Skip to main content

O site noticioso IHS Jane’s Defence Weekly postou, nesta sexta-feira (15.04) que o Exército brasileiro informou ter escolhido a viatura leve IVECO LMV 4×4 como equipamento-padrão das suas colunas expedicionárias, especialmente daquelas que serão designadas para os futuros contingentes da Força Terrestre incumbidos de integrar as forças de Imposição da Paz sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas (ONU).

IvecovencenoEBnaruaVALEESSAABREAVALEESSA

A informação do grupo britânico Jane’s (publicada na reportagem intitulada Brazilian Army selects Iveco LMV as its new 4×4 vehicle) foi obtida pelo jornalista português Victor Barreira, correspondente em Istambul.

IvecovencenoEBpinturacamufladalindo

A reportagem do IHS Jane’s lembra que a proposta da multinacional italiana Iveco, que possui unidade fabril em Minas Gerais, superou a versão brasileira do Renault Trucks Defense Sherpa Light Scout, conhecida como Avibras Tupi.

O contrato a ser assinado pelo Exército comprometerá a Iveco com o fornecimento de apoio logístico, suprimentos e treinamento de pessoal para a manutenção dos veículos.

IvecovencenoEBABREABREABRE

Na configuração para o transporte de tropas o carro, que é classificado como viatura leve multitarefas, deve ser entregue com facilidades para a instalação de sistemas de comunicações, lançadores de granadas de fumaça e o pedestal que servirá de base a uma estação de armamento do tipo ARES Aeroespacial & Defesa REMAX (Reparo de Metralhadora Automatizado).

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Bela notícia, pena não termos grana para comprar o necessário. Teríamos viaturas suficientes para atender a demanda e gerar muitos empregos na linha de montagem.

Ser atingido por IED até Abrams é, estas fotos, eu sei, foram mais a título de curiosidade.

Rezende, o Troller é um jipe de porte bem menor, e não foi pensado como veículo militar desde o início. A não ser que encomendassem um protótipo à fabrica, para ser avaliado, podendo vir a ser adotado, se escolhido.

O Troller é um jipe comum com carroceria em fibra sem nenhuma blindagem.

A diferença em relação aos jipes tradicionais é que em vez das molas semielípticas, ele possui braços longitudinais, o que dá um melhor jogo na suspensão, em operação fora de estrada com eixos rígidos.

Quem primeiro usou isso aqui foi o EE12/Engesa4 da Engesa. Só que no EE12 os braços longitudinais eram reforçados.

Valls

Last edited by Valls

Para o Cledson e demais que quizerem fazer esta torre nacional em scratch, cliquem aqui. Esta torre será usada nos Linces, Guaranis e há previsão também dos M-113. Seria algo interessante para ser fabricado e vendido em resina 

 

Last edited by Rogerio77
Alemão posted:

Provavelmente, para não dizer certamente, será necessário fazer alterações no kit.

Sim, nesta foto, no stand da Iveco, já fardado de EB, dá para notar que, além da torreta nacional, tem uma "franja" de lançadores de fumígenos.

O Troller hoje eh o melhor jeep nacional leva até 5 pessoas e tem espaço para levar bagagem podendo se for o caso ser blindado sua estrutura de e fibra de vidro pode ser substituída mesmo sendo de fibra não eh material vagabundo foi feita pra aguentar tranco se vc não disser que eh de fibra  poderia confundir a estrutura com sendo  de metal a Ford assumiu a Troller e inseriu muitas alterações no chassis, motor e no body  do veículo, muita coisa que era artesanal hoje foi industrializado, este veículo da Fiat eh um Ckd ou seja só vai ser montado aqui com alguns componentes nacionais, de resto também gostaria de montar um destes também acho um kit muito bonito mas só isso.

Last edited by REZENDE
Andre Mattos posted:

Esse não aguenta IEDs e minas AC. Mas... e o Guarany... como se comporta com esses artefatos ?

de cara vai perder a suspensão.  é o primeiro veiculo blindado que vejo com chassi e carroceria em lugar de um conjunto único.

talvez o monobloco fique intacto, mas minha grande dúvida é aquele radiador no lado direito. Um ponto fraco bem exposto.

Valls

Last edited by Valls

outro risco que eu vejo é a propulsão na água.

parece ser feita por dois motores hidráulicos (LE e LD) com alimentação por mangueiras.

muito expostos, e nada impede que algum objeto, por exemplo uma pedra ou tronco de arvore submerso, muito comum nos rios tupiniquins, atinja uma hélice ou uma mangueira causando um vazamento ou mesmo arranque o conjunto todo imobilizando o veiculo. essa grade não vai proteger muito.

Valls

Last edited by Valls

Realmente Valls,

nunca aceitei aquela grade na lateral do motor. Qq munição de fuzil deve penetrar e sabe-se lá qto estrago pode fazer. Os conjuntos dos hélices poderiam ser melhor protegidos com um duto blindado.

Valls posted:
minha grande dúvida é aquele radiador no lado direito. Um ponto fraco bem exposto.

Valls

Penso que a solução para ela seria uma placa blindada, fixada a uma certa distância dela, como as chapas anti-aéreas dos Panthers:

Rogerio77 posted:
Valls posted:
minha grande dúvida é aquele radiador no lado direito. Um ponto fraco bem exposto.

Valls

Penso que a solução para ela seria uma placa blindada, fixada a uma certa distância dela, como as chapas anti-aéreas dos Panthers:

poderia ser uma solução. mas vejo pelo menos dois inconvenientes:

primeiro: uma chapa de proteção seria uma das primeiras coisas a serem arrancadas numa raspada em algum obstáculo (como uma árvore)

segundo: haveria uma obstrução no fluxo de ar para arrefecer a água do sistema, podendo provocar superaquecimento do motor. 

No Panther todas eram horizontais.

Valls

Last edited by Valls

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×