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Plexiglass.

A indústria de vidros evoluiu tão rápido quanto a aeronáutica e automobilistica. Imagine um vidro comum espatifando na cara do piloto (embora no início, quando Deus criou o automóvel, os parabrisas eram de vidro mesmo). Aviação à jato, nem se fala.

A mistura de termiplásticos e vidro era primordial na confec'ão de formas específicas para aviões.

 

abc

João

Last edited by João Henrique

O Plexiglass pode designar diversos polímeros de diferentes resistências, mas os usados em aeronaves são conhecidos desde 1928.  Em 1936 a ICI Acrílicos começou a primeira produção comercialmente viável de vidro de segurança acrílico. Durante a 2ª Guerra Mundial as forças aliadas e do Eixo usaram o vidro acrílico para periscópios de submarinos, para-brisas, canopies e coberturas de torres de arma dos aviões.

 

A B-17 mesmo usava plexiglass:

Arquivo: B-17G Nose em detail.jpg

 

Agora, quais usavam vidro, aí não sei onde buscar fontes.

No link abaixo tem uma discussão similar, e um forista diz que no manual do Me-109 K4, o parabrisa frontal era de vidro blindado, com aquecimento, os que ficavam de cada lado do frontal eram de "vidro de segurança", e o resto era perspex.

 

http://kurfurst.freeforums.org...-pilots-t331-15.html

Plexiglass, algo como vidro flexível, é uma marca registrada assim como Gillete. Na Inglaterra, é chamado de Perspex que era o nome patenteado pela extinta empresa ICI, por isso, lá é conehecido com esse nome.

 

O vidro era usado mais como blindagem para o para-brisa principalmente.

 

 

Abs

 

 

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