Skip to main content

Poliakarpov I-153 Musee du Bourget P1010993 - Polikarpov I-153

O Polikarpov I-153 Chaika (russo Чайка, "Gaivota") foi um caça biplano soviético do final da década de 1930.

Polikarpov I-153 Aircraft - Mozilla Firefox_3Polikarpov-I-153-Cutaway3view-Polikarpov-I-153

Desenvolvido como uma versão avançada da I-15,

Polikarpov I-15bis - Polikarpov I-15 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox

com um trem de pouso retrátil, o I-153 lutou contra os japoneses no fronte da Mongólia e foi um dos principais tipos de caça dos soviéticos voando nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Caça I-153 capturado pelos finlandeses.

Polikarpov I-153 SA Capturado pela Finlândia

Com patins.

I-153 - Polikarpov I-153 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox

Ele era movido por um motor radial a pistão refrigerado a ar Shvetsov M-62 (denominação até 1941)

ASch-62 radial engine - Shvetsov ASh-62 - Wikipedia - Mozilla Firefox_2Li-2 HA-LIX AS-62IR 02 - Shvetsov ASh-62 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox

com 9 cilindros desenvolvendo 1.000 hp (746 kW) na decolagem, 850 hp (634 kW) a 5.020 pés (1.530 m), 800 cv (596,5 kW) a 13.780 pés (4200 m) e 765 cv (570 kW) em velocidade de cruzeiro.

 

Alguns dados de performance, se podemos chamar assim...

Velocidade máxima de 444 km/h;

Velocidade de cruzeiro 296 km/h a 6.560 pés;

Teto de serviço de 10700 m;

Alcance máximo de 480 km e 880 km, com tanques descartáveis.

 

Embora as tentativas de melhorar o desempenho tivessem se mostrado, em grande parte, infrutífera, o Polikarpov teve algum sucesso na modernização do seu armamento.

A série I-153 foi submetida a testes com duas metralhadoras sincronizadas de 12,7 mm (0,5 pol) TKB-150 (mais tarde designado Berezin BS), e cerca de 150 aviões foram construídos com uma única TKB-150 na fuselagem e duas ShKAS nas asas ( um único TKB-150 foi usada por causa da escassez desta arma que era compartilhada com I-16 Tipo 29).

No final de produção, cerca de 400 aviões foram modificados com placas de metal sob as asas para acomodar foquetes RS-82 não guiados.

-82 - RS-82 [rocket family) - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox

Vários I-153S ainda estão voando.

Polikarpov I-153 Aircraft - Mozilla Firefox

Até o próximo AP&I.

Attachments

Images (11)
  • Poliakarpov I-153 Musee du Bourget P1010993 - Polikarpov I-153
  • I-153 - Polikarpov I-153 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox
  • Polikarpov I-153 SA Capturado pela Finlândia
  • Polikarpov I-15bis - Polikarpov I-15 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox
  • ASch-62 radial engine - Shvetsov ASh-62 - Wikipedia - Mozilla Firefox_2
  • Li-2 HA-LIX AS-62IR 02 - Shvetsov ASh-62 - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox
  • -82 - RS-82 (rocket family) - Wikipedia, the free encyclopedia - Mozilla Firefox
  • Polikarpov I-153  Aircraft  - Mozilla Firefox_3
  • Polikarpov-I-153-Cutaway
  • Polikarpov I-153  Aircraft  - Mozilla Firefox
  • 3view-Polikarpov-I-153
Last edited by artemius111
Original Post

Os que sobraram dos primeiros anos de guerra foram retirados da ação como caças devido ao fraco desempenho frente à aeronaves mais modernas do tais como BF-109 E 110 e foram relegados à tarefas secundárias  de apoio à infantaria.

Last edited by REZENDE

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×