O Polikarpov I-153 Chaika (russo Чайка, "Gaivota") foi um caça biplano soviético do final da década de 1930.
Desenvolvido como uma versão avançada da I-15,
com um trem de pouso retrátil, o I-153 lutou contra os japoneses no fronte da Mongólia e foi um dos principais tipos de caça dos soviéticos voando nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.
Caça I-153 capturado pelos finlandeses.
Com patins.
Ele era movido por um motor radial a pistão refrigerado a ar Shvetsov M-62 (denominação até 1941)
com 9 cilindros desenvolvendo 1.000 hp (746 kW) na decolagem, 850 hp (634 kW) a 5.020 pés (1.530 m), 800 cv (596,5 kW) a 13.780 pés (4200 m) e 765 cv (570 kW) em velocidade de cruzeiro.
Alguns dados de performance, se podemos chamar assim...
Velocidade máxima de 444 km/h;
Velocidade de cruzeiro 296 km/h a 6.560 pés;
Teto de serviço de 10700 m;
Alcance máximo de 480 km e 880 km, com tanques descartáveis.
Embora as tentativas de melhorar o desempenho tivessem se mostrado, em grande parte, infrutífera, o Polikarpov teve algum sucesso na modernização do seu armamento.
A série I-153 foi submetida a testes com duas metralhadoras sincronizadas de 12,7 mm (0,5 pol) TKB-150 (mais tarde designado Berezin BS), e cerca de 150 aviões foram construídos com uma única TKB-150 na fuselagem e duas ShKAS nas asas ( um único TKB-150 foi usada por causa da escassez desta arma que era compartilhada com I-16 Tipo 29).
No final de produção, cerca de 400 aviões foram modificados com placas de metal sob as asas para acomodar foquetes RS-82 não guiados.
Vários I-153S ainda estão voando.
Até o próximo AP&I.