusive o avião do Clapp posteriormente recebeu a inscrição "Luly" do lado direito e também a inscrição "Conserve-me voando" na carenagem do motor (lado direito parte de baixo).
ArmouredSprue posted:Eu tenho um livro aqui que foi lançado no Brasil a muitos anos atrás chamado FAB na Segunda Guerra Mundial 1GAvCa e 1 ELO do Luciano Monteiro.
Esse livro trazia uma folha de decalques no estilo dos livros da Kagero. Pois bem, no esquema de pintura para as aeronaves do 1 ELO está descrito como todo Olive Drab mas não especifica nenhum FS.
Veja essas duas fotos que ilustram bem a parte inferior do avião:
Piper L-4H Grasshopper "Brasil" da 1ª ELO na Italia, 1945
Espero ter ajudado.
Plastiabraços
Paulo
O livro é de minha autoria. Nessa época não tinha acesso as informações que se consegue hoje. Estou procurando revisar alguns pontos do livro e a questão do Piper é uma delas. Ao que obtive de informação o correto é a pintura em duas cores, como o padrão americano.
Cara, vc tem FOTOS do período e no local... o que vc tem dúvida ainda?
Nessa foto aí do "Brasil" (que inclusive fui eu que achei no ebay :-) acho que consigo ver a divisão entre o cinza e o verde, no bordo de ataque da asa.
Vocês não?