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Uma boa indicação, Wolf. Comprei há uns 50 dias, juntamente com o Panzers in Berlin 1945, pela Amazon, e vieram muito rápido.

Li as pouco mais de 350 páginas rapidamente, pois é uma leitura bem agradável e não cansa, apesar de, nas partes finais, irritar ver tanta bravura e tanta idiotia germânica. Traz pouca coisa nova sobre a operação em si, a não ser mostrar ao mundo o que já, hoje, se sabe: a Luftwaffe do gordo Hermann já estava pelas caronas, muito antes do inverno de 1943. Apesar do empenho de alguns oficiais, a realidade é que a tarefa de 300 toneladas diárias era muito superior ao potencial alemão.

Como comparativo, é ver-se que os russos, agora, para menos da metade do 6º Exército alemão, não conseguiram manter um fluxo constante, por via terrestre, de 4.000 toneladas para suas tropas na margem direita do Dnieper, abandonando a cidade e a região às pressas (mas deu tempo para roubar mais alguma coisa).

Outro aspecto interessante é ver-se a citação de nomes que estão hoje nos noticiários da invasão russa à Ucrânia: Zaporozhye, Belgorod, Kharkiv, Mariupol.

Para quem gosta de aviação e de operações militares, é um prato cheio.

Uhmmm!  Estava mais curioso sobre os processos logísticos...   Li sobre a logística britânica na guerra da Falklands que foi complexo e de tirar o chapéu se levarmos em conta a rapidez e o improviso, mas se os argentinos tivessem aguentado o primeiro tranco, os ingleses teriam que fazer como os russos agora, demorar meses para juntar recursos superiores para vencer, tudo foi no limite...  quantidade de munição, combustível, comida, etc...  mas você disse a verdade quanto ao tamanho da besteira germânica, e pensando bem eles foram tomados pelo excesso de confiança que poderiam vencer tudo e todos e superar os próprios erros...

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