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O U.S.S. Essex (CV-9) foi um porta-aviÕes em serviÇo na Marinha dos Estados Unidos a partir de 1942. Foi o primeiro dos 24 porta-aviÕes de sua classe, a que deu nome.

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Tinha um deslocamento de 27.100 toneladas e um comprimento de 250 metros. Podia desenvolver uma velocidade de 33 nÓs, uma autonomia de 20.000 milhas nÁuticas a 15 nÓs. Tinha uma tripulaÇão de 2.200  homens.
Seu armamento consistia de 12 canhÕes 127 mm (oito  deles em quatro montagens duplas e quatros em montagens simples), 32 canhÕes AA de 40 mm (em oito montagens duplas) e 46 canhÕes Oerlikon AA de 20 mm.

Podia embarcar entre 90 e 100 aviÕes.

Em 1943, o Grupo AÉreo embarcado no Essex e em porta-aviÕes da sua classe era composto de:

1 esquadrão de caÇa (VF) com 36 F4FWildcat ou F6F Hellcat;

1 esquadrão de bombardeiros (VB) com 36 SBD Dauntless;

1 esquadrão de torpedeiros (VT) com 18 TBF Avenger.

a 1943CV-9 -USS-Essex-profile-0A

Em1945, Grupo AÉreo embarcado no Essex e em porta-aviÕes da sua classe era composto de:

2 esquadrÕes de caÇa (VF) com 73 F6F Hellcat.

1 esquadrão de bombardeiros (VB) com 15 SB2C Helldiver.

1 esquadrão de torpedeiros (VT) com 15 TBF Avenger.

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O U.S.S. Essex CV-9 participou de numerosas operaÇÕes Pacifico a partir de Maio de 1943 e atÉ o fim da 2ª Guerra Mundial: Rabaul, Gilbert Island, Tarawa, Kwajalein, Islas Marshall, Peleliu, Leyte, Okinawa, e Iwo-Jima, entre outras.

Em 25 de Novembro de 1944, durante uma missão de apoio às forÇas americanas qo Norte das Filipinas, foi atingido por kamikaze japonÊs na coberta de voo que provocou danos ao navio e 14 mortos e numerosos feridos entre a tripulaÇão. d 1944 CV-9-USS-Essex-during-Kamikaze-attack-Philippines-25-Nov-1944-02ApÓs reparos de emergÊncia prosseguiu com suas operaÇÕes.

ApÓs a rendiÇão do Japão passou para a reserva nos Estados Unidos. Sem demora, foi iniciado um processo de modernizaÇão do Essex, com a instalaÇão de uma nova coberta de voo e de uma ilha com estrutura mais eficiente.

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Em Agosto de 1951, apÓs uma breve parada no HavaÍ, o U.S.S. Essex dirigiu-se para tomar parte na Guerra da CorÉia.

f 1951 essex1951koreaf 1952 VF821 corsai f4u-4 essex koreaFoi o primeiro porta-aviÕes a operar com jatos F2H Banshees em missÕes de combate.

f 1953 VF821 essex korea 2f 1953f 1955essex 1955 6Em 16 de Setembro, um Banshee acidentou-se na coberta de voo, produzindo uma grande explosão e matando sete tripulantes.

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ApÓs breves reparos em Yokosuka, retornou em 3 de Outubro às operaÇÕes de combate e assim permaneceu atÉ Janeiro de 1953.

Em julho de 1955, o Essex voltou aos Estados Unidos, para submeter-se a um novo processo de modernizaÇão, durante o qual foi instalada uma nova coberta de voo em diagonal, uma nova proa e colocou-se um elevador em estibordo.

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Incorporado à Frota do Pacifico, passou em 1957 à Frota do  Atlântico.

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Em 1958, apÓs uma sÉrie de missÕes no LÍbano, voltou ao Pacifico e e retornou ao Atlântico no ano seguinte.

g 1958 fj-3m futy vf 62 essex 1958g 1959 douglas a4d2 vma 225 essex 1959
d 1959 essex

Em 1960, foi convertido em porta-aviÕes ASW (Guerra antissubmarina).

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Em Janeiro de 1962, retornando aos Estados Unidos, apÓs uma visita a diversos portos europeus, foi atingido por uma grande tormenta, que lhe provocou graves danos estruturais. ApÓs seis meses de reparos no Arsenal Naval do Brooklyn, foi enviado para participar do bloqueio naval de Cuba, durante a chamada Crise dos MÍsseis.

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Em 1966, durante exercÍcios conjuntos da OTAN, chocou-se com o submarino USS Nautilus SSN-571, retornando ambos por forÇa prÓpria ao porto ainda que com severos danos.

Em Outubro de 1968, recuperou a tripulaÇão da Apolo 7 apÓs sua amerrissagem ao Norte de Porto Rico.

Foi descomissionado em 1969 e vendido como sucata em 1975.

 

Alguns kits fabricados

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Querem saber qual o melhor ou outros no mercado?

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Last edited by artemius111
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Meu caro Artemius,

Na 1/350 eu não posso comentar, mas na 1/700 temos duas excelentes opções - Dragon e Trumpeter. Jogue as duas caixas para o alto, feche os olhos e pegue uma. Vai estar bem servido. São excelentes kits. O Dragon tem alguns pequenos extras - opção de convés de vôo transparente, para mostrar o hangar, e uma pequena folha de PEs. Ambos tem apenas um defeito - um grupo aéreo raquítico, com aviões em plástico transparente (que acho uma bosta, muito quebradiços).

Existem kits 1/700 Dragon e Trumpeter de outros irmãos, incluindo versões mais modernas. Da mesma forma, existem kits de outros fabricantes, mais baratos mas tb de qualidade inferior.

Em termos de acessórios, existe um super set em PE da Flyhawk para o Trumpeter.

http://www.steelnavy.com/FlyhawkEssexDK.htm

E a Finemolds tem Bofors e Oerlikons, que são de tirar o chapéu.

http://www.modelwarships.com/r...ineMolds-review.html

http://www.1999.co.jp/eng/10223115

http://www.1999.co.jp/eng/10223121

 

Excelente a sua pesquisa e a apresentação! Parabéns! 

 

p.s. Quem resolver se aventurar no Revell antigão 1/540 com convés em ângulo, sugiro uma visita a este site. Tem decals, aviões e conjuntos de melhoramentos. Para quem ter a carteira recheada, o céu é o limite. 

 http://www.starfighter-decals.com/

Last edited by paulors

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