O U.S.S. Essex (CV-9) foi um porta-aviÕes em serviÇo na Marinha dos Estados Unidos a partir de 1942. Foi o primeiro dos 24 porta-aviÕes de sua classe, a que deu nome.
Tinha um deslocamento de 27.100 toneladas e um comprimento de 250 metros. Podia desenvolver uma velocidade de 33 nÓs, uma autonomia de 20.000 milhas nÁuticas a 15 nÓs. Tinha uma tripulaÇão de 2.200 homens.
Seu armamento consistia de 12 canhÕes 127 mm (oito deles em quatro montagens duplas e quatros em montagens simples), 32 canhÕes AA de 40 mm (em oito montagens duplas) e 46 canhÕes Oerlikon AA de 20 mm.
Podia embarcar entre 90 e 100 aviÕes.
Em 1943, o Grupo AÉreo embarcado no Essex e em porta-aviÕes da sua classe era composto de:
1 esquadrão de caÇa (VF) com 36 F4FWildcat ou F6F Hellcat;
1 esquadrão de bombardeiros (VB) com 36 SBD Dauntless;
1 esquadrão de torpedeiros (VT) com 18 TBF Avenger.
Em1945, Grupo AÉreo embarcado no Essex e em porta-aviÕes da sua classe era composto de:
2 esquadrÕes de caÇa (VF) com 73 F6F Hellcat.
1 esquadrão de bombardeiros (VB) com 15 SB2C Helldiver.
1 esquadrão de torpedeiros (VT) com 15 TBF Avenger.
O U.S.S. Essex CV-9 participou de numerosas operaÇÕes Pacifico a partir de Maio de 1943 e atÉ o fim da 2ª Guerra Mundial: Rabaul, Gilbert Island, Tarawa, Kwajalein, Islas Marshall, Peleliu, Leyte, Okinawa, e Iwo-Jima, entre outras.
Em 25 de Novembro de 1944, durante uma missão de apoio às forÇas americanas qo Norte das Filipinas, foi atingido por kamikaze japonÊs na coberta de voo que provocou danos ao navio e 14 mortos e numerosos feridos entre a tripulaÇão. ApÓs reparos de emergÊncia prosseguiu com suas operaÇÕes.
ApÓs a rendiÇão do Japão passou para a reserva nos Estados Unidos. Sem demora, foi iniciado um processo de modernizaÇão do Essex, com a instalaÇão de uma nova coberta de voo e de uma ilha com estrutura mais eficiente.
Em Agosto de 1951, apÓs uma breve parada no HavaÍ, o U.S.S. Essex dirigiu-se para tomar parte na Guerra da CorÉia.
Foi o primeiro porta-aviÕes a operar com jatos F2H Banshees em missÕes de combate.
Em 16 de Setembro, um Banshee acidentou-se na coberta de voo, produzindo uma grande explosão e matando sete tripulantes.
ApÓs breves reparos em Yokosuka, retornou em 3 de Outubro às operaÇÕes de combate e assim permaneceu atÉ Janeiro de 1953.
Em julho de 1955, o Essex voltou aos Estados Unidos, para submeter-se a um novo processo de modernizaÇão, durante o qual foi instalada uma nova coberta de voo em diagonal, uma nova proa e colocou-se um elevador em estibordo.
Incorporado à Frota do Pacifico, passou em 1957 à Frota do Atlântico.
Em 1958, apÓs uma sÉrie de missÕes no LÍbano, voltou ao Pacifico e e retornou ao Atlântico no ano seguinte.
Em 1960, foi convertido em porta-aviÕes ASW (Guerra antissubmarina).
Em Janeiro de 1962, retornando aos Estados Unidos, apÓs uma visita a diversos portos europeus, foi atingido por uma grande tormenta, que lhe provocou graves danos estruturais. ApÓs seis meses de reparos no Arsenal Naval do Brooklyn, foi enviado para participar do bloqueio naval de Cuba, durante a chamada Crise dos MÍsseis.
Em 1966, durante exercÍcios conjuntos da OTAN, chocou-se com o submarino USS Nautilus SSN-571, retornando ambos por forÇa prÓpria ao porto ainda que com severos danos.
Em Outubro de 1968, recuperou a tripulaÇão da Apolo 7 apÓs sua amerrissagem ao Norte de Porto Rico.
Foi descomissionado em 1969 e vendido como sucata em 1975.
Alguns kits fabricados
Querem saber qual o melhor ou outros no mercado?
Perguntem ao amigo paulors...