Coisa de louco !!!
http://www.chonday.com/Videos/pilotnewzdalnd1
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O cara tá fazendo curso p/ Kamikaze....
Como ex-PLA que sou, realmente não entendo como fazer um pouso assim, à não ser que tenham no solo vários radio-farois ou VOR's 'muito precisos' para indicar a trajetória... e mesmo assim não dá para vacilar pois tem montaha de tudo que é lado!
Notei também que já na 'final curta' ele ainda estava fazendo curva para a direita e em uma 'rampa' baixa, assim não usava um 'ILS', ou algo parecido...! tem um VASIS do lado esquerdo que não serviu para nada.... tava baixo demais...!
No 'visual' digo que seria arriscar muito fazer este tipo de aproximação, mesmo que esteja bastante familiarizado com a região!
Mas como dizem: "tem louco para tudo..."
Abs!
Marsal, me parece ser o RNP AR, é um procedimento praticamente de precisão, com DA (sim, DA mesmo) e normalmente em curva na curta final. É baseado em satélite com sinal amplificado.
no SDU tem um assim para a 02, a Gol estava homologada para fazer mas está tudo suspenso agora.
muito bonitas as imagens!!!
Marsal, me parece ser o RNP AR, é um procedimento praticamente de precisão, com DA (sim, DA mesmo) e normalmente em curva na curta final. É baseado em satélite com sinal amplificado.
no SDU tem um assim para a 02, a Gol estava homologada para fazer mas está tudo suspenso agora.
Oi Carioca, tudo bom?
Só se for assim... caso contrário é loucura!
No meu tempo não tinha estas modernidades, era um VOR, ILS, no máximo uma vetoração radar, e uma boa perícia de vôo para a aproximação..
e para ser sincero, em tais condições mais precárias sem apoio de equipamentos eu não arriscaria um pouso como este!
Abs!
É um procedimento complexo, tem que verificar a disponibilidade e a qualidade dos sinais do satélite, e monitorar constantemente a capacidade de navegação dele, a tolerância se eu me lembro é de 0,1NM. A carta é simples, mas o briefing também é mais completo, parece um CAT II.
A empresa e as tripulações tem que ser homologadas, no brasil só a gol fazia.
....a tolerância se eu me lembro é de 0,1NM.
acho pouco, principalmente no meio de montanhas...
muito bonitas as imagens!!!
Este post eu entendi e posso opinar . Concordo !
Usa-se o mesmo procedimento em vários aeroporto aqui da Europa.... Innsbruck é um deles... principalmente no inverno para a Rwy08... não tem nada de loucura.... pura técnica!
A velha técnica de deixar o piloto automático trabalhar até a DA!
Mesmo com todo o recurso, faz o coração acelerar...
Muito bom mesmo, e nada melhor que deixar o PA trabalhar pra curtir o visual.